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Henrique Schultz

Marcha lenta acelerada

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Tenho um palio 97 1.0 8v e estou achando a marcha dele muito acelerada, quando está frio até entendo que o atuador de marcha lenta eleva um pouco a aceleração para que o motor possa esquentar até a temperatura ideal para trabalhar e também pra não ficar morrendo, porém quando o motor esquenta ele diminui sim um pouco a aceleração porem ainda acho que está alta, alguém sabe como faço para reduzir a aceleração da marcha lenta?

 

 

OBS: a marcha lenta não oscila

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Olá seu palio é Injeção eletronica ? ne ?....

As vezes precisa Avançar um pouco o ponto da Ignição... ou MELHOR vejá se consegue ver se há algum parafuso no acelerador ou no CAbo que vai no TPS corpo da Borboleta geralmente tem Ajuste-o

vc vai acelerar e vai seguindo o cabo sertamente na conecção dele ao corpo da Borboleta Haverá um parafuso de Ajuste.

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Isso ele é injeção eletronica sim. Então eu sei onde é esse parafuso e eu já tinha verificado ele tava um pouco baixado sim eu recurei ele até da aperto e não senti muita diferença, a aceleração que eu digo é um pouco acelerado não é uma coisa absurda. Tentei resetar o modulo fazendo o seguinte procedimento: retirei os cabos dos polos da bateria e liguei entre sí o cabo positivo e negativo, deixei por 1h e reconectei na bateria, retirei o fusível da injeção por aproximadamente 8min e coloquei novamente, dei partida e deixei ele até armar a ventoinha do radiador porém continua do mesmo jeito, não sei se o procedimento que eu fiz não é o correto ou é outro motivo que a lenta dele ta um pouco acelerado

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Quando o motor tá acelerado assim, pode ser N fatores... Como por exemplo, bicos injetores sujos, atuador de marcha lenta com defeito, sensor TPS (posição da borboleta) do tbi desregulado.

 

O certo é levar seu carro numa oficina especializada em limpeza de bicos e que tenham scanner para averiguar possiveis anomalias.

 

Seu carro é o MPI (4 bicos) ou IE (1 bico)?

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MPI 4 Bicos

 

Quando está andando com o carro, ele falha nas acelerações ou fica normal, apenas acelerado mesmo?

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então unica coisa que eu percebi é que quando o motor está frio obvio ele fica acelerado normal para ganhar temperatura e para não morrer porém eu percebo um pouco de atraso quando tiro o pé do acelerador ele não desacelera na hora ele vai perdendo rotação um pouco mais lento, porém quanto esquenta isso não acontece, fora isso normal não oscila nada, só a lenta que ta um pouco acelerada.

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então unica coisa que eu percebi é que quando o motor está frio obvio ele fica acelerado normal para ganhar temperatura e para não morrer porém eu percebo um pouco de atraso quando tiro o pé do acelerador ele não desacelera na hora ele vai perdendo rotação um pouco mais lento, porém quanto esquenta isso não acontece, fora isso normal não oscila nada, só a lenta que ta um pouco acelerada.

 

Mas isso então é só quando o motor está frio né? O meu Corsa 1.0 16v está fazendo isso também, na primeira partida (motor totalmente frio). No meu caso, não é sempre, quando liga o carro, o motor já liga acelerado e sobe o giro até 2000 a 3000rpm. Depois de alguns segundos, baixa a rotação para 1000rpm.

 

Mas se o meu carro estiver estacionado em terreno íngrime, ele te dificuldade para pegar e fica falhando e sem força na aceleração! Estou sem tempo $$$ para mandar fazer limpeza de bicos e passar o scanner nele.

 

O normal é que quando faz a primeira partida, o motor ligar acelerado até 2000rpm e ficar assim por alguns segundos e depois baixar a rotação. Pois essa aceleração é para o sistema de injeção detectar alguma anomalia no sistema. Mas se a aceleração persistir, é sinal que tem algo errado no sistema.

Editado por Dudu Lima

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Então está pegando fácil ele liga normal ele mantem a lenta um pouco acelerado quando ta frio e depois quanto esquenta ele diminui um pouco a rotação de marcha lenta porém eu ainda acho que ele esta acelerado. Exemplo é quando paro no semáforo eu percebo ele um pouco acelerado mesmo sem encostar o pé no pedal, não é uma coisa absurda mais está e por isso acho que ele fica um pouco mais beberrão devido essa lenta alta neh?

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Então está pegando fácil ele liga normal ele mantem a lenta um pouco acelerado quando ta frio e depois quanto esquenta ele diminui um pouco a rotação de marcha lenta porém eu ainda acho que ele esta acelerado. Exemplo é quando paro no semáforo eu percebo ele um pouco acelerado mesmo sem encostar o pé no pedal, não é uma coisa absurda mais está e por isso acho que ele fica um pouco mais beberrão devido essa lenta alta neh?

 

Sim. Então está com alguma anomalia no sistema.

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Vou ver se faço limpeza de bico e no TBI será que melhora? O procedimento em que fiz para poder resetar o módulo está correto?

Editado por Henrique Schultz

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Vou ver se faço limpeza de bico e no TBI será que melhora? O procedimento em que fiz para poder resetar o módulo está correto?

 

Nos nossos carros que é do anos 90, a ECU funciona com memória volátil. Ou seja, os erros gravados na memória dependem de energia. Caso a bateria seja desconectada, os erros são apagados (reseta a ECU).

 

Mas se tiver um sensor ou atuador com defeito, o erro vai persistir na ECU.

Editado por Dudu Lima

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Vou tentar fazer essas limpezas e dar o reseto e volto pra dizer se continua ou se melhorou

 

É melhor levar numa oficina especializada, que lá eles vão ter todos os equipamentos corretos, como scanner, máquina com provetas para realizar os testes de estanqueamento, leque, equalização e limpeza dos bicos.

 

Como o seu carro é 8v, o serviço completo deve ficar no valor máximo de R$ 150,00.

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Bom galera levei o carro em um mecânico de confiança e ele colocou o scanner e disse que todos os parâmetros estão normal exceto a somba lambda que estava um pouco elevada e o sensor de posição da borboleta tava fora do padrão, e segundo ele o defeito seria mesmo no sensor de posição da borboleta que está mandando informação incorreta pro modúlo e para compensar a sonda lambda estava aumentando a mistura rica para compensar a posição enviada errada da borboleta e com isso tava um pouco alterado a lenta e o consumo também. Coloquei outro sensor original e agora vamos ver como vai se comportar clear.png

 

 

 

Qualquer coisa venho novamente para dizer se foi solucionado ou não. Abraços.

 

 

OBS: Havia testado o sensor de posição da borboleta com o multímetro antes de levar no mecânico e percebi mesmo que não estava boa, porém como aprendi os testes no youtube e não sabia se só era este o defeito resolvi não mexer.

Editado por Henrique Schultz

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