Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

blOom

Aquele tapa na cara dos Target e cia!

Recommended Posts

Postado em

Aquele momento que, se eu fosse um target, ia procurar outro emprego!

Quase a mesma potência suportada (tá, besteira!), but: O dobro do BL (ou seja: conjunto motor com o dobro da força), o mesmo VAS (também pede caixas pequenas), QTS similar e quase o dobro do x-max!

Preciso falar algo? Parabéns, Renan e cia!

12003980_906402016120301_8473939235406680058_n.jpg?oh=dfe736721d04787ba46a6ef7e7f66569&oe=56A38443&__gda__=1452111997_b983eb8ddfd3ad43bf250d00a765ee1e

Postado em

Valeu Bloom,

O tapa na cara dos concorrentes é por parte do Target mesmo, pois ele é o líder no seu nicho. O Punch é nosso "player" para este nicho do mercado. Conseguimos depois de muita simulação, testes em lab e testes práticos na rua alcançar alto nível de potência suportada e durabilidade sem perder muita eficiência. A compressão de potência e relutância magnética também foram reduzidas com a nova geometria do T-yoke (foto abaixo).

O teste é na rua mesmo, comparação direta, estamos muito felizes com os resultados.

tqrT0Ig.jpg

Postado em (editado)

Bloom, será que atende a mesma função dos SDS (som misto) com a mesma pegada ou até mais forte? kk, como ainda não comprei os meus podem ser mais uma opção ;)

Editado por Victor Duarte
Postado em

Por ter alto x-max, consegue tocar frequências mais baixas que um Target, por exemplo!

Mas por conta da FS relativamente alta, não espere milagre nos subgraves!

Alias, nem é tão alta se comparar com SDS e similares. A caixa deve ser sintonizada NO MÍNIMO na FS do falante (nunca abaixo dela)....

...quando falei que a FS era alta, tava comparando com os oversub800 e cia! rs

Postado em

Bloom, quando se coloca um alto-falante em uma caixa a Fs não existe mais (é uma medida free-air), pois agora o falante (que é uma massa + mola) interage com o ar que está dentro da caixa (outra mola) e o ar que está dentro do duto (outra massa). Pode sintonizar este falante em uma caixa perfeitamente abaixo de 40 ou 45Hz mas a resposta desejada é que vai mandar na escolha. O correto é simular em software e decidir.

Sobre o Xmax, está corretíssimo, inclusive este é um dos indicativos de que o comportamento em baixa frequência será bom.

Ainda, alguns fabricantes amaciam demasiadamente os woofers mais "duros" de modo a baixar a Fs muito além de um processo normal de amaciamento com o uso.

Postado em

Agora sim vi vantagem! Com certeza já ta escolhido o woofer do novo sistema da loja!

Parabéns a toda equipe Questo Audio/Omega Driver.

Postado em

Na teoria ta lindo , desce aqui pro nordeste, vai no ceara fala com um Robsom, tico som, Euclides Kidasom, tommysom e etc coloca nas caixas de alto rendimento e prova que toca mais, simples não ?

Se tocar meus parabéns, sei da bagagem e conhecimento dos que fazem a questo-Omega.

Antes disso é muita simulação e no dia a dia muito tornado 5000 levando pau de velho target 3k nas ruas :)

Ainda venho e bato na mesma tecla, omega é marca nova no mercado e pra entrar no resto do brasil fora o SUL com essa tabela de preços atual bem mais alta que concorrentes com Renome é complicado .

• Upvote 1
Postado em

artsom, não tem mistério... é o que sempre soubemos: Estreita a banda passante pra aumentar a eficiência!

A questão do falante do tópico é que ele se assemelha ao Target, porém com alguns "detalhes" a mais.

É como se o target fosse um civic com rodas 145/70 R 13... e esse da Omega veio com rodas 16" perfil largo

Postado em

Eu só espero que essas empresas possam evoluir tambem no quesito qualidade e não somente potencia, pois sem concorrência o pouco que temos vai ficar mais carro do que os importados.

Postado em

Target 3k é o melhor custo beneficio no quesito nordeste, sem mais. Espero que esse omega prove eficiencia real e que venha com preço competitivo, ai sim boto fé nele.

Postado em

Na teoria ta lindo , desce aqui pro nordeste, vai no ceara fala com um Robsom, tico som, Euclides Kidasom, tommysom e etc coloca nas caixas de alto rendimento e prova que toca mais, simples não ?

Se tocar meus parabéns, sei da bagagem e conhecimento dos que fazem a questo-Omega.

Antes disso é muita simulação e no dia a dia muito tornado 5000 levando pau de velho target 3k nas ruas :)

Ainda venho e bato na mesma tecla, omega é marca nova no mercado e pra entrar no resto do brasil fora o SUL com essa tabela de preços atual bem mais alta que concorrentes com Renome é complicado .

Amigo, você está corretíssimo. Só lançamos o Punch após testar ele nas caixas citadas contra outros alto-falantes já consagrados. Como eu mencionei no meu primeiro post, o falante é projetado, simulado e testado em condições abusivas de uso.

Postado em (editado)

Bloom, quando se coloca um alto-falante em uma caixa a Fs não existe mais (é uma medida free-air), pois agora o falante (que é uma massa + mola) interage com o ar que está dentro da caixa (outra mola) e o ar que está dentro do duto (outra massa). Pode sintonizar este falante em uma caixa perfeitamente abaixo de 40 ou 45Hz mas a resposta desejada é que vai mandar na escolha. O correto é simular em software e decidir.

Sobre o Xmax, está corretíssimo, inclusive este é um dos indicativos de que o comportamento em baixa frequência será bom.

Ainda, alguns fabricantes amaciam demasiadamente os woofers mais "duros" de modo a baixar a Fs muito além de um processo normal de amaciamento com o uso.

Murilo, é compreensível sintonizar caixas abaixo do Fs do falante (nunca fiz, rs rs), porque sempre usei o Fs como um limite seguro, mas tem um fator extremamente importante e muitas vezes negligenciado(sei que você um cara que manja muito, mas eu estou falando por aí afora), que é a tal potência máxima admissível e ela é uma convidada bastante "indigesta" para aqueles desavisados. Creio eu que trabalhar abaixo do Fs, você diminui a potência máxima admissível e isso é tornar o seu projeto crítico, sem necessidade. Entendo.

Para projetos crítico, creio que não há necessidade de expor quais são as consequências. Não?

Quanto ao Omega, torço para que o Brasil amadureça cada vez mais nesse ramo. Quem ganha somos nós. O projeto é no mínimo ousado, mas acredito na capacidade e potencia dos abnegados envolvidos. Estão de parabéns.

Vamos ver como se sairia na prática e acredito que tenham sido feitos exaustivos para se chegar a essa proposta.

Editado por fcoelhogomes
Postado em

Murilo, é compreensível sintonizar caixas abaixo do Fs do falante (nunca fiz, rs rs), porque sempre usei o Fs como um limite seguro, mas tem um fator extremamente importante e muitas vezes negligenciado(sei que você um cara que manja muito, mas eu estou falando por aí afora), que é a tal potência máxima admissível e ela é uma convidada bastante "indigesta" para aqueles desavisados. Creio eu que trabalhar abaixo do Fs, você diminui a potência máxima admissível e isso é tornar o seu projeto crítico, sem necessidade. Entendo.

Para projetos crítico, creio que não há necessidade de expor quais são as consequências. Não?

Quanto ao Omega, torço para que o Brasil amadureça cada vez mais nesse ramo. Quem ganha somos nós. O projeto é no mínimo ousado, mas acredito na capacidade e potencia dos abnegados envolvidos. Estão de parabéns.

Vamos ver como se sairia na prática e acredito que tenham sido feitos exaustivos para se chegar a essa proposta.

Fora que pra som automotivo, quase toda caixa de grave é sintonizada por aí.. 50hz.. que é o que toca a maioria do que o povão gosta!

Caixas em 40hz é mais pra galera do som profissional!

Postado em

Hoje em dia não recomendo subwoofer da eros pra ninguém, só os médios. a eros caiu demais em qualidade, vai rasgar borda assim na casa do caraí.só meus antigos SDS rasgaram 3 vezes, mandei as 3 vezes pra garantia e rasgavam novamente, depois que coloquei uma outra borda paralela resolveu o problema. E depois falaram que era a caixa, sendo que a primeira vez que rasgou foi na caixa do manual.e com HP em 50 24db.

Postado em

Fala Fernando, mas preste atenção que Fs só existe com o falante em free air. Não é um parâmetro estático, veja que após algumas horas de uso o falante "amolece" e este cai naturalmente pois a mola (suspensão) ficou mais compliante. Da mesma forma o Fs cai se o cone ficar mais pesado, e é exatamente o que acontece quando o cone está acoplado a um duto, (falante instalado na caixa).

Quando instalamos o falante na caixa ele "se esquece" da Fs.

Postado em

Ta ai direto do extinto autosom.kkkkk

Fs: Ressonância do falante ao ar livre (em free air);

É o ponto onde as partes móveis do falante ressonam; em regra vamos ter dificuldade em produzir a partir dele freqüências abaixo dela; assim um falante com fs de 55hz não vai produzir 35hz com desenvoltura; já um falante com fs de 35hz vai produzir 32hz se estiver em caixa com sintonia adequada; a exceção se dá quando o falante está colocado em corneta quando é menos afetado pelo valor do fs, e funciona mais como um pistão..

Postado em

Hoje em dia não recomendo subwoofer da eros pra ninguém, só os médios. a eros caiu demais em qualidade, vai rasgar borda assim na casa do caraí.só meus antigos SDS rasgaram 3 vezes, mandei as 3 vezes pra garantia e rasgavam novamente, depois que coloquei uma outra borda paralela resolveu o problema. E depois falaram que era a caixa, sendo que a primeira vez que rasgou foi na caixa do manual.e com HP em 50 24db.

Eros já foi um excelente padrão! Hoje, analisando o melhor falante deles, em caixa "profissional" (alto volume), toca a partir de 45hz apenas! Uma vergonha!

Som profissional que se preze, tem que chegar nos 40hz liso! Os bons, ~35hz!

Tomara que a Omega consiga algum falante pra entrar no mercado profissional também! Baixa FS, alta sensibilidade, baixo QTS... se possível uns 8mm x-max ou mais!

Postado em

Eros já foi um excelente padrão! Hoje, analisando o melhor falante deles, em caixa "profissional" (alto volume), toca a partir de 45hz apenas! Uma vergonha!

Som profissional que se preze, tem que chegar nos 40hz liso! Os bons, ~35hz!

Tomara que a Omega consiga algum falante pra entrar no mercado profissional também! Baixa FS, alta sensibilidade, baixo QTS... se possível uns 8mm x-max ou mais!

Fala Bloom,

na verdade já fornecemos um falante em 15" OEM com Qts 0.25, baixa Fs e cerca de 2,5% de eficiência com 600W AES, anel de curto e tudo o mais porém é exclusivo de um cliente, mas já estamos trabalhando em um outro modelo com maior potência admissível para ser disponibilizado para o público profissional.

Postado em

Fala Bloom,

na verdade já fornecemos um falante em 15" OEM com Qts 0.25, baixa Fs e cerca de 2,5% de eficiência com 600W AES, anel de curto e tudo o mais porém é exclusivo de um cliente, mas já estamos trabalhando em um outro modelo com maior potência admissível para ser disponibilizado para o público profissional.

Falantes com esse tipo de parâmetros, embora comercialmente não seja o top nas vendas, porque o povão só olha para os "zilhões de watts", é para um público específico que sabe o que quer e que busca os gringos por falta de opções sérias no Brasil.

Não acho que seja o caminho buscar falantes com maior potência admissível, pois em som profissional o custo de amplificador para eles sobe consideravelmente e tem mais, os amplificadores de maior potência e tem canais a 02 ohms e para usarmos um amplificador com o dobro de potência num falante de 800, 1600w, por exemplo fica caro.

Se o falante for 4 ohms e com nominal de 800w, precisa de um amplificador de 3200w por canal a 02 ohms para 02 deles e o custo de um amplificador desses, não sai por menos de 4K.

Se inspirem no lendários JBL, que serviram de base para o projeto W-Horn(K151 or 2240H) com nominal baixissima e que a meu ver irá atender um bom público.

http://www.jblpro.com/pub/obsolete/2240gh.pdf

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...