Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
anisiobfilho

[Projeto] Trio no muro + Outras ideais

Recommended Posts

Olá a todos do Fórum!

Após receber um som e uma semana pesquisando o dia inteiro sobre som (universidade de greve, o cara fica se ocupando assim mesmo) acabei por encontrar este fórum, inclusive tirei várias dúvidas aqui. E então decidi postar sobre meu projeto, para quem sabe, ter mais algumas dicas que eu não tenha percebido.

Além disso tenho duas ou três ideias que também gostaria de compartilhar e pedir opiniões.

Primeiramente, começando do básico, este é o som que tenho:
 lQZFDF0.png 

2x 15CV4 Selenium
http://www.selenium.com.br/site/assets/produtosfinal/43_pdfManual.pdf

2x ST320 Selenium
http://www.selenium.com.br/sitenovo/admin/Documentos/ST320_p.pdf

2x HDI 320 Hinor
http://www.hinor.com.br/downloads?busca_download=HDI+320

A história é o seguinte, em carro de minha mãe tinham dois Oversound de 10” 80W RMS juntos com dois Selenium ST 302, ligados a um Tojo AB2000, quando ela trocou de carro o som acabou indo pra dispensa, então meu pai teve a ideia de usar uma fonte ATX parada pra alimentar o som e então eu usava esse conjunto em meu quarto, dava pra me divertir e fazer muito barulho na rua. Acabou que um primo meu pegou emprestado e depois o irmão dele colocou num Fusca e levou pra outra cidade, quando voltou, cadê meu som? Então tem uns 4 anos que ele me devia um som e agora “pagou”.

 MuE64AJ.png 

Como vemos, a situação dos falantes não está tão boa, acontece que estavam ligados no Fusca dele e ele deixava o carro no sol, então ressecou o cone. Procurei quem fizesse o serviço em minha cidade e me cobraram 100 reais nos dois. Somente o cone, ficaria na faixa de 25 a 30 reais. E como não ando em condições de comprar falantes 100% novos, estes quebrariam o galho por enquanto. É só pra não deixa-los parados, as bobinas e parte elétrica tá toda funcionando, só o cone que tá ruim mesmo.

-> Agora indo a parte onde começa o projeto desse som em si, como eu falei, passei algum tempo pesquisando, dentre essas pesquisas procurei entender sobre módulos, diferenças entre falantes e até a montar as caixas.

Como o primeiro passo após “comprar” os falantes, é procurar os módulos que os alimentem, falaremos sobre amplificadores.

Tanto os woofers, quanto os drivers e também os supertweeters, são 8 Ohms, e como sabemos, no mercado a grande maioria dos amplificadores variam entre 1 – 2 – 4 Ohms.

Nas minhas pesquisas, encontrei esse link: http://sombox.com.br/caixas-de-som/ligando-alto-falantes-corretamente/ no qual apresenta a ligação dos módulos e também explana sobre divisores de frequência.

A primeira saída para o meu problema e que a seria mais barata financeiramente, seria essa:

 oPTf7P0.png 

Onde eu pego um módulo que me forneça potência em 4 Ohms e eu ligue os woofers em paralelo, os drivers em paralelo e os tweeters em paralelo.

Mas por que cada um separado e, por exemplo, não drivers e tweeters juntos?

Porque no mesmo site acima, e em outros lugares também falam, que falantes de tipos diferentes não dividem a amperagem, no caso continuariam 8 ohms, como mostra a imagem:

 9dup1s8.png 

Nesse caso, procurei módulos de especificação: 400.4

-> IR 400.4, Vision 400.4 mini, SD400.4D, TS400x4.

Que geralmente são módulos de 4x100W 2 ohms e 4x60W 4 Ohms e também fornecem bridge de 2x200W 4 ohms. Alguns possuem 4 entradas para os quatro canais e outros de 2 entradas para 4 canais. Eu priorizo os que tem 4 entradas, logo mais explico o porquê.

Nesse caso, ligaria os tweeters no canal 1 em paralelo, os drivers no canal 2 e os woofers no bridge. Assim teria potência suficiente para o sistema pois usando a ligação em paralelo, o bridge, por exemplo, seria suficiente para alimentar os 150W dos dois falantes.

A prioridade para o de 4 entradas seria porque me daria a possibilidade de instalar um crossover stx52 dividindo cada frequência antes de entrar no módulo, mas isso ainda não é prioridade.

O único problema dessa instalação seria o sistema completamente em mono e eu pretendo fazer duas caixas separadas, mas creio que essa receita acima seria viável.

-> Ou em outro caso, seria procurar módulos de pelos menos 4 ohms na saída, para instalar os falantes todos separados. O problema é que, como cada falante teria uma impedância maior que a do módulo e quando isso ocorre perde-se potência, eu teria de utilizar amplificadores que pelo menos compensassem essa perda de potência. Creio que quando é o dobro a perda fica em torno de 40%, não lembro onde vi a informação. Nesse caso seria um investimento alto para algo que a meu ver, não faria muita diferença, pois como quero caixas separadas para usar em casa e simular “show” não vejo a necessidade de ter os falantes em stereo.

-> Uma terceira opção, seria ter um módulo só para os médios e agudos e um outro só para os graves, mas isso acarretaria custos tanto com módulo quanto com alimentação.

Para alimentar o sistema, a ideia inicial é uma fonte chaveada de 12V e 40A, ou então, se eu tiver tempo e paciência, fabricar uma própria, de especificação parecida, usando transformadores velhos que tem por aqui, mas isso daria mais trabalho. Mas é isso, fonte direto da tomada e daí para o módulo.

E aqui terminamos a parte elétrica do sistema. Para ficar tudo organizado, teria uma caixa já com a fonte, amplificador e talvez crossover, com as saídas para as caixas de som utilizando RCA, onde eu só ligaria os cabos sem ter a necessidade de ficar parafusando e desparafusando toda vez que fosse guardar ou levar para algum lugar. Como alguns diriam: plug and play.

Links que acabei encontrando durante a pesquisa e salvei:

Fios: http://discabos.com.br/downloads/arquivos/tabela-alto-falante.pdf

Calculo de impedância: http://sombox.com.br/caixas-de-som/calcular-impedancia-de-alto-falantes-em-serie-e-paralelo/

Resumo sobre sistema de som: http://www.somsc.com.br/dicas/instalacao

Muita coisa útil: http://autosom.net/artigos.asp

Ligações, capacitores, indutores, divisores de frequência: http://sombox.com.br/caixas-de-som/ligando-alto-falantes-corretamente/

Diferenças entre falantes: http://blog.lojadosomautomotivo.com...-usar-8-10-12-15-ou-18-polegadas-tamanho-3591

Fontes chaveadas: https://autoforum.com.br/topic/193468-clube-da-fonte-cftv-2933a/

Montagem trio: http://autosom.net/artigo.asp?cod=65

Iniciante a trio: https://autoforum.com.br/topic/180017-pra-quem-ta-comecando-no-mundo-dos-trios-automotivos/page-1

Escolher potência dos falantes: https://somaovivo.org/forum/threads/como-escolher-a-potencia-correta-para-os-falantes.126/

Fonte caseira 14,8V: 

 

A próxima etapa é o cálculo da caixa de som, para isso, recorri a pesquisas extensas onde acabei lendo vários artigos e apostilas sobre o assunto.

Curso de Caixas Acústicas – Som ao vivo

https://www.somaovivo.org/artigos/curso-de-caixas-acusticas--parte-1--os-woofers/

https://www.somaovivo.org/artigos/curso-de-caixas-acusticas--parte-2--os-medios-drivers-e-tweeters/

https://www.somaovivo.org/artigos/curso-de-caixas-acusticas--parte-3--construcao-da-caixa/

https://www.somaovivo.org/artigos/curso-de-caixas-acusticas--parte-4--capacitores-divisores-de-frequencia-e-atenuadores/

Curso Caixas Acústicas – Faça você mesmo

http://dirsom.com.br/index_htm_files/Curso Caixas Acusticas - Faca voce mesmo.pdf

Após toda essa leitura acima, pesquisei sobre os programas WinISD e BassBox Pro. São programas bem equivalentes, porém o BassBox te ajuda mais que o WiniISD, já este último tem a vantagem de possuir uma visualização melhor.

Nesse caso eu usarei o BassBox para demonstrar um projeto de caixa que fiz, nesse caso eu procurei o F3 mais baixo sem perder a eficiência da caixa causado pelo delay (mantendo abaixo de 15):

  tW48XA5.png 

Que seria o projeto que eu faria, ou então acataria o Fb sugerido que é em torno de 87Hz.

Lembrando que o woofer é o lá de cima: 15CV4 e que as medidas para alcançar os 200L podem ser diferentes das sugeridas pelo programa.

 

Outra caixa projetada: 100x50x40cm:

   Bw2IiND.jpg

 

 

Links para entender WiniSD e BassBox:

WinISD: https://pt.scribd.com/doc/144811831/Guia-de-utilizacao-do-WinISD-pro

WinISD: http://www.linearteam.dk/default.aspx?pageid=help

BassBox: http://www.htforum.com/forum/threads/tutorial-bass-box-6-pro-1-3.274205/

Calculadora Autosom: http://autosom.net/artigos/box_design.htm


Então é isso, pode ser que mude litragem pra 150-100, ou manter nos 200 mesmo já que deu um valor legal e não é uma caixa imensa pra se ter no muro.

Para finalizar, como a partir de 2KHz já há uma queda do woofer, então o sinal do driver começaria nesse ponto e iria até em torno de 5~6KHz, onde entraria o tweeter.

Resumindo para quem não entendeu: Com o que tem lá em cima, montar duas caixas, cada uma com 1 woofer, 1 driver e 1 tweeter, ligadas a uma “mesa” onde conectaria os falantes em paralelos num módulo 400.4 e esse módulo ligado a uma fonte 12V 40A.

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Seguindo em frente, gostaria de apresentar mais duas ideias para projetos que posso fazer ou não no futuro. E pode ser que em qualquer um dos dois eu aproveite algo deste primeiro acima.

O segundo projeto, seria mais uma evolução deste primeiro, caso eu utilizasse ainda algo do primeiro, como módulo ou fonte.

Eu gostaria de um som bom o suficiente para dar uma festinha, balada pequena, churrasco, sem ter que gastar tanto.

Então pensei em 2 woofer de 15 da oversound ou selenium e talvez eros que descesse bem em baixas frequências, acompanhados de 2 ou 4 drivers Ti. Estas são as marcas que mais tocam por aqui caso eu pense em vender,

Nesse caso penso que coisa de 300W RMS em cada woofer e 70W em cada driver, imagino que isso estaria certo, mas precisaria fazer os calculos de SPL. Para fazer o mesmo jeito do primeiro, montar em caixas ligadas a uma mesa com o módulo.

Então, pode ser que, se eu pense em montar esse som, seja mais negócio eu investir em módulos melhores já agora para o primeiro projeto, assim como uma fonte também.

Nessa ideia poderia também evoluir para um "mini line array", só que nesse caso já seriam caixas 3 vias, com subwoofer, midbass e driver ti. Onde eu faria caixas com Driver Ti + 8", que dariam para usar no PC, talvez, + caixas de sub. Nesse caso não sei como montar.

E o terceiro projeto, seria mais dicas para um bom projeto de PC, kit duas vias em caixas + sub. Nesse caso, os módulos 400.4 + fonte me seriam úteis nesse, precisando só comprar os falantes e fazer as caixas. Pensei em usar kit duas vias e subwoofer bravox. CS60D + sub entre 150~250W RMS

Obrigado a todos que leram até aqui, espero que eu tenha apresentado boas ideias e também que vocês possam dar dicas, sugestões, enfim, comentar sobre os projetos num geral.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigo!

Primeiramente gostaria de adiantar que não pude ler seu texto na íntegra agora, mais à noite volto e dou uma atenção melhor.

Mas basicamente posso adiantar uma coisa:

Vai estudar, estudar, estudar e no final vai fazer o básico: usar um amplificador 400.4 da vida, faz uma bridge pros falantes, e liga um driver e um St nos canais que sobraram, com os respectivos capacitores.

Mais à frente, se achar necessário pode usar mais um amp e crossover.

Quanto à caixa recomendada aos falantes, é seguir o manual já que encontrou o mesmo.

Se está disposto a estudar um pouco, pode simular algo com volume menor no Winisd ou bassbox pra ter uma orientação. Por se tratar de falantes razoavelmente fracos, talvez não compense usar caixa de volume tão grande. (A não ser que pretende upar os falantes em breve).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigo!

Primeiramente gostaria de adiantar que não pude ler seu texto na íntegra agora, mais à noite volto e dou uma atenção melhor.

Mas basicamente posso adiantar uma coisa:

Vai estudar, estudar, estudar e no final vai fazer o básico: usar um amplificador 400.4 da vida, faz uma bridge pros falantes, e liga um driver e um St nos canais que sobraram, com os respectivos capacitores.

Mais à frente, se achar necessário pode usar mais um amp e crossover.

Quanto à caixa recomendada aos falantes, é seguir o manual já que encontrou o mesmo.

Se está disposto a estudar um pouco, pode simular algo com volume menor no Winisd ou bassbox pra ter uma orientação. Por se tratar de falantes razoavelmente fracos, talvez não compense usar caixa de volume tão grande. (A não ser que pretende upar os falantes em breve).

 

Acabei percebendo que ando pesquisando pesquisando pesquisando e no final vou fazer o mais simples mesmo. Cheguei a cogitar a caixa recomendada, até por não ser tão grande para se fazer e ter no muro e por como você disse, não compensar uma caixa imensa pra tão pouca potência.

 

E esse módulo tô pensando em usar junto com um kit duas vias mesmo, já que onde eu estudo, é apartamento, daí não adianta ter um trio. Futuramente pode ser que eu faça algo mais elaborado. Ou até veja dois de 8" ou 10" pra usar com dois driver TI. Ai depois fica faltando só os de 15" ou 18".

 

Quando cê ler tudo, da uma clareada melhor aqui! Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É muito bom comentar em tópicos assim. Agora mesmo vim de um fórum, onde existiu um certo desentendimento, sobre algumas pessoas ai, que não gostam de pesquisar e você, muito contrário, compartilhou material para o pessoal estudar e alguns outros se aprofundarem. Só posso dizer, meus parabéns pela bela iniciativa.

 

A muito tempo que eu procuro desses super tweeter e não encontro. Já foram descontinuados eu sei.

 

Quanto ao som, acabei não percebendo onde vai ficar se é numa residência ou em veículo. Minha situação piora, porque meu campo de visão é bastante restrito, pois no celular.

 

Apesar de ter postado os links dos produtos, eu não acessei nenhum deles, pois estou no celular e creio, nao faria muita diferença, se não o fizesse, porque conheço os itens.

 

Fazendo uma análise fria dos itens, vejo o Cv4. Este falante, senão me falha a memória, era indicado para propagandas volantes, assim como o outro CV3.

 

Se é para esse fim, já vá ficar pouco Deficiente o grave, com melhor reprodução na faixa de médios-graves e médios.

 

Quanto ao amplificador, creio que seja vantagem, definir os itens primeiramente é depois especkar sobre o que irá atender,pensando nas futuras alterações que ventila.

 

Um falante que iria atender, que estaria mais ou menos no mesmo patamar de potência, mas com proposta distinta, seria PW5.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É muito bom comentar em tópicos assim. Agora mesmo vim de um fórum, onde existiu um certo desentendimento, sobre algumas pessoas ai, que não gostam de pesquisar e você, muito contrário, compartilhou material para o pessoal estudar e alguns outros se aprofundarem. Só posso dizer, meus parabéns pela bela iniciativa.

 

A muito tempo que eu procuro desses super tweeter e não encontro. Já foram descontinuados eu sei.

 

Quanto ao som, acabei não percebendo onde vai ficar se é numa residência ou em veículo. Minha situação piora, porque meu campo de visão é bastante restrito, pois no celular.

 

Apesar de ter postado os links dos produtos, eu não acessei nenhum deles, pois estou no celular e creio, nao faria muita diferença, se não o fizesse, porque conheço os itens.

 

Fazendo uma análise fria dos itens, vejo o Cv4. Este falante, senão me falha a memória, era indicado para propagandas volantes, assim como o outro CV3.

 

Se é para esse fim, já vá ficar pouco Deficiente o grave, com melhor reprodução na faixa de médios-graves e médios.

 

Quanto ao amplificador, creio que seja vantagem, definir os itens primeiramente é depois especkar sobre o que irá atender,pensando nas futuras alterações que ventila.

 

Um falante que iria atender, que estaria mais ou menos no mesmo patamar de potência, mas com proposta distinta, seria PW5.

 

Obrigado pelo elogio ao post e por explicar com bastante informação.

Tirando sua dúvida, o som é para tocar no muro de minha casa, não dentro, ou então em cima de uma picape.

 

O cv4 é difícil de tirar grave, sendo voltado para o que você falou, médios-graves e médios.

Como são os equipamentos que tenho e não gostaria de jogar fora, vou ajeitar e usar por um tempo, quando eu tiver mais condições, vou montando um projeto mais potente e com mais qualidade nos graves.

 

Então acabei comprando o SD400.4D e uma fonte 12V 30A, já que não vou usar toda potência. Esse módulo pode me servir tanto nesse futuro trio que citei quanto num som interno, para usar com meu computador usando kit 2 vias.

 

Daí vou ajeitar os cv4 e se eu achar quem compre por aqui, eu vendo, já os drivers e st, pode ser que eu fique com eles, caso me agradem.

 

EDIT: Me impressiono muito quando vejo alguém que conhece muito dos falantes e ao invés de desprezar, indica um melhor uso.

Editado por anisiobfilho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um fórum é sempre uma troca de experiências, pelo menos eu vejo dessa forma.

 

Aprendizado é uma via de mão dupla.

 

Novamente numa avaliação bem fria, quanto à decisão tomada, foi relativa. O sd que adquiriu, se foi o modelo evo, foi ótima escolha, nas para o caso, não foi, porque esses CV4, salvo engano são falantes de 08 ohms, portanto, mesmo em bridge(se for 4 ohms), não irá aproveitar potência disponibilizada, a não ser é claro, de ter outras idéias de comprar um kit de outro falante, que seja disponível em 4 ohms.

 

Por outro lado manter esses falantes de 12", estar ciente de sua real aplicação, deixa margem a um investimento futuro em falantes de 18" para o grave.

 

Só faria uma observação, pois um sistema de4 vias é mais complexo de ser acertado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um fórum é sempre uma troca de experiências, pelo menos eu vejo dessa forma.

 

Aprendizado é uma via de mão dupla.

 

Novamente numa avaliação bem fria, quanto à decisão tomada, foi relativa. O sd que adquiriu, se foi o modelo evo, foi ótima escolha, nas para o caso, não foi, porque esses CV4, salvo engano são falantes de 08 ohms, portanto, mesmo em bridge(se for 4 ohms), não irá aproveitar potência disponibilizada, a não ser é claro, de ter outras idéias de comprar um kit de outro falante, que seja disponível em 4 ohms.

 

Por outro lado manter esses falantes de 12", estar ciente de sua real aplicação, deixa margem a um investimento futuro em falantes de 18" para o grave.

 

Só faria uma observação, pois um sistema de4 vias é mais complexo de ser acertado.

 

Para você ver como sempre passa um detalhe despercebido. Eu pensei que em paralelo os dois falantes receberiam a mesma potência que sai do módulo e agora vi que essa potência é dividida entre os dois.

Bom, ainda posso usar no futuro usando um woofer de 4 ohm até 150W em cada canal e depois outro módulo para os drivers e outro para os graves. 

Mas como todo driver em geral é 8 ohm, qual seria um bom módulo? O 250.2 puxa duas Ti 70W 8ohm?

 

Ah, os cv são de 15". E pretendo montar um trio pequeno, usando duas Ti, dois woofer de 8" e dois de 15" coisa de 70W - 150W - 300~400 em cada.

 

Vou ver se tem como eu cancelar a compra do SD400.4 e ver se consigo comprar o SD800.4.

Caso consiga, esse ficara para os drivers Ti e os woofer de 8". Ou seria melhor manter o 400 por enquanto e depois comprar outro módulo para os Ti?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok! Agora estou no notebook. 

 

Bem. Peguei o manual do 15CV4 e vi que ele tem uma ampla faixa de resposta. Baseado no gráfico de SPL x Frequencia, percebi, que sendo um falante de 15", atua tranquilamente até os 2Khz, permitindo(em outras palavras, sem necessidade de falante complementar), se assim, o quiser, usar com Driver Ti, o que simplificaria consideravelmente o sistema e diminuiria a possibilidade de acrescentar mais amplificadores, além do que pretende para o grave.

 

http://www.selenium.com.br/site/assets/produtosfinal/43_pdfManual.pdf

 

Eu resolvi interferir, porque quero esclarecer algo que eu li. Apesaer de não ter sido a potência ideal e foi isso que eu quis dizer, com o 400.4, pode ser usado 02 falantes(CV4) ligados em paralelo e receberão a mesma potência, sim. A indicação é pela ligação em bridge dos canais, pois assim será disponibilizada a maior potência que pode ser oferecida.

 

Os outros 02 canais restantes, podem ser usados para Driver e Stw(cada canal com um par desses e não um par do mesmo tipo num canal), por enquanto, já que deseja modificar o sistema com o tempo.

 

Se conseguir converter a proposta do 400.4, pelo 800.4, ótimo,  vai melhorar bastante, mas ainda assim não é o ideal.

 

Li a respeito de falantes de 8". Eu não vejo necessidade disso, pelo motivo explicitado acima.

 

Escuta só. Pare! 

 

Avalie o que tem na mão, discuta as possibilidades, procurando saber de outras opniões, não só a minha, para depois então, comprar, depois de tudo definido.

 

 

Você vai adquirir o kit original do CV4, para colocar nos seus antigos ou vai providenciar itens no paralelo, com intuito apenas de aproveitar o que tem?

 

Recapitulando:

 

O que pode ser feito com o que já tem, independentemente de que seja o 400.4 ou 800.4, embora nenhum deles seja ideal?

 

02 CV4 ligados em paralelo ligados numa ligação oriunda de 02 canais

01 par  Drv + Stw, por canal

 

Problemas:

 

Alguns amplificadores não permitem corte vatiável, então vai ter problema para corte HP para os CV4 e terá problema em fazer corte HP para os Drv.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não há necessidade da aquisição de um outro amplificador para Driver e Stw. Canalize o

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok! Agora estou no notebook. 

 

Bem. Peguei o manual do 15CV4 e vi que ele tem uma ampla faixa de resposta. Baseado no gráfico de SPL x Frequencia, percebi, que sendo um falante de 15", atua tranquilamente até os 2Khz, permitindo(em outras palavras, sem necessidade de falante complementar), se assim, o quiser, usar com Driver Ti, o que simplificaria consideravelmente o sistema e diminuiria a possibilidade de acrescentar mais amplificadores, além do que pretende para o grave.

 

http://www.selenium.com.br/site/assets/produtosfinal/43_pdfManual.pdf

 

Eu resolvi interferir, porque quero esclarecer algo que eu li. Apesaer de não ter sido a potência ideal e foi isso que eu quis dizer, com o 400.4, pode ser usado 02 falantes(CV4) ligados em paralelo e receberão a mesma potência, sim. A indicação é pela ligação em bridge dos canais, pois assim será disponibilizada a maior potência que pode ser oferecida.

 

Os outros 02 canais restantes, podem ser usados para Driver e Stw(cada canal com um par desses e não um par do mesmo tipo num canal), por enquanto, já que deseja modificar o sistema com o tempo.

 

Se conseguir converter a proposta do 400.4, pelo 800.4, ótimo,  vai melhorar bastante, mas ainda assim não é o ideal.

 

Li a respeito de falantes de 8". Eu não vejo necessidade disso, pelo motivo explicitado acima.

 

Escuta só. Pare! 

 

Avalie o que tem na mão, discuta as possibilidades, procurando saber de outras opniões, não só a minha, para depois então, comprar, depois de tudo definido.

 

 

Você vai adquirir o kit original do CV4, para colocar nos seus antigos ou vai providenciar itens no paralelo, com intuito apenas de aproveitar o que tem?

 

Recapitulando:

 

O que pode ser feito com o que já tem, independentemente de que seja o 400.4 ou 800.4, embora nenhum deles seja ideal?

 

02 CV4 ligados em paralelo ligados numa ligação oriunda de 02 canais

01 par  Drv + Stw, por canal

 

Problemas:

 

Alguns amplificadores não permitem corte vatiável, então vai ter problema para corte HP para os CV4 e terá problema em fazer corte HP para os Drv.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não há necessidade da aquisição de um outro amplificador para Driver e Stw. Canalize o

 

A questão dos alto falantes de 8" com DTi é em fazer um projeto totalmente novo. Sem nenhum desses componentes que já tenho.

No caso eu já compraria novos falantes de 15", 8" e DTi. Ou então só 15" + DTi.

Só que como eu já vou gastar dinheiro, eu gostaria de aproveitar o módulo de agora no projeto futuro, entendeu?

 

Minha dúvida é a seguinte, apesar de não ser ideal o 400.4. Eu queria saber se cada falante vai receber 200W RMS do bridge ou então se cada um vai acabar recebendo somente 100W.

 

EDIT: Justamente foi essa imagem que me causou confusão:

 img02.png

 

E eu acabei decidindo pelo 400.4. Porque usaria o bridge de 200W e como cada falante é 150, pela imagem, os dois acabariam recebendo potência suficiente. E nos outros dois canais, colocaria os DF e STW. Deixaria o módulo em flat e o controle dos cortes faria com resistores e capacitores.

 

EDIT2: No caso, pude entender que o problema maior é quanto a questão da sonorização ficar em mono e não em estereo, já que sugere que eu coloque driver + tweter juntos. Mas qual seria o problema em deixar tudo em mono?

Editado por anisiobfilho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá.

 

O 400.4 gera 2 brigde de 200w e os falantes que são de 150w cada, se ligados em paralelo, receberam 100w(o que não é recomendado, porque a potência aplicada, será menor do que potência nominal do falante), desde que a impedância resultante, seja 4 ohms.

 

Quanto a ligar cada par Drv + Stw(canal normal, ou seja, sem bridge), em cada canal restante, não se perde a estereofonia.

 

Observação:

Todas as situações precisam de corte de frequência externa e não pelo amplificador.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá.

 

O 400.4 gera 2 brigde de 200w e os falantes que são de 150w cada, se ligados em paralelo, receberam 100w(o que não é recomendado, porque a potência aplicada, será menor do que potência nominal do falante), desde que a impedância resultante, seja 4 ohms.

 

Quanto a ligar cada par Drv + Stw(canal normal, ou seja, sem bridge), em cada canal restante, não se perde a estereofonia.

 

Observação:

Todas as situações precisam de corte de frequência externa e não pelo amplificador.

 

 

Sem querer ser chato, mas já sendo, eu pesquisei e encontrei esse arquivo: http://www.studior.com.br/lig_af.pdf

 

Onde na segunda página num quadro ao lado direito, o autor fala que, quando se tem dois autofalantes de 8 ohm e 100W e se tem um amplificador de saída 4 ohm 70W.

Então ele explica que se ligados em série, a impedância duplicaria e a potência recebida por cada falante seria 1/4 da saída, no caso, 17,5W.

No segundo exemplo ele fala da ligação em paralelo, onde a impedância cairia pela metade, a potência fornecida pelo amplificador duplicaria e cada falante receberia metade disso, ou seja, cada falante receberia os 70W originais.

 

Pelo menos foi isso que eu entendi da explicação. E foi por isso que acabei optando pelo 400.4

 

Agora voltando, caso eu consiga cancelar a compra ou acabe usando esse 400.4 em outra finalidade, qual seria o módulo ideal para um projeto do tipo: 2xDF+ST ou 2xDTi junto com  2xwoofer de 150W??

E também que módulo usaria com dois woofers de 400W RMS.

Se puder me tirar essas dúvidas, ficarei grato :D

 

EDIT: No site da autosom: http://autosom.net/artigos/associacao.htm

Paralelo: Nesse caso podemos notar que se dois falantes de mesma impedância forem colocados em paralelo, basta dividir a impedância de um deles pra saber o resultante final. Nesse exemplo 4 / 2 = 2 Ohms. Se tivermos dois falantes de 8 Ohms o resultante será 4 Ohms.

       Se um amplificador fornecesse 100W em 2 Ohms (50W a 4 Ohms) essa potência seria dividida igualmente e cada falante receberia 50W.

 

Série: Nese caso o sinal é mandado para ambos os falantes mas a impedância final é maior que na ligação paralela, portanto não há problema para o amplificador. A desvantagem é que não estaremos obtendo toda a potência que o amplificador pode fornecer que normalmente é em 4 ou 2 Ohms finais. 

       Se tivermos um amplificador que forneça 100W em 8 Ohms (200W a 4 Ohms), essa potência será dividida igualmente e teremos cada falante reproduzindo 50W, como no caso dos falantes em paralelo, a diferença é que para conseguirmos 50W em cada falante, foi necessário um amplificador que forneça 200W em 4 Ohms enquanto que no caso paralelo era preciso um amplificador de 50W em 4 Ohms:

Editado por anisiobfilho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que essa teoria não está fazendo bem para você não.

 

Eu peguei no mercado Livre a especificação desse amplificador, que é o que segue.  Baseado nisso, eu explicarei logo em seguida

Canais 4 x 100WRMS @ 2Ω
Bridge 2 x 200WRMS @ 4Ω

 

O 400.4, possui 4 canais. 02 Canais serão ligados em bridge(ponte). Dessa forma você obterá a maior potência possível, permitindo que os 200w oriundos dessa "ponte", seja divida igualmente entre os 2 falantes, sendo que cada um receberá 100w e não 50w. Seria 50w, se eu fosse ligar um falante em cada canal individualmente, mas a ligação é em brigde, oriundo de 02 canais. 

 

Essa é forma correta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que essa teoria não está fazendo bem para você não.

 

Eu peguei no mercado Livre a especificação desse amplificador, que é o que segue. Baseado nisso, eu explicarei logo em seguida

Canais 4 x 100WRMS @ 2Ω

Bridge 2 x 200WRMS @ 4Ω

 

O 400.4, possui 4 canais. 02 Canais serão ligados em bridge(ponte). Dessa forma você obterá a maior potência possível, permitindo que os 200w oriundos dessa "ponte", seja divida igualmente entre os 2 falantes, sendo que cada um receberá 100w e não 50w. Seria 50w, se eu fosse ligar um falante em cada canal individualmente, mas a ligação é em brigde, oriundo de 02 canais.

 

Essa é forma correta.

Me parece que o amigo dono do tópico ainda tem algumas dúvidas quanto à impedância e ligações série/paralelo.

 

Basicamente, quanto menor for o valor de impedância nominal ligado na saida do amplificador, mais potência o mesmo irá liberar (respeitando o limite mínimo! 4ohms bridge no caso do 400.4).

Para essa ligação, vai ligar os falantes em paralelo: + com + e - com -!

Nesse caso, divide-se a impedância, que do conjunto passa a ser 4ohms onde terá o "casamento" ideal com a bridge do amp!

Sobre os cortes de frequência, um crossover Stetsom STX62 cairia como uma luva nesse projeto, nesse momento. Necessitando apenas de um capacitor 10uf250v para cada tweeter!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que essa teoria não está fazendo bem para você não.

 

Eu peguei no mercado Livre a especificação desse amplificador, que é o que segue.  Baseado nisso, eu explicarei logo em seguida

Canais 4 x 100WRMS @ 2Ω

Bridge 2 x 200WRMS @ 4Ω

 

O 400.4, possui 4 canais. 02 Canais serão ligados em bridge(ponte). Dessa forma você obterá a maior potência possível, permitindo que os 200w oriundos dessa "ponte", seja divida igualmente entre os 2 falantes, sendo que cada um receberá 100w e não 50w. Seria 50w, se eu fosse ligar um falante em cada canal individualmente, mas a ligação é em brigde, oriundo de 02 canais. 

 

Essa é forma correta.

 

Tudo bem, não vou mais discutir esse ponto.

 

Faltou você comentar quais seriam os módulos ideais.

Editado por anisiobfilho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me parece que o amigo dono do tópico ainda tem algumas dúvidas quanto à impedância e ligações série/paralelo.

 

Basicamente, quanto menor for o valor de impedância nominal ligado na saida do amplificador, mais potência o mesmo irá liberar (respeitando o limite mínimo! 4ohms bridge no caso do 400.4).

Para essa ligação, vai ligar os falantes em paralelo: + com + e - com -!

Nesse caso, divide-se a impedância, que do conjunto passa a ser 4ohms onde terá o "casamento" ideal com a bridge do amp!

Sobre os cortes de frequência, um crossover Stetsom STX62 cairia como uma luva nesse projeto, nesse momento. Necessitando apenas de um capacitor 10uf250v para cada tweeter!

 

A questão de como fazer uma ligação em série ou paralelo eu sei fazer e entendo muito bem. Porém, há a questão da potência quando se mexe com essas ligações. E na maioria das fontes confiáveis que olhei todas falavam que na ligação em série a potência seria dividida para cada falante e que na paralelo a potência seria a mesma em cada falante. Não sou eu quem tô falando, é o que eu li.

Quando ao crossover, gostei mais do 52, dava pra fazer o sistema todo em mono e dividir bonitinho, mas esse 62 também é interessante. Primeiro vou só usar capacitores, ai depois resolvo o que faço.

 

Obrigado pelo comentário!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...