Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Diogo Mumbach

Montagem de SOM

Recommended Posts

Postado em
Pessoal, estou reformando uma caixa de som que comprei e veio nela os seguintes componentes.

1 Modulo Pyramid Pb610gx 800w 

2 Eros E-312 400w RMS 4ohms cada um

2 Twitter selenium ST200 100w RMS 8 ohms cada

1 Corneta 100W   8 ohms (não lembro a marca)

Sei que essa potencia não vai dar o rendimento bom, mas futuramente pretendo colocar 2 SD, 1 para os fones e outra para os twitters e corneta e um crossover.

Enquanto isso não acontece, gostaria de saber se alguém pode me ajudar com devo ligar os componentes e como deve ser a ligação na potencia pra que eu possa aproveitar o máximo do rendimento dela.

Postado em

Os dois woofers de 12" ligados em série no canal 3 e 4 em bridge.

Um super-tweeter ligado no canal 1 e o outro ligado no canal 2 junto com a corneta.

Obs: Cada tweeter com um capacitor de 2,2uF x 250v e a corneta com um capacitor de 47uF x 100v.

Postado em

o twitter e a corneta será ligado em serie ou paralelo?

Em paralelo mesmo, pois cada alto-falante vai ter seu filtro de frequência e isso não vai alterar a impedância final. O amplificador vai trabalhar com dois alto-falantes de 8ohms.

Postado em (editado)

Os dois woofers de 12" ligados em série no canal 3 e 4 em bridge.

Um super-tweeter ligado no canal 1 e o outro ligado no canal 2 junto com a corneta.

Obs: Cada tweeter com um capacitor de 2,2uF x 250v e a corneta com um capacitor de 47uF x 100v.

Fala Dudu,

47uF em d250x flui bem? Não precede a queima dos reparos?

Estou com vontade de aplicar 47uF/250v em d250x fazendo tocar a partir dos 400Hz, fato que teoricamente é permitido à - 10dB no manual.

A modinha é 22uF, mas como não vou aplicar médios, quero as d250x descendo bastante​ para completar ao máximo a ausência dos médios.

Então queria saber se você já viu as 250x com 47uF durarem bastante tempo, sem a necessidade constante na troca de reparos.

Editado por Navegante
Postado em

Fala Dudu,

47uF em d250x flui bem? Não precede a queima dos reparos?

Estou com vontade de aplicar 47uF/250v em d250x fazendo tocar a partir dos 400Hz, fato que teoricamente é permitido à - 10dB no manual.

A modinha é 22uF, mas como não vou aplicar médios, quero as d250x descendo bastante​ para completar ao máximo a ausência dos médios.

Então queria saber se você já viu as 250x com 47uF durarem bastante tempo, sem a necessidade constante na troca de reparos.

Capacitor de 47uF x 100v se eu não me engano faz o corte em 800Hz.

400Hz para ser cortados com capacitor é muito baixo e vai correr o risco de queimar seus drives, a não ser que queira aplicar pouquíssima potência. Algo em torno de 20 a 30Wrms no máximo em cada drive. O ideal seria fazer esse corte em 12db/8ª

Postado em (editado)

Capacitor de 47uF x 100v se eu não me engano faz o corte em 800Hz.

400Hz para ser cortados com capacitor é muito baixo e vai correr o risco de queimar seus drives, a não ser que queira aplicar pouquíssima potência. Algo em torno de 20 a 30Wrms no máximo em cada drive. O ideal seria fazer esse corte em 12db/8ª

Minha ousadia em cortar nos 47uF, é com amparo no amplificador classe AB, Banda 2.4 Voxer.

Teoricamente, o corte será em 400hz/6dBª.

E no classe AB, até a distorção é menos agressiva e proporciona um "q" à mais em qualidade. Fato completamente, ao contrário em Classes D.

Sim, o ideal seria em 12dBª, mas como projeto um sistema de apenas 3 vias que não precisa ser tão refinado, vou analisar no capacitor de 6dBª, e ver como será o resultado. De cara, já estimo ter um timbre mais encorpado através do Banda (AB) e driver descendo ao máximo.

Ainda bem que a troca do reparo de driver é bem prático  :legal:

Editado por Navegante

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...