Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Diogo Mumbach

Montagem de SOM

Recommended Posts

Pessoal, estou reformando uma caixa de som que comprei e veio nela os seguintes componentes.

 

1 Modulo Pyramid Pb610gx 800w 

 

2 Eros E-312 400w RMS 4ohms cada um

 

2 Twitter selenium ST200 100w RMS 8 ohms cada

 

1 Corneta 100W   8 ohms (não lembro a marca)

 

Sei que essa potencia não vai dar o rendimento bom, mas futuramente pretendo colocar 2 SD, 1 para os fones e outra para os twitters e corneta e um crossover.

 

Enquanto isso não acontece, gostaria de saber se alguém pode me ajudar com devo ligar os componentes e como deve ser a ligação na potencia pra que eu possa aproveitar o máximo do rendimento dela.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os dois woofers de 12" ligados em série no canal 3 e 4 em bridge.

 

Um super-tweeter ligado no canal 1 e o outro ligado no canal 2 junto com a corneta.

 

Obs: Cada tweeter com um capacitor de 2,2uF x 250v e a corneta com um capacitor de 47uF x 100v.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o twitter e a corneta será ligado em serie ou paralelo?

 

Em paralelo mesmo, pois cada alto-falante vai ter seu filtro de frequência e isso não vai alterar a impedância final. O amplificador vai trabalhar com dois alto-falantes de 8ohms.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria de agradecer a ajuda, a caixa já está montada e tocando dentro das suas limitações. Em breve pretendo fazer um up no modulo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os dois woofers de 12" ligados em série no canal 3 e 4 em bridge.

 

Um super-tweeter ligado no canal 1 e o outro ligado no canal 2 junto com a corneta.

 

Obs: Cada tweeter com um capacitor de 2,2uF x 250v e a corneta com um capacitor de 47uF x 100v.

Fala Dudu,

 

47uF em d250x flui bem? Não precede a queima dos reparos?

 

Estou com vontade de aplicar 47uF/250v em d250x fazendo tocar a partir dos 400Hz, fato que teoricamente é permitido à - 10dB no manual.

 

A modinha é 22uF, mas como não vou aplicar médios, quero as d250x descendo bastante​ para completar ao máximo a ausência dos médios.

 

Então queria saber se você já viu as 250x com 47uF durarem bastante tempo, sem a necessidade constante na troca de reparos.

Editado por Navegante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Dudu,

 

47uF em d250x flui bem? Não precede a queima dos reparos?

 

Estou com vontade de aplicar 47uF/250v em d250x fazendo tocar a partir dos 400Hz, fato que teoricamente é permitido à - 10dB no manual.

 

A modinha é 22uF, mas como não vou aplicar médios, quero as d250x descendo bastante​ para completar ao máximo a ausência dos médios.

 

Então queria saber se você já viu as 250x com 47uF durarem bastante tempo, sem a necessidade constante na troca de reparos.

 

Capacitor de 47uF x 100v se eu não me engano faz o corte em 800Hz.

 

400Hz para ser cortados com capacitor é muito baixo e vai correr o risco de queimar seus drives, a não ser que queira aplicar pouquíssima potência. Algo em torno de 20 a 30Wrms no máximo em cada drive. O ideal seria fazer esse corte em 12db/8ª

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Capacitor de 47uF x 100v se eu não me engano faz o corte em 800Hz.

 

400Hz para ser cortados com capacitor é muito baixo e vai correr o risco de queimar seus drives, a não ser que queira aplicar pouquíssima potência. Algo em torno de 20 a 30Wrms no máximo em cada drive. O ideal seria fazer esse corte em 12db/8ª

 

 Minha ousadia em cortar nos 47uF, é com amparo no amplificador classe AB, Banda 2.4 Voxer.

 

 Teoricamente, o corte será em 400hz/6dBª.

 

 E no classe AB, até a distorção é menos agressiva e proporciona um "q" à mais em qualidade. Fato completamente, ao contrário em Classes D.

 

 Sim, o ideal seria em 12dBª, mas como projeto um sistema de apenas 3 vias que não precisa ser tão refinado, vou analisar no capacitor de 6dBª, e ver como será o resultado. De cara, já estimo ter um timbre mais encorpado através do Banda (AB) e driver descendo ao máximo.

 

Ainda bem que a troca do reparo de driver é bem prático  :legal:

Editado por Navegante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...