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Um adeus a um dos melhores motores de todos os tempos

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Não sei se é o mesmo, mas tem uma MW feita por eles, que reza a lenda, tem 1500cv, inclusive patrocinio da fueltech. Parece bruta mesmo, mas não acompanhei mais pra ver o projeto.

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Sim, peças forjadas sozinhas não ganham potência. Mantendo as mesmas medidas anteriores com as peças fundidas, com as forjadas você pode até PERDER potência, ou não (caso o balanceamento fique melhor que as peças anteriores). Peças forjadas apenas passam por um processo a mais na fabricação (forjamento) para aumentarem sua resistência. Sendo assim, peças forjadas apenas possibilita o cara extrair mais potência sem correr o risco de quebrar.

 

 

 

aaaaaaaeeeeeeeeeeeooooooooooooooooo :vts :vts

 

--------------------------------------------------------

 

 

Sim, em qualquer preparação é necessário melhorar o chão do carro (caso for um gol da vida) e trocar peças que já estão cansadas. Acontece que em um Marea o custo é maior que o em um golzinho.

 

O motor AT não é tão simples assim comparado ao AP. Ele já é um pouco mais modernizado, cabeçote fluxo cruzado, tbi eletrônica, mais sensores, etc. Mas acredito que o AP fique mais barato sim, igual os GM F1 e F2, todos motores baratos para retificar.

 

Sim eu concordo, e não é diferente com um AP, quando se compra um golzinho quadrado já bem rodado, aconselha-se abrir o motor e verificar a situação da parte de baixo, cabeçote e se necessário, dar um passe, antes de socar pressão. Aí já aproveita e monta com peças melhores e talz. E mais uma vez, a diferença é que com o Marea isso tudo fica mais caro (pela n°ésima vez kk)

 

Variedade de peças e facilidade de encontrar já são fatores que por si só costumam fazer com que os preços fiquem mais baratos. Mesmo usando o fator custo x potencia (o que já é injusto pois originalmente o fivetech é bem mais potente, contra os 99cv de ap 1.8 de um golzinho), ainda acho mais vantagem o AP (no conjunto da obra).

 

AP não pode ser tão vantajoso, mas é o mais acessível que nós temos em termos de preparação. A comparação com o monzatech ficaria bem mais justa, já que são motores equivalentes, mesma concepção, de mesmo nível de tecnologia.

 

Então, se você pegar um gol (o que não vale apena, visto que fica na mesma faixa do preço do golf, que snme é o bloco alto), vai ter que trabalhar legal na suspensão do carro pra deixar do nível de um marea ou o próprio golf (temos o bora também).

 

Eu queria só entender porque você insiste em mão de obra, mesmo já sendo dito por você que seria DIY, logo que argumento é esse?

 

Descobri que pistão e biela dá pra usar de AP no fivetech, então o custo aumenta em 20% apenas, já que tem 1 cilindro a mais.

 

A tão falada bomba de óleo realmente é cara, R$350 do ap, contra R$1240 do marea. Comando também, se for pegar um 8v fica R$400 contra R$1500 do par do fivetech. Algumas coisas bobas, como juntas, parafusos, prisioneiros, bronzinas, correias, esticadores/tensores, bomba d'água, é tudo semelhante, tudo acessível em ambos.

 

E eu ainda quero saber qual é essa de manter que tanto falam, afinal, AP não tem que fazer manunteção? Não troca correia dentada, filtros, óleo, etc?

 

Mas se mesmo assim marea é tão cara, vai de stilo fivetech, pronto, não é mais marea. [^]

 

Novamente, eu trouxe a comparação de AP com fivetech, porque você disse que AP é a 8° maravilha do mundo e gastando pouco dinheiro, e isso não é verdade, e mesmo um carro tido com extremamente caro, consegue ser rival no custo X potência. Eu não tenho preferencia por nenhum deles, acho o marea legal, principalmente a weekend, porém também teria um APzão, bora, golf, A3, entre outros. E ambas opções tem como tirar uma boa potência e colocar isso no chão (AP box não, aquilo racha com 250cv), e teria qualquer carro legal desses, mas não é porque eu gosto que vou me enganar falando que é barato, que é o melhor motor, que é a única opção que existe de preparação no Brasil, entre outras ilusões que você tem.

 

Aqui o gráfico de um marea 2.4, a pressão é dada em bar:

 

2011-10-31221133.jpg

 

 

OBS: potência na roda. hand26

 

 

 

---------------------

 

Olha esse gol aspirado, tudo isso pra 230cv (380cv só no nitro), e ainda assim rachou uhsahuashuas:

 

http://youtu.be/Lff26sphLfE

Editado por Zéaudio

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Descobri que pistão e biela dá pra usar de AP no fivetech, então o custo aumenta em 20% apenas, já que tem 1 cilindro a mais.

 

 

25%, isso se voce achar 3 que divida os custos com voce, senão sobe pra 100%

Editado por diego.twim

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25%, isso se voce achar 3 que divida os custos com voce, senão sobe pra 100%

 

Isso, 25% a mais, que erro grotesco o meu haha.

 

Mas não, é vendido separadamente, isso tanto original quanto forjado, qualquer carro.

 

Só que antes de você turbinar, mexer em taxa, etc, você já tem 60% a mais de potência.

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Golf SR é 1.6 do audi, aqueles primeiros. É um motor meio "complicado"

 

SR já é depois do mexicano.. não é dos primeiros Golf's..

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SR já é depois do mexicano.. não é dos primeiros Golf's..

 

É os primeiros 1,6 do mk4 (98/99), depois usaram o mesmo motor do fox 1.6

 

167cv contra 100/110cv.

 

Só por usar pistão forjado? Não to entendendo.

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É os primeiros 1,6 do mk4 (98/99), depois usaram o mesmo motor do fox 1.6

 

 

ah sim.. achei que falava do anterior (mexicano)

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Só por usar pistão forjado? Não to entendendo.

 

Vamos lá, novamente. Leia com calma.

 

AP tem 99/115cv, por aí, fivetech é 167cv. Em média você já parte de 60% a mais de potência, não concorda?

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O 2.0 20v (aspirado) tem 142cv, o gol 2.0 8v tem por volta de 110cv, um pouco mais um pouco a menos dependendo da versão (não vou usar o GTI 16v pq dirão não ser AP hauhauhau), maaaas o peso potencia deles é quase identico, o 0-100 tambem é algo bem proximo, então como eu disse, não é só a potencia, é todo o conjunto que conta.

Se usar o motor em um brava depenado, deve ficar bem interessante.

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O 2.0 20v (aspirado) tem 142cv, o gol 2.0 8v tem por volta de 110cv, um pouco mais um pouco a menos dependendo da versão (não vou usar o GTI 16v pq dirão não ser AP hauhauhau), maaaas o peso potencia deles é quase identico, o 0-100 tambem é algo bem proximo, então como eu disse, não é só a potencia, é todo o conjunto que conta.

Se usar o motor em um brava depenado, deve ficar bem interessante.

 

Assim como o 2.0T tem +180cv aqui e existe versões com +220cv.

 

Porém para não ficar injusto e o poney chorar, peguei o 2.4 aspirado como referência. Que na verdade me confundi, 167cv é só o stilo, marea é 160cv. Porém na pior hipótese, pegando o AP mais potente já feito que é 120cv, teremos uma diferença significativa ainda.

 

 

Em ambos os casos você vai mexer no peso, seja reforçando o gol pra não quebrar no meio com 200cv, seja aliviando o peso de um golf, santana, bora, etc ou do stilo, marea, marea weekend... Ou não, quando vê você quer manter o carro original e potente aí não sei, vai depender do objetivo de cada um. E isso é algo bem pessoal já.

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Ou uma goleta chaleira com suápe para Fivetech? :vts

 

Grandes problemas e sem conforto algum?

 

Seria como casar com uma puta feia e pelancuda que sai dando pra todo mundo...

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25%, isso se voce achar 3 que divida os custos com voce, senão sobe pra 100%

 

É só esperar algum AP passar espirrando... mas tem que ficar ligeiro!

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Compare você mesmo os custos das peças pra deixar ambos com a mesma potência.

 

E lembrando, que a questão inicial era AP aspirado contra marea turbo, mas pra não ser atropelado, veja turbo X turbo.

 

Vou citar alguns itens:

 

Kit correia dentada Marea 2.0, 2.4 e 2.0 Turbo R$ 340,00 no ML;

 

Kit correia dentada VW AP 1.6, 1.8 e 2.0 R$ 109,00 no ML;

 

M.O para trocar isso num Marea +/- R$ 600,00 e num AP +/- R$ 100,00;

 

Junta de cabeçote de Marea 2.0/2.4: R$ 381,00

 

Junta de cabeçote VW AP: varia de R$ 80,00 a 150,00;

 

M.O Marea: +/- 700,00

M.O Ap: +/- 300,00

 

Pegando um Marea 2.0 20v de 142cv, só no chip, com ganho de 10% = 156,2cv.

 

Pegando um Santana 2.0 Mi, só no chip, com ganho de 10% = 125,4cv.

 

Pegando por base um Santana que é do mesmo segmento (sedan médio) que o Marea, para se obter a mesma potência de 142cv, além de chipar vai ser preciso adicionar um comando mais bravo e possivelmente um coletor de escape 4x1 para se ganhar a mesma potência ou um pouco mais no Santana.

 

Com isso o custo vai elevar um pouco mais! Estou por fora de preços.

 

De qualquer forma o preço para manter um Marea 2.0 20v (aspirado de fábrica) contra um AP 2.0 (levemente modificado) é mais elevado. Tudo para o Marea é caro!!! Se for pensar em envenenar um Marea, aí pode jogar na megasena!

 

O custo para se manter um AP turbinado para o dia-a-dia, rodando com ATÉ 1,2kg de pressão, com peças do motor originais, vai ser o custo normal de manutenção de um Marea 2.4 20V.

Editado por Dudu Lima

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É só esperar algum AP passar espirrando... mas tem que ficar ligeiro!

 

problema é se a biela voar na direção, ahuhauhauha

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Correia dentada é 100zin, tensor quando precisar trocar deve ser mais uns 100/150. Junta achei por menos de 240, mas isso não é manutenção preventiva.

 

Mão de obra não vem ao caso, visto que ambos seriam diy.

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Correia dentada é 100zin, tensor quando precisar trocar deve ser mais uns 100/150. Junta achei por menos de 240, mas isso não é manutenção preventiva.

 

Mão de obra não vem ao caso, visto que ambos seriam diy.

 

Vai confiando em fazer trocas intermitentes...

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Tive o prazer de andar em um marea week de 350cv. Apesar preparação com custo mais alto, o prazer de escutar aqueles 5 cilindros cantando, embreagem igual uma manteiga, todo o conforto do AC, DH e outros mimos, fora ser um carro que parecia original até você meter o pé. É um sonho de ter uma que um dia quero realizar.

 

Por outro lado também já andei em AP dessa cavalaria, e pra chegar nisso e ter um carro confiável o investimento não foi barato. Pro dia-dia não me serviria.

 

Tudo depende do propósito, montaria um ap só com o propósito de fazer burnout.

 

hand26

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Correia dentada é 100zin, tensor quando precisar trocar deve ser mais uns 100/150. Junta achei por menos de 240, mas isso não é manutenção preventiva.

 

Mão de obra não vem ao caso, visto que ambos seriam diy.

 

Troca de correia DIY em fivetech?

 

Isto não existe não. Primeiro porque você precisa de uma ferramenta de confirmação de fase (fasador), precisa dos pinos de travamento dos comandos e do vira... e precisa de ferramentas especiais pra fazer a coisa toda sem tirar o motor.

 

Sai mais barato fazer em oficina.

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