Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
blOom

Line Array, compensa? De marca ou manda fazer?

Recommended Posts

Tópico antigo:

Bom galera, pra quem ainda não sabe, trabalho mais com som profissional (fixo) do que automotivo. Não que eu não curta som automotivo, mas desempolguei em trabalhar com 12v! Amps de 30% da potência de 127v tocam mais que similares automotivos e bla bla bla, ou seja, desisti desse mundo 12v!

Mas eu venho a algum tempo tentando montar um p.a.zinho pra mim, que sirva pra uso pessoal e pra boate quando necessário! E fazendo as contas, saiu aproximadamente, pruma caixa de alta:

HPX 2120 ~500

SD 375 ~300

divisor nenis ~ 200

expansor bacana ~150

amp individual ~800 (um barato)

box ~300

Até aqui, já vai nos 2.300 e lá vai cacetada!

E então, me surgiu uma ideia bacana: Usar LINE ARRAY amplificado.

Não olhem muito os watts, pois a galera do automotivo sempre vai pelos watts! Lá na boate, minhas altas tem ~1.200wrms cada caixa, e foi alugado um line de ~600wrms que tocou praticamente a mesma coisa de minhas altas de 1.200wrms!

O line que digo foi desse aqui:

http://produto.merca...a-c-limiter-_JM

caixa-linearray-attack-vrv-206a-bi-amplificada-c-limiter-407701-MLB20382369366_082015-F.jpg

Duas caixinhas dessa por lado acompanharam 8 x 18" numa boa!

Só que me surgiu uma oportunidade ainda melhor! Uma caixa que é a "maior" do que essa... que usa 1x12" ao invés de 2x6"... que usa 2 drivers ao invés de um... e que aplica 950wrms ao invés de 300wrms! Logo, quase 10db a mais de SPL final!

Que é a VRV 112a:

2-caixas-attack-line-versa-vrv-112a-bumper-tocmix-608601-MLB20385439721_082015-F.jpg

Surgiu um rapaz vendendo delas semi-novas a 2.500 e me pareceu uma excelente compra! Comprei uma e vou testar assim que chegar!

Em tempo: Surgiu agora um anúncio delas ainda mais baratas!

http://produto.merca...000-as-duas-_JM

Enfim, Já comprei a minha e farei o teste!

Mas, como citei acima, 4 das menores deram conta de acompanhar 8 x 18" no grave. Tem 90% de chances de duas dessas acompanhar minhas altas, mas meu "topo" de linha vai ser duas dessas por lado! (quatro no total)

As caixas chegam entre sexta e segunda, postarei as novidades conforme forem acontecendo!

Novidade no final da página!

Editado por blOom

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o gancho, se a parada der certo, mais pra frente monto um reboquezinho pra mim... com 6 T18 ligados numa Etelj 6000 e 4 lines dessa do lado! hahaahahhaha

Compartilhar este post

Link para o post

:rever1: eu sempre fui fã da attack, até andei vendo a +/- 01 ano um pazinho pra alugar por aqui.

só acho q duas caixas por lado não vai dar cobertura suficiente.

qual o tamanho da boate?

Compartilhar este post

Link para o post

Aí depende do tamanho do lugar, mas porque não coloca umas 4? Trabalha folgado e abrange todo o espaço.

Compartilhar este post

Link para o post

2x6"?

Vai faltar médio grave aí... o esquema vai ser deixar o sub subir um pouco mais, tomando cuidado com os picos das T18.

Compartilhar este post

Link para o post

Achei interessante a ideia, só acho 2x6 pouco tbm (médio grave), mais não conheço a caixa, posso estar falando besteira.

aguardo testes

Compartilhar este post

Link para o post

Aí depende do tamanho do lugar, mas porque não coloca umas 4? Trabalha folgado e abrange todo o espaço.

2 por lado já abrangeria. Fiz as medições e talz...

4 por lado? Pq seriam mais de 10 mil só de altas POR LADO! Haja grana!

2x6"?

Vai faltar médio grave aí... o esquema vai ser deixar o sub subir um pouco mais, tomando cuidado com os picos das T18.

Qdo usei assim, o som foi alinhado pelo técnico da banda.. os subs iam até 125hz...

Achei interessante a ideia, só acho 2x6 pouco tbm (médio grave), mais não conheço a caixa, posso estar falando besteira.

aguardo testes

Também achei q seria! Mas foram duas lines dessa por lado (total 4x6" por lado) e deu conta com folga!

Compartilhar este post

Link para o post

Atraso nos processos, por conta do peso, só vem por transportadora! -.-' Sad

Compartilhar este post

Link para o post

A 206 tem o timbre mais gostoso, mas a 112 tem BEM mais SPL e pegada!

Em termos de grana, duas 206 = uma 112

Em termos de SPL, três 206 = uma 112

Logo, não compensa investir em 3 lines pra ter o mesmo SPL!

E outra coisa: O "erro" no timbre da 112 é uma sobra nos ~2khz que dá pra tirar no processador e deixa-la tão flat quanto a 206 =)

Compartilhar este post

Link para o post

Bom galera, ontem tive a oportunidade de testar algumas células de line array "pronto" e queria debater as idéias com vcs!

Comprei uma VRV 112a da attack, peguei mais 3 delas emprestadas e montei. E comparei com meu p.a. feito. (4 hpx 2120 + 2 sd375 em dutadas bem projetadas e alinhadas)

Em resumo, pra curtas distâncias o que já era dito se confirmou: line array não faz diferença! O timbre do p.a. bem alimentado soou idêntico, além de custar 20% do valor do line!

Sei que não era um line top (rcf, nexo, etc).. mas é bem conceituado...

E fica a minha sugestão:

Se o som é pra eventos pequenos, até 2k pessoas, não compensa investir em line! Muitas bandas/produtores vão exigir line por pura moda, então fica a dica: façam seus fly p.a. em formato de line! 12+ti por caixa, feltral na frente.. Não precisa guia de ondas nem difusor no woofer! Atende bem os eventos menores!

Se é som pra eventos/espaços médios.. aí compensa investir em line array feito! Procura uma marca de qualidade ou estuda muuuuito pra projetar os seus! Guias de ondas nas altas, difusor nos médios caso seja necessário.. observe o acoplamento em relação à frequência reproduzida, a distância entre os centroa acústicos e faça um alinhamento caprichado sempre q montar o som! Dá pra fazer até eventos maiores... 5, 10 mil pessoas, se o projeto for caprichado!

E lines de marca só compensa MESMO pra quem bastante tá folgado ($$$) ou tem pego trabalhos grandes, eventos pra 5k pessoas acima com frequência!

Mas isso tudo pelo q testei, avaliando os sistemas e custo beneficio de cada um!

Editado por blOom

Compartilhar este post

Link para o post

Ótima avaliação. Pelo menos me orientou bastante que estava também indo nessa mesma direção em olhar umas line, mas pelo visto não é o caso.

Só eu tivesse que vender tudo para comprar line(eu acho que vou partir para isso).

Meu sistema não é para sonorizar ambiente algum e sim curtir em casa (no quintal), mas quando isso é possível. O sistema com amplificador, processador, projeto de caixa, escolha de alto-falantes, é muito mais interessante, pois cada vez vamos aprendendo mais coisas e eu não tenho mais tempo.

Só acho que o Line seria mais prático, porque não teria de ficar carregando caixa e evitaria que as "empreguetes" ficassem jogando água nas minhas caixas de grave para lavar o quintal, rs rs. Ficarem lá no bumper e pronto, rs rs.

Sei que eu ainda não achei o grave que eu busco, mas vi caixas dessas pequenas mesmo e até pelo carnval aqui em pequenso trios que me agradaram muito. Estou bastante inclinado em vender tudo, exceto a mesa e deixar um amplificadorzinho aqui, enquanto essa estrurua não estiver pronta ou para algum evento externo.

Creio que eu vá conseguir arrecadar uns 10K ou mais com os itens que eu tenho, incluindo os automotivos que ainda tenho no armário e acho que irá me atender com aquisição de 01 ou 02 pares de line, bumper e 01 ou 02 caixas de grave, mas sei que estão muito caros atualemtne em virtude do dolar

Vou precisar de processador além da mesa?

Compartilhar este post

Link para o post

blOon suas caixas são ativas? São duas, com 2x12 e 1xTi?

Estou estudando montar um P.A. para uma área de, no máximo, 400 m² e 500 pessoas.

A ideia é montar duas caixas de médio, com 2x12 (com 300wrms cada - 12MG600, E-312Lc) e uma Ti.

Vejo sempre no mercado livre esses painéis de ativação.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710450438-painel-p-ativaco-caixa-acustica-multivias-700-watts-rms-_JM

Será que esses painéis tem a mesma qualidade de um amplificador profissional, ou o melhor é comprar uma boa potência de 1500 wrms?

O mesmo nos graves, ativar ou potência...

Compartilhar este post

Link para o post

Vou deixar aqui o link, pra quem ainda não leu, de alguns artigos muito bons sobre dimensionamento e posicionamento de caixas, o que é preciso pra fazer uma festa para X pessoas, quais e quantas caixas sonorizam um ambiente X, subs... do Studio R

http://www.studior.com.br/splsalas.pdf

http://www.studior.com.br/dimensio.zip

http://www.studior.com.br/aes2012.pdf

http://www.studior.com.br/semea.pdf

Compartilhar este post

Link para o post

Estou estudando montar um P.A. para uma área de, no máximo, 400 m² e 500 pessoas.

A ideia é montar duas caixas de médio, com 2x12 (com 300wrms cada - 12MG600, E-312Lc) e uma Ti.

http://produto.merca...0-watts-rms-_JM

Será que esses painéis tem a mesma qualidade de um amplificador profissional, ou o melhor é comprar uma boa potência de 1500 wrms?

Um painel, também conhecido por amplificador in Box, é uma boa mesma.

A preocupação seria essa mesmo.

Pelo menos as marcas que eu sei que possuem além dos painés, também amplificadores são:

* AudioLeader - tem alguns com USB e até um Mix acoplado. Eles permitem uma caixa ativa e outra escrava, além de possibilidade de serem usadas com amplificadores, fazendo parte do mesmo sistema, ou seja, tocando o mesmo sistema.

* Taigar

* Advance - acho que é fabricante dos amplificadores Times One

Eu compraria dessas marcas que possuem amplidicadores também e que sejam bons.

Porque não pensa nas caixas amplificadas? A Attack tem sistemas assim.

Compartilhar este post

Link para o post

A ideia de montar é justamente o custo. Minha cidade (Feira de Santana-Ba) tem um forte comercio de som, e consigo alto falante MG de 12" com ~300 ou 400 wrms por R$ 200,00 cada em muito bom estado de conservação.

A vantagem de usar caixas ativas é a facilidade de transporte e organização. O rack seria composto, a princípio apenas pela mesa e equalizador.

Compartilhar este post

Link para o post

Ótima avaliação. Pelo menos me orientou bastante que estava também indo nessa mesma direção em olhar umas line, mas pelo visto não é o caso.

Só eu tivesse que vender tudo para comprar line(eu acho que vou partir para isso).

Meu sistema não é para sonorizar ambiente algum e sim curtir em casa (no quintal), mas quando isso é possível. O sistema com amplificador, processador, projeto de caixa, escolha de alto-falantes, é muito mais interessante, pois cada vez vamos aprendendo mais coisas e eu não tenho mais tempo.

Isso é puro fato pra quem não tem grana em jogar em um line pronto qualquer. Com 30~50 mil agora seria BEM fácil... mas como minha grana é pingada e suada, haja pesquisa!

Só acho que o Line seria mais prático, porque não teria de ficar carregando caixa e evitaria que as "empreguetes" ficassem jogando água nas minhas caixas de grave para lavar o quintal, rs rs. Ficarem lá no bumper e pronto, rs rs.

Sei que eu ainda não achei o grave que eu busco, mas vi caixas dessas pequenas mesmo e até pelo carnval aqui em pequenso trios que me agradaram muito.

Então vou te dar duas sugestões, que me agradam completamente:

1) Dutada com sintonia hiper baixa... 160 litros, f3 em 42hz, f6 em 36hz (porém o rendimento não é nada absurdo se comparada a uma dutada picuda)

2) T18 alinhada no processador... apesar de grandinha, toca perto de 2x18" fácil... flat a partir de 40hz bem alinhada!

Eu tô entre essas duas, as demais nem cogito =)

Estou bastante inclinado em vender tudo, exceto a mesa e deixar um amplificadorzinho aqui, enquanto essa estrurua não estiver pronta ou para algum evento externo.

Creio que eu vá conseguir arrecadar uns 10K ou mais com os itens que eu tenho, incluindo os automotivos que ainda tenho no armário e acho que irá me atender com aquisição de 01 ou 02 pares de line, bumper e 01 ou 02 caixas de grave, mas sei que estão muito caros atualemtne em virtude do dolar

Vou precisar de processador além da mesa?

Processador e mixer sim! E amp, caso não vá usar line ativo!

E fica a minha dica, que inclusive é o que pretendo fazer:

ESX 608 + difusor central

d220ti + guia de ondas

e a caixa + ferragem profissional com tela e feltral

Divisor nenis

Pronto. Cada célula dessas não chega a mil reais, mas 4 delas fazem festa pra mil pessoas!

O line ativo é absurdamente pesado, já tenho 32, não chego nos 40 se for "brincar" com line ativo! hahahahaha

http://produto.merca...0-watts-rms-_JM

Cara, foge disso! Sistema ativo é bom pra quem pretende ficar montando e desmontando o sistema! Se tu vai deixar fixo, não tem pq querer" praticidade.

Quanto às altas, recomendo altamente das minhas: 2x HPX 2120 + SD375. Duas delas tocam forte pra mais de mil pessoas...

E pra subs, 4 T18... acompanham essas altas com folga... idem!

Compartilhar este post

Link para o post

A ideia de montar é justamente o custo. Minha cidade (Feira de Santana-Ba) tem um forte comercio de som, e consigo alto falante MG de 12" com ~300 ou 400 wrms por R$ 200,00 cada em muito bom estado de conservação.

A vantagem de usar caixas ativas é a facilidade de transporte e organização. O rack seria composto, a princípio apenas pela mesa e equalizador.

Se for fazer algo assim, low cost... 2x Eros 312 LC + d220ti

Compartilhar este post

Link para o post
ESX 608 + difusor central

d220ti + guia de ondas

e a caixa + ferragem profissional com tela e feltral

Divisor nenis

Pronto. Cada célula dessas não chega a mil reais, mas 4 delas fazem festa pra mil pessoas!

O line ativo é absurdamente pesado, já tenho 32, não chego nos 40 se for "brincar" com line ativo! hahahahaha

E esse projeto, assim como a marca/modelo do guia de onda, seria de fácil acesso?

Teria projeto pelo menos para falantes de 10', haja visto que já tenho os meus(ESX 310)?

A vantagem da dutada de 12", é que já tenho os SD 375, mas em contrapartida, teria de adquirir o HPX ou no mínimo ESX 125.

A diferença em favor dos ESX é porque reduziria a potência do sistema. Esses 02 fins de semana fiz 02 testes com 02 StudioR da linha Z (Z1600 e Z500), para o mesmo par de ESX 310 e Ti, sem corte algum, a não ser o corte entre o médio e o ti e gerou um diferença absurda na nitidez do som. Até o agudo que não tinha ouvido antes com o NA 6400, percebi. Por isso me veio a ideia de apostar na linha Z para o grave também. O grave do WPU 1507 ficou muito bom e olha que o meu falantes é de 8 ohms e de 500w RMS e o Z1600 também gera 500w a 8 phms por canal. Detalhe, também não usei corte, nem pelo amplificador. Estou estudando então preciso ter uma noção do comportamento em várias situações.

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo de fácil acesso!

E n custa caro, nada dessa célula!

Sei que é o que quero investir.. como falei, por conta do transporte e facilidade na aquisição (sempre q folgar compro mais uma célula)

Compartilhar este post

Link para o post

aproveitando o topico do amigo gostaria de uma ajuda aos mais entendidos. como sou fraco no Profissional e deixei um pouco de lado o automotivo também.

hoje possuo os seguintes equipamentos.montados,

02 driver d305 na corneta hl 1450

02 tweeter st305 selenium

02 tweeter hst600 hinor

04 wpu 1505 - caixa selada cornetada

04 wpu 1805 - caixa ''w''

01 mesa ll audio starmix 6 canais

01 ampli dobsom dsa 4000 1000 rms - pros 4 de 15

01 ampli copia studio r heavy duty com placa studio r 2000 rms - pros 4 de 18

01 ampli caseiro com mais ou menos 400 rms pros driver e tweeter

o que queria saber era preciso acrescentar mais uma coisa?vale a pena trocar os amplificador? vale a pena comprar crossover equalizador compressor? o som e residencial porem queria faturamento alugar - gostaria de gastar o mínimo possível

Compartilhar este post

Link para o post

1) eu venderia esses trinium, berreiro danado

2) alta perfeita: 2x15 + d305 + st, as 15 em "sb650"

3) testa os amps.. se te agradarem, mantém por um tempo! Mais pra frente, um etelj 4k sozinho (~2400 novo) da conta do som inteiro

4) um processador eh muuuito bem vindo

Em resumo, as dicas acima te ajudarao mt!

Essencial mesmo seria o processador. Segundo passo, o amp etelj (reduziria transporte). Futuramente, um par de retornos de chão e um kit de iluminação (uns par leds, smoke...)

Compartilhar este post

Link para o post

1) eu venderia esses trinium, berreiro danado

2) alta perfeita: 2x15 + d305 + st, as 15 em "sb650"

3) testa os amps.. se te agradarem, mantém por um tempo! Mais pra frente, um etelj 4k sozinho (~2400 novo) da conta do som inteiro

4) um processador eh muuuito bem vindo

Em resumo, as dicas acima te ajudarao mt!

Essencial mesmo seria o processador. Segundo passo, o amp etelj (reduziria transporte). Futuramente, um par de retornos de chão e um kit de iluminação (uns par leds, smoke...)

1) tweeter tirada

2) vou providenciar daqui 2 meses por falta de verba, nesse modelo vou ter que mandar fazer por que pra onde moro nao vende e pra vim de

longe saicarro

3) o amp, me agradam sim porem vejo que disparadamente de longe os woofer passa fome.

4) sabe algum processador custo beneficio?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...