Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
arkham

Regulagem correta para som de qualidade

Recommended Posts

Focal PS165.

Seu player faz 3 Way.

Eu estudaria seriamente esse tipo de ligação, mesmo que seja o Tweeter direto no player.

Vc terá total controle sobre o Tweeter.

Podendo aplicar cortes que valorizem a acústica do seu carro.

Eu fiz no meu carro graças a indicação do amigo Dn_ mosfet, e quando vou ouvir música no carro eu começo a dar risada sozinho tamanha a alegria de ver como o meu sistema evoluiu com essa ligação 3 way.

Mas ESTUDE bem antes de fazer isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu player faz 3 Way.

Eu estudaria seriamente esse tipo de ligação, mesmo que seja o Tweeter direto no player.

Eu fiz no meu carro graças a indicação do amigo Dn_ mosfet, e quando vou ouvir música no carro eu começo a dar risada sozinho tamanha a alegria de ver como o meu sistema evoluiu com essa ligação 3 way.

E onde eu acho esse estudo? Tem algum artigo no fórum? Algum lugar explicando como faz a ligação?

Eu estou bem perdido cara!

Compartilhar este post

Link para o post

E onde eu acho esse estudo? Tem algum artigo no fórum? Algum lugar explicando como faz a ligação?

Eu frisei ESTUDE porque é um assunto complexo e cheio de detalhes.

Vou ver se acho algum material específico e posto o link.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu frisei ESTUDE porque é um assunto complexo e cheio de detalhes.

Vou ver se acho algum material específico e posto o link.

Eu imagino que seja bem complexo, mas faça tudo por uma qualidade sonora!

Agradeço a ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post

Seu player faz 3 Way.

Só uma dúvida! O crossover do kit tem a atenuação do Tweeter, se eu fizer essa ligação 3-way (e o tweeter vai ser controlado pelo player) eu vou perder a função de atenuação do crossover?

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma dúvida! O crossover do kit tem a atenuação do Tweeter, se eu fizer essa ligação 3-way (e o tweeter vai ser controlado pelo player) eu vou perder a função de atenuação do crossover?

No modo 3 way vc não vai mais usar o crossover do kit.

Mas o player tem a opção de atenuação pra cada via, não sei até quanto no pioneer, mas acredito que até 12 ou 15 db.

Compartilhar este post

Link para o post

No modo 3 way vc não vai mais usar o crossover do kit.

Mas o player tem a opção de atenuação pra cada via, não sei até quanto no pioneer, mas acredito que até 12 ou 15 db.

Poxa seria triste deixar o crossover da Focal encostado hahahaha.

Acho que esse da Pioneer vai até 12dB!

Compartilhar este post

Link para o post

https://autoforum.com.br/topic/193413-kit-2-vias-ativo-duvida-focal-165w-rc/

https://autoforum.com.br/topic/170901-3-way-e-2-way/

Recomendo a leitura do manual do seu player com muita calma e atenção as paginas 43 à 46 que fala sobre ajustes de audio.

Estou dando uma lida aqui no manual, mas tem uma coisa que eu não entendi. Diz que tem 2 tipos de conexões: Modo Padrão (Frontal + Traseiro + Sub) e Modo Rede (Alto + Médio + Sub). Mas não fala como mudar esse tipo de conexão.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou dando uma lida aqui no manual, mas tem uma coisa que eu não entendi. Diz que tem 2 tipos de conexões: Modo Padrão (Frontal + Traseiro + Sub) e Modo Rede (Alto + Médio + Sub). Mas não fala como mudar esse tipo de conexão.

Você só consegue mudar esse modo resetando o aparelho. Me diga uma coisa, você está usando Loudness? Isso aconteceu comigo também usando um Kit Morel Máximo, o TW tava sobressaindo muito. Caso esteja, faça a regulagem tirando totalmente o Loudness, pois o mesmo da um tapa violento nas frequências baixas e altas.

Compartilhar este post

Link para o post

Nos artigos do fórum. Olhe a página principal e encontrará.

http://autosom.net/artigos.asp

Compartilhar este post

Link para o post

Você só consegue mudar esse modo resetando o aparelho. Me diga uma coisa, você está usando Loudness? Isso aconteceu comigo também usando um Kit Morel Máximo, o TW tava sobressaindo muito. Caso esteja, faça a regulagem tirando totalmente o Loudness, pois o mesmo da um tapa violento nas frequências baixas e altas.

Eu não uso Loudness em hipótese alguma!

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa seria triste deixar o crossover da Focal encostado hahahaha.

Na verdade o oposto

90% dos crossovers automotivos são péssimos, independente de marca

Compartilhar este post

Link para o post

Pra quem ta com HU nova da Pioneer, toma cuidado que eles vêm com "Sound Retriever" ativado por padrão. Relembrei isto esses dias ao resetar meu aparelho.
Quanto tiver tocando alguma música, perto da barra que indica o tempo da música  tem uma setinha pra direita (acho que ta escrito Func.) que abre uns botões novos, lá voce encontra o "S. Rtrv" com 1 barrinha. Tem que deixar sem nenhuma.

Sobre a equalização, tenta encontrar um Sweep de frequencia de 20hz a 20khz, tem alguns aplicativos que fazer isso, tem uns que gravam um arquivo .wav, ou até no youtube você encontra. Poe pra rodar em um volume médio-alto e fica prestando atenção no som. Quando verificar que o som ficou forte demais, marque a frequência, pois provavelmente tem um pico. Reduz na eq. e roda denovo. Só de matar os picos o som melhora muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual seria a função do sound retriever?

É uma função que tenta melhorar através de ajustes automatico do software do player a baixa qualidade das compactações de arquivos mp3. Nivel 1 para compactações baixas e nível 2 para altas. O problema é que essa reconstrução feita pelo player deixa o audio bem artificial em sistemas SQ.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Qual seria a função do sound retriever?

Sujar o som.
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, boa tarde. Peço permissão para aproveitar esse tópico recente, já que minhas dúvidas são bastante parecidas (e isso pode ajudar outros na mesma situação) quanto às regulagens.

Meu sistema é razoável: HU Pioneer F960 (sei que não é top), kit Diamond Hex 6 (portas tratadas), sub JL 12W3 (selada), Mosconi One e JL JX 1000D.

Gostaria de saber como extrair mais do que possuo antes de um possível up.

1 - os tweeters estão nos locais originais (Focus 2012). Li que sem as telas eles mudam bastante. Procede? Aconselham que eu faça? Sinto que eles podem render mais.

2 - o cabeamento do kit nas portas dianteiras são os originais. Vale a pena realmente uma mudança?

3 - corto kit e sub em 50hz 18db somados aos cortes TAMBÉM nos amps (cara, pra mim ficou muito melhor, por mais que digam o contrário). Fiz muitos testes e não consigo aumentar esse corte. Quanto maior, mais "duro" fica o sub e isso me incomoda MUITO (além do som começar a vir mais de trás). O TA do sub é o que mais me dá trabalho. Pra ficar satisfatório coloco bem acima da distância real.

4 - o equalizador tenho tentado sempre algo diferente e também resisto a aumentar ou atenuar mais de 2 db nas frequências.

No decorrer das opiniões da galera eu falo mais detalhes.

Editado por Johnes

Compartilhar este post

Link para o post

Sei que não existe receita pronta, mas as dicas de vocês abrem nossas mentes. E, sim, já li muita coisa. Aprendi bastante por aqui.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, boa tarde. Peço permissão para aproveitar esse tópico recente, já que minhas dúvidas são bastante parecidas (e isso pode ajudar outros na mesma situação) quanto às regulagens.

Meu sistema é razoável: HU Pioneer F960 (sei que não é top), kit Diamond Hex 6 (portas tratadas), sub JL 12W3 (selada), Mosconi One e JL JX 1000D.

Gostaria de saber como extrair mais do que possuo antes de um possível up.

1 - os tweeters estão nos locais originais (Focus 2012). Li que sem as telas eles mudam bastante. Procede? Aconselham que eu faça? Sinto que eles podem render mais.

2 - o cabeamento do kit nas portas dianteiras são os originais. Vale a pena realmente uma mudança?

3 - corto kit e sub em 50hz 18db somados aos cortes TAMBÉM nos amps (cara, pra mim ficou muito melhor, por mais que digam o contrário). Fiz muitos testes e não consigo aumentar esse corte. Quanto maior, mais "duro" fica o sub e isso me incomoda MUITO (além do som começar a vir mais de trás). O TA do sub é o que mais me dá trabalho. Pra ficar satisfatório coloco bem acima da distância real.

4 - o equalizador tenho tentado sempre algo diferente e também resisto a aumentar ou atenuar mais de 2 db nas frequências.

No decorrer das opiniões da galera eu falo mais detalhes.

Esse kit hex foi meu sonho de consumo um tempo atrás.

Vamos lá,essas são minhas opiniões

1-O tweeter quando exposto tende a ter mais dinâmica e som aberto, acredito que melhore sim.

2-Existem cabos com excelente CXB,acredito que vale a pena investir neles.

3-Se esse corte ficou bom pra você, ótimo, use ele afinal é você quem vai ouvir, e cada carro tem uma acústica diferente tb a sintonia da caixa e a potência aplicada influencia no resultado, mas como eu disse é você quem deve ficar contente com o resultado.

4-Equalize da maneira que te agradar, na minha opinião até 3 db está dentro, mas direcionamento influencia e muito no resultado.

Segue abaixo o link de um material muito bom que me ajudou a ter uma visão melhor sobre equalização.

https://autoforum.com.br/topic/182347-cortes-transicoes-e-frequencias/

https://autoforum.com.br/topic/89883-faixas-de-frequencias-e-suas-caracteristicas/

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de mais nada, muito obrigado. Hehehe

Os cabos speakers eu já comprei (shok). Só falta coragem pra substituir.

Quanto ao tw exposto, vou ter que mandar fazer colunas personalizadas, então.

No equalizador eu mantenho esse padrão de no máximo 2db para mais ou menos. Quando exagero e aumento demais o som fica agressivo e meio artificial.

Outra coisa que procurei rever foram os ganhos dos dois amps. Os tw ficaram mais interessantes com ganhos mais equilibrados.

Me tire uma dúvida: muita gente coloca um corte para o kit e outro para o sub (por exemplo 63 pra sub e 80 pra kit). Esse buraco que vai ficar nas frequências que não serão reproduzidas não é relevante?

Outra dúvida: utilizo cabos knu krystal. Um up neles faz essa diferença toda ou não vale a pena devido aos equipamentos não serem dos mais tops?

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de mais nada, muito obrigado. Hehehe

Os cabos speakers eu já comprei (shok). Só falta coragem pra substituir.

Quanto ao tw exposto, vou ter que mandar fazer colunas personalizadas, então.

No equalizador eu mantenho esse padrão de no máximo 2db para mais ou menos. Quando exagero e aumento demais o som fica agressivo e meio artificial.

Outra coisa que procurei rever foram os ganhos dos dois amps. Os tw ficaram mais interessantes com ganhos mais equilibrados.

Me tire uma dúvida: muita gente coloca um corte para o kit e outro para o sub (por exemplo 63 pra sub e 80 pra kit). Esse buraco que vai ficar nas frequências que não serão reproduzidas não é relevante?

Outra dúvida: utilizo cabos knu krystal. Um up neles faz essa diferença toda ou não vale a pena devido aos equipamentos não serem dos mais tops?

Esse teórico buraco talvez não signifique nada, pois pode ser compensado com slope.

Por exemplo imagine o sub em 50 hz 12 db/8 ele vai alcançar a próxima oitava com 15 db de atenuação ou seja 100 hz com 5 vezes menos a potência aplicada.

Porém quase sempre aplicamos uma potência superior no sub em relação ao kit, com isso em mente o sub vai chegar nos 70 hz com praticamente a mesma potência do kit, fazendo uma transição suave, sem aquela diferença na potência do sub pro kit deixando uma transição agressiva.

O slope possibilita esse equilíbrio.

A título de exemplo meu mid está cortado lpf 5 khz 6 db e meu Tweeter está hpf 10 khz 6 db parece um buraco imenso de 5 khz, mas é apenas uma oitava acima.

Obs*Esta em fase de testes ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...