Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

nagual

Ajuda SQ no SONIC (Chevrolet). Manter falante original?

Recommended Posts

Postado em

Estou montando um sonzinho SQ de entrada no Chevrolet Sonic, com equipamento que já tinha parado aqui em casa.

No momento está assim:

- amp HERTZ ep 4

- Sub Jl Audio 8"

- Tratamento acustico nas portas frontais.

e Kit.... Agora vem a dúvida.

O Kit que tenho parado aqui é o Focal Access 165A1.

Quem vai instalar para mim garante que é melhor deixar o kit 2 vias que vei de fábrica do carro, mesmo sendo de cone de papel!

Sei que o Focal Access é modelo de entrada, mas seu mid é feito de uma fibra bem begal, o tweeter de domo de aluminio invertido.... Será que não vale mesmo a pena utilizar este kit?  

Opiniões são muito bem vindas!

Postado em

Afff, esse instalador falou besteira.

Já tive esse kit focal e é muito bom, não dá nem para comparar com falantes originais.

Só para vc saber, a focal produz uma das caixas mais caras do mundo para ht. Coisa de $200.000 o par. Acha mesmo que um falantezinho oem pode ser comparado ao pior falante da focal?

Corre desse instalador, capaz dele dizer que o tw não precisa instalar. Ele só deve ter instalado coaxial na vida e não sabe onde colocar o tw.

Postado em

Não gostaria de pensar que ele só sugeriu isso para ter menos trabalho (ja que o valor de instalacao seria o mesmo)...

Quando utilizei o kit focal access 1 em outro carro, me lembro de achar o tweeter meio ardido. 

Pessoal tem mais opiniões a respeito?

Postado em

Não gostaria de pensar que ele só sugeriu isso para ter menos trabalho (ja que o valor de instalacao seria o mesmo)...

Quando utilizei o kit focal access 1 em outro carro, me lembro de achar o tweeter meio ardido.

Caso vc goste mais do oem, tenho aqui 3 pares. 1 de Corolla e dois de civic. Troco todos no seu kit focal.
Postado em

Optamos por instalar o Kit Focal, e após remover os kits originais, pude realmente avaliar que de fatos, neste modelo da chevrolet (e provavelmente também no Cruze, tracker e carros similares, os kits 2 vias são de ótima qualidade, de nivel igual a qualquer modelo de entrada de marca boa.

São de uma fibra de celulose transada (não é papelão simples), sobre uma base muito bem construida, e o tweeter é de seda, também em uma estrutura bem feita. 

No meu caso, tinha o kit focal parado aqui, ok. Mas hj não recomendaria mais trocar esses kits originais por um de entrada, de qualquer marca. 

Postado em

Se fosse somente trocar o kit, mantendo somente a Hu, eu tbm não aconselharia, pois os originais são mais sensíveis e trabalham melhor com baixas potências, mas como ai seria amplificado por um modulo com boa qualidade, seria viável a troca sim, até por questão de suportar a potência que o ampli vai mandar sem muita distorção.

Postado em

Entendo Jefferson, sim utilizando amp, 

meu ponto é que realmente estes kits 2 vias que vieram de fábrica, parece com modelos de entradas de marca boas, ou seja, aceitariam sim o amp sem distorção, claro que tudo muda quando se fala de kits de linha top, dai sim a vantagem é indiscutível.

Postado em

Entendo Jefferson, sim utilizando amp, 

meu ponto é que realmente estes kits 2 vias que vieram de fábrica, parece com modelos de entradas de marca boas, ou seja, aceitariam sim o amp sem distorção, claro que tudo muda quando se fala de kits de linha top, dai sim a vantagem é indiscutível.

Estou me preparando pra fazer um upgrade no meu sonic também, mas realmente concordo que ouvindo os originais, não vejo grandes problemas. Estou com um Helix B62C pra por no lugar? Assim como toca-los com um Helix DB Four, provavelmente fazendo os cortes pelo amplificador, tirando fora o crossover original e fazendo um bi-amp, usando a HU do carro mesmo com um conversor Corzus.

Você acha que devo mexer nos falantes?

Foi difícil substituir os falantes?

Precisou de alguma adaptação?

Qual HU está usando?

Desculpe a quantidade de perguntas. =D

Postado em

Estou me preparando pra fazer um upgrade no meu sonic também, mas realmente concordo que ouvindo os originais, não vejo grandes problemas. Estou com um Helix B62C pra por no lugar? Assim como toca-los com um Helix DB Four, provavelmente fazendo os cortes pelo amplificador, tirando fora o crossover original e fazendo um bi-amp, usando a HU do carro mesmo com um conversor Corzus.

Você acha que devo mexer nos falantes?

Foi difícil substituir os falantes?

Precisou de alguma adaptação?

Qual HU está usando?

Desculpe a quantidade de perguntas. =D

vou citar um relato que tive na avaliação do som original do cruze,que acredito ser o mesmo sistema do sonic .Realmente a qualidade do kit oem é interessante,agudo gostoso de ouvir,porem com o eq do HU oem em flat o som fica morto,é nescessário um bom acréscimo no eq para os agudos aparecerem,e não tem uma pegada forte nos mid. Quando o kit foi amplificado ai notei que os mids tem uma boa resistencia a potencia,porem perdeu definição nos medios e os agudos ficaram bem sujos,é provavel que o conversor rca interferiu.O b 62 é linha entrada helix acredito que se sobre saia ao oem mas não sei se será algo tão significativo,mas note que isso ocorre por que o kit original gm do modelo citado está acima da media dos sistemas oem da maioria dos carros até 60.000

Postado em

vou citar um relato que tive na avaliação do som original do cruze,que acredito ser o mesmo sistema do sonic .Realmente a qualidade do kit oem é interessante,agudo gostoso de ouvir,porem com o eq do HU oem em flat o som fica morto,é nescessário um bom acréscimo no eq para os agudos aparecerem,e não tem uma pegada forte nos mid. Quando o kit foi amplificado ai notei que os mids tem uma boa resistencia a potencia,porem perdeu definição nos medios e os agudos ficaram bem sujos,é provavel que o conversor rca interferiu.O b 62 é linha entrada helix acredito que se sobre saia ao oem mas não sei se será algo tão significativo,mas note que isso ocorre por que o kit original gm do modelo citado está acima da media dos sistemas oem da maioria dos carros até 60.000

Imagino que o cone de papel realmente limite a potência a ser aplicada, todavia pretendo tratar a porta, fazer uma vedação melhor, talvez até melhorando o kit oem. O DB Four têm entradas altas, eu vou fazer os testes com ele também. Mas confesso que agora fiquei com a pulga atrás da orelha. Se pudesse * trocar a HU eu com certeza iria trocar os falantes todos e subir o nível geral, mas como não pretendo trocar a HU ficou a dúvida agora se vale a pena mexer com isso. Eu vou colocar um subwoofer também, imagino que os falantes OEM podem representar um gargalo nessa hora, ficar com o subwoofer extremamente atenuado.

Postado em

A comparação é justa ? Não acho, afinal você compra um carro de 50 60k e quer fazer "upgrade" com Kit de 400 500 reais...

Se eu pego um carro desse nível, parto de Morel Tempo pra cima, além da instalação e do restante dos equipamentos acompanharem o investimento.

Postado em

A comparação é justa ? Não acho, afinal você compra um carro de 50 60k e quer fazer "upgrade" com Kit de 400 500 reais...

Se eu pego um carro desse nível, parto de Morel Tempo pra cima, além da instalação e do restante dos equipamentos acompanharem o investimento.

Pois acredite,já vi pessoas retirar o kit oem de boa qualidade, pra colocar triaxiais, por que Acreditavam que o som ficaria mais alto.
Postado em

Pois acredite,já vi pessoas retirar o kit oem de boa qualidade, pra colocar triaxiais, por que Acreditavam que o som ficaria mais alto.

É ignorância é uma virtude as vezes, rsrs

Ter bom gosto requer tempo e dinheiro e são poucos que dedicam esses dois preciosos.

@nagual, alguma novidade?

Postado em

Acho normal o instalador pensar assim, aqui perto de casa tem cada um...vêm com ideias limitadas pelo próprio baixo nível de conhecimento. Virei DIY por isso!

Que fiação tu tinha nesse kit?

Comprei VDH the Bridge justamente pelos reviews e testes dizer que apagava um pouco as frequências altas e queria um 165V30 que tem o mesmo "problema". Casamento de equips inclui fiação e é a maior chatisse do SQ ou satisfação quando se acerta de 1ª ou 2ª...

Morel Tempo? Eu teria no mínimo um VRX pra Morel Hybrid...tenho um fusca Itamar!!!

Abraço,

Guga

Postado em

Já tive o focal access, TW gritao, mas acho muito difícil esses mid acompanhar os mid da focal, em porta tratada.

Faz os teste com os mids que verá que vale a pena em utilizar ele.

Postado em

Morel Tempo? Eu teria no mínimo um VRX pra Morel Hybrid...tenho um fusca Itamar!!!

Abraço,

Guga

Carro = 45 mil, amplificadores, subwoofer, cabos, player, kit, caixa, mão de obra etc = 5 mil. 5/45 = 11% do valor do carro. É bastante grana. Qual porcentagem vocês acham cabível ser o custo do som do carro?

Sendo que a maioria dos brasileiros não compra carro a vista, logo sempre rola uma bíblia pra pagar de uns 600 a 1000 reais mês.

Eu particularmente acho que 5% do valor do carro é o que deve ser investido em som. Porque como todos devem saber carro não presta pra som, a partir de 5mil imagino que os ganhos sejam pequenos demais. E têm outro problema, brasileiro troca de carro em média a cada de 20 meses, logo não dá pra investir muito em isolamento, customização...

Em resumo, acho muito justo a procura do upgrade que o amigo quer fazer, está dentro das possibilidades da maioria do povo e gera um resultado muito satisfatório.

• Upvote 1
Postado em

Carro = 45 mil, amplificadores, subwoofer, cabos, player, kit, caixa, mão de obra etc = 5 mil. 5/45 = 11% do valor do carro. É bastante grana. Qual porcentagem vocês acham cabível ser o custo do som do carro?

Sendo que a maioria dos brasileiros não compra carro a vista, logo sempre rola uma bíblia pra pagar de uns 600 a 1000 reais mês.

Eu particularmente acho que 5% do valor do carro é o que deve ser investido em som. Porque como todos devem saber carro não presta pra som, a partir de 5mil imagino que os ganhos sejam pequenos demais. E têm outro problema, brasileiro troca de carro em média a cada de 20 meses, logo não dá pra investir muito em isolamento, customização...

Em resumo, acho muito justo a procura do upgrade que o amigo quer fazer, está dentro das possibilidades da maioria do povo e gera um resultado muito satisfatório.

Muito bem colocado seu comentário,concordo que 10% já é um investimento relativamente alto,levando em conta o carro como um todo.Mas quando a referência são os importados ai essa matemática é diferente,me recordo que o modelo volvo c70 que na época custava 100,000,00 dólares tinha um sistema de som original avaliado em 18.000,00 ou seja 18%.

Postado em

Não acho cabível a comparação de %, afinal um Upgrade de som faço quando meus ouvidos encontram coisas significativamente melhores, a um custo acessível. Economizo e espero até encontrar a melhor alternativa de upgrade.

Upgrade de carro faço quando o mesmo não atende mais minhas necessidades. Tenho esse desde 2010 e não estaciono meu carro na rua. Não tenho medo de roubo nem me preocupo com IPVA e com o carro estar ficando velho, afinal cada dia que passa vale mais!

Ouço mais som mo meu carro do que em casa, então vou ao meu limite das possibilidades, até não notar mais diferenças audíveis. Digamos que tenho um som avaliado em 20/25% do valor do carro, avaliando meu Fusca em 20.000, imaginem o estado do mesmo...

Abraço,

Guga

Postado em

No geral, as paixões te limitam. Meu objetivo é expandir o conhecimento do meu corpo (físico) e do senso analítico (psicológico).

O som acaba se tornando objeto e não objetivo.

"Homem, conhece a ti mesmo, assim conhecerá os deuses" (Provérbio milenar escrito no Templo de Luxor, Egito)

Postado em

Não acho cabível a comparação de %, afinal um Upgrade de som faço quando meus ouvidos encontram coisas significativamente melhores, a um custo acessível. Economizo e espero até encontrar a melhor alternativa de upgrade.

Upgrade de carro faço quando o mesmo não atende mais minhas necessidades. Tenho esse desde 2010 e não estaciono meu carro na rua. Não tenho medo de roubo nem me preocupo com IPVA e com o carro estar ficando velho, afinal cada dia que passa vale mais!

Ouço mais som mo meu carro do que em casa, então vou ao meu limite das possibilidades, até não notar mais diferenças audíveis. Digamos que tenho um som avaliado em 20/25% do valor do carro, avaliando meu Fusca em 20.000, imaginem o estado do mesmo...

Abraço,

Guga

Esse ponto - de horas de uso do som no carro - é um fator bem crítico mesmo. Ora se você pega - supondo - 4 horas de estrada por dia, com certeza é uma boa opção o investimento. Mas seu caso é bem atípico mesmo. Escolhe ter um carro que requer muito carinho que possivelmente não irá trocar nos próximos 20 anos e todo grana que colocar nele é pura satisfação.  No meu caso eu tenho usado o carro uns 20 min por dia, é pouco, e ainda o deixo na rua durante todo o horário de trabalho. Se eu pedir pra colocar o som no seguro já viu como ficará né. =D

A vida não é um budget. As paixões não tem orçamento.

Concordo muito com isso, só pontuei a questão porque o amigo questionou o valor do upgrade frente ao valor do carro, aí saímos do subjetivo da paixão e passamos a ver somente o custo benefício.

--

Esperando aqui o autor dar seu parecer, pois pretendo retomar meu projeto de upgrade também.

[^]  ;)

Postado em

Esse ponto - de horas de uso do som no carro - é um fator bem crítico mesmo. Ora se você pega - supondo - 4 horas de estrada por dia, com certeza é uma boa opção o investimento. Mas seu caso é bem atípico mesmo. Escolhe ter um carro que requer muito carinho que possivelmente não irá trocar nos próximos 20 anos e todo grana que colocar nele é pura satisfação.  No meu caso eu tenho usado o carro uns 20 min por dia, é pouco, e ainda o deixo na rua durante todo o horário de trabalho. Se eu pedir pra colocar o som no seguro já viu como ficará né. =D

Concordo muito com isso, só pontuei a questão porque o amigo questionou o valor do upgrade frente ao valor do carro, aí saímos do subjetivo da paixão e passamos a ver somente o custo benefício.

--

Esperando aqui o autor dar seu parecer, pois pretendo retomar meu projeto de upgrade também.

[^]  ;)

Mas observe o seguinte.Por exemplo quando se fala em cabos tanto rca quanto speaker eu sempre notei a seguinte sugestão."Em sistemas onde o  investimento é maior, é adequado utilizar cabos mais refinados($$$),em sets mais simples utilizar cabos mais acessíveis".Nesse contexto o que está sendo considerado é o valor em si e não o resultado,digo isso por ter ouvido usuários dizer que tiveram bons resultados com cabos xing ling,ai te pergunto se é sq os cabos xing ling não deveriam estar presentes.Então quase sempre o que temos são os objetos e não os objetivos,por isso que existe equipamentos de grife.

Postado em

Mas observe o seguinte.Por exemplo quando se fala em cabos tanto rca quanto speaker eu sempre notei a seguinte sugestão."Em sistemas onde o  investimento é maior, é adequado utilizar cabos mais refinados($$$),em sets mais simples utilizar cabos mais acessíveis".Nesse contexto o que está sendo considerado é o valor em si e não o resultado,digo isso por ter ouvido usuários dizer que tiveram bons resultados com cabos xing ling,ai te pergunto se é sq os cabos xing ling não deveriam estar presentes.Então quase sempre o que temos são os objetos e não os objetivos,por isso que existe equipamentos de grife.

Só não use o "sempre" pois se ler todos os meus posts verá o valor que dou a esses equipamentos. Considero-os igual a um HU, amp ou falante. Assim como encho o saco das pessoas pra usar um pezinho, direcionar falantes e manter mids próximo aos tweeters pois considero isso "segredo de doceiro" da "receita de bolo", não que outros sets não fiquem melhores, porém dificulta bastante o acertono meu conceito. Se analisar friamente meu set ($$$) verá que o maior valor está na fiação (eu nunca tinha pensado nisso!). Sigo tentando fazer um downgrade de RCA quase sem perdas e não consigo. Existem diferenças que só testando, experienciando e ouvindo as mesmas músicas conseguimos perceber. Caso não note diferença, downgrade no equipamento! Sigo sempre a máxima do mais com menos...

Abraço,

Guga

Postado em

Só não use o "sempre" pois se ler todos os meus posts verá o valor que dou a esses equipamentos. Considero-os igual a um HU, amp ou falante. Assim como encho o saco das pessoas pra usar um pezinho, direcionar falantes e manter mids próximo aos tweeters pois considero isso "segredo de doceiro" da "receita de bolo", não que outros sets não fiquem melhores, porém dificulta bastante o acertono meu conceito. Se analisar friamente meu set ($$$) verá que o maior valor está na fiação (eu nunca tinha pensado nisso!). Sigo tentando fazer um downgrade de RCA quase sem perdas e não consigo. Existem diferenças que só testando, experienciando e ouvindo as mesmas músicas conseguimos perceber. Caso não note diferença, downgrade no equipamento! Sigo sempre a máxima do mais com menos...

Abraço,

Guga

Fala Guga,na verdade eu não estava me referindo aos seus comentários,apenas usei ele como referência a esse dogma que por vezes eu ouvi aqui no fórum,em tese a preocupação seria manter o nível de grife dos equipamentos empregados no projeto.É claro que o que é bom quase sempre é caro,mas o que é caro nem sempre é bom.E concordo,que direcionamento é fundamental no resultado,note minha situação,meus mids helix tem um médio muito equilibrado e detalhado,mas a tela de proteção da porta do meu carro tranquilamente sacrifica 20% das frequências que me proporcionaria imersão e profundidade na musica,pezinho pelo tamanho dele e o espaço disponível sem chance,a unica saída é um trabalho na tela da porta ou doorpod.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...