Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
arkham

Regulagem correta para som de qualidade

Recommended Posts

Pessoal por favor me ajudem a relugarr meu som para o máximo de qualidade .

Meu conjunto é:

Dvd Pioneer avh 2880bt

Módulo ground zero 4 ch de 90 rms por canal( não recordo o modelo)

Kit 2 vias ground zero GZRC 165fx flat 110rms

Sub JL 12" w3 300rms ( caixa selada com litragem um pouco a baixo do recomendado)

Cabo RCA knuconcepts ( não sei se escrevi certo kk)

Fiação tudo da technoise

Tratamento nas portas com manta.

 

Troquei recentemente minha hu , usava Pioneer dos golfinhos , agora dvd Pioneer 2880 , tentei manter a msm configuração anterior em relação a cortes , porém tive q reduzir o ganho e o db do amp. Para o sub , pk ficou muito forte o grave ...

Amp está tudo em full,

Hu deixei :

Corte do sub em 50hz

Front em 63hz o slope em 24db para ambos.

Equalizador dr 13 bandas tudo flat

Sla deixei em -3

Posição de escuta front

TA ligado em modo inicial

Bass boost em 0

Essas regulagem estão corretas? Testei ouvir o som com cortes em 80 para os kits , e 200hz para o sub , me deu a impressão q ficou mais harmônico , o manual do Bud diz q a frequência dele é de 63hz a 200 ou 250hz , vi ontem , já me esqueci hj kkk

Em fim ...qal regulagem usar para ter máxima qualidade sonora , sensação de palco.

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara...não tem receita pronta pra ajustes..

Mas o basico seria kit cortando 60hz.

Sub em 60..80hz, sem sobressair ao kit.

Sloope vai depender dos equipamentos, se reproduzem bem as frequências, e se casam bem um com o outro.

Esse sla, pode deixar normal, vc melhora o ajuste controland em nível de falante.

O Eq em Flat, dificilmente vai ficar agradável aos ouvidos com esses equipamentos....

TA é outro ponto crítico, deverá ter algum conhecimento e fazer vários ajustes pra ver qual fica mais adequado ao seu carro, ajusta um item por vez e tenta perceber onde esta diferença no som, da bastant trabalho.

A posição deve ser front esquerda, pra q tenha o palco.

 

Edit: por mais q o sub faça ate 200hz, se colocar nessa faixa, a voz virá de trás, e mata o palco, e com certeza ele desce mais q esses 60 aí, deve ter visto algo errado no manual.

Editado por jeferson3482

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado Jeferson pela resposta , vc já me auxiliou no meu início de projeto , me recordo.vlw msm pela ajuda .

Então a equalização em flat não é a melhor..pensei q fosse..

Vou relugar o sla em neutro, 0 , e mr atentar no nível do falante. Front esquerdo! Ótimo .

TA é um problema kkk

O sub eu olhei o manual pela internet , qando chegar em casa vou pegar o manual dele q está guardado na caixa do msm.

Então deveria cortas o sub em 50hz e colocar o slop em 6db para ele ainda tocar um pouco a frequência a cima do 50?

Corte do kit mante los em 63hz e slop em 24db p pegar o mínimo a menos q 63hz ? O kit com corte de 63hz sinto uma leve distorção em baixa frequência.

Mais uma vez obrigado man!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado Jeferson pela resposta , vc já me auxiliou no meu início de projeto , me recordo.vlw msm pela ajuda .

Então a equalização em flat não é a melhor..pensei q fosse..

Vou relugar o sla em neutro, 0 , e mr atentar no nível do falante. Front esquerdo! Ótimo .

TA é um problema kkk

O sub eu olhei o manual pela internet , qando chegar em casa vou pegar o manual dele q está guardado na caixa do msm.

Então deveria cortas o sub em 50hz e colocar o slop em 6db para ele ainda tocar um pouco a frequência a cima do 50?

Corte do kit mante los em 63hz e slop em 24db p pegar o mínimo a menos q 63hz ? O kit com corte de 63hz sinto uma leve distorção em baixa frequência.

Mais uma vez obrigado man!

Eq em flat só ficaria bom se vc colocasse o mid apontado diretamente pra vc e o Tweeter tb, evitando ao máximo reflexões e o famoso boost que a posição dos mids causam.

Há e o principal.

Equipamentos de extrema qualidade, que quase sempre custam caro.

Pode usar sim o equalizador, com moderação, Um artigo diz que ajuste de 2 db são normais, na minha opinião até 3 está dentro.

Mais que isso pode significar um problema sério de direcionamento ou qualidade/casamento dos equipamentos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Regulagem correta para som de qualidade...

 

 

É aquela que te agrada dentro dos padrões de qualidade!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eq em flat só ficaria bom se vc colocasse o mid apontado diretamente pra vc e o Tweeter tb, evitando ao máximo reflexões e o famoso boost que a posição dos mids causam.

Há e o principal.

Equipamentos de extrema qualidade, que quase sempre custam caro.

Pode usar sim o equalizador, com moderação, Um artigo diz que ajuste de 2 db são normais, na minha opinião até 3 está dentro.

Mais que isso pode significar um problema sério de direcionamento ou qualidade/casamento dos equipamentos.

valew rafa por me ajudar ..o problema tá no ajuste do TA , vou tentar ajustar o eq limitando em no máximo 3 como disse , olhei o manual do sub JL e a frequência dele fica entre menos de 50hz ate 500hz porém preciso traduzir a explicação abaixo desse gráfico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Regulagem correta para som de qualidade...

 

 

É aquela que te agrada dentro dos padrões de qualidade!

Entendo..

Qual seria o padrão de qualidade ?

Quero um ajuste bem fino .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenta o Sub em 63hz/12 ou 80hz/24, ve se integra com o kit.

Os mids não deveriam distorcer em 63hz não...

Faz os ajustes com volume q vc usa no dia dia, considera q com carro andando fica um pouco a mais, usa sempre as mesmas faixas d música, preferencia duas.ou três q vc conheça bem, tenta usar voz masculina, feminina e instrumentos, qualidade melhor possível, preferência em cd.

No TA vai alterand ponto a ponto primeiro o lado direito, tenta perceber o deslocamento da voz.

O sub, se sobressair ao kit, vc não consegue trazer ele pra frente, lembra q não e pra tremer tudo, só deve fazer parte da música.

 

Cara...tamo ai pra tentar ajudar, estou muuuito longe da maioria q manja aqui, mas o pouco q sei aprendi com bastant estudo e prática, e o mais legal do forum é isso ai, poder trocar experiências.

Precisa tamooo ae.

Vlwwwws

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenta o Sub em 63hz/12 ou 80hz/24, ve se integra com o kit.

Os mids não deveriam distorcer em 63hz não...

Faz os ajustes com volume q vc usa no dia dia, considera q com carro andando fica um pouco a mais, usa sempre as mesmas faixas d música, preferencia duas.ou três q vc conheça bem, tenta usar voz masculina, feminina e instrumentos, qualidade melhor possível, preferência em cd.

No TA vai alterand ponto a ponto primeiro o lado direito, tenta perceber o deslocamento da voz.

O sub, se sobressair ao kit, vc não consegue trazer ele pra frente, lembra q não e pra tremer tudo, só deve fazer parte da música.

 

Cara...tamo ai pra tentar ajudar, estou muuuito longe da maioria q manja aqui, mas o pouco q sei aprendi com bastant estudo e prática, e o mais legal do forum é isso ai, poder trocar experiências.

Precisa tamooo ae.

Vlwwwws

O pouco q vc sabe já ajuda e muito. O kit só distorce um pouco quando uso o volume "máximo" , qando faço os testes de ajuste uso esse volume alto..o máximo q me refiro seria praticamente a metade do volume da HU , exemplo ele vai até 40 e levo até 20, apenas um exemplo.

Regulagens de ganho do amp. Está mais ou menos a 60℅ do total .

Ontem regulei o sub em 50hz e db em 6 , o kit em 63hz e 24db , porém não pude ouvir com tempo como ficou.

Olhei o manual do kit e lá diz q a frequência é de 50hz a 20khz. Vou pegar o fim de semana p ajudar melhor, e usar esses cortes q me falou .muito obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

50hz ta baixo p sub....

O kit não vai integrar nessa frequência ai não.

Será que 50 hz em 1 ordem não encaixa legal não?

O meu está em 40 12 db e acoplou bem com o kit.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu sub tá cortado em 50 hz e o kit em 50 hz também é casou legal rs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual slope vc usa?

O Sub está em 24db só assim consegui que ele viesse mais à frente, ao colocar 12 ele fica muito na mala. Os Kits estão com 12db. Meu aparelho não tem muito recurso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não existe receita, vcs estão gastando tempo a toa, há uma série de fatores que influenciam os ajustes, desde cabos até o tipo de carro, um corte que fica bom no meu setup, pode não ser o adequado para o seu ou não atender seu gosto. ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

50hz ta baixo p sub....

O kit não vai integrar nessa frequência ai não.

Uso sub cortando em 40Hz, já usei em 31,5Hz,slope 12dB/8a

Em ambas situações, mids tocando de 50Hz pra cima, slope tb 12dB/8a

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Corto meu jl em 50hz 12db slope e o kit morel tempo 60hz 6db ,desta forma pra mim o grave pareçe que vem do painel.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O pior tempo que eu gastei nesse fórum até hoje, foi gastado procurando um "acerto correto".

 

Se houvesse uma receita de bolo, ela viria por padrão.

 

Eu corto sub a 35hz butter 24db. O que isso significa para o seu sistema? Espero que nada.

Acredito que esses valores que estão sendo divulgados ajudam a abrir a mente de muitos.

Por exemplo eu mesmo, na minha idéia anterior um sub jamais deveria ser cortado abaixo de 50hz, mas nem me dei o trabalho de testar esses cortes antes de formar essa opinião.

Quando vi aqui um usuário que cortava em 40 hz, decidi testar com calma e 40 hz 12 db se integrou perfeitamente com meu mid cortado 63 12 db.

Esses números Servem apenas como referência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Põe! Muito agradecido a todos q opinaram , uma coisa q ficou claro é q não exite uma receita pronta , mas sim uma base.

Fiz testes no final de semana , conclusao do teste? Não houve kkk, fiz cortes tanto pro kit quanto pro sub , alternado o os entre 50 e 63hz , slope variáveis de 6. 24db , depois de tanto testar deixei ele regulado em 63hz e 24db pro kit, e 63hz e 12db pro sub, mas ainda não achei q ficou muito bom..sinto os graves vindo de tras e isso não está certo correto? Diminui 1db na regulagem da HU ," nível auto falante ", sub ..mas msm assim ele tá vindo de tras.

Outra regulagem q modifiquei foi no EQ 13 bandas, aumentei um degrau no 50hz, abaixei um degrau no 500hz , abaixei dois degraus no 800hz , abaixei um degrau no 1,25khz , abaixei um degrau no 8khz e abaixei um degrau no 12,5khz , cada degrau equivale a 2db .

Regulei dessa forma pois estava sentindo os agudos um pouco irritantes e se sobressaindo , aparentemente ficou mais atenuado .

Como vcs deixam a regulagem do EQ? Fiz errado deixar dessa forma ? Ou tá dentro de um padrão ?

Mais uma vez obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Põe! Muito agradecido a todos q opinaram , uma coisa q ficou claro é q não exite uma receita pronta , mas sim uma base.

Fiz testes no final de semana , conclusao do teste? Não houve kkk, fiz cortes tanto pro kit quanto pro sub , alternado o os entre 50 e 63hz , slope variáveis de 6. 24db , depois de tanto testar deixei ele regulado em 63hz e 24db pro kit, e 63hz e 12db pro sub, mas ainda não achei q ficou muito bom..sinto os graves vindo de tras e isso não está certo correto? Diminui 1db na regulagem da HU ," nível auto falante ", sub ..mas msm assim ele tá vindo de tras.

Outra regulagem q modifiquei foi no EQ 13 bandas, aumentei um degrau no 50hz, abaixei um degrau no 500hz , abaixei dois degraus no 800hz , abaixei um degrau no 1,25khz , abaixei um degrau no 8khz e abaixei um degrau no 12,5khz , cada degrau equivale a 2db .

Regulei dessa forma pois estava sentindo os agudos um pouco irritantes e se sobressaindo , aparentemente ficou mais atenuado .

Como vcs deixam a regulagem do EQ? Fiz errado deixar dessa forma ? Ou tá dentro de um padrão ?

Mais uma vez obrigado

Vamos lá.

Se vc gostou do resultado, ótimo a regulagem está correta por enquanto.

Sim teoricamente Está dentro de um padrão de até 2 db, pra menos.

Com o tempo e estudo vc vai ver que alguns ajustes Realçam alguns detalhes que lhe agradá.

O gostoso do som é esse ver a evolução do sistema com acertos direcionamento e cortes.

Sobre o sub várias coisas podem interferir, mas minha opinião e sugestão.

Estude sua caixa. O vídeo do Renan Lopes sobre o software winisd é bem esclarecedor.

Partindo daí simule sua caixa e observe onde ela tem pico possivelmente entre 40 e 60hz.Com essa informação vc saberá onde corrigir excesso.

Eu Tentaria cortar 50 hz 12 ou18 db e atenuaria uns 2 db na faixa dos 50 hz no equalizador pra diminuir um possível pico e deixar a resposta do sub mais plana e uma integração mais suave com o mid.

Eu estou dizendo isso por que sei que em momentos assim de ajuste quando não temos muita experiência como eu , o que a gente mais precisa é alguém pra dar uma sugestão.

Vale lembrar que cada carro é um caso específico, e esses valores eu passei com base em meus testes, poderão não ser adequados ao seu projeto, mas derepente resolva esse problema específico do sub.

Editado por rafavieira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou aproveitar o espaço e divulgar (mais uma vez) um material que poderia evitar um monte de discussões inúteis em torno de conceitos básicos:

 

 

http://www.diymobileaudio.com/forum/how-articles-provided-our-members/163914-essentials-sound-quality-imho.html

Valeu pela sugestão.

Vou ler inteiro amanhã.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá.

Se vc gostou do resultado, ótimo a regulagem está correta por enquanto.

Sim teoricamente Está dentro de um padrão de até 2 db, pra menos.

Com o tempo e estudo vc vai ver que alguns ajustes Realçam alguns detalhes que lhe agradá.

O gostoso do som é esse ver a evolução do sistema com acertos direcionamento e cortes.

Sobre o sub várias coisas podem interferir, mas minha opinião e sugestão.

Estude sua caixa. O vídeo do Renan Lopes sobre o software winisd é bem esclarecedor.

Partindo daí simule sua caixa e observe onde ela tem pico possivelmente entre 40 e 60hz.Com essa informação vc saberá onde corrigir excesso.

Eu Tentaria cortar 50 hz 12 ou18 db e atenuaria uns 2 db na faixa dos 50 hz no equalizador pra diminuir um possível pico e deixar a resposta do sub mais plana e uma integração mais suave com o mid.

Eu estou dizendo isso por que sei que em momentos assim de ajuste quando não temos muita experiência como eu , o que a gente mais precisa é alguém pra dar uma sugestão.

Vale lembrar que cada carro é um caso específico, e esses valores eu passei com base em meus testes, poderão não ser adequados ao seu projeto, mas derepente resolva esse problema específico do sub.

Muito bom msm , agradecido pelas respostas , bastante esclarecedor , vou atenuar 2 db no EQ 50hz e sentir .ouço mais música trance e techno , as vzs sertanejo .

Qual kit e sub vc usa no seu carro?

Vlw pela ajuda!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenta cortar o sub mais baixo pra ver, li no começo do tópico que sua caixa é selada e está abaixo do exigido no manual, caixa selada tem uma resposta mais plana mas também não descem tanto, quanto menor está a caixa comparada com a do manual? Experimenta cortar o sub em 50hz 24db e perceba de onde ele vem, se possível desligue o sub e escute um pouco para perceber como tocam os kits sem ele e depois ligue o sub novamente como forma de teste para ter uma percepção melhor de onde ele vem. Como sou novo também nessa parte de ajustes, consegui um ajuste melhor dessa forma.

Editado por Sarkis

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...