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Eu tenho a impressão que disse não ser apenas a turbina, o cara botou intercooler, bicos, a ft400 ou 500 que é outro nível de regulagens, escape, porém o motor ele diz não ter mexido pra nada.

 

Como disse, pode estar escondendo algo, mas mesmo assim, dá pra fazer no sandero, que é o motivo pelo qual eu toquei nesse assunto.

 

 

 

 

 

Ai que você se engana o motor do 9N não tem nada de AP, o bloco é totalmente diferente. Não é o mesmo motor do atual Jetta aspirado.

 

Como disse, é o motor EA113 que equipa os polos 9N pra cima. Esse motor veio para substituir o EA827 (AP), apesar de ser utilizado até hoje.

 

E acho que você está interpretando de forma errada o que o KLB disse, ele não disse que não era possível, mas falou que pra obter esse resultado só um puta trabalho na fase "aspirada" do motor, e como todos sabemos o custo é bem mais alto do que aumentar a pressão na wastegate.

 

Pra mim esse motor era o mesmo que o do Jetta, por isso achei ser o AP..

 

 

E não, não estou interpretando o klb errado, mas ele quem está pagando de mãe diná.

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E não, não estou interpretando o klb errado, mas ele quem está pagando de mãe diná.

 

É sério que você estuda engenharia?

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É sério que você estuda engenharia?

 

E você é sério que trabalha com "acessoria" e não consegue ler que o cara simplesmente não jogou uma tubininha?

 

Deve ser a convivência, já tá lendo só o que quer.

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E você é sério que trabalha com "acessoria" e não consegue ler que o cara simplesmente não jogou uma tubininha?

 

Deve ser a convivência, já tá lendo só o que quer.

 

Colocou uma Fueltech também? Tá melhor que MEG então.. É a Damn Pony Edition? :vts :vts :vts

Editado por Kleberlpa

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Colocou uma Fueltech também? Tá melhor que MEG então.. É a Damn Pony Edition? :vts :vts :vts

 

Mas aí vou ter que vender o carro pra comprar uma ft500 hahahaha.

 

Não é o pony edition porque os pedais da fiat são muito distantes... =/

 

Depois vou pegar o laptop e vejo se encontro os vídeos desse polo, pra tu parar de tentar adivinhar o que o cara fez.

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Bem, aqui vão os vídeos para o klb poder criticar, mas agora com alguma noção do que realmente foi feito:

 

 

 

 

Agora vamos lá, com um pouco mais de paciência para "retrucar" as teorias do klb, pois bem: sabe aquele exemplo lá do motor elétrico CC? Esqueça, pois motor elétrico, no geral, tem um rendimento fixo (a plena carga), então para ter o dobro de potência, você terá que ter o dobro de corrente mesmo.

 

Agora vem a parte que faz sentido para nós, você está confundindo poder calorífico com potência na saída, isso são duas coisas diferentes. A mistura O² + etanol tem um poder n de cal, porém nenhum carro utiliza todo poder calorífico do combustível, um carro aspirado no geral, consegue transformar 30~35% desse poder calorífico em potência mecânica, então perceba que para tirar o dobro de potência, não necessariamente você precisa injetar o dobro de combustível. Então você pega um motor e aumenta sua eficiência turbinando, injetando mais ar e combustível (turbo e bicos maiores), melhorando a saída de gases (escape refeito), e depois algumas boas horas brincando na FT500 até deixar o melhor possível, e provavelmente aumentando aqueles 30~35% de rendimento de quando era aspirado.

 

Um exemplo muito simples de entender como funciona, é aumentando a taxa de compressão, você não injetou uma caloria a mais, porém tirou mais potência na saída, será mágica?

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0,6 é coisa de menina, já quer turbinou um motor grande devia de tirar mais potência...

 

Uma duvida, no monitor apareceu quanto de potência no motor?

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0,6 é coisa de menina, já quer turbinou um motor grande devia de tirar mais potência...

 

Uma duvida, no monitor apareceu quanto de potência no motor?

 

Sim! Por isso mesmo, 0,6bar é bem pouco, muitos "entendidos" à moda PAF, dizem que 0,6 nem afeta o desgaste do motor, não se fazendo necessário upgrade de peças forjadas ou de ligar melhor, o que é muito bom visando o CxB.

 

Sempre dá para tirar mais potência, tudo é questão do que você quer, eles se limitaram a 0,6 e tirar o máximo possível através de acerto nessa pressão.

 

E sim, no segundo vídeo, no final, mostra o resultado (foto do monitor).

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Raphyto alegando que a Física é opressora e não reconhece o gênero do motor em ser 240cv com apenas 9psi no caracol :vts

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Raphyto alegando que a Física é opressora e não reconhece o gênero do motor em ser 240cv com apenas 9psi no caracol :vts

 

Só que não.

 

Na verdade quem está distorcendo a física é klebyto e seus discípulos.

 

Inclusive isso que você disse parece coisa do chefinho haha.

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Agora vamos lá, com um pouco mais de paciência para "retrucar" as teorias do klb, pois bem: sabe aquele exemplo lá do motor elétrico CC? Esqueça, pois motor elétrico, no geral, tem um rendimento fixo (a plena carga), então para ter o dobro de potência, você terá que ter o dobro de corrente mesmo.

 

Então me explica o milagre da eficiência em motor turbo, onde na mesma faixa de rotações (veja qualquer tabela antes/depois entre aspro e turbo) ele dobra a eficiência sem dobrar a quantidade de combustível queimado...

 

Outra dica: preparação aspirada não melhora eficiência também não, tá? O que melhora é o torque em rotações mais altas, logo, por uma simples questão matemática (veja a fórmula), mais torque em alto giro = maior potência.

 

A exceção é apenas para os casos em que o motor tem sérios defeitos de projeto ou foi intencionalmente limitado. Como, por exemplo, o fusca, que é um motor subquadradíssimo (ruim de torque) mas que também não é girador... ou seja, não tem torque e nem potência. Se não me engano o 1600 é 85,5x74. Como referência, o B16 do Vti tem 81x77.

 

Agora vem a parte que faz sentido para nós, você está confundindo poder calorífico com potência na saída, isso são duas coisas diferentes. A mistura O² + etanol tem um poder n de cal, porém nenhum carro utiliza todo poder calorífico do combustível, um carro aspirado no geral, consegue transformar 30~35% desse poder calorífico em potência mecânica, então perceba que para tirar o dobro de potência, não necessariamente você precisa injetar o dobro de combustível. Então você pega um motor e aumenta sua eficiência turbinando, injetando mais ar e combustível (turbo e bicos maiores), melhorando a saída de gases (escape refeito), e depois algumas boas horas brincando na FT500 até deixar o melhor possível, e provavelmente aumentando aqueles 30~35% de rendimento de quando era aspirado.

 

1 - A FT, o quadrijet, a ventarola ou o que você quiser pendurar num motor NÃO muda sua eficiência energética (a diferença entre a energia transformada em torque e a energia perdida em calor). Não confunda com a relação potência/litro, esta sim é aumentada em uma preparação. Você pode até otimizá-la gerenciando melhor a curva de ignição e a relação ar/combustível, ou reduzir perdas em um comando inadequado em uma preparação aspirada, ou em um injetor que mais molha o coletor que pulveriza na câmara.

 

2 - A não ser que exista alguma mágica, se 30% deste combustível te permite obter 120cv, como é que você chega a 240cv sem depender do dobro (em condições ideais) de combustível por ciclo de queima?

 

Ah, já sei... faz seu motor ter um rendimento energético de 50%? :vts

 

Conta esse milagre pras montadoras então.

 

Um exemplo muito simples de entender como funciona, é aumentando a taxa de compressão, você não injetou uma caloria a mais, porém tirou mais potência na saída, será mágica?

 

Você não ganhou potência, você deixou de PERDER. Quando você tem uma taxa abaixo do ideal, você DESPERDIÇA o calor gerado por aquela queima.

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0,6 é coisa de menina, já quer turbinou um motor grande devia de tirar mais potência...

 

Uma duvida, no monitor apareceu quanto de potência no motor?

 

Se ainda fosse um carro dedicado pra trackday até diria que vale a pena... mas pra rua, gastar dinheiro acertando pra 0,6 é burrice, vai gastar tudo de novo quando tomar um ralo de um caixote orbital gomão e voltar no preparador pedindo pra "regaçá" pra quilimêi na sola da chinela! :vts

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Se ainda fosse um carro dedicado pra trackday até diria que vale a pena... mas pra rua, gastar dinheiro acertando pra 0,6 é burrice, vai gastar tudo de novo quando tomar um ralo de um caixote orbital gomão e voltar no preparador pedindo pra "regaçá" pra quilimêi na sola da chinela! :vts

 

Burrice acertar carro normal pra 0,6?

 

Da um puta "tapinha" no carro...

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Burrice acertar carro normal pra 0,6?

 

Da um puta "tapinha" no carro...

 

Depende... uma receitinha mortadela, biquinho suplementar e clamper... perfeito pra 0,6. Morre aí uns 3 paus montado, com embreagem nova.

 

Uma receita onde o cara gastou uma BOA grana só em fueltech e demais acertos, pra fechar em 0,6? Poderia fazer o investimento render muito mais partindo pra 1kg no pé e 1,5-2 no booster. Duvido que o investimento ali ficou abaixo dos 15k, só a FT fica na casa dos 5k. Ainda tem os sensores, a wideband e o leitor (que o cara tem no painel... só aí já morreu 1k5), mão de obra... Fácil fácil o cara morreu em 20 paus pra tirar 240cv e tomar ralo de goleta caixa que juntando o carro e a mecânica não vale 20k... :vts

 

O lance é que o vídeo aí é mais vitrine do preparador... pro mamão pensar "caraivéeeeei, o cara feis isso tudu com zeroçeis, magina cum treisquilimei!"

Editado por Kleberlpa

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Chega dar preguiça de ler, mas vamos lá!

 

Klebyto, me explique então a mágica por trás do 1.0 TSI, onde o carro é mais econômico que a versão aspirada. segundo sua incrível lógica, ele tem que consumir 30% a mais de combustível, já que fornece 30% a mais de potência. Será bruxaria? Será feitiçaria? (com a voz da feiticeira).

 

Ah sim, e pode deixar que amanhã cedinho vou ligar para todas as montadoras e falar pra eles que dá pra aumentar a eficiência dos motores com o turbo, acho que eles não sabem disso mesmo.

 

 

Ps: Já tem material aqui pro pérolas 2016!!!

 

Você não ganhou potência, você deixou de PERDER. Quando você tem uma taxa abaixo do ideal, você DESPERDIÇA o calor gerado por aquela queima.

 

 

:vts :vts :vts :vts

Editado por Zéaudio

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Se ainda fosse um carro dedicado pra trackday até diria que vale a pena... mas pra rua, gastar dinheiro acertando pra 0,6 é burrice, vai gastar tudo de novo quando tomar um ralo de um caixote orbital gomão e voltar no preparador pedindo pra "regaçá" pra quilimêi na sola da chinela! :vts

X20XEV - 138cv

X20XEV@Z20LET - 215cv (0,6Bar normal e 1,2Bar no Boost)

 

Investimento: R$3500,00 em peças e impostos. Kit plug and play, nem reprogramar central precisa, só troca de flauta e bicos.

 

Diferença de consumo em uso civil:

Estrada: 12km/L -> 11km/L

Cidade: 7,5km/L -> 7km/L

 

Embreagem, apenas troca do platô para 800lb SNMe, tenho que conferir.

 

É, não vale mesmos.

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X20XEV - 138cv

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Investimento: R$3500,00 em peças e impostos. Kit plug and play, nem reprogramar central precisa, só troca de flauta e bicos.

 

Diferença de consumo em uso civil:

Estrada: 12km/L -> 11km/L

Cidade: 7,5km/L -> 7km/L

 

Embreagem, apenas troca do platô para 800lb SNMe, tenho que conferir.

 

É, não vale mesmos.

 

Não é simples assim...

 

+56% de potencia com o mesmo cambio, freios e suspensão? Alem de arriscado é a famosa Arapuca! Roda assim por uns meses e quando começar a ficar estranho, passa pra frente! Os famosos anúncios de carro preparado "recém montado" que o cara sempre toma um tombo financeiro ou a mulher engravida por isso está vendendo.

 

Um detalhe, toda essa potencia extra com apenas 7% a mais de consumo? A relação é 8:1! Para cada 8% de potencia extra só 1% a mais de consumo... pela quantidade de "GM Familia II" 2.0 com GNV pq nem original fazia 7,5km/l, fica difícil acreditar.

 

R$ 3500 sem documentação, seguro, upgrades necessários e preparação com 50% de potencia merecia escape dimensionado e etc.

 

Esse motor é uma boa base de preparação mas segundo carro, tem que sacrificável podendo ficar parado devido as quebras sem atrapalhar o dia-a-dia.

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Chega dar preguiça de ler, mas vamos lá!

 

Klebyto, me explique então a mágica por trás do 1.0 TSI, onde o carro é mais econômico que a versão aspirada. segundo sua incrível lógica, ele tem que consumir 30% a mais de combustível, já que fornece 30% a mais de potência. Será bruxaria? Será feitiçaria? (com a voz da feiticeira).

 

O TSI é mais econômico que o aspirado em condições ideais, pouca rotação e aceleração. É sim mais eficiente, mas por enquanto ainda não existe milagre no ciclo otto, o motor precisa de mistura ar+combustível, se aumenta ar tem que aumentar combustível, não adianta só empurrar mais ar... Ou vc acha mesmo que no momento que se exige os 30% a mais de potência como vc falou, ele continua consumindo menos que o aspirado?

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Não é simples assim...

 

+56% de potencia com o mesmo cambio, freios e suspensão? Alem de arriscado é a famosa Arapuca! Roda assim por uns meses e quando começar a ficar estranho, passa pra frente! Os famosos anúncios de carro preparado "recém montado" que o cara sempre toma um tombo financeiro ou a mulher engravida por isso está vendendo.

 

Um detalhe, toda essa potencia extra com apenas 7% a mais de consumo? A relação é 8:1! Para cada 8% de potencia extra só 1% a mais de consumo... pela quantidade de "GM Familia II" 2.0 com GNV pq nem original fazia 7,5km/l, fica difícil acreditar.

 

R$ 3500 sem documentação, seguro, upgrades necessários e preparação com 50% de potencia merecia escape dimensionado e etc.

 

Esse motor é uma boa base de preparação mas segundo carro, tem que sacrificável podendo ficar parado devido as quebras sem atrapalhar o dia-a-dia.

 

Se não fosse o Kit original do Astra G OPC/ Astra H VXR eu concordava contigo, com intercooler e trocador de calor do óleo motor. Única diferença pro Europeu é que o X20XEV tem o comando mais nervoso, gerando estes 15cv a mais que a versão européia.

 

Câmbio, tanto o OPC EUROPEU quanto o GSI usam absolutamente o mesmo.

 

Amortecedores do Vectra GT e freios originais mesmo. Quem conhece os freios do Astra sabe que são bem eficientes (a disco nas 4 rodas) e seguros, inclusive quando peguei estranhei bastante.

 

Escapamento estou fazendo em Inox de 2" e 3/4, já partindo para o Stage II da preparação homologada pela Vauxhall.

Editado por Marcos Vinicius

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Chega dar preguiça de ler, mas vamos lá!

 

Klebyto, me explique então a mágica por trás do 1.0 TSI, onde o carro é mais econômico que a versão aspirada. segundo sua incrível lógica, ele tem que consumir 30% a mais de combustível, já que fornece 30% a mais de potência. Será bruxaria? Será feitiçaria? (com a voz da feiticeira).

 

Ah sim, e pode deixar que amanhã cedinho vou ligar para todas as montadoras e falar pra eles que dá pra aumentar a eficiência dos motores com o turbo, acho que eles não sabem disso mesmo.

 

 

Ps: Já tem material aqui pro pérolas 2016!!!

 

 

 

 

:vts :vts :vts :vts

 

Será que isso diz alguma coisa?

 

"Como se vale de injeção direta capaz de injetar o etanol bem pulverizado a mais de 200 bar de pressão, o up! TSI descarta o aquecimento ou outra receita de partida a frio.

 

O tal de estratificado diz respeito justamente à forma como o combustível é pulverizado na quantidade exata diretamente na câmara de combustão e não no coletor de adminissão como ocorre nos motores com injeção multiponto, o que cria uma relação ar-combustível mais favorável. A tecnologia é aplicada em um popular pela primeira vez e permitiu até uma taxa de compressão de 10,4:1, relativamente alta para um motor turbo."

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Burrice acertar carro normal pra 0,6?

 

Da um puta "tapinha" no carro...

 

Como disse burrice não, coisa de menina e desperdicio de dinheiro/potencial

Ele gastou uma fortuna para andar com pressão de 0,6, gasta pouca coisa mais e anda com mais pressão e mais cavalaria . A alegria dura até tornar Benga de um carro considerado inferior..

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Chega dar preguiça de ler, mas vamos lá!

 

Klebyto, me explique então a mágica por trás do 1.0 TSI, onde o carro é mais econômico que a versão aspirada. segundo sua incrível lógica, ele tem que consumir 30% a mais de combustível, já que fornece 30% a mais de potência. Será bruxaria? Será feitiçaria? (com a voz da feiticeira).

 

Sabia que você ia me questionar sobre o Up, sem sequer tomar o mínimo cuidado de olhar a...

 

up-tsi-comparativo-620x349.jpg

 

... CURVA DE TORQUE!

 

Se você olhar com algum critério, vai ver que você tem TORQUE MÁXIMO entre 2 e 5k, aproximadamente. Já deu uma olhada no conta-giros quando você dirige na cidade ou em estrada, em velocidades civis, ou seja, até uns 100km/h? Você anda entre 2 e 4k, faixa de MAIOR RENDIMENTO neste motor.

 

Já ouviu falar em frequência de ressonância de um auto falante? É a faixa de frequências onde, por questões MECÂNICAS, o falante produz um trabalho ABSURDO sem consumir grande potência. E sim, um motor também tem uma faixa assim. Por isto mesmo você tem muitos veículos que usam um motor estacionário GERANDO ELETRICIDADE para alimentar um motor elétrico. E por isto, também, alguns veículos (não automóveis) possuem consumo mais baixo em WOT que em baixas velocidades.

 

Aí você ainda acopla uma injeção direta, que pulveriza o combustível diretamente na câmara, de forma planejada conforme a turbulência característica do ar na câmara, sem perdas por condensação em outras partes do motor e um diferencial mais longo que o do Up padrão pra manter o motor SEMPRE na faixa ótima, além de um sistema gerenciando as atitudes antieconômicas do motorista e... VOILÁ!

 

Ou seja, você não tem um motor MAIS EFICIENTE. Você tem um motor OTIMIZADO para aquele uso específico. Por isto mesmo a VW não o quer como esportivo.

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Ps: Já tem material aqui pro pérolas 2016!!!

 

Sim, tem bastante já. E ainda deve render muito mais, pelo visto.

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X20XEV - 138cv

X20XEV@Z20LET - 215cv (0,6Bar normal e 1,2Bar no Boost)

 

Investimento: R$3500,00 em peças e impostos. Kit plug and play, nem reprogramar central precisa, só troca de flauta e bicos.

 

Diferença de consumo em uso civil:

Estrada: 12km/L -> 11km/L

Cidade: 7,5km/L -> 7km/L

 

Embreagem, apenas troca do platô para 800lb SNMe, tenho que conferir.

 

É, não vale mesmos.

 

3500? Vale.

 

Uns 20 mil reais pra este resultado? burrice.

 

Puxa uma calculadora, dá uma olhada no vídeo, e tenta levantar MAIS OU MENOS os gastos que o cara teve com uma FT500, sonda wide, monitor da sonda, monitor do sensor de detonação (ambos da Fueltech), sensores, bombas, coletores, mão de obra... fora as demais intervenções que ele fez e não contou...

 

Se é pra enfiar 20k embaixo de um capu eu quero pelo menos 350 confiáveis pocotós.

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O TSI é mais econômico que o aspirado em condições ideais, pouca rotação e aceleração. É sim mais eficiente, mas por enquanto ainda não existe milagre no ciclo otto, o motor precisa de mistura ar+combustível, se aumenta ar tem que aumentar combustível, não adianta só empurrar mais ar... Ou vc acha mesmo que no momento que se exige os 30% a mais de potência como vc falou, ele continua consumindo menos que o aspirado?

 

Cuidado, Rafyto vai dizer que mesmo tendo o carro, você não conhece o consumo dele. :vts

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