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Um adeus a um dos melhores motores de todos os tempos

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Já que o problema é um comando variável pro carro não ficar lixo em baixa, bora adaptar o VVT do Gol Turbo 16V no cabeçote do APzão haha

 

Aí você fica com 3 problemas:

 

- Continua sem lenta, pois o VVT varia fase apenas. Ou seja, adianta o comando em relação ao PMS pra favorecer o fluxo de gases em giros mais altos. Quando se enquadra um comando para ganho de potência, você prejudica o torque em baixa. Isto não tem nada a ver com o perfil do comando, apenas tem relação com o enquadramento dele. O VTEC consegue variar o perfil do comando, pois o comando do VTEC tem dois conjuntos de cames: um pra alta e um pra baixa, e o sistema hidráulico consegue "trocar" de um conjunto de cames para o outro. A diferença é pouca entre os conjuntos, mas consegue fazer o "milagre" de ter dois perfis independentes de comando de válvulas.

 

- Vai depender da gambiarra e da competência do mecânico.

 

- Vai encarar várias quebras do variador, pois essa peça da VW é uma mer**.

 

 

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Aí você fica com 3 problemas:

 

- Continua sem lenta, pois o VVT varia fase apenas. Ou seja, adianta o comando em relação ao PMS pra favorecer o fluxo de gases em giros mais altos. Quando se enquadra um comando para ganho de potência, você prejudica o torque em baixa. Isto não tem nada a ver com o perfil do comando, apenas tem relação com o enquadramento dele. O VTEC consegue variar o perfil do comando, pois o comando do VTEC tem dois conjuntos de cames: um pra alta e um pra baixa, e o sistema hidráulico consegue "trocar" de um conjunto de cames para o outro. A diferença é pouca entre os conjuntos, mas consegue fazer o "milagre" de ter dois perfis independentes de comando de válvulas.

 

- Vai depender da gambiarra e da competência do mecânico.

 

- Vai encarar várias quebras do variador, pois essa peça da VW é uma mer**.

Conseguir variar a fase do comando já é alguma coisa né... O problema em questão é que o VVT varia apenas o comando de admissão. Um "VVT a mais" para o de escape já daria pra corrigir essa falta em baixa pois daria pra fazer cruzamentos de válvula, certo?

 

Pra fazer um sistema igual o VTEC é impossível, acho que não existe nenhum cabeçote pra fazer funcionar algo do tipo que dê pra adaptar no bloco do AP. Teria que começar a partir de um cabeçote roletado igual o do gol 16v. Acho que só um engenheiro mesmo pra criar algo do tipo, quem sabe um dia haha

 

Acredito que o AP não tem limites, se tiver engenheiro disposto, consegue adaptar/criar um cabeçote com comando variável, injeção direta (haha) e o caraioa4 pra por em cima de um bloco AP. E ainda uma injeção pra controlar tudo isso...

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Conseguir variar a fase do comando já é alguma coisa né... O problema em questão é que o VVT varia apenas o comando de admissão. Um "VVT a mais" para o de escape já daria pra corrigir essa falta em baixa pois daria pra fazer cruzamentos de válvula, certo?

 

Pra fazer um sistema igual o VTEC é impossível, acho que não existe nenhum cabeçote pra fazer funcionar algo do tipo que dê pra adaptar no bloco do AP. Teria que começar a partir de um cabeçote roletado igual o do gol 16v. Acho que só um engenheiro mesmo pra criar algo do tipo, quem sabe um dia haha

 

Acredito que o AP não tem limites, se tiver engenheiro disposto, consegue adaptar/criar um cabeçote com comando variável, injeção direta (haha) e o caraioa4 pra por em cima de um bloco AP. E ainda uma injeção pra controlar tudo isso...

 

Mas isso é possível com qualquer motor.

 

 

Agora, porque esperar a boa ação de alguém desenvolver coisas que nem a própria vw fez, para um motor de 4 décadas e já falecido? Porque pelo que tu fala que quer, seria muito, mas muitoooo melhor partir para um honda com vtec logo. Dá pra girar a mais de 10k rpm e vai ter lenta e torque suficiente para sair do farol no plano ( [^]).

 

Eu também acho fantástico um L4 girando pacarai.... Klébyto pira:

 

 

AP não ter limites. Rapaz que paixão ilimitada...

 

:vts :vts :vts :vts

 

Por isso que um 2.0 vinha com potência de um 1.6.

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Conseguir variar a fase do comando já é alguma coisa né... O problema em questão é que o VVT varia apenas o comando de admissão. Um "VVT a mais" para o de escape já daria pra corrigir essa falta em baixa pois daria pra fazer cruzamentos de válvula, certo?

 

Sim, mas cruzamento é apenas um dos elementos que melhoram o torque em altos giros (potência) e prejudicam em baixos. Mas sim, já seria um avanço em um cabeçote com duplo comando, de qualquer forma. Viável? Acho difícil.

 

Acredito que o AP não tem limites, se tiver engenheiro disposto, consegue adaptar/criar um cabeçote com comando variável, injeção direta (haha) e o caraioa4 pra por em cima de um bloco AP. E ainda uma injeção pra controlar tudo isso...

 

Menos, bem menos. TODO motor pode virar qualquer coisa. AP ou Fivetech, 151, 250, 380... é um bloco de ferro (ou alumínio), parafusos... é uma máquina. E o AP é apenas um motor qualquer, sério. AP não tem nada de especial, não tem nada que o coloque nas páginas da história como um motor diferenciado dos demais. Nadinha. Se você falar no flat a ar, no primeiro volvo de 5 cilindros, no VTEC, nos Wankel da Mazda e etc, aí sim estamos falando em motores que contribuíram de alguma forma pra história automobilística. O AP não. Sequer existe cultura apzeira fora de países pobres e subdesenvolvidos como o Brasil.

 

Sendo assim, um engenheiro pode sim projetar e mandar usinar um cabeçote com duplo comando, com VTEC (usando peças honda), com injeção direta ou com o que você quiser. A questão maior é: vale a pena todo o trabalho e todos os custos? Não.

 

O motor mais camaleão do planeta talvez seja o boxer a ar. De bomba de água até avião o bicho toca. Tem bicilíndrico à água no Gurgel, 6 cilindros a ar, turbo e 3600 cilindradas nos Porsches, no fusca ele consegue sair de 1300cc e chegar às 2300... literalmente você faz o que quiser com ele, escolhe tamanho de camisas, de vira, de bielas... tem comando varetado, tem comando OHC com 16 válvulas...

 

AP tem limite? Tem todos e mais um tanto. Tanto tem limite que a VW mesma providenciou uma evolução dele há trocentos anos.

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A Toyota usava o vvti que variava somente admissão, depois veio o dual vvti para escape a admissão.

 

Melhora um bom tanto viu. Sem esse recurso e botando um motor pra girar a seus 9.000 rpm fica ruim em baixa, muito ruim.

 

Bom, se até o Vtecão mito girador de 10.000 rpm já tem restrição em baixas rotações.

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po***, só usar cabeçote 20v do audi a3, que da certo para adaptar, tem comando duplo e variador de fase, ta feita a desgraceira no apzão..

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Mas isso é possível com qualquer motor.

 

 

Agora, porque esperar a boa ação de alguém desenvolver coisas que nem a própria vw fez, para um motor de 4 décadas e já falecido? Porque pelo que tu fala que quer, seria muito, mas muitoooo melhor partir para um honda com vtec logo. Dá pra girar a mais de 10k rpm e vai ter lenta e torque suficiente para sair do farol no plano ( [^]).

 

Eu também acho fantástico um L4 girando pacarai.... Klébyto pira:

 

http://youtu.be/QhKue9xRTPk

 

 

 

:vts :vts :vts :vts

 

Por isso que um 2.0 vinha com potência de um 1.6.

Partir pra um honda??? A graça é fazer isso num Gol quadrado, num apzão haha. Montar um honda com VTEC e fazer ele girar, é mais um de muitos euaheua

 

 

 

Sim, mas cruzamento é apenas um dos elementos que melhoram o torque em altos giros (potência) e prejudicam em baixos. Mas sim, já seria um avanço em um cabeçote com duplo comando, de qualquer forma. Viável? Acho difícil.

 

 

 

Menos, bem menos. TODO motor pode virar qualquer coisa. AP ou Fivetech, 151, 250, 380... é um bloco de ferro (ou alumínio), parafusos... é uma máquina. E o AP é apenas um motor qualquer, sério. AP não tem nada de especial, não tem nada que o coloque nas páginas da história como um motor diferenciado dos demais. Nadinha. Se você falar no flat a ar, no primeiro volvo de 5 cilindros, no VTEC, nos Wankel da Mazda e etc, aí sim estamos falando em motores que contribuíram de alguma forma pra história automobilística. O AP não. Sequer existe cultura apzeira fora de países pobres e subdesenvolvidos como o Brasil.

 

Sendo assim, um engenheiro pode sim projetar e mandar usinar um cabeçote com duplo comando, com VTEC (usando peças honda), com injeção direta ou com o que você quiser. A questão maior é: vale a pena todo o trabalho e todos os custos? Não.

 

O motor mais camaleão do planeta talvez seja o boxer a ar. De bomba de água até avião o bicho toca. Tem bicilíndrico à água no Gurgel, 6 cilindros a ar, turbo e 3600 cilindradas nos Porsches, no fusca ele consegue sair de 1300cc e chegar às 2300... literalmente você faz o que quiser com ele, escolhe tamanho de camisas, de vira, de bielas... tem comando varetado, tem comando OHC com 16 válvulas...

 

AP tem limite? Tem todos e mais um tanto. Tanto tem limite que a VW mesma providenciou uma evolução dele há trocentos anos.

Calma kk, falei num tom de brincadeira, o apzão tem limites sim, e já chegou no seu. E obviamente partir pra um cabeçote desse naipe é financeiramente inviável, não tem muita lógica.

 

Na questão do comando variável, o TSI do UP se beneficia desse sistema, não? Apesar que tem o turbo pra encher cedo, os dois comandos são variáveis isso ajuda a gerar aquela maravilhosa curva de torque que vem desde a marcha lenta haha

 

O AP não tem nada de especial, de fato, mas a parte boa é que é barato pra fuçar do que outros motores e isso já é uma GRANDE vantagem.

 

Você tem razão, o VW boxer é um motor bem "flexível", ainda um dia terei um fuscão com deslocamento aumentado.

po***, só usar cabeçote 20v do audi a3, que da certo para adaptar, tem comando duplo e variador de fase, ta feita a desgraceira no apzão..

Muitos usam o 20v mesmo, adaptação não é difícil e fica bom. Montaria tbm.

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Aqui um conhecido tinha montado um Golf 2.0 + cabeçote 20v + turbo. GTI não chegava nem perto.

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Muita $$$ e pouco resultado efetivo.

 

Se vc estiver falando do 20v, eu discordo. Quase o mesmo preço a aaptação de um 20v stock, do que um 8v preparado top (mas não o mais top) e rendendo mais no 20v, se bobear.

 

O motor mais camaleão do planeta talvez seja o boxer a ar. De bomba de água até avião o bicho toca. Tem bicilíndrico à água no Gurgel, 6 cilindros a ar, turbo e 3600 cilindradas nos Porsches, no fusca ele consegue sair de 1300cc e chegar às 2300... literalmente você faz o que quiser com ele, escolhe tamanho de camisas, de vira, de bielas... tem comando varetado, tem comando OHC com 16 válvulas...

 

Mas ai voce se engana. O Ap que é muito mais versatil, tem 8v, 16v, 20v, biela curta, biela 144mm (normal), biela alta. É usado desde moedores de caldo de cana até em audi rs2 com um cilindro a mais, ou em v8 no audi r8 ou ainda o V10 com dois aps 5 cilindros, só que com kit de maior diametro, o mesmo usado nos 2100. Apzão destroi tudo auhauhauhauha

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Pra fazer o V10 tem que comprar 3 kit de pistão pra 2100cc, mas ai sobra dois pra quando quebra as canaleta do r8.

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Muitos usam o 20v mesmo, adaptação não é difícil e fica bom. Montaria tbm.

 

Faz logo a adaptação do bloco alto também. Bem melhor... :vts

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Poney, preparar AP é barato onde? É como qualquer outro motor, inclusive fica pertinho dos preços de peças para um fivetech, só fica longe o comando, se for comparar com 8v de AP, mas se for pegar um cabeçote 16v ou 20v ai já vai ultrapassar o valor de preparar o cabeçote original do fiat.

 

(por exemplo, comparando preço de pistão iasa forjado, do ap pro fivetech a diferença era de R$60...)

 

Gastar uma baita grana pra deixar o motor com 250cv (talvez nem consiga tudo isso), ficar instável para rodar na cidade ainda...

 

Dor de cabeça por dor de cabeça, prefiro ir de marea mesmo, gira muito mais e o ronco é lindo.

 

 

PS: usei como exemplo o fivetech porque é tido como um motor caro, mas pode comparar com outras marcas, que vai ver que é tudo o mesmo preço.

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Diferença que o marea original aguenta mais potencia que o AP, dependendo do nível do projeto sai ate mais barato. fo** é manter o marea, manutenção entre peças e mao de obra são muito caras, muito mesmo. Pra fazer um motor de marea chega a gastar o triplo do que pra fazer um ap

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Diferença que o marea original aguenta mais potencia que o AP, dependendo do nível do projeto sai ate mais barato. fo** é manter o marea, manutenção entre peças e mao de obra são muito caras, muito mesmo. Pra fazer um motor de marea chega a gastar o triplo do que pra fazer um ap

 

Exatamente, o marea com peças originais já aguenta mais potência que um AP modafoca que o poney quer fazer.

 

Olha, mão de obra eu concordo que vai ser caro mesmo, mas um AP aspirado desse jeito também vai ser caro. Tudo que fugir do básico que os mecânicos fazem vai ser caro.

 

O negócio em ambos os casos é tentar tu mesmo fazer, como hobby.

 

Manter o marea não acho tão problemático assim, alguns mimos que dessem defeito eu tiraria, deixava só banco e motor kkkkk (afinal AP é assim, e ainda pior). Suspensão não é cara (parâmetro: menos de 1k custa os 4 amortecedores cofap ou nakata), então tá tudo tranquilo.

 

Ps1: novamente, estou falando de fivetech por ser caro, e mesmo assim acaba sendo tão viável quanto um AP.

 

Ps2: é só pra mostrar pro poney que AP não é tudo isso. Hue.

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Preparar AP acaba sendo mais barato por conta da mão de obra, de ter muita coisa usada no mercado... então você abraça coletores, 49G e mais umas coisinhas por um precinho camarada, e qualquer mexânico põe a mão, larga o ponto travado pro avanço da alta com a turbina cheia e fo**-se se o carro leva meia hora pra dar partida... :vts

 

Agora, se você começa a partir pra uma preparação séria, as coisas ficam caras mesmo.

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Manter o marea não acho tão problemático assim, alguns mimos que dessem defeito eu tiraria, deixava só banco e motor kkkkk (afinal AP é assim, e ainda pior). Suspensão não é cara (parâmetro: menos de 1k custa os 4 amortecedores cofap ou nakata), então tá tudo tranquilo.

 

Ps1: novamente, estou falando de fivetech por ser caro, e mesmo assim acaba sendo tão viável quanto um AP.

 

Boa parte da manutenção do motor de um Marea é BEM carinha sim. Mas se o motor for mantido em bom estado, é difícil dar manutenção.

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Peças originais e de qualidade são caras sim, você pode pegar uma peça isolada, mas cota ai quanto fica pra trocar correia por exemplo, quanto custa uma retifica completa de um motor original, etc... Tenho um a3, meu deus, que cofre fdp pra mexer, é fio e mangueira pra todo lado, kit de correia é una paulada, mas po, não é um apzao 20varva? Hauahauahua a diferença é essa. Pra vc montar um ap ate 250cv, vc vai gastar menos que montar um marea, mesmo se for um ap bem montado. Ai pra frente, ate um certo limite, vc consegue manter um marea original e o ap já tem que partir pra peças especiais, ai sim o marea mantem um custo mais baixo, ate um certo limite tbm.

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A correia custa 100zin, preço normal, agora ter que deslocar o motor pro lado pra ter espaço que é o problema hahahaha.

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Mas vc não troca so a correia ne, se trocar so a correia se prepara que ai é bomba mesmo

 

Ã?

 

Tu falou da correia, óbvio que tem mais manutenção periódica, isso todo carro tem... Aí tem que ver o manual. Igual QUALQUER carro.

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