Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Alves

[Minhas impressões] SD400.4EVO e SD1200.1EVO

Recommended Posts

Não, estou falando do crossover mesmo. O ganho funciona muito bem.

Essa impressão em relação ao crossover foi baseada em musicas.

Amanhã vou fazer algo mais científico. Vou pegar o CD de testes da Focal e um medidor de intensidade áudio e fazer os testes com uma precisão aceitável.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não, estou falando do crossover mesmo. O ganho funciona muito bem.

Essa impressão em relação ao crossover foi baseada em musicas.

Amanhã vou fazer algo mais científico. Vou pegar o CD de testes da Focal e um medidor de intensidade áudio e fazer os testes com uma precisão aceitável.

Fale mais sobre seu set e como estão os ajustes. Qual o carro? Porta tratada?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses módulos estão empurrando uma caixa com um sub Roxinho de 15", 2 woofers roxinhos de 8", 2 cornetas selenium e 2 tweeters selenium.

HU Pioneer X5780TV, o restante do som interno é um infinity da JBL original de fábrica, carro Hyundai VeraCruz.

Esses módulos estão no momento só pra testes mesmo, pois eles não se encaixam no set up. Com o audiophonic que eu uso regularmente eu consigo dividir as frequências (já com os SD isso não é possível) deixando o sub para grave abaixo de 50hz, os woofers entre 50hz e 125hz e o som de dentro (ou as cornetas e tweeters quando as ligo, o que é raro) com o restante das frequências.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses módulos estão empurrando uma caixa com um sub Roxinho de 15", 2 woofers roxinhos de 8", 2 cornetas selenium e 2 tweeters selenium.

HU Pioneer X5780TV, o restante do som interno é um infinity da JBL original de fábrica, carro Hyundai VeraCruz.

Esses módulos estão no momento só pra testes mesmo, pois eles não se encaixam no set up. Com o audiophonic que eu uso regularmente eu consigo dividir as frequências (já com os SD isso não é possível) deixando o sub para grave abaixo de 50hz, os woofers entre 50hz e 125hz e o som de dentro (ou as cornetas e tweeters quando as ligo, o que é raro) com o restante das frequências.

Ok. Essas são as frequências que você quer. Mas onde entra a atenuação de 1,5dB que você mencionou? Não entendi onde o crossover do SD entra aí.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Testes feitos e algumas conclusões interessantes surgiram:

Os filtros funcionam. Eu que estava usando errado (ou fui induzido ao erro). O filtro High corta as baixas frequências e o filtro Low as altas frequências.

O filtro High é bastante eficiente, chegando a mutar as frequências abaixo de 50hz, porém acima dessa frequência se comporta como os outros.

Os outros filtros ora se comportam como o filtro -12db/oit ora -6db/oit comparando-se com o filtro da HU.

Mesmo o filtro -24db/oit da HU não muta completamente as frequências abaixo ou acima do corte. A atenuação é perceptível mas mesmo assim passa muito som que não deveria passar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pergunta, que não tem a ver com o tópico mas talvez alguém possa responder: é normal as tweeters automotivas não responderem acima de 12khz?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pergunta, que não tem a ver com o tópico mas talvez alguém possa responder: é normal as tweeters automotivas não responderem acima de 12khz?

Tw foi feito p resp isso ai e mais além, são frequências mais difícil de serem audivel pelo limite do ouvido humano q fica na faixa dos 20k,as deveriam ser reproduzidas sim, talvez os Te não tenham um top end bem definido ou alguma coisa ta capando as altas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Testes feitos e algumas conclusões interessantes surgiram:

Os filtros funcionam. Eu que estava usando errado (ou fui induzido ao erro). O filtro High corta as baixas frequências e o filtro Low as altas frequências.

O filtro High é bastante eficiente, chegando a mutar as frequências abaixo de 50hz, porém acima dessa frequência se comporta como os outros.

Os outros filtros ora se comportam como o filtro -12db/oit ora -6db/oit comparando-se com o filtro da HU.

Mesmo o filtro -24db/oit da HU não muta completamente as frequências abaixo ou acima do corte. A atenuação é perceptível mas mesmo assim passa muito som que não deveria passar.

Sim, o HP "elimina" as baixas e o LP as altas. O que está errado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pergunta, que não tem a ver com o tópico mas talvez alguém possa responder: é normal as tweeters automotivas não responderem acima de 12khz?

 

Não. Mas devem existir alguns. Não duvido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho 3 TW diferentes no carro, as originais da JBL americana nas colunas da frente, as 1TW1 da selenium para os ocupantes de trás e as ST400 da selenium na caixa porém não ouvi som de nenhuma delas nas frequências de 16khz e 20khz usando o CD da focal.

Tô achando que meu ouvido é que tá zuado...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho 3 TW diferentes no carro, as originais da JBL americana nas colunas da frente, as 1TW1 da selenium para os ocupantes de trás e as ST400 da selenium na caixa porém não ouvi som de nenhuma delas nas frequências de 16khz e 20khz usando o CD da focal.

Tô achando que meu ouvido é que tá zuado...

Isso é normal. Reflexo da velhice, do abuso de som alto, ou até alguma deficiência própria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A perda da capacidade de ouvir frequencias altas diminui com a idade, crianças podem ouvir acima de 20Khz, idosos normalmente não chegam nem perto disso, fora algum fator a mais como o Alves falou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Testes feitos e algumas conclusões interessantes surgiram:

Os filtros funcionam. Eu que estava usando errado (ou fui induzido ao erro). O filtro High corta as baixas frequências e o filtro Low as altas frequências.

O filtro High é bastante eficiente, chegando a mutar as frequências abaixo de 50hz, porém acima dessa frequência se comporta como os outros.

Os outros filtros ora se comportam como o filtro -12db/oit ora -6db/oit comparando-se com o filtro da HU.

Mesmo o filtro -24db/oit da HU não muta completamente as frequências abaixo ou acima do corte. A atenuação é perceptível mas mesmo assim passa muito som que não deveria passar.

Como o nome do filtro diz, passa-alta ou HP, somente as frequências altas passam, as baixas são cortadas, o mesmo acontece no passa-baixa ou LP, as frequencias altas são cortadas.

Editado por julianflor
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como o nome do filtro diz, passa-alta ou HP, somente as frequências altas passam, as baixas são cortadas, o mesmo acontece no passa-baixa ou LP, as frequencias altas são cortadas.

Eu li o texto anterior e achei que o que eu tinha aprendido aqui, tava errado em relação à HPF e LPF... Editado por biguia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é exatamente desse jeitonq o julianflor falou...

hipass: daquele ponto p cima

lowpass: daquele ponto p baixo...

Editado por jeferson3482

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Podem me tirar uma dúvida?

A entrada RCA do 1200.1 EVO consiste em 1 Par de RCA ou somente 1 Canal?

Pelas imagens na net parece que 1 canal é de entrada e outro de saída.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Podem me tirar uma dúvida?

A entrada RCA do 1200.1 EVO consiste em 1 Par de RCA ou somente 1 Canal?

Pelas imagens na net parece que 1 canal é de entrada e outro de saída.

1 entrada e 1 saída.
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Testes feitos e algumas conclusões interessantes surgiram:

Os filtros funcionam. Eu que estava usando errado (ou fui induzido ao erro). O filtro High corta as baixas frequências e o filtro Low as altas frequências.

O filtro High é bastante eficiente, chegando a mutar as frequências abaixo de 50hz, porém acima dessa frequência se comporta como os outros.

Os outros filtros ora se comportam como o filtro -12db/oit ora -6db/oit comparando-se com o filtro da HU.

Mesmo o filtro -24db/oit da HU não muta completamente as frequências abaixo ou acima do corte. A atenuação é perceptível mas mesmo assim passa muito som que não deveria passar.

Depende muito da HU,se for um equipamento com uma proposta mais séria para SQ o processador dela atua com eficiência sim,uso alpine 9815 e os cortes do crossover são bem precisos

Editado por rafavieira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A Cia do Som voltou a SD400.4D Evo pro valor de 269.

Foi só o pessoal reclamar no ML e outro vendedor colocar por 269 que baixaram o preço rapidinho. (pior que teve uma pessoa que pagou os 400 e tantos que estavam pedindo)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A Cia do Som voltou a SD400.4D Evo pro valor de 269.

Foi só o pessoal reclamar no ML e outro vendedor colocar por 269 que baixaram o preço rapidinho. (pior que teve uma pessoa que pagou os 400 e tantos que estavam pedindo)

osso né....os caras supervalorizam os produtos.

tem q boicotar mesmo qndo é assim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...