Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Roohx3

Impedância - Ajuda em caso específico

Recommended Posts

Postado em (editado)

So pra interar o tópico, voltagem do capacitor tem que ser maior que a fornecida pelo amplificador pra não dar problema. Pra saber a voltagem so pegar a potencia, multiplicar pela impedância e tirar a raiz quadrada.

Editado por diego.twim
Postado em

So pra interar o tópico, voltagem do capacitor tem que ser maior que a fornecida pelo amplificador pra não dar problema. Pra saber a voltagem so pegar a potencia, multiplicar pela impedância e tirar a raiz quadrada.

Pegar a potencia e impedância do aplificador todo ou só do canal que vai estar o capacitor?

Postado em

Impedancia do alto falante, mas a potencia do ampliicador, só do que será fornecido para o capacitor (se for bridge, somar a potencia dos canais) se for um canal, basta ele apenas. Sempre usa uma margem de segurança, sempre! Nunca pega na tensão mais baixa ou em cima da que irá passar pelo capacitor.

Postado em

Impedancia do alto falante, mas a potencia do ampliicador, só do que será fornecido para o capacitor (se for bridge, somar a potencia dos canais) se for um canal, basta ele apenas. Sempre usa uma margem de segurança, sempre! Nunca pega na tensão mais baixa ou em cima da que irá passar pelo capacitor.

Logo

Potencia do canal: 450+450=900wrms

Impedância do tweeter: 8ohms

900*8= 7200

raiz quadrada: 84,85

Assim não usar um capacitor com a voltagem menor que 85v?

sendo assim posso usar esses de 400v que tenho certo?

Postado em

Seria a potencia liberada a 8ohms, para descobrir a tensão que o amplificador libera, teoricamente a voltagem não muda, mas pela formula potencia=tensão²/resistencia, quando aumenta a impedancia a potencia diminui, por isso que tem que fazer a potencia liberada pela resistencia do alto falante. Mas sim, 400v provavelmente vai suprir a necessidade hahaha

Postado em

Seria a potencia liberada a 8ohms, para descobrir a tensão que o amplificador libera, teoricamente a voltagem não muda, mas pela formula potencia=tensão²/resistencia, quando aumenta a impedancia a potencia diminui, por isso que tem que fazer a potencia liberada pela resistencia do alto falante. Mas sim, 400v provavelmente vai suprir a necessidade hahaha

Fechou, gasto a menos!! kkkkkkkk

Postado em

Dando inicio as aquisições:

Comprado:

2 Cabos RCA Technoise Series 800 PRO 5 MTS (vale a compra?)

Comprando na próxima semana:

2 Tweeter Selenium 2 pares 6x9 bravox b4x69t

Comprando mais na frente (a decidir):

Stetsom v1800.4 ou SD 1200.4

Subwoofer 900w RMS

Postado em

Acabei de montar um som pra um amigo, com par de 6x9 bomber sub e um pioneer 311. Os 6x9 em 8ohms na bridge do sd800.4 e o pioneer na outra bridge, alimentados por uma usina 60a. Ficou beeeeem forte, sub sem amaciar ainda, 6x9 em caixa selada de 20l pros dois. Vou abrir um tópico no residencial depois.

Postado em

Acabei de montar um som pra um amigo, com par de 6x9 bomber sub e um pioneer 311. Os 6x9 em 8ohms na bridge do sd800.4 e o pioneer na outra bridge, alimentados por uma usina 60a. Ficou beeeeem forte, sub sem amaciar ainda, 6x9 em caixa selada de 20l pros dois. Vou abrir um tópico no residencial depois.

Opa, quando abrir la me chama que quero ver!!!

Muito sugestivo!

Isso residencial? caraca que bacana!

To muito na duvida.

Amigo meu acabou me indicar, ainda pouco, um sub de 15" que ele disse ser animal pra quem quer misto, porem vai demandar espaço. Mas ele disse que não iria me arrepender e podia fazer uma caixa com plug tipo tira e põe.

O sub é o Oversound 15-800ST. com Driver TI 2540 tbm da over, e MG Steel da Over de 8" na caixa selada de 2 lts ja dentro da dutada aprox.. 80lts!

O duvida cruel!

Postado em

Ai ja vira mais um trio do que misto, mas fica bacana também. Eu curto som boa pegada no subgrave, então prefiro usar subwoofer mesmo, mas se a ideia é tocar aberto, woofer, médio grave e drive ti é o mais indicado.

Postado em

Ai ja vira mais um trio do que misto, mas fica bacana também. Eu curto som boa pegada no subgrave, então prefiro usar subwoofer mesmo, mas se a ideia é tocar aberto, woofer, médio grave e drive ti é o mais indicado.

Pois é, foi o que eu disse pra ele.

Mas ele veio me dizer que tinha frequencia de subwoofer e a sensibilidade dele era alta. Que ia bater gravão tanto dentro como fora. Falou que era um sub muito resistente tbm...

Dei um confere la no site e é bem isso mesmo, pelo menos no papel copiando aqui!

ESPECIFICAÇÕES

Impedância Nominal: 4/8 Ohms Resp. de Frequência: 25~1.500 Hz Freq. Mín. de Corte: 60 Hz Sensibilidade: 97.5 dB Potência RMS: 800 Watts Potência Musical: 1600 Watts Diâmetro da Bobina:

4 Polegadas

PARÂMETROS TS

Freq. de Ressonância: Fs 40 Hz Resist. da Bobina: Re 3,0/5,0 Ω Fator de Qual. Total: Qts 0.34 Fator de Qual. Mecânica: Qms 11.9 Fator de Qual. Elétrica: Qes 0.36 Vol. Equiv. do Falante: Vas 131.5 L Área Efetiva do Cone: Sd 0.088 m² Deslocamento Máximo: Xmax 9 mm

Ele me disse que o único contra é só a caixa que vai ficar meio grande, mas vai sobrar no minimo metade da mala, fácil fácil!

Confere?

Postado em

Depende oq compra da bravox e onde, tem preço bom

Mas os triaxial da bravox são bons, uso 2 pares desse com 2 st304 numa caixa para tocar aberto

E só sd400.4 para alimenta eles e da muito som viu, uso com 2 uxp mas só liga essa caixa quando abro o porta mala

Pode usar o st200 se quiser economizar que tocam bem e tem preço muito bom, mas puder gastar compensa o st304

tweeter da bravox não conheço, mas selenium são bons, anos no mercado, preço bom, reparo acha fácil acho melhor opção nesse caso

O capacitor pra tweeter normalmente usam o 2,2uf com 250v, mas se tiver com maior voltagem acredito não ter problemas, só muda que o capacitor suporta mais voltagem o que importa é mais a capacitância mesmo, até nessas tabelas só informam capacitância

E depois pensa em coloca um kit na frente, já usei muito tempo só os 6x9 e pra ouvir o dia todo cansa e um kit não cansa do mesmo jeito

edit: sobre o sub

Da uma pesquisada no forum sobre esse sub, primeira coisa dele é que não aguenta a potência que diz

pensaria em outro sub

Realmente esses Bravox B4X69T pra médio-graves e agudos até uns 8K, eles respondem bem, tocam pra caramba! Acima dos 8KHz são apagados.

Roohx3, o Spyder Nitro 700 é muito bom, mas não suporta esses 700Wrms. Mas se quiser manter esse subwoofer, ele vai lhe agradar. Aplicando 400Wrms já está de bom tamanho para esse subwoofer!

Postado em

Realmente esses Bravox B4X69T pra médio-graves e agudos até uns 8K, eles respondem bem, tocam pra caramba! Acima dos 8KHz são apagados.

Roohx3, o Spyder Nitro 700 é muito bom, mas não suporta esses 700Wrms. Mas se quiser manter esse subwoofer, ele vai lhe agradar. Aplicando 400Wrms já está de bom tamanho para esse subwoofer!

Dudu, tu acha que um set com uma caixa trio com o oversound citado ali acima e com os 4 6x9 ficaria ruim?

"O sub é o Oversound 15-800ST. com Driver TI 2540 tbm da over, e MG Steel da Over de 8" na caixa selada de 2 lts ja dentro da dutada aprox.. 80lts!"

Postado em

Dudu, tu acha que um set com uma caixa trio com o oversound citado ali acima e com os 4 6x9 ficaria ruim?

"O sub é o Oversound 15-800ST. com Driver TI 2540 tbm da over, e MG Steel da Over de 8" na caixa selada de 2 lts ja dentro da dutada aprox.. 80lts!"

Nesse caso aí nem seria necessário o uso dos 6x9", senão vai ter excesso de médios e agudos. Esse set aí parece ser bom, desde que os amplificadores para tocar esses equipamentos estejam bem alimentados e regulados.

Postado em

Nesse caso aí nem seria necessário o uso dos 6x9", senão vai ter excesso de médios e agudos. Esse set aí parece ser bom, desde que os amplificadores para tocar esses equipamentos estejam bem alimentados e regulados.

Saquei, mas tu acha que com esse sub, sentiria falta dos graves internos/externos do Nitro por exemplo?

Pensei nos 6x9 pro caso de tocar com a mala fechada, numa estripulia no transito e desse vontade de ligar o som..

Como a caixa ficaria abafado no porta malas o som da corneta e do MG abafaria tbm, ai predominaria o grave. Não?

Postado em

Boa tarde!

Desculpe me envolver na conversa, vejo que sempre você toca no assunto desse nitro,

acho que meio que vontade mesmo de ter esse sub kkkk, mas acho que o caminho é mais

ou menos esse mesmo. um triozinho que toca tanto pra dentro quanto pra fora, porem

tive a curiosidade de pesquisar sobre esse falante da oversound e vi que dizem ser

um "wooffer" e nao "subwoffer", então se fosse eu que tivesse desenvolvendo o projeto

eu colocaria um eros sds 2.7 no lugar desse oversound. manteria o driver t.i e o médio

grave. Por se tratar de um carro hatch você não teria perda de grave interno e quando

abrir o porta malas teria ótimo rendimento pra fora. Mas ate agora eu não vi você

mencionar bateria, é bom já ir pensando em uma bateria auxiliar e assim acabando com

seu restinho de porta malas.

• Upvote 1
Postado em

Boa tarde!

Desculpe me envolver na conversa, vejo que sempre você toca no assunto desse nitro,

acho que meio que vontade mesmo de ter esse sub kkkk, mas acho que o caminho é mais

ou menos esse mesmo. um triozinho que toca tanto pra dentro quanto pra fora, porem

tive a curiosidade de pesquisar sobre esse falante da oversound e vi que dizem ser

um "wooffer" e nao "subwoffer", então se fosse eu que tivesse desenvolvendo o projeto

eu colocaria um eros sds 2.7 no lugar desse oversound. manteria o driver t.i e o médio

grave. Por se tratar de um carro hatch você não teria perda de grave interno e quando

abrir o porta malas teria ótimo rendimento pra fora. Mas ate agora eu não vi você

mencionar bateria, é bom já ir pensando em uma bateria auxiliar e assim acabando com

seu restinho de porta malas.

Que isso camarada, é bem vinda! Toda informação acrescenta!

Pois é! Sou meio fãboy do nitro desde que vi os de 10" aterrorizando num golf! kkkkkkk

Bateria, a do cofre é de 60ah e como tem menos de 1 ano não iria substituir.

Entraria nos planos uma estacionaria, já que tenho uma fonte automotiva de 100ah!

Pensando no espaço, o porta malas do palio tem um espaço antes da caixa de roda, no projeto o porta modulo iria cobrir aquele buraco, ai pensei em colocar uma ali!

5IRlISL.jpg

Logo, como dito, menos o restinho do espaço. rs...

Vi esse video aqui com o Palio e o eros. unica diferença é o driver que é fenolico, ai ta meio pamonheiro :x .. No meu caso ganharia uma encorpada com um Driver TI e o MG. 

Postado em

Então, mas quando voce ja pensa em usar equipos mais potentes

ja é interessante voce pensar em bateria reserva, pois nada

nada voce ira utilizar um dois modulos e isso irá lhe render

um bom consumo de ah para que toque redondinho. Sobre a questão

do video parecer pamonheiro pode sim ser por razão do driver ser

fenólico e também da câmera péssima que não capta os médios e os

graves.

Mas pode ter certeza que fica show o eros sds + t.i + mg. toca

todas as frequências com muita força. Assim voce pode usar a sua

ideia de uma chavinha no remote + mais a caixa trio tipo plug and

play pra quando quiser retirar caixa os falantes originais funcionem

ligados direto da saida de alta e vc nao fique sem um sonzinho basico.

Postado em

Então, mas quando voce ja pensa em usar equipos mais potentes

ja é interessante voce pensar em bateria reserva, pois nada

nada voce ira utilizar um dois modulos e isso irá lhe render

um bom consumo de ah para que toque redondinho. Sobre a questão

do video parecer pamonheiro pode sim ser por razão do driver ser

fenólico e também da câmera péssima que não capta os médios e os

graves.

Mas pode ter certeza que fica show o eros sds + t.i + mg. toca

todas as frequências com muita força. Assim voce pode usar a sua

ideia de uma chavinha no remote + mais a caixa trio tipo plug and

play pra quando quiser retirar caixa os falantes originais funcionem

ligados direto da saida de alta e vc nao fique sem um sonzinho basico.

Pois é, ali o que matou foi porque ele usou dois drivers fenolico.

Vi em outros videos e ele se comportou muito bem mesmo!

Eu planejo usar apenas um Amplificador (Stetsom V1800.4), com 2 bridge 1000w RMS a 4 ohm cada. Até porque o espaço é pouco né! e o porta malas não ajuda porque a parte de trás do banco é só forrada, ai tenho que fazer o porta modulo. 

Acredito que mesmo rendendo 80% do que ele pode render, iria tocar legal o Over 15-800ST que é de 800wrms.

O SDS é muito violento! iria precisar de uns 1500w RMS só pra ele. Quase o dobro do Over!

Tu acha que só com a V1800.4 iria tocar bacana esse set triozinho?

Postado em

Pois é, ali o que matou foi porque ele usou dois drivers fenolico.

Vi em outros videos e ele se comportou muito bem mesmo!

Eu planejo usar apenas um Amplificador (Stetsom V1800.4), com 2 bridge 1000w RMS a 4 ohm cada. Até porque o espaço é pouco né! e o porta malas não ajuda porque a parte de trás do banco é só forrada, ai tenho que fazer o porta modulo. 

Acredito que mesmo rendendo 80% do que ele pode render, iria tocar legal o Over 15-800ST que é de 800wrms.

O SDS é muito violento! iria precisar de uns 1500w RMS só pra ele. Quase o dobro do Over!

Tu acha que só com a V1800.4 iria tocar bacana esse set triozinho?

Sinceramente nunca vi o v1800.4 tocando, então nao posso opinar. mas tenho em meu carro um v400.4 tocando

um sub vega de 200 rms no bridge do canal 4, no canal 1 e 2 tenho um 6/9 da pioneer + um st200, só posso te afirmar

que o pequeno modulo não faz feio. Chegando em casa ontem eu vi alguns videos do 15-800st tocando gravao e tambem

gostei. Seu projetinho vai ficar show de bola, mas mesmo utilizando somente o v1800.4 voce vai ter perda de grave

nos picos, planeja ai compra uma bateria auxiliar de gel.

Postado em

Já que ja comprou os 6x9

Acho que basta comprar um sub, o Nitro como Bautopeças falou
é oq vc quer mesmo hehe, bom dele que parece sensibilidade alta pelo que vê

deve render bem, sem precisa exagera na potência

Então sd800.4 com os 6x9+st+sub vc já tem som forte para dentro e para fora

Já faz muito som esses 6x9+st

Liga o som assim, depois vê se senta muita falta do drive para fora, se acha pouco, coloca uma caixinha ou o drive no tampao apontando para fora

e resolveu o som 

Postado em

Receita de bolo das antigas, que ficava interessante e pau pra toda obra:

4 quatro 6x9 no tampão e um sub 12 ( o Nitro como tanto deseja).

Um amp 4 canais pra empurrar tudo:  Power one, BB3600gl, Sd800.4  ou o novo sd1200.4

Pronto !

Tá feita a folia

Postado em

Há uns 10 anos ainda se usava muito essa config, e não necessariamente com falantes 6x9 xuning ou vagabas. Eu usei várias vezes isso aí e era feliz hehehe

Dava pra montar coisa legal com um power one, quatro 6x9 Bomber Penta top , dois bomber upgrade 12" 2x4 ohms ou dois Bomber Dub 12" 

Ficava muito interessante o resultado , claro que precisava de uma hu decente também (usava DEH-5680)

falante-da-bomber-6x9-penta-top-tuning-d

12.jpg

bomber+upgrade+250w+rms+modulo+h+buster+

pio_deh_p560mp.jpg

487ee369ef6115ab87b119ff70c9dd7424f55e44

Postado em

kkkkkkkkkkk

Pior que é meu sonho de moleque mesmo, mas num carro zero como agora. Pq na parati era 2 12"; 2 cornetas 2 tweeter e 2 piramids!!!

Não podia faltar o velho neon, ou as lampadas azul nas portas!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...