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Viepper

Um adeus a um dos melhores motores de todos os tempos

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Exatamente, o marea com peças originais já aguenta mais potência que um AP modafoca que o poney quer fazer.

 

Olha, mão de obra eu concordo que vai ser caro mesmo, mas um AP aspirado desse jeito também vai ser caro. Tudo que fugir do básico que os mecânicos fazem vai ser caro.

 

O negócio em ambos os casos é tentar tu mesmo fazer, como hobby.

 

Manter o marea não acho tão problemático assim, alguns mimos que dessem defeito eu tiraria, deixava só banco e motor kkkkk (afinal AP é assim, e ainda pior). Suspensão não é cara (parâmetro: menos de 1k custa os 4 amortecedores cofap ou nakata), então tá tudo tranquilo.

 

Ps1: novamente, estou falando de fivetech por ser caro, e mesmo assim acaba sendo tão viável quanto um AP.

 

Ps2: é só pra mostrar pro poney que AP não é tudo isso. Hue.

Bom, meu objetivo é tudo DIY mesmo, por puro hobby e gostar de mexer nessas coisas. Eu já passei do tempo de fazer um curso de mecanica do senai :banghead

 

E sim, AP não é tudo isso e eu sei disso haha,

Peças originais e de qualidade são caras sim, você pode pegar uma peça isolada, mas cota ai quanto fica pra trocar correia por exemplo, quanto custa uma retifica completa de um motor original, etc... Tenho um a3, meu deus, que cofre fdp pra mexer, é fio e mangueira pra todo lado, kit de correia é una paulada, mas po, não é um apzao 20varva? Hauahauahua a diferença é essa. Pra vc montar um ap ate 250cv, vc vai gastar menos que montar um marea, mesmo se for um ap bem montado. Ai pra frente, ate um certo limite, vc consegue manter um marea original e o ap já tem que partir pra peças especiais, ai sim o marea mantem um custo mais baixo, ate um certo limite tbm.

A turbina desse motor é cara, costuma dar problema?? Já sonhei muito em ter o polo GTI que usa esse motor. Eta sonho impossível kk

Preparar AP acaba sendo mais barato por conta da mão de obra, de ter muita coisa usada no mercado... então você abraça coletores, 49G e mais umas coisinhas por um precinho camarada, e qualquer mexânico põe a mão, larga o ponto travado pro avanço da alta com a turbina cheia e fo**-se se o carro leva meia hora pra dar partida... :vts

 

Agora, se você começa a partir pra uma preparação séria, as coisas ficam caras mesmo.

O mercado de preparação é maior para APs. Em preparações mais sérias fica caro sim, mas acredito que o AP continua mais "rentável". Lembra do caso do cara que tinha seu carro de arrancada e substituiu seu moderno e eficiente motor boxer subaru ej20 (ou 25) por um AP, por ser um motor muito mais barato de montar e manter (mesmo quando se fala em altíssimas potências).

 

Na questão do apzão x marea, não to achando graça nenhuma vocês quererem comparar motores totalmente diferentes, de tecnologias diferentes, de proposta e épocas diferentes.

 

O fivetech é um motor com concepção bem mais moderna, 5 cilindros, e já nasceu mais robusto que um AP, obviamente em questão de preparação ele aguentaria muito mais potência, pra mim é uma comparação muito óbvia (e injusta).

 

Compare o AP com motores de sua época.

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O fivetech é um motor com concepção bem mais moderna, 5 cilindros, e já nasceu mais robusto que um AP, obviamente em questão de preparação ele aguentaria muito mais potência,

 

Oí já não concordo mto... Os motores mais modernos já trabalham próximo ao seu limite, a tecnologia permite trabalhar com materiais mais leves/fracos (estou falando da peça original), blocos e bielas mais finas.... sendo ao meu ver mais difícil de tirar tanta potência sem risco de quebra.

 

Essa é minha visão, não sei se o fivetech foge a regra ou eu estou enganado, e os motores mais novos são mais robustos (material e espessura de peças).

 

 

Compare o AP com motores de sua época.

 

Ok. Vamos falar do Ford T

 

:vts :vts

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O fivetech é um motor com concepção bem mais moderna, 5 cilindros, e já nasceu mais robusto que um AP, obviamente em questão de preparação ele aguentaria muito mais potência, pra mim é uma comparação muito óbvia (e injusta).

 

Compare o AP com motores de sua época.

 

Na verdade, tirando coletor de geometria variável, comando com fase variável (tb disponível nos sucessores do AP) e sistema de injeção, não há nada de extraordinário que separe os motores. Quando você fala de stock, aí estas coisas pesam mesmo. Mas quando você fala de preparação, não. Todo motor é praticamente igual, tem praticamente a mesma quantidade de partes móveis, funciona da mesma forma. O que muda é, por exemplo, mais pontos de apoio (mancais) pro vira, por exemplo, tamanho das bielas, medidas dos cilindros, formato das câmaras... mas no caso do AP, tudo pode ser mudado.

 

Não vejo covardia na comparação. Gasta-se menos pra levar um Marea a 400cv do que um AP, porque o fivetech é casca grossa. Já vi nego com 350, miolo e câmbio stock, sentando a lenha com a nareba cheia de pó e a desgraça do carro deve estar rodando até hoje.

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O marea tem um cilindro a mais, mais cilindrada, cabeçote "multi" válvulas, ele tem obrigação de aguentar e render mais potencia. Ate porque originalmente ele tem mais potencia. Maior desvantagem do marea é o peso, que tem uns 50% a mais q um gol, então o motor render não quer dizer que ele vá andar na frente sempre, ele leva de final. 400cv já tem que forjar o marea tbm, ai a brincadeira fica bem cara, ainda mais se for fazer direito, tudo novo e zero com todas as folgas na tolerância e bomba de óleo nova (que custa uma paulada)

Editado por diego.twim

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Mesmo o 2.0 já rende mais que o AP, mas isto ocorre principalmente por conta do cabeçote, coletores, VVT...

 

Ainda assim, você pega um 2.4 e chega nos 300cv tranquilo com turbo, sem precisar forjar (claro, não pode abusar também, toda máquina tem seus limites). O custo pra chegar nos 300 (ou um pouco menos no 2.0, mas já se supera os 250) é praticamente o mesmo de montar um AP mortadela na faixa dos 200cv.

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Pera, é injusto comparar um motor velho (AP) com outro motor velho (fivetech), porque um é melhor que o outro? Hauahuahs

 

Se o custo é semelhante, a comparação é válida, simples assim.

 

E o choro é livre.

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Qual delas anda de VW?

Sasha Grey é melhor, o trambulador da Mia Khalifa não deixa engatar a ré. Manjadores manjarão

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Pera, é injusto comparar um motor velho (AP) com outro motor velho (fivetech), porque um é melhor que o outro? Hauahuahs

 

Se o custo é semelhante, a comparação é válida, simples assim.

 

E o choro é livre.

kqJGQK0.jpg

Rs...

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Depende o custo que voce compara. Hoje em dia não se acha um Marea bem cuidado, onde voce vai precisar de pouca manutenção, por um preço baixo. Logo os custos de um AP (qualquer um deles) com um Fivetech não são nem de longe equivalentes, se for comparar o carro como um todo então, pode esquecer. Se equivale o preço de uma turbina, um coletor, pressurização, escape, peças de preparação que no geral se usam em varios carros diferentes, ou até algumas proprias para o determinado motor, mas que não são tão caras.

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Ah, mas se a gente for colocar custo de aquisição do carro nos custos de preparação, essa conversa perde todo o sentido...

 

Vamos assumir que cada um vai preparar o carro que tem... faz mais sentido.

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Em 2008/2009 precisava de um carro e encontrei um Marea Weekend 2.4 que era de um senhor daqueles bem metódicos, que ainda fazia revisão na css. Consegui dobrar ele no preço (fazia por R$13.500), mas ao levar o carro no mecânico descobri um corpo de borboleta que precisava ser substituido e mais algumas peças... Na época (2008/2009) o mais barato que consegui só no TBI foi por R$1500 se não me falha a memória. Aí recuei na compra da "ambulância" e peguei outro carro. Creio que hoje existam peças de reposição com valores mais amigáveis, mas é difícil encontrar esses carros em boas condições.

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EU não compraria um marea hoje, morro de vontade e acho um carro top, mas é loteria e ilusão achar que é barato de manter.

Preparar tem um custo semelhante sim, ate certo nível como eu havia dito anteriormente. Eu coloco o carro e todo o resto como custo, porque carro de dia a dia eu não prepararia, então teria de comprar um carro so pra essa finalidade, então entra nos custos tbm haaha

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Depende o custo que voce compara. Hoje em dia não se acha um Marea bem cuidado, onde voce vai precisar de pouca manutenção, por um preço baixo. Logo os custos de um AP (qualquer um deles) com um Fivetech não são nem de longe equivalentes, se for comparar o carro como um todo então, pode esquecer. Se equivale o preço de uma turbina, um coletor, pressurização, escape, peças de preparação que no geral se usam em varios carros diferentes, ou até algumas proprias para o determinado motor, mas que não são tão caras.

 

Discordo, você compra marea sem problemas, até então, por menos de 10k. Um gol do mesmo ano vai ser na mesma faixa. E como qualquer carro velho, é loteria, mas dá pra escolher o que menos aparenta dar mer**.

 

Comprou o marea, nem anda, já bota na oficina e abre o motor, porque se estragar (se não, quando estragar) vai moer tudo.

 

Preparar você concorda que é o mesmo preço mais ou menos, suspensão é bem acessível os custos, então o que mais tá faltando? Câmbio? O de AP quebra antes. Pneu?

 

Se estragou algum mimo, arranca, pronto, afinal o AP não tem nada disso mesmo.

 

Eu também estou falando custos como segundo carro, afinal eu jamais teria isso pro dia a dia. Então um banco, volante, motor e quatro rodas é o suficiente.

 

E mais um vez, estou pegando o marea só por ser um carro caro pra mostrar que AP não é nada barato.

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Pera ai, abrir um ap e um fivetech custa a mesma coisa? É isso mesmo produção?

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Nem compara, Mareazão com fivetech é bomba declarada, não gasta pouco não.

 

Se achar um filezão não vai ser por R$ 9 mil, mesmo assim eu não arriscaria.

 

Manutenção mais em conta são os 1.8, mas aí se foi o encanto do 5 cilindros roncando.

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So a bomba de óleo original custa 2500, uma paralela custa mais de 1000. 2500 vc compra um ap inteiro e coloca no lugar hauhaua marea bem cuidada por 9k hauahiaahuahaiahaiahaahiahauahaiahaiahauahauahahauahauahauahuahaushsushsush

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