Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Roohx3

Impedância - Ajuda em caso específico

Recommended Posts

O capacitor funciona como um filtro, passando apenas frequencias altas. Voce não deve fazer a conta de impedancia contando tudo junto, como eu disse antes, voce vai ter que fazer os cortes e em frenquencias altas apenas que entrariam os tweeters. 
Voce pode usar o 800.4 pros 4 6x9 ou pode usar 400rms pros 6x0 e usar os outros 2 canais em estereo para as portas da frente.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O capacitor funciona como um filtro, passando apenas frequencias altas. Voce não deve fazer a conta de impedancia contando tudo junto, como eu disse antes, voce vai ter que fazer os cortes e em frenquencias altas apenas que entrariam os tweeters. 

Voce pode usar o 800.4 pros 4 6x9 ou pode usar 400rms pros 6x0 e usar os outros 2 canais em estereo para as portas da frente.

Acho eu que só 400w pros 4 seria pouco.

Pelo menos as especificações técnicas dele trazem 150w RMS cada falante.

Com a 800.4 seria o caso de ligar cada falante em cada canal, e trabalhando no dobro da impendancia ela jogaria só 100w rms pra cada. Não ia ficar como o amigo disse, "subalimentado"?

Compartilhar este post

Link para o post

Subalimentado não trará problemas, voce só não estara trabalhando no limite. Claro que no limite teria mais força. Acredito que voce consegue fechar a impedancia da 800.4 para ligar cada par em uma bridge, da pra fazer isso em mono ou em estereo, usando Y, vai de você. 400w em 4 6x9 não é pouca coisa não hein, la na chacara faz um barulho danado com 4 6x9 hahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Subalimentado não trará problemas, voce só não estara trabalhando no limite. Claro que no limite teria mais força. Acredito que voce consegue fechar a impedancia da 800.4 para ligar cada par em uma bridge, da pra fazer isso em mono ou em estereo, usando Y, vai de você. 400w em 4 6x9 não é pouca coisa não hein, la na chacara faz um barulho danado com 4 6x9 hahaha

Com certeza, 400w RMS é uma sonorização e tanto!

Em espaço aberto então.

Vou dar uma pesquisada nos valores dos amps. tava vendo no outro tópico sobre a diferenças das novas SD. ver se consigo algo melhor.

Tenho receio de comprar usado, no preço mais em conta. Pois sempre tomo ferro comprando coisa usada, acabo comprando duas vezes...  :banghead  

Compartilhar este post

Link para o post

Usado não é ruim, ja f

Com certeza, 400w RMS é uma sonorização e tanto!

Em espaço aberto então.

Vou dar uma pesquisada nos valores dos amps. tava vendo no outro tópico sobre a diferenças das novas SD. ver se consigo algo melhor.

Tenho receio de comprar usado, no preço mais em conta. Pois sempre tomo ferro comprando coisa usada, acabo comprando duas vezes...  :banghead  

Usado não é ruim, ja fiz otimos negocios comprando equipamentos usados, mas sempre testo no ato da entrega, pq depois não gosto de fica correndo atras e chorando haha Amplificador memso ja ia com os cabos no jeito de ligar e testar em algum alto falante. Se for comprar alto falante leva um multimetro e um amplificador ja com canal sobrando pra teste tambem... enfim.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah sim, porque no canal 2 tinha saído 3 6x9.

Mas e a impedância? Cada canal é 2 Ohms.  4 + 4 + 8 em paralelo fecha 1.6 Ohms. Nessa que entraria o capacitor? Pra compensar e fechar 2Ohms?? Não entendo muito sobre capacitor e sua funções  pasmafaute 

Concordo com sua opinião quanto ao B4X69T e o QRX69. Obviamente o QRX69 canta mais bonitinho, mas nada que justifique o preço dele.

Achei o B4X69T bem equivalente, sem contar o custo beneficio dele!  :legal: 

Eu errei na digitação, depois corrigi! :legal:

Não vai fechar em 1,6ohms pelo fato do super-tweeter ter seu filtro de frequência separado. O amplificador vai enxergar um alto-falante com carga diferente. Na verdade o amplificador vai enxergar assim: 2ohms e 8ohms. Um alto-falante de 2ohms e um outro de 8ohms.

Esse 6x9" QRX69 parece ser um Quadraxial de verdade. A grande maioria dos quadraxiais ou triaxiais só tem um tweeter ou dois verdadeiros, o resto é só enfeite!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu errei na digitação, depois corrigi! :legal:

Não vai fechar em 1,6ohms pelo fato do super-tweeter ter seu filtro de frequência separado. O amplificador vai enxergar um alto-falante com carga diferente. Na verdade o amplificador vai enxergar assim: 2ohms e 8ohms. Um alto-falante de 2ohms e um outro de 8ohms.

Esse 6x9" QRX69 parece ser um Quadraxial de verdade. A grande maioria dos quadraxiais ou triaxiais só tem um tweeter ou dois verdadeiros, o resto é só enfeite!

Caraca, não sabia desse lance do capacitor. 

Então quer dizer que com cada tweeter com seu capacitor, ligado em paralelo com o par de 6x9 no canal 2ohms não corre o risco de queima porque o amplificador ira enxergar somente os alto falantes?

Bacana! Preciso saber mais sobre capacitores!

Pois é, sou apaixonado no QRX69, já vi todos os vídeos com ele no youtube.kkkkkkkk

O projeto inicial era com dois pares dele e o e2k. Muito bem definido, forte, tocando bem demais. Mas onerou muito!

Só custo de 1 Par paga 2 Pares do B4X69T que também são muito bons! Ai ja substitui por 2 pares de B4X69T e o e2k 12"800wrms pelo Spyder Nitro G4 12" 700W rms. So nessa economizei R$ 700,00!

Agora to encabulado aqui com o lance do capacitor. Jurava que queimaria por estar a 1.6 ohms no canal de 2ohms!

L78cD0F.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Um par de 6x9" + 1 super-tweeter tudo em paralelo em cada canal como o Kleber disse. Capacitor de 4,7uF em cada super-tweeter.

Capacitor 4,7 uF x ? v 

Acho que tenho dezenas deles jogado da época que trabalhava em elétrica

Compartilhar este post

Link para o post

Caraca, não sabia desse lance do capacitor. 

Então quer dizer que com cada tweeter com seu capacitor, ligado em paralelo com o par de 6x9 no canal 2ohms não corre o risco de queima porque o amplificador ira enxergar somente os alto falantes?

Bacana! Preciso saber mais sobre capacitores!

Pois é, sou apaixonado no QRX69, já vi todos os vídeos com ele no youtube.kkkkkkkk

O projeto inicial era com dois pares dele e o e2k. Muito bem definido, forte, tocando bem demais. Mas onerou muito!

Só custo de 1 Par paga 2 Pares do B4X69T que também são muito bons! Ai ja substitui por 2 pares de B4X69T e o e2k 12"800wrms pelo Spyder Nitro G4 12" 700W rms. So nessa economizei R$ 700,00!

Agora to encabulado aqui com o lance do capacitor. Jurava que queimaria por estar a 1.6 ohms no canal de 2ohms!

Agora se você pegar por exemplo 4 super-tweeters com seus respectivos capacitores e ligar todos eles em paralelo, aí sim a impedância deles vão cair. Pois serão os mesmos alto-falantes com os mesmos filtros de frequência ligados em paralelos.

Infelizmente os produtos da Bravox são super inflacionados!

Compartilhar este post

Link para o post

Capacitor 4,7 uF x ? v 

Acho que tenho dezenas deles jogado da época que trabalhava em elétrica

Agora cê me pegou... A voltagem do capacitor não vou saber te informar.

Compra esses capacitores aqui que são bem comuns e mais fáceis de serem achados para colocar nos super-tweeters:

capacitor_super_tweeter(1G).jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Agora se você pegar por exemplo 4 super-tweeters com seus respectivos capacitores e ligar todos eles em paralelo, aí sim a impedância deles vão cair. Pois serão os mesmos alto-falantes com os mesmos filtros de frequência ligados em paralelos.

Infelizmente os produtos da Bravox são super inflacionados!

Pois é. E são produtos de prima! 

Compartilhar este post

Link para o post

Agora cê me pegou... A voltagem do capacitor não vou saber te informar.

Compra esses capacitores aqui que são bem comuns e mais fáceis de serem achados para colocar nos super-tweeters:

capacitor_super_tweeter(1G).jpg

Eu vi ontem que pra cada frequência que será cortada tem um capacitor. Eu tenho uma penca desse 225k só que de 400v... Não entendi bem quanto aos volts. vou continuar vendo!

Por fim acho que vou fechar assim mesmo:

4 x B4X69T 2 X Tweeter 1X Sub.

Os 6x9 já estão definidos! Resta agora o tweeter e o Sub.

Acompanhando a marca dos 6x9, tem os T1X (http://mlb-s2-p.mlstatic.com/super-tweeter-bravox-t1x-140w-rms-twitter-automotivo-kit-749011-MLB20464952518_102015-O.jpg) e o t10x (http://www.graveagudo.com.br/image/cache/data/produtos/bravox_t10x_1-500x500.jpg). Conhecem? São bons?

E o sub pelo custo benefício pensei no Spyder Nitro, 700w RMS (http://www.tazioshop.com.br/anuncios/nitrog4/d.jpg)...

Sugestões?

Compartilhar este post

Link para o post

Depende oq compra da bravox e onde, tem preço bom

Mas os triaxial da bravox são bons, uso 2 pares desse com 2 st304 numa caixa para tocar aberto

E só sd400.4 para alimenta eles e da muito som viu, uso com 2 uxp mas só liga essa caixa quando abro o porta mala

Pode usar o st200 se quiser economizar que tocam bem e tem preço muito bom, mas puder gastar compensa o st304

tweeter da bravox não conheço, mas selenium são bons, anos no mercado, preço bom, reparo acha fácil acho melhor opção nesse caso

O capacitor pra tweeter normalmente usam o 2,2uf com 250v, mas se tiver com maior voltagem acredito não ter problemas, só muda que o capacitor suporta mais voltagem o que importa é mais a capacitância mesmo, até nessas tabelas só informam capacitância

E depois pensa em coloca um kit na frente, já usei muito tempo só os 6x9 e pra ouvir o dia todo cansa e um kit não cansa do mesmo jeito

edit: sobre o sub

Da uma pesquisada no forum sobre esse sub, primeira coisa dele é que não aguenta a potência que diz
pensaria em outro sub

Editado por fst-lobo

Compartilhar este post

Link para o post

Depende oq compra da bravox e onde, tem preço bom

Mas os triaxial da bravox são bons, uso 2 pares desse com 2 st304 numa caixa para tocar aberto

E só sd400.4 para alimenta eles e da muito som viu, uso com 2 uxp mas só liga essa caixa quando abro o porta mala

Pode usar o st200 se quiser economizar que tocam bem e tem preço muito bom, mas puder gastar compensa o st304

tweeter da bravox não conheço, mas selenium são bons, anos no mercado, preço bom, reparo acha fácil acho melhor opção nesse caso

O capacitor pra tweeter normalmente usam o 2,2uf com 250v, mas se tiver com maior voltagem acredito não ter problemas, só muda que o capacitor suporta mais voltagem o que importa é mais a capacitância mesmo, até nessas tabelas só informam capacitância

E depois pensa em coloca um kit na frente, já usei muito tempo só os 6x9 e pra ouvir o dia todo cansa e um kit não cansa do mesmo jeito

edit: sobre o sub

Da uma pesquisada no forum sobre esse sub, primeira coisa dele é que não aguenta a potência que diz

pensaria em outro sub

Bacana!

Ja tive os st304 da selenium, só que daqueles bem das antigas numa corneteira da minha parati! 4 x d250 e 2 ST304 do antigo numa piramid com 2 sub 12" em outra piramid. Mandava bem demais!

Mas tu usa os 6x9 numa caixa? Fica file a qualidade? tem vídeo ai?

Isso que vou montar vai ficar só atrás controlado com uma chavinha Tic Tac no fio do remote do amplificador. Integral mesmo vão ficar só as portas que hoje são 4 Triaxiais da Bravox 50W rms cada.

O kit 2 vias vai ser o segundo passo. Depois que eu montar tudo pra curtir a zoeira, vou fazer a qualidade. Sou muito fã daqueles Club da audiophonic. Mas isso pro futuro.

A respeito do Sub. Eu achei bacana  o nitro pelo custo beneficio. Eu achei bacana o resultado de 2 10" num golf ligado numa SD1200.1 Bagaceira demais!

Mas como me surpreendo fácil com certeza deve ter muita coisa melhor por ai!

Eu queria um, um só que tocasse sem falta pro tanto de voz que vai ter, e toque de mala aberta. Me falam do cara preta mas eu tenho pouco espaço de mala, e como dizem que pra ele tocar bem, em potencias alem da que ele informa a caixa precisa ser maior...

Compartilhar este post

Link para o post

Na sessão Fotos do Seu Spl tem foto de como ta o meu : http://autoforum.com.br/topic/161984-fotos-do-seu-spl/page-28

Não ficou exatamente uma caixa, tem uma abertura atrás
Video devo ter no celular, mas num serve de base para nada

Mas já liguei na chacara, festinha de aniversário, toca bem mesmo "subalimentado" 

6x9 no geral acho, rende bem com pouca potência já, um dia vou testa eles com mais potência vê se a diferença é grande

O sub é complicado hehe, mesmo sub mais forte não tocam igual 2, tem que pegar 1 que toque bem e pronto hehe

O pioneer tem vantagem de tocar com litragem baixa bem, na verdade para toca aberto povo coloca 45 litros para menos, alguns recomendam 35L

A caixa maior fica melhor para tocar subgrave, interno

pode tenta coloca 2 pioneer em caixa menor um pouco, e vê se sobra um porta mala, até pq usando os módulo sd, da pra coloca eles embaixo do banco

e num precisa ocupa espaço no pm

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos, quais subs tocam como o Selenium tornado? bem para fora?

Porém com uma potencia entre 900w 1000w rms? (Ele é 1100w)

Compartilhar este post

Link para o post

sds, hpx, sub800, esx, sw1p, wpu... e mais um monte de marcas novas.

edit - 15 ou 18?

problema de usar um único subão desses (qualquer um) é que são 4 ou 8 ohms.

ai a lista de amps fica bem restrita ou vai trabalhar no dobro ou mais.

se resolver usar um headroom então, vai usar uns 4k de amp pra 1000 de falante.

Editado por cjainf

Compartilhar este post

Link para o post

Na sessão Fotos do Seu Spl tem foto de como ta o meu : http://autoforum.com.br/topic/161984-fotos-do-seu-spl/page-28

Não ficou exatamente uma caixa, tem uma abertura atrás

Video devo ter no celular, mas num serve de base para nada

Mas já liguei na chacara, festinha de aniversário, toca bem mesmo "subalimentado" 

6x9 no geral acho, rende bem com pouca potência já, um dia vou testa eles com mais potência vê se a diferença é grande

O sub é complicado hehe, mesmo sub mais forte não tocam igual 2, tem que pegar 1 que toque bem e pronto hehe

O pioneer tem vantagem de tocar com litragem baixa bem, na verdade para toca aberto povo coloca 45 litros para menos, alguns recomendam 35L

A caixa maior fica melhor para tocar subgrave, interno

pode tenta coloca 2 pioneer em caixa menor um pouco, e vê se sobra um porta mala, até pq usando os módulo sd, da pra coloca eles embaixo do banco

e num precisa ocupa espaço no pm

Show de bola! combinou com teu carro! Acho bacana quando o set parece que veio de fabrica com o carro, bem encaixado combinando... E de qualidade!

Acho polo hatch muito fera, não peguei um zero pq faltou grana!

O rendimento do 6x9 na caixa é melhor do que o Free Air?

Vi um vídeo de um Sub tornado agora que achei bem bacana! Só que 15" ai espaço vai pro brejo!

Compartilhar este post

Link para o post

e a caixa volta a fica grande usando sub desse !5' ou 18'

E também acho que não combine muito um sub/woofer desse e usar 6x9 junto

Edit:

Pois é, a caixa e tudo em que fez mesmo, e usei mesma cor de carpete do carro, gosto de deixa

mas parecido com o estilo original mesmo, e não usar nada muito colorido

No caso, essa caixa ai, ficou lembrando alguns cubo de guitarra que no fundo é metade fechado e metade aberta
Mas quando fica deitado fica como se fosse caixa selada..

Na caixa, não sei se pelo jeito que regulo o som, achei com mais voz, mais médio que alguns que já ouvi só free air,

mas a equalização muda muito o som, num sei se foi só pela caixa, mas regulo tentando deixa flat, sem loud

mais para voz e grave mais presente que o agudo

Editado por fst-lobo

Compartilhar este post

Link para o post

sds, hpx, sub800, esx, sw1p, wpu... e mais um monte de marcas novas.

edit - 15 ou 18?

problema de usar um único subão desses (qualquer um) é que são 4 ou 8 ohms.

ai a lista de amps fica bem restrita ou vai trabalhar no dobro ou mais.

se resolver usar um headroom então, vai usar uns 4k de amp pra 1000 de falante.

Pensei nisso também, e não rola ficar com apenas 1 e "subalimentado"... Ligado num bridge da vida que diz render 1000w rms e não rende nem 700W rms...

Falei do tornado pq vi esse e gostei, faltando ai só uma regulagem na voz, não sei se por conta da camera mas ta meio estridente:

https://www.youtube.com/watch?v=KmDNuHPemGI

Esse também ficou legal, sem os 6x9:

Compartilhar este post

Link para o post

Galera achei um outro bem interessante!

O que me dizem do Street Bass 900??

Melhor que o Piooner? Vou sentir falta do gravão dentro e fora?? 

Compartilhar este post

Link para o post

Se for um que olhei aqui lançamento

Ele vem como "woofer" e não "subwoofer"

Então vai toca mais só grave alto, as mais baixa deve tocar bem pouco

fs lá no 50 e tantos hz

Não conheço o sub..
Falo pela especificação dele só, alguns aqui indicam o street bass, mas acho que era o modelo antigo esse novo ta bem diferente parece

Editado por fst-lobo

Compartilhar este post

Link para o post

Se for um que olhei aqui lançamento

Ele vem como "woofer" e não "subwoofer"

Então vai toca mais só grave alto, as mais baixa deve tocar bem pouco

fs lá no 50 e tantos hz

Não conheço o sub..

Falo pela especificação dele só, alguns aqui indicam o street bass, mas acho que era o modelo antigo esse novo ta bem diferente parece

Li sobre ele, assumiu a identidade de woofer mesmo!

Mas vi muita gente comentando que ele da um grave bacana pra quem procura o misto dentro/fora

As frequencias que toca partem de 35hz. Na de caixa 50lts com duto de 4" a resposta foi F3=55,0Hz

F0=66,0Hz Fp=97,0Hz@2,4dB (informações do manual)

Pra tocar próximo desses 35hz, será que vai muito trabalho no winisd?

Tô vendo que vou acabar morrendo no nitro mesmo  :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...