Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Recommended Posts

Compra um kit pronto, instala no lugar original, liga num amp que não tem ajuste de ganho, usa um player sem ta e sem eq

Pronto, tá acertado, pq não tem mesmo o que acertar

Hehehehe

E o duro é que existe Esse equipamentos e são considerados hi fi, purista e por aí vai.

Porém o áudio deles quase dispensam ajustes.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E o duro é que existe Esse equipamentos e são considerados hi fi, purista e por aí vai.

Porém o áudio deles quase dispensam ajustes.

O acerto é feito no modo Connan!  [¨]

Nestes casos dai vemos o conhecimento do instalador, há 20, 30 anos atras o acerto era feito mecanicamente, sem uso de recursos eletrônicos, só na base da construção e digo... áudio de dar inveja a muito set atual.

Compartilhar este post

Link para o post

Compra um kit pronto, instala no lugar original, liga num amp que não tem ajuste de ganho, usa um player sem ta e sem eq

Pronto, tá acertado, pq não tem mesmo o que acertar

Hehehehe

Kkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Viva a tecnologia, que torna tudo mais fácil. :vts

Ou ñ. :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Viva a tecnologia, que torna tudo mais fácil.  :vts

Ou mais artificial!  :vts

Editado por Juniorpth

Compartilhar este post

Link para o post

Feliz aniversário meu amigo Alves!

Saiba que para mim é uma honra ter meu carro montado pelo rei dos frouxos. Hehe

Saúde, sucesso e felicidades amigo!

Compartilhar este post

Link para o post

Feliz aniversário meu amigo Alves!

Saiba que para mim é uma honra ter meu carro montado pelo rei dos frouxos. Hehe

Saúde, sucesso e felicidades amigo!

Obrigado, Tiago!

É bom saber que o meu trabalho gera satisfação para o amigo!  :legal:  :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Legal por compratilhar sua experiência :legal:

O que pega é a obrigação de quem faz o acerto de identificar, o quanto um twt pode descer e o quanto um mid pode subir.

Acima ou abaixo dum ponto, por questões construtivas, do material, projeto do driver, não interessa exatamente o motivo, a THD cresce, tornando audíveis componentes indesejáveis.

Normalmente harmônicas de ordem impar é que causam a fadiga.

Não diria que o cobertor é curto. Isso é o acerto. No carro, na sala, tudo passa por esse critério: ouvir criticamente e identificar até onde pode-se descer ou subir.

E o que vale para um falante ou tweeter, vale para aquele driver, não existe acerto genérico ou universal.

Ainda em relação a vales ou slopes assimétricos no overlap (sobreposição): como os drives muitas vezes tem particularidades ao longo da resposta (discontinuidades na resposta, nós, picos, etc...), a utilização de um corte assimétrico é mais comum do que se imagina. E muitas vezes é a única forma de casar satisfatóriamente uma resposta.

Tenho brincado com softwares de medição, microfone calibrado , no caso o REW e percebo a convergência do que os ouvidos apontam se manifestando nos gráficos e medições.

O legal é que ferramentas assim, ajudam muito na formação/educação do ouvido, pois a subjetividade vai sendo recalibrada, tipo tem coisa que vc encanava e não tem expressão em thd e vice versa.

[ ]´s

Mosfet, estava relendo aqui o tópico e vi que você demonstrou ter conhecimento sobre dois pontos interessantes:

1º Vc falou que normalmente harmônicas impares que causam fadiga auditiva.

2º Vc falou que a utilização de cortes com vales e pontos assimetricos é mais comum do que se imagina.

Poderia falar mais sobre estes pontos, ou passar alguma referência de leitura?

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre distorção harmônica eu acho que uma boa referência, onde o cara comenta e mede em todos driveres que analisa é o zaphaudio:

http://www.zaphaudio.com/tweetermishmash/

Sobre a questão de crossover assimétrico

http://www.troelsgravesen.dk/W15LY001_HDS.htm

2) Nesse link p.ex, tem um exemplo de crossover onde os drivers ambos tem impedância de 8 ohms, mas no passa-baixa do woofer tem um indutor de 1.200 mH e um capacitor de 15 uF, no passa alta do twt tem um cap de 4,7 uF e o indutor de 0.330 mH...

Enfim, a resposta somada leva ao cruzamento em 2.8 khz.

Sendo que, se fossemos considerar os alinhamentos-padrão para os driveres seriam esses componentes:

Buterworth capacitor 5.02 uF e indutor 0.640 mH em ambos driveres

Bessel capacitor 4,07 uF e indutor e 0.79 mH em ambos driveres

e por aí segue...

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre distorção harmônica eu acho que uma boa referência, onde o cara comenta e mede em todos driveres que analisa é o zaphaudio:

2) Nesse link p.ex, tem um exemplo de crossover onde os drivers ambos tem impedância de 8 ohms, mas no passa-baixa do woofer tem um indutor de 1.200 mH e um capacitor de 15 uF, no passa alta do twt tem um cap de 4,7 uF e o indutor de 0.330 mH...

Sendo que, se fossemos considerar os alinhamentos-padrão para os driveres seriam esses componentes:

e por aí segue...

Obrigado pelo link, sério mesmo obrigado!

Tenho a intenção de fazer um duas vias com mid silver flute e tw vifa, aí durante minhas pesquisas, olhando alguns projetos duas vias que vende na madisound com componentes seas e outras marcas, o Cross sempre vem com valores diferentes de capacitor e indutor para o hpf e lpf. E eu quebrando a cabeça a um tempo tentando entender o motivo, sendo que em qualquer calculadora o cálculo para segunda ordem sempre dava igual a combinação de capacitor indutor.

Valeu pelas referências mestre!

Compartilhar este post

Link para o post

e por aí segue...

Valeu mosfet. #partiu #estudar

Compartilhar este post

Link para o post

BANDI PUTO

Leiam inteiramente o seguinte tópico antes de ficar confabulando sobre acerto.

http://www.diymobileaudio.com/forum/how-articles-provided-our-members/163914-essentials-sound-quality-imho.html

Valeu Rivero, muito rico este tópico. Só tive tempo de ler hoje.

Vale apena gastar algumas horas com ele. Vou reler umas 10x com certeza para conseguir absorver tudo.

Massa é a imagem usada para definir o conceito de palco. O autor fala que quando vc acerta o palco você passa disso:

utzv1hG.png

Para isto: :vts

uB9hYpn.png

:legal:

Editado por tiago.paiva

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Rivo, muito rico este tópico. Só tive tempo de ler hoje.

uB9hYpn.png

:legal:

Alá... igual falei em um review... o baterista ali atrás. hehehe!!!

PS.: "Rivo", é? hmmmm... 

Compartilhar este post

Link para o post

Editando para não levar um coice em 3, 2, 1... Kkkkkkkkk

Brincadeira parceiro, foi apenas erro de digitação. Hehe

Editado por tiago.paiva

Compartilhar este post

Link para o post

Fala que foi o corretor, que tá desculpado.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa ele ver isso. Imagino se vc tivesse "errado" o Toledo... 

Compartilhar este post

Link para o post

Nem completou ainda 30 dias que realizei o segundo acerto e ja fiz a terceira alteração na configuração do meu set.

Estou impressionado com o quanto os tw ainda estão abrindo sozinhos, acredito que em função do cabo Ley Line Giza. Talvez até mesmo o próprio cabo ainda esteja amaciando, mas não sei se isto ocorre para cabos também. Os tw mais uma vez ficaram muito sobressalentes após uns 10-15 dias da realização do segundo acerto. O mesmo posso dizer para o sub, este de uns tempos para cá estava forte além da conta, tremendo o carro inteiro, diferente de como tinha ficado no dia do segundo ajuste. E eu não havia mudado nada. Não sei em quanto tempo o sistema vai estabilizar, mas no momento estou gostando de brincar com os ajustes para tratar estas mudanças.

A mudança inicial eu fui realizando gradativamente no dia-dia para os tw. Na medida que fui percebendo a sobressalência fui reduzindo o nível do canal deles pelo player de forma que hoje se encontra assim: 

• Nível do tw direito em -8db
  • Nível do tw esquerdo em -10db
  • Os cortes continuam em 8Khz a 12db/8ª

Acredito que agora esta estabilizado pois fazem mais de 10 dias que não altero nada na via deles, e estava fazendo isso quase todos os dias. O som atualmente está bem nivelado com as outras vias do sistema e melhorou ainda mais a sonoridade de forma bem perceptível.

Quanto ao sub, tive que parar um dia para testar novas opções de corte. Não tive muito trabalho para achar uma configuração que me agradasse, em torno de 20-30min ja decidi ficar com o corte do sub em 40Hz com slope em 18db/8ª e ficou muito bom o resultado. Mas mas a integração com os mids só ficou bacana alterando o slope HPF dos mids também para 18db/8ª, antes estava em 12db/8ª. A configuração para sub e mids ficaram da seguinte forma:

• LPF do sub em 40Hz a 18db/8ª | Nível da via em + 6
  • HPF dos mids em 63Hz a 18db/8ª
  • Nível do mid direito em +3db
  • Nível do mid esquerdo em +2db

O gráfico dos cortes ficou da seguinte forma:

fXfgzVA.png

Segue um vídeo do som tocando algumas musicas. Não chega nem perto da sensação de estar sentado no banco do motorista, é como eu assistir um filme em 3D e passar para vocês a versão em 2D. Mas para ter uma idéia da sonoridade geral ta valendo.

Abraço amigos!

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Viva a tecnologia, que torna tudo mais fácil.  :vts

Ou mais artificial!  :vts

Explica por favor

Cristiano,

Na minha percepção em relação à áudio, quanto mais  tecnologia aplicada.  Mas se perde em qualidade sonora (áudio artificial).

Acredito que não, tenha sido objetivo o suficiente!

Editado por Juniorpth

Compartilhar este post

Link para o post

Só aqui que o vídeo nao rodou??

Tiago, seus tw estao descendo bem? Nunca vi um corte tao alto. Tenho um v30 e corto o mid em 3,15khz e o tw em 4k, ambos em 12db. Percebi que tenho um pico la pelos entre 2k e 3k, entao reduzi um pouquinho a eq. somente nestes pontos. O som está bonito, as vozes parecem que vêm do para brisas.

Tentei cortar o tw em 5khz, mas deu uma apagada no som, preferi voltar para 4k.

Qual o corte original do cross do seu kit??

Compartilhar este post

Link para o post

Só aqui que o vídeo nao rodou??

Tiago, seus tw estao descendo bem? Nunca vi um corte tao alto. Tenho um v30 e corto o mid em 3,15khz e o tw em 4k, ambos em 12db. Percebi que tenho um pico la pelos entre 2k e 3k, entao reduzi um pouquinho a eq. somente nestes pontos. O som está bonito, as vozes parecem que vêm do para brisas.

Tentei cortar o tw em 5khz, mas deu uma apagada no som, preferi voltar para 4k.

Qual o corte original do cross do seu kit??

Tentou subir o corte do mid?

Talvez vc consiga mais linearidade na resposta do mid, existem casos onde aparecem picos próximo ao ponto de crossover, é claro que uma rede zobel corrigi isso, mas as vezes mudando o corte e slope tb da pra contornar e ter um resultado satisfatório.

O direcionamento do mid contribui e muito pra uma transição legal na casa dos 4 à 5 k.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...