Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Talisson Neiva

Projeto Eros SDS 2.7k- Sintonia alta fulltrap

Recommended Posts

Boa noite galera, primeiramente peço desculpas caso esse não seja o local adequado para o post!


 


 


A minha dúvida é a seguinte, onde eu moro ( interior) não há lojas especializadas em som automotivo por isso eu mesmo terei que modificar minha caixa , adquirir duas SDS 2.7 de 15"  pela internet, e comprei uma caixa fulltrap usada de um amigo meu, porem percebi que essa caixa não esta rendendo grave de qualidade, (por incrivel q pareça tomei pau de duas rex de 1000 rms)


 


Utilizo um hd3000 para tocar as SDS 2.7


 


Quero saber como eu faço para abaixar a frequência de ressonância da caixa para 40Hz modificando somente a profundidade dos dutos


 


Segue as medidas externas da Caixa Duto Triangular 


 


Largura:90 cm


profundidade:44 cm


Altura:44 cm


Base do triangulo ( duto) 13 CM


Profundidade do duto 28 cm


Compensado 15mm


 


Sei que a caixa não na litragem especificada pelo fabricante " 80L", mas infelizmente é a que tenho


 


Agradeço a todos pela ajuda !  hand26


Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Full trap = absurdamente genérica! Melhor sintonizar uma e fazer do zero! Ou pelo menos modificar a SINTONIA dessa full trap (dutos)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Full trap = absurdamente genérica! Melhor sintonizar uma e fazer do zero! Ou pelo menos modificar a SINTONIA dessa full trap (dutos)

Justamente o que quero amigo,quero saber com quantos CM devo deixar os dutos para que essa caixa fique com uma sintonia de 35~40 HZ !  no momento não posso fazer outra é mais viável modificar essa que tenho !

Editado por Talisson Neiva

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto mais baixa a sintonia menor sera o ataque e consequentemente tera menos spl. Se tem interesse em tocar forte tem q aumentar a sintonia, agora se busca subgrave ai sim pode baixar a sintonia mas ai vai continuar levando benga dos rex.

Editado por dieguinhow

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

35~40hz é pra PA!

 

pra som automotivo tem que estar nos 45~50hz! A full trap tá 60hz acima!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

35~40hz é pra PA!

 

pra som automotivo tem que estar nos 45~50hz! A full trap tá 60hz acima!

Entendi, mas qual profundidade eu devo deixar os dutos para que a sintonia da caixa fike em 45~50hz? levando em consideração as medidas que mencionei acima.

 

Obs: so posso modificar os dutos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sua caixa de 73 litros ja ta com uma frequência baixa por volta de 43,75Hz para esse pouco volume, pra 40Hz precisará de dutos de 34cm porém pra esse pouco volume de 75l acho q perderá o ataque e ainda não dará um sub grave com qualidade que compense vai ficar abafado. Para 50HZ q fica mais compatível com esse pouco volume pede duto de 19cm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sua caixa de 73 litros ja ta com uma frequência baixa por volta de 43,75Hz para esse pouco volume, pra 40Hz precisará de dutos de 34cm porém pra esse pouco volume de 75l acho q perderá o ataque e ainda não dará um sub grave com qualidade que compense vai ficar abafado. Para 50HZ q fica mais compatível com esse pouco volume pede duto de 19cm.O

Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Boa noite galera, primeiramente peço desculpas caso esse não seja o local adequado para o post!

 

 

A minha dúvida é a seguinte, onde eu moro ( interior) não há lojas especializadas em som automotivo por isso eu mesmo terei que modificar minha caixa , adquirir duas SDS 2.7 de 15"  pela internet, e comprei uma caixa fulltrap usada de um amigo meu, porem percebi que essa caixa não esta rendendo grave de qualidade, (por incrivel q pareça tomei pau de duas rex de 1000 rms)

 

Utilizo um hd3000 para tocar as SDS 2.7

 

Quero saber como eu faço para abaixar a frequência de ressonância da caixa para 40Hz modificando somente a profundidade dos dutos

 

Segue as medidas externas da Caixa Duto Triangular 

 

Largura:90 cm

profundidade:44 cm

Altura:44 cm

Base do triangulo ( duto) 13 CM

Profundidade do duto 28 cm

Compensado 15mm

 

Sei que a caixa não na litragem especificada pelo fabricante " 80L", mas infelizmente é a que tenho

 

Agradeço a todos pela ajuda !  hand26

 

 E aí cara ja modificou os dutos? me fala uma coisa essa base do duto que vc esta falando são os lados que estão em 90°? esses dutos estão nos quatro cantos de cada caixa? se for isso a sua caixa esta com sintonia em 60hz e isso que esta cortando os graves profundos. Outro fator não menos importante é que se seus falantes são novos eles ainda estão com a suspensão muito travada e precisam ser amaciados. Agora assim como o amigo ali em cima falou(dieguinhow) vc vai perder spl e vai ganhar subgrave e a questão de vc estar levando taca de outros é devido seu amplificador ser fraco e provavelmente ter pouca alimentação. Troca essa hd3000 e pega logo uma de 5 mil acima :legal:

Editado por tuftuf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico já que o assunto é semelhante:

 

Peguei pra montar um sonzinho aqui de um amigo, lutei com todas as forças pra convencer o infeliz a colocar duas D220ti e dois 8PX.

O lazarento me insiste no conjunto 405+ST400. Enfim, ao menos convenci o jovem a por então um 10PX junto.

 

Segue foto do andamento:

 

https://m.facebook.com/photo.php?fbid=1278003968913455&id=100001115919140&set=a.1257063547674164.1073741839.100001115919140&source=43

 

SDS 15" em caixa dutada, 82l interno bruto, sintonia vou calcular pelo WinIsd semana que vem na cidade (estou de férias e meu PC fica lá. Não tenho outro disponível aqui.

Sobre o posicionamento dos dutos, na parte inferior da caixa, segue a minha explicação:

Considerando a parte traseira da caixa inclinada, o movimento natural do ar tende a ser pra baixo, isso facilita o deslocamento. Assim posso subir mais o falante, que é quem realmente gera o som, penso dessa forma!

Sobre o 10px, é um falante que gostei bastante, tem um custo x benefício excelente e uma sonoridade que me agrada bastante. Como é o caso, vai receber pouca potência, uma bridge de um SD400.4evo!

A outra bridge fica pro conjunto D405+ST400.

Pra tocar o SDS 2.7k, temos a cereja do bolo, um Stetsom Vulcan 4k2D!

Sempre gostei muito de ver esse amp tocando!

Processamento por conta de um expert PX2.

 

Em tempo, o carro na foto é o da minha mãe que diga se de passagem é o mesmo modelo. Kkk

A caixa do médio vai ser selada algo na casa dos 18~20l, fiz apenas um direcionamento jogando o ângulo pra fora, deve ajudar a sair o som!

No mais é isso, até final da próxima semana deve estar tocando tudo!

 

No álbum do Facebook tem outras fotos com mais alguns projetos meus. Nada de muito especial, mas trato cada um com muito carinho. Kkk

Desculpem o textão!

Editado por guilhermeleffler

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...