Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Viepper

Um adeus a um dos melhores motores de todos os tempos

Recommended Posts

Comandos!

Eu nem discuto mais, pq meu ponto de vista já foi dado. Cada um tem direito a uma opniao. Os cara fala em montar kit mortadela e o carro ficar o tempo todo no mecânico, que marea não tem esse problema. Se pegar essas marea de 10k não precisa nem preparar pra viver no mecânico hahaha..

Cara, nem adianta ficar discutindo muito. São bem teimosos haha

 

E o Zé vem me falar de peças, pow meu, por favor.

 

Primeiro que peças forjadas não são para ganhar potência, e sim pra suportar potência (a não ser a troca de virabrequim e pistão pra aumentar deslocamento). Segundo que peças assim como pistão e biela são tudo igual mudando apenas medidas. MUITOS carros possuem essas peças intercambiáveis (montadoras diferentes), então é comum preços de peças assim serem do mesmo nível. Além de que Marea usa um pistão a mais, uma biela a mais, um virabrequim maior, então já é mais caro o kit.

 

O resto não se compara. A maioria das peças são de preços bem superiores (mesmo as de preparação), procure pelo os preços por exemplo da caríssima tbi, da bomba de óleo, tensionador da correia, sensores (MAF principalmente), embreagem, radiador e peças de suspensão como os coxins+batentes, trizetas etc... São peças BEM mais caras e são peças que costumam dar problema ou devem ser trocados periodicamente ou até mesmo em uma preparação pesada é necessário a troca dessas peças (preparar marea com peças assim meia vida é pedir pra quebrar nos primeiros dias). E lembre-se, se quebrar, a retífica de um fivetech (aspirado) custa de 6 mil reais pra cima, enquanto com 1/3 desse valor, você faz uma retífica completa de um motor AP.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só pra salientar, eu gosto muito de Mareas e admiro muito o seu 5 cilindros, são puta carros como todo bom carro italiano. Mas acho que isso é carro pra quem tem grana pra manter e cuidar (digo original), e mais grana ainda se tiver culhões pra preparar, pois apesar de ser um ótimo motor para preparação, custa caro, e tem ficar ciente de que caso quebrar a facada é grande.

 

Eu como amo preparação de motores e sou pobre, fico com AP mesmo, que além de peças que encontro em qualquer lugar e barato, eu fuço ele em casa mesmo de tão fácil é de mexer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, nem adianta ficar discutindo muito. São bem teimosos haha

 

E o Zé vem me falar de peças, pow meu, por favor.

 

Primeiro que peças forjadas não são para ganhar potência, e sim pra suportar potência (a não ser a troca de virabrequim e pistão pra aumentar deslocamento). Segundo que peças assim como pistão e biela são tudo igual mudando apenas medidas. MUITOS carros possuem essas peças intercambiáveis (montadoras diferentes), então é comum preços de peças assim serem do mesmo nível. Além de que Marea usa um pistão a mais, uma biela a mais, um virabrequim maior, então já é mais caro o kit.

 

O resto não se compara. A maioria das peças são de preços bem superiores (mesmo as de preparação), procure pelo os preços por exemplo da caríssima tbi, da bomba de óleo, tensionador da correia, sensores (MAF principalmente), embreagem, radiador e peças de suspensão como os coxins+batentes, trizetas etc... São peças BEM mais caras e são peças que costumam dar problema ou devem ser trocados periodicamente ou até mesmo em uma preparação pesada é necessário a troca dessas peças (preparar marea com peças assim meia vida é pedir pra quebrar nos primeiros dias). E lembre-se, se quebrar, a retífica de um fivetech (aspirado) custa de 6 mil reais pra cima, enquanto com 1/3 desse valor, você faz uma retífica completa de um motor AP.

 

Sério que peças forjadas não fazem o carro ganhar potência? Nossa...

 

Uma coisa ou outra pode ser mais cara realmente, como uma bomba de óleo... Já suspensão, os preços não são nada fora da realidade para um carro médio. Mas isso são coisas que tu vai ter que trocar no apzão também, e ai entra na conta final custo X potência.

 

Manter um marea original eu não defendo, porque vai quebrar, e quando quebrar, vai ser bem caro mesmo, acho até que 6mil está muito barato, porque amigo meu está fazendo o motor de um vw AT 1.0 e vai passar dos 5mil. E AP só de mão de obra vai ser os 2mil que tu falou, porque no caso do meu amigo foram R$1500 (o motor é tão simples quanto um AP).

 

Por isso eu falei de comprar um andando, e já ir pra oficina, abrir o motor e fazer tudo novo, porque só assim você vai ter confiabilidade, e já que está fazendo tudo novo, vale apena colocar peças melhores (seja de liga diferente ou forjadas), que não vai estragar fácil por um bom tempo, não concorda?

 

Eu concordo sobre a variedade de peças e facilidade de encontra-las para o AP, porém em custos (lembre-se, custo X potência), mais uma vez, não é tão barato assim, mesmo o marea tendo 1 peça a mais nos kits...

 

E eu só queria mostrar como o AP não é tão vantajoso assim rsrs, mas podemos pegar uns monzatechs pra comparar, que tal? Qual vai ser a desculpa pro AP ficar mais barato? haha

 

Só pra salientar, eu gosto muito de Mareas e admiro muito o seu 5 cilindros, são puta carros como todo bom carro italiano. Mas acho que isso é carro pra quem tem grana pra manter e cuidar (digo original), e mais grana ainda se tiver culhões pra preparar, pois apesar de ser um ótimo motor para preparação, custa caro, e tem ficar ciente de que caso quebrar a facada é grande.

 

Eu como amo preparação de motores e sou pobre, fico com AP mesmo, que além de peças que encontro em qualquer lugar e barato, eu fuço ele em casa mesmo de tão fácil é de mexer.

 

Todo motor é semelhante seu funcionamento, se tu achas que tens capacidade de preparar um AP pra girar a 9krpm, também estas qualificado para mexer em um motor com 1 cilindro a mais.

 

Mas quanto a quebra, faça algo para não quebrar, simples assim, o motor original tem versão com +220cv, não acho um abuso 350cv com peças melhores.

 

-----------------

 

Lá atrás tu falastes sobre os honda antigos, série B, cara, eu não vejo 1 sequer na rua, original, quem dirá preparado...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E como disse, não estou falando de kit mortadela. Estou falando de preparação pesada mesmo. Uma boa comparação seria a quantidade de APs contra a quantidade de fivetechs (raríssimos) em pista de arrancada (querendo ou não, a maioria das preparações de motores são focadas em arrancada, então podemos utilizar como índice).

 

Voltamos para a burrice de tirar mais de 500cv de um AP, quando um V8 te daria 500 com o mesmo motor e o mesmo custo.

 

Se a gente comparar arrancada no BR com arrancada lá fora, vê que aqui praticamente só tem amador. Lá fora arrancada é com mais de 1000hp. Aqui o povo tá vendendo a bunda pra arrancar com 700 num AP que vai ser refeito a cada prova.

 

Inteligente pacaraio!

 

Outro comparação, quantos VTIs foram vendidos aqui? Os de carroceria EG e EK com o motor B16? Garanto que MUITO menos que fivetechs (que foi vendido por aqui por mais de 10 anos), e tenho certeza que a preparação dos motores hondas B são bem mais difundidas do que preparação de fivetech, sendo que fivetech fabricou mais, ou seja, tem algo errado ai... (não, não tem).

 

Preparação de Honda difundida onde? No BR?

 

Raríssimos são os hondas preparados. A maioria tem uma brincadeirinha aqui e outra ali, como uma borboleta, um hondata... tudo seguindo a cultura americana PESADAMENTE difundida.

 

Quando se prepara aqui, é literalmente aumentando o deslocamento (usando bloco 2.4) ou turbinando, o que você quase conta nos dedos também. Até porque uma brincadeira num Honda custa duas córneas em bom estado, e você ainda sai devendo mais um civic pro mecânico.

 

Manter não sou outros quinhentos, é um fator tão importante quanto o custo de preparação.

 

Explicando:

 

Montar um motor forte: custos compatíveis.

 

Manter: são outros quinhentos. Ou seja, manter é outro assunto, já que a manutenção do 5tech e do Marea é BEEEEEEEEEM mais cara.

 

Apesar que eu DUVIDO MUITO se pra preparar um fivetech você gastaria o mesmo ou menos para preparar um AP (obtendo-se o mesmo resultado), já que o motor é super caro até pra abrir e retificar, imagine pra fazer preparação pesada haha. Além de mão de obra qualificada para mexer nesses motores é bem escasso e caro, justamente por ser um motor mais difícil de mexer (tem por exemplo o ADG, mas vai lá ver a facada que levará pelo os serviços).

 

Pra tirar 250cv num AP 2.0, você precisa destaxar BASTANTE e enfiar bastante pressão. No marea 2.4 você enfia até menos de um quilinho e roda na cana. No gol, com 250cv, é um câmbio por mês. No marea vive-se com o original por muito tempo.

 

Entendeu a diferença de ESFORÇO?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você acha que tem pouquíssimos mecânicos que preparam Marea por que? Será porque é um motor muito mais difícil de se mexer, peças mais caras e escassas? Isso é óbvio.

 

Quando você tirar carteira e começar a frequentar as oficinas a gente conversa sobre isto. Porque eu acho que você não conhece mecânico. Se conhecesse não falaria isto.

 

Daqui a pouco vai usar taxista como parâmetro de comparação também? :vts

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comandos!

Eu nem discuto mais, pq meu ponto de vista já foi dado. Cada um tem direito a uma opniao. Os cara fala em montar kit mortadela e o carro ficar o tempo todo no mecânico, que marea não tem esse problema. Se pegar essas marea de 10k não precisa nem preparar pra viver no mecânico hahaha..

 

Parabéns. Sua capacidade de entender um texto é impressionante, cara!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

 

Sério que peças forjadas não fazem o carro ganhar potência? Nossa...

 

Uma coisa ou outra pode ser mais cara realmente, como uma bomba de óleo... Já suspensão, os preços não são nada fora da realidade para um carro médio. Mas isso são coisas que tu vai ter que trocar no apzão também, e ai entra na conta final custo X potência.

 

Manter um marea original eu não defendo, porque vai quebrar, e quando quebrar, vai ser bem caro mesmo, acho até que 6mil está muito barato, porque amigo meu está fazendo o motor de um vw AT 1.0 e vai passar dos 5mil. E AP só de mão de obra vai ser os 2mil que tu falou, porque no caso do meu amigo foram R$1500 (o motor é tão simples quanto um AP).

 

Por isso eu falei de comprar um andando, e já ir pra oficina, abrir o motor e fazer tudo novo, porque só assim você vai ter confiabilidade, e já que está fazendo tudo novo, vale apena colocar peças melhores (seja de liga diferente ou forjadas), que não vai estragar fácil por um bom tempo, não concorda?

 

Eu concordo sobre a variedade de peças e facilidade de encontra-las para o AP, porém em custos (lembre-se, custo X potência), mais uma vez, não é tão barato assim, mesmo o marea tendo 1 peça a mais nos kits...

 

E eu só queria mostrar como o AP não é tão vantajoso assim rsrs, mas podemos pegar uns monzatechs pra comparar, que tal? Qual vai ser a desculpa pro AP ficar mais barato? haha

 

 

 

Todo motor é semelhante seu funcionamento, se tu achas que tens capacidade de preparar um AP pra girar a 9krpm, também estas qualificado para mexer em um motor com 1 cilindro a mais.

 

Mas quanto a quebra, faça algo para não quebrar, simples assim, o motor original tem versão com +220cv, não acho um abuso 350cv com peças melhores.

 

-----------------

 

Lá atrás tu falastes sobre os honda antigos, série B, cara, eu não vejo 1 sequer na rua, original, quem dirá preparado...

Sim, peças forjadas sozinhas não ganham potência. Mantendo as mesmas medidas anteriores com as peças fundidas, com as forjadas você pode até PERDER potência, ou não (caso o balanceamento fique melhor que as peças anteriores). Peças forjadas apenas passam por um processo a mais na fabricação (forjamento) para aumentarem sua resistência. Sendo assim, peças forjadas apenas possibilita o cara extrair mais potência sem correr o risco de quebrar.

 

Sim, em qualquer preparação é necessário melhorar o chão do carro (caso for um gol da vida) e trocar peças que já estão cansadas. Acontece que em um Marea o custo é maior que o em um golzinho.

 

O motor AT não é tão simples assim comparado ao AP. Ele já é um pouco mais modernizado, cabeçote fluxo cruzado, tbi eletrônica, mais sensores, etc. Mas acredito que o AP fique mais barato sim, igual os GM F1 e F2, todos motores baratos para retificar.

 

Sim eu concordo, e não é diferente com um AP, quando se compra um golzinho quadrado já bem rodado, aconselha-se abrir o motor e verificar a situação da parte de baixo, cabeçote e se necessário, dar um passe, antes de socar pressão. Aí já aproveita e monta com peças melhores e talz. E mais uma vez, a diferença é que com o Marea isso tudo fica mais caro (pela n°ésima vez kk)

 

Variedade de peças e facilidade de encontrar já são fatores que por si só costumam fazer com que os preços fiquem mais baratos. Mesmo usando o fator custo x potencia (o que já é injusto pois originalmente o fivetech é bem mais potente, contra os 99cv de ap 1.8 de um golzinho), ainda acho mais vantagem o AP (no conjunto da obra).

 

AP não pode ser tão vantajoso, mas é o mais acessível que nós temos em termos de preparação. A comparação com o monzatech ficaria bem mais justa, já que são motores equivalentes, mesma concepção, de mesmo nível de tecnologia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AP é muito preparado pq tem peça até em açougue..

a hora que começar a ficar difícil de achar.. ai quero ver..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

 

Voltamos para a burrice de tirar mais de 500cv de um AP, quando um V8 te daria 500 com o mesmo motor e o mesmo custo.

Sim é burrice, até porque eu acho desnecessário mais que 300cv em um carro de tração dianteira. Dificilmente você ira conseguir transferir uma potencia maior que é essa para o chão, pela natureza de um FWD, a não ser se utilizar pneus de drag.

 

Se a gente comparar arrancada no BR com arrancada lá fora, vê que aqui praticamente só tem amador. Lá fora arrancada é com mais de 1000hp. Aqui o povo tá vendendo a bunda pra arrancar com 700 num AP que vai ser refeito a cada prova.

 

Inteligente pacaraio!

Normal, país pobre é assim mesmo!

 

 

Explicando:

 

Montar um motor forte: custos compatíveis.

 

Manter: são outros quinhentos. Ou seja, manter é outro assunto, já que a manutenção do 5tech e do Marea é BEEEEEEEEEM mais cara.

O que adianta os custos ser compatíveis, sendo que depois eu não vou conseguir manter? Eu não vejo lógica ficar comparando custos de preparação, que com a mesma grana faz isso num fivetech sem quebrar e nao sei o que, sendo que os custo para manter depois são bem mais altos. O certo é analisar o conjunto. Igual para comprar um carro 0km. Aquele carro ali pode ser mais barato, mas você tem que analisar os custos posteriores, a desvalorização, cotação do seguro, preço das revisões, manutenção pós garantia. Só assim pra fazer uma comparação real.

 

Pra tirar 250cv num AP 2.0, você precisa destaxar BASTANTE e enfiar bastante pressão. No marea 2.4 você enfia até menos de um quilinho e roda na cana. No gol, com 250cv, é um câmbio por mês. No marea vive-se com o original por muito tempo.

 

Entendeu a diferença de ESFORÇO?

Bom, se você diz que com 250cv em um AP tem que trocar o câmbio todo mês, quem sou eu pra te contrariar? Pois o que eu vejo é bem diferente disso, mas não tenho CNH, então melhor ficar quieto.

 

E é mais que obrigação o Marea render mais com menos.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Quando você tirar carteira e começar a frequentar as oficinas a gente conversa sobre isto. Porque eu acho que você não conhece mecânico. Se conhecesse não falaria isto.

 

Daqui a pouco vai usar taxista como parâmetro de comparação também? :vts

Me diz o que falei de errado? O fivetech é um motor mais chato/difícil de mexer, to errado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mareas e mecânicos, feitos um para o outro.

Hahaha, um Marea preparado então...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ap é preparado por ser simples e achar peças também ajuda.

Não é questão de nao saber interpretar, depois de cansar de falar a mesma coisa eu nem li mais.

Contra fatos não ha argumentos, marea é um carro com peças caras e mao de obra complicada. As peças de preparação, ou uma preparação leve ate um certo limite fica mais barato que um AP, após os 350cv já fica caro também, mas manter um fivetech e comprar um carro desses em ordem não é nem de perto barato. Alem da questão peso/potencia.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

AP é muito preparado pq tem peça até em açougue..

a hora que começar a ficar difícil de achar.. ai quero ver..

 

Gledson, pode sentar ai que vai demorar haha

 

AP é como o small block nos eua, não vai morrer tão cedo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Ap é preparado por ser simples e achar peças também ajuda.

Não é questão de nao saber interpretar, depois de cansar de falar a mesma coisa eu nem li mais.

Contra fatos não ha argumentos, marea é um carro com peças caras e mao de obra complicada. As peças de preparação, ou uma preparação leve ate um certo limite fica mais barato que um AP, após os 350cv já fica caro também, mas manter um fivetech e comprar um carro desses em ordem não é nem de perto barato. Alem da questão peso/potencia.

Exatamente.

 

Não sei por que insistem em dizer que Marea parece ser "rentável" de se preparar. Eu nunca teria dinheiro pra preparar (nem coragem) e manter um trem desse.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

 

 

Gledson, pode sentar ai que vai demorar haha

 

AP é como o small block nos eua, não vai morrer tão cedo.

 

Já falaram o mesmo do fusca ein.. hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não dá para vcs entrarem em acordo?

 

Que tal uma marea com swap para AP?

 

:vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não dá para vcs entrarem em acordo?

 

Que tal uma marea com swap para AP?

 

:vts

 

Obrigado sem or.

 

 

:vts :vts :vts :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que adianta os custos ser compatíveis, sendo que depois eu não vou conseguir manter?

 

Primeiro você precisa entender pra que você quer um carro preparado. É o básico.

 

Você pode querer uma ratoeira só pra dar umas espirradas de vez em quando, você pode querer um carro forte e confortável pra usar regularmente, um carro mais novo pra usar no dioa-a-dia, você pode querer um carro de época e forte, você pode querer um monte de coisas.

 

Tirando a ratoeira, TODAS as outras vão ser caras de manter. E comprar um marea pra preparar está BEM longe da ratoeira. Na ratoeira você compra o carro mais barato que conseguir e que não tenha nada pra quebrar. Aí você pega um gol bem tosco (porque apezeiro acha que caixa em bom estado vale ouro), mete uma solda no túnel (padrão) e monta um motor forte.

 

Quem prepara Marea quer conforto, ar condicionado, segurança e não quer passar vergonha sendo visto em um carro velho por aí. Então você basicamente vê mareas impecavelmente bem cuidados.

 

Se você tá chorando com manutenção, é melhor nem ter carro preparado. Ou então se contentar em ficar meses parado pra dar uma volta de vez em quando, até a próxima quebra. Sim, porque todo carro preparado também quebra.

 

 

Eu não vejo lógica ficar comparando custos de preparação, que com a mesma grana faz isso num fivetech sem quebrar e nao sei o que

 

A comparação só surgiu porque foi falado que com AP você tira potência mais barato do que qualquer outro carro. E não é assim que a banda toca. Inclusive lá também foi falado de 6 e 8 cilindros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Me diz o que falei de errado? O fivetech é um motor mais chato/difícil de mexer, to errado?

 

Fivetech exige formação técnica, ferramental decente...

 

Ou você acha que mecânico reclama de qualquer motor que não seja AP por quê?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não dá para vcs entrarem em acordo?

 

Que tal uma marea com swap para AP?

 

:vts

 

Ou uma goleta chaleira com suápe para Fivetech? :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Chamram?

 

1QmEMDh.jpg

 

hauhauhauha não sou fanatico por AP, sou fanatico por motores e toda a engenharia que os envolve, to montando um AP porque é o que cabe no meu bolso. Mas todos os motores tem suas vantagens. Adoraria ter um fivetech turbo fuçado pro dia a dia, o som deles é sensacional, mas pra mim é inviável. Sonho de consumo mesmo é um camaro 68 com blower e nitro progressivo, mas ai a conversa vai longe hahahah

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...