Ir para conteúdo


Foto

Som automotivo residencial para filmes

filmes som automotivo residencial triaxial 6x9 uxp bravox caixa amplificador fonte cabeamento cabos
37 respostas neste tópico

#1
alanleite28

alanleite28

    membro

  • Membro
  • 291 posts
  • Cadastrado: 30/08/2016
  • Cidade/UF:Ribeirão Preto - SP

Olá a todos, 

 

venho aqui pois estou com um projeto em mente e queria ajuda de pessoas que entendem do assunto.

 

Seguinte, tô pensando em montar um sistema de som, estilo 2.1, com 1 sub e 2 ou 4 alto falantes estilo 6x9 ou triaxial com o intuito de assistir filmes.

 

Na minha cabeça, o projeto tá assim:

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

1 Bravox UXP Power 500WRMS 4+4 Ohms (que eu já possuo e está parado)

 

2 6x9 ou 4 triaxial ou 2 6x9 + 2 triaxial em uma caixa (caixa seria tipo, 1 caixa pra cada [2 caixas], 1 caixa com 2 triaxiais [2 caixas], 1 caixa pra cada 2 triaxiais e 6x9 [2 caixas])

 

1 Fonte 60AH Taramps (visto que não vou usar bateria, vou ligar direto na fonte)

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

O cabo, teria que ser em Y, porque seria ligado direto no notebook.

 

A duvida é, daria certo isso? Que potencia eu tenho que usar pra tocar todos os aparelhos? A fonte dá conta de tocar tudo isso? E quais cabos seriam necessários para a montagem? Vou ficar com algum buraco em alguma frequencia?

 

Me ajudem, estou muito animado para fazer isso :D

 

 


  • 0



#2
fst-lobo

fst-lobo

    veterano

  • Membro
  • 2.160 posts
  • Cadastrado: 14/07/2015
  • Cidade/UF:Gyn/GO

Se procura, nessa seção de som residencial mesmo
vai encontrar alguns sons nesse estilo

 

Um topico gigante com isso mesmo é o "homi thieti do coruja" (nome do topico, ou bem parecido com isso)

 

Pra saber se a fonte da conta, tem que definir primeiro o módulo e o resto do conjunto

 

Em um som desse estilo, não iria te recomendar usar 6x9 e nem triaxial, no máximo um coaxial de 6" ou um kit 2 vias, que pode comprar alguns conjunto

mais voltados para som residencial

 

Montaria 2 "torres" ou com o conjunto kit 2 vias ou coaxial, e uma caixa com sub separado

Módulo para isso pode pensar em alguma residencial realmente, o que facilitaria essas ligações com notebook ou dvd, ou automotivo mesmo


  • 0

#3
igortbq

igortbq

    membro master

  • Membro
  • 1.256 posts
  • Cadastrado: 13/10/2014
  • Cidade/UF:Brusque
Montei algo parecido, dá uma olhada no meu tópico pra ter uma ideia.

  • 0

#4
alanleite28

alanleite28

    membro

  • Membro
  • 291 posts
  • Cadastrado: 30/08/2016
  • Cidade/UF:Ribeirão Preto - SP

Se procura, nessa seção de som residencial mesmo
vai encontrar alguns sons nesse estilo

 

Um topico gigante com isso mesmo é o "homi thieti do coruja" (nome do topico, ou bem parecido com isso)

 

Pra saber se a fonte da conta, tem que definir primeiro o módulo e o resto do conjunto

 

Em um som desse estilo, não iria te recomendar usar 6x9 e nem triaxial, no máximo um coaxial de 6" ou um kit 2 vias, que pode comprar alguns conjunto

mais voltados para som residencial

 

Montaria 2 "torres" ou com o conjunto kit 2 vias ou coaxial, e uma caixa com sub separado

Módulo para isso pode pensar em alguma residencial realmente, o que facilitaria essas ligações com notebook ou dvd, ou automotivo mesmo

 

Não consigo fazer isso baseado em tópico de outra pessoa, eu fico bem perdido.

 

Então, eu não sei que modulo usar pra tocar isso, por isso vim perguntar ''/

 

E, no caso, já que não recomenda usar o 6x9, acha que um kit 2 vias, até uns 200 reais vai dar conta? Ou 4 coaxial?

 

O sub eu já tenho ele em uma caixa, estava no meu carro antes (deve se lembrar da minha odisseia :v). E sobre o receiver, eu tenho um DS-20 da Gradiente, eu uso ele com 4 caixas 3 vias, mas, é fraco, mesmo sendo 4, tá fraco, porque o receiver só fornece 12WRMS por saida.

 

Montei algo parecido, dá uma olhada no meu tópico pra ter uma ideia.

 

Não consigo fazer isso pelo post de outra pessoa, eu me perco ):


  • 0

#5
fst-lobo

fst-lobo

    veterano

  • Membro
  • 2.160 posts
  • Cadastrado: 14/07/2015
  • Cidade/UF:Gyn/GO

Não é fazer igual de outro

E sim usar como ideia/referencia para monta a sua caixa por exemplo

 

Pode ser então que seu som esteja mais "fraco" por estar usando um receiver que manda menos potencia

Como são as caixa? pq dependendo só de trocar o receiver por um amplificador mais forte, consiga melhora, mas dependendo modelo da caixa

realmente é feito para tocar com baixa potência

Mas algumas caixas e receiver desses antigos, tocam muito bem


  • 0

#6
alanleite28

alanleite28

    membro

  • Membro
  • 291 posts
  • Cadastrado: 30/08/2016
  • Cidade/UF:Ribeirão Preto - SP

Não é fazer igual de outro

E sim usar como ideia/referencia para monta a sua caixa por exemplo

 

Pode ser então que seu som esteja mais "fraco" por estar usando um receiver que manda menos potencia

Como são as caixa? pq dependendo só de trocar o receiver por um amplificador mais forte, consiga melhora, mas dependendo modelo da caixa

realmente é feito para tocar com baixa potência

Mas algumas caixas e receiver desses antigos, tocam muito bem

 

Eu utilizo 4 caixas no receiver, 2 são dessas http://img.olx.com.b...13116604761.jpg e as outras duas eu não achei o modelo, mas são parecidas.

 

Então, se eu for usar pra voz, um kit 2 vias ou um coaxial, triaxial, 6x9, sei lá, eu talvez compre uma caixa pronta, geralmente no mercado livre tem, só encaixar. O que eu to querendo saber, é como fazer a ligação da potencia, qual potencia usar pra tocar a voz e o UXP, entende? Cabos, etc...


  • 0

#7
igortbq

igortbq

    membro master

  • Membro
  • 1.256 posts
  • Cadastrado: 13/10/2014
  • Cidade/UF:Brusque

Não é fazer igual de outro
E sim usar como ideia/referencia para monta a sua caixa por exemplo


  • 0

#8
igortbq

igortbq

    membro master

  • Membro
  • 1.256 posts
  • Cadastrado: 13/10/2014
  • Cidade/UF:Brusque
Esquece modulos! Usa um módulo somente pro sub!

Acha um receiver antigo é bom yamaha e usa.

Não são fracos. O meu manda 140rms para cada main!

  • 0

#9
alanleite28

alanleite28

    membro

  • Membro
  • 291 posts
  • Cadastrado: 30/08/2016
  • Cidade/UF:Ribeirão Preto - SP

Esquece modulos! Usa um módulo somente pro sub!

Acha um receiver antigo é bom yamaha e usa.

Não são fracos. O meu manda 140rms para cada main!

 

Tá, por exemplo, vamos supor que eu vá usar o meu receiver, como eu faria a adição do sub? No caso eu teria que ter um módulo e uma fonte? O receiver é um DS-20 da Gradiente.


  • 0

#10
igortbq

igortbq

    membro master

  • Membro
  • 1.256 posts
  • Cadastrado: 13/10/2014
  • Cidade/UF:Brusque

Tá, por exemplo, vamos supor que eu vá usar o meu receiver, como eu faria a adição do sub? No caso eu teria que ter um módulo e uma fonte? O receiver é um DS-20 da Gradiente.


Não conheço esse. O meu eu uso a saída rca para sub que ele tem direto ao módulo, que está sendo alimentado por fonte.

O seu não sei dizer se tem saída dedicada a sub e as demais 5 saídas.

  • 0

#11
alanleite28

alanleite28

    membro

  • Membro
  • 291 posts
  • Cadastrado: 30/08/2016
  • Cidade/UF:Ribeirão Preto - SP

Não conheço esse. O meu eu uso a saída rca para sub que ele tem direto ao módulo, que está sendo alimentado por fonte.

O seu não sei dizer se tem saída dedicada a sub e as demais 5 saídas.

 

https://http2.mlstat...54_062016-F.jpg

 

Imagem da internet. (Só tenho a parte de baixo, que é o receiver)

 

Ele tem saida pra 4 caixas (2 esquerdas e 2 direitas), se eu não me engano, de 4 a 8 ohms. 

 

1 Saida DAD (que seria uma AUX, uso um cabo Y nela RCA>P2 e ligo no notebook)

1 Saida ou entrada (não sei) Phono (que eu sei lá pra que serve)


Editado por alanleite28, 03 março 2017 - 14:39 .

  • 0

#12
alanleite28

alanleite28

    membro

  • Membro
  • 291 posts
  • Cadastrado: 30/08/2016
  • Cidade/UF:Ribeirão Preto - SP

Ninguém? Não é possivel montar uma caixa, numa fonte, potencia, e ligar direto no notebook, sem receiver?


  • 0

#13
Esley

Esley

    membro

  • Membro
  • 189 posts
  • Cadastrado: 11/03/2013
  • Cidade/UF:Lagoa Formosa _ MG

Ninguém? Não é possivel montar uma caixa, numa fonte, potencia, e ligar direto no notebook, sem receiver?

tem sim... é so ligar o notebook na potencia usando um cabo P2-RCA... 


  • 0

#14
alanleite28

alanleite28

    membro

  • Membro
  • 291 posts
  • Cadastrado: 30/08/2016
  • Cidade/UF:Ribeirão Preto - SP

tem sim... é so ligar o notebook na potencia usando um cabo P2-RCA... 

 

Então até ai tá tudo ok. Agora só falta saber se é possivel fazer 2 caixinhas com kit 2 vias ou coaxial, e ligar elas (estereo) e mais a caixa com 1 uxp (mono) em 1 potencia só. E qual potencia poderia ser essa? E uma fonte de 60AH toca isso tudo de boa, direto na tomada, sem bateria?


  • 0

#15
riverotoledo

riverotoledo

    membro master

  • Membro
  • 962 posts
  • Cadastrado: 01/08/2012
  • Cidade/UF:São Carlos

Acho bem sofrido procurar resultado com multiaxiais.

 

No ambiente residencial, tende ainda mais a revelar como estes falantes estão longe do ideal.


Pararia com viagem e montaria algo melhor, com resultado mais garantido.

Ficar tentando adaptar automotivo em residencial, com raras abordagens decentes é receita para dar errado.


  • 0

#16
alanleite28

alanleite28

    membro

  • Membro
  • 291 posts
  • Cadastrado: 30/08/2016
  • Cidade/UF:Ribeirão Preto - SP

Então, não ficaria bom um sistema desse tipo? 1 par kit 2 vias em uma caixa estereo, e 1 sub mono? Ligados em uma potencia só e fonte?


  • 0

#17
fst-lobo

fst-lobo

    veterano

  • Membro
  • 2.160 posts
  • Cadastrado: 14/07/2015
  • Cidade/UF:Gyn/GO

Bom da pra usar assim kit 2 vias e sub sim

Com um módulo de 400.4 canais e fonte igual sugeriu sim, fica um bom som
Ou módulo de 800.4 mais ai precisa de fonte mais forte, uma só de 60 pode ser pouco para segura os picos

 

 

Mas um som, todo residencial, tem uma eficiência diferente, são projetados de fato para um ambiente aberto, mas pode montar o som do jeito que está planejando que da um som legal

 

Olha na seção de projetos de qualidade, o BOB de som que o Alvez montou, usando kit 3 vias e sub, para tocar em area aberta e parece que rendeu um bom som


  • 0

#18
alanleite28

alanleite28

    membro

  • Membro
  • 291 posts
  • Cadastrado: 30/08/2016
  • Cidade/UF:Ribeirão Preto - SP

Bom da pra usar assim kit 2 vias e sub sim

Com um módulo de 400.4 canais e fonte igual sugeriu sim, fica um bom som
Ou módulo de 800.4 mais ai precisa de fonte mais forte, uma só de 60 pode ser pouco para segura os picos

 

 

Mas um som, todo residencial, tem uma eficiência diferente, são projetados de fato para um ambiente aberto, mas pode montar o som do jeito que está planejando que da um som legal

 

Olha na seção de projetos de qualidade, o BOB de som que o Alvez montou, usando kit 3 vias e sub, para tocar em area aberta e parece que rendeu um bom som

 

Então, a ideia seria um modulo só pra tocar o kit e o sub. Agora, o problema que eu to imaginando é, o sub é de 500WRMS, e se o amp for 800.4, eu vou mandar só 400WRMS se ligar em bridge, certo? E o UXP já é pesado, mandando menos potencia fica dificil.

 

E acha que só 60AH de fonte é pouco? Recomenda quanto?

 

E acha que só o kit 2 vias, amplificado e o sub, vai preencher o ambiente? É uma sala, não tenho as medidas, mas as caixas que eu to usando atualmente pra tocar, dão conta, entende, só que falta a magia do grave. Só o kit e o sub, não vou perder nenhuma frequencia?


  • 0

#19
fst-lobo

fst-lobo

    veterano

  • Membro
  • 2.160 posts
  • Cadastrado: 14/07/2015
  • Cidade/UF:Gyn/GO

Em questão de fonte, usando como referência por exemplo sd800.4 ela tem consumo máximo de 72a
Então precisaria fornece pelomenos esses 70 ou 80ah para poder usar tranquilo

Uma opção mais barata de fonte, que usar essas taramps, seria fonte chaveada 2 em paralelo para conseguir essa carga por exemplo

 

E sobre o sub, ele é de 500rms, isso quer dizer que pode receber até 500rms e não que ele precise disso para tocar

Dependendo a caixa e o módulo que usar, vai fica surpreendido com oq fornece apenas 200rms para o sub vão tocar

(imagina mais ou menos que com 200rms, quase metade de 500, ele vai fornece um som com -3db, mas isso quando ouvia no carro

o grave só ficava bom quando o som estava no máximo? a 100% de potência, ou mais baixo um pouco, a meio volume ou mais um pouco

ele já tocava bem?)

 

Montei uma caixa com pioneer que tb é pesado, numa sd400.4 e deu um bom grave pensando em residência


  • 0

#20
alanleite28

alanleite28

    membro

  • Membro
  • 291 posts
  • Cadastrado: 30/08/2016
  • Cidade/UF:Ribeirão Preto - SP

Em questão de fonte, usando como referência por exemplo sd800.4 ela tem consumo máximo de 72a
Então precisaria fornece pelomenos esses 70 ou 80ah para poder usar tranquilo

Uma opção mais barata de fonte, que usar essas taramps, seria fonte chaveada 2 em paralelo para conseguir essa carga por exemplo

 

E sobre o sub, ele é de 500rms, isso quer dizer que pode receber até 500rms e não que ele precise disso para tocar

Dependendo a caixa e o módulo que usar, vai fica surpreendido com oq fornece apenas 200rms para o sub vão tocar

(imagina mais ou menos que com 200rms, quase metade de 500, ele vai fornece um som com -3db, mas isso quando ouvia no carro

o grave só ficava bom quando o som estava no máximo? a 100% de potência, ou mais baixo um pouco, a meio volume ou mais um pouco

ele já tocava bem?)

 

Montei uma caixa com pioneer que tb é pesado, numa sd400.4 e deu um bom grave pensando em residência

 

Entendi. Então qual potência eu posso utilizar para tal sistema, UXP + par kit 2 vias economizando energia?

 

E essas fontes chaveadas ai baratinhas prestam?

 

E qual kit 2 vias me recomenda colocar (no caso que aceite tal potencia fornecida pelo modulo)? Aqueles bomber ou bravox de 150, de entrada ou algum outro? Visando baixo custo, porém com qualidade aceitável.


  • 0

#21
fst-lobo

fst-lobo

    veterano

  • Membro
  • 2.160 posts
  • Cadastrado: 14/07/2015
  • Cidade/UF:Gyn/GO

Procura um tópico aqui na parte de SOM RESIDENCIAL, clube da fonte CFTV

Tem várias paginas explicando sobre a fonte chaveada, quais as boas, oq muda
é uma boa opção parece esse tipo de som, devido o CxB

 

De módulo indicaria sd400.4evo, até pq pelo que ouvi dela imagina que tocando grave deve estar boa

problema é impedância do sub (o que vc poderia fazer seria liga só uma bobina de 4ohms em um bridge, que é pro sub aguenta, mas isso da uma discussão

de paginas kkkkkk, não é a melhor solução, muda toda resposta do sub, mas da para testar)

 

Em relação ao kit, no site da souzacustons mesmo, encontra vários kit voltados para esse estilo de som, com mid da sony, gradiente
E com bons preços, que para mim toca melhor que esses kit simples, e ainda adiciona um tweeter domo de seda


  • 0

#22
alanleite28

alanleite28

    membro

  • Membro
  • 291 posts
  • Cadastrado: 30/08/2016
  • Cidade/UF:Ribeirão Preto - SP

O que estou querendo fazer, é algo parecido som isso aqui!!

 

http://produto.merca...ooth-rca-p2-_JM

 

Porém, no meu caso, o sub é um Bravox UXP Power 500WRMS 4+4 ohms. E não sei o que usar pra agudo, médio, alimentação e como ligar tudo isso. É com isso que quero ajuda. <3


  • 0

#23
fst-lobo

fst-lobo

    veterano

  • Membro
  • 2.160 posts
  • Cadastrado: 14/07/2015
  • Cidade/UF:Gyn/GO

O que estou querendo fazer, é algo parecido som isso aqui!!

 

http://produto.merca...ooth-rca-p2-_JM

 

Porém, no meu caso, o sub é um Bravox UXP Power 500WRMS 4+4 ohms. E não sei o que usar pra agudo, médio, alimentação e como ligar tudo isso. É com isso que quero ajuda. <3

 

Isso ai é quase o falei

 

Módulo de 400 alimentando o sub é a voz

Nesse ai usou mid bass e st, para dentro de casa um st desse já acho meio forte, com 2 então

Melhor partir para um kit 2 vias ou pelo menos usar um tw domo de seda, dos modelos para residencial mesmo com um woofer

 

Ou para economizar e aproveitar oq vc já tem que é bom, só um sub ativo ou um módulo desse só para tocar o grave, junto com o resto do som


  • 0

#24
fst-lobo

fst-lobo

    veterano

  • Membro
  • 2.160 posts
  • Cadastrado: 14/07/2015
  • Cidade/UF:Gyn/GO

Ou até fazer algo parecido com a obra do KBLO som

 

Spoiler


  • 0

#25
alanleite28

alanleite28

    membro

  • Membro
  • 291 posts
  • Cadastrado: 30/08/2016
  • Cidade/UF:Ribeirão Preto - SP

Então, é isso que eu quero entender, se eu botar por exemplo um uns 2 pares de kit 2 vias, ou sei lá, 2 twitters e 4 alto falantes de médio, como vai fechar impendancia corretamente? 

 

E somente 400WRMS de amplificador vai tocar tudo isso que quero? Na minha cabeça não.


  • 0





Tópicos que também usam as tags filmes, som automotivo, residencial, triaxial, 6x9, uxp, bravox, caixa, amplificador, fonte, cabeamento, cabos:


Smartfix