Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
orakulo

Instalação, qual o valor justo?

Recommended Posts

Pessoal, hoje fui orçar para instatalar meu set, o carro é um Passat Variant e o equipamento em questão é o seguinte:

 

Central Multimedia Eonon (plug and play, há necessidade apenas de passar as entradas usb, aux e ipod no porta luvas).

Kit 3 vias PPi (nos locais originais que inclusive é 3 vias), baffle (anel de madeira) se faz necessário.

Amplificador 5 canais PPi (será necessário um suporte, porém não é necessário rack).

Subwoofer Alpine em caixa dutada (há necessidade de fazer a caixa).

Possuo os cabos RCA.

É necessário todos os fios e cabos de alimentação.

 

Me cobraram R$ 2200 e fiquei estarrecido, Tinha expectativa de algo em torno de 1300.

 

Como vocês avaliam os orçamentos das lojas e instaladores? Como saber se é justo ou se o valor está acima?

Profissionais da área por favor, fiquem livre para comentar.

 

Se quiserem indicar locais ou instaladores em Sào José dos Campos - SP agradeço.

 

Abraços a todos.

Editado por orakulo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cada um cobra o que acha justo em seu trabalho. Cabe ao cliente decidir se vai querer ou não!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hoje em dia muitos compram na net e levam para o cara instalar, aí da uma zebra qualquer e o instalador é que se lasca... porque sempre vai ter aquele cara chato que vai falar que o instalador é o culpado e tal (e pode até ser que seja). Sem contar que hoje em dia os carros são cheio de frescuras tecnológicas, vai la tirar um painel , tem sensor de tudo quanto é coisa. Aliás me fez lembrar daquele sensor do vidro que quando caia uma gota de chuva ele acionava o limpador, imagina se uma pomba da uma cagadinha, que anarquia que iria virar...

 

concordo com o dombroski

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa achei caro pra ca***** huaha. Nao tem que mexer em coluna, fazer pezinho nem nada. A caixa eh lateral de fibra ou de mdf mesmo?? Lateral custa caro mesmo, mas nao mais que 500.

 

O serviço do kra pode ser top, mas nao vejo de onde ou por qual motivo chega nesse preço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é Bordini, achei salgado também. Esse valor é com caixa de MDF.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cada um cobra o que acha justo em seu trabalho. Cabe ao cliente decidir se vai querer ou não!

tbm acho isso....

se achou caro procura outra loja fazer oque....

acho melhor vc comprar os cabos de energia tbm pq eles metem a faca de +- 30-50reais o metro e teu carro eh grande, no meu gastei 8 metros pra interligar tudo

edit: mas q cabos o cara vai usar tbm???

aqui em bauru onde instalei Kit2 vias com baffle madeira+desmontar painel inteiro para moldura newcivic+fazer rack pra 2amps/capacitor/bateria+fios speaker(pompeia) saiu por 400 o carro ficou la 2 dias....

Editado por victor henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pior que aqui ou é 8 ou 80. Ou é esse absurdo de R$ 2200, ou me cobraram 200 reais de mão de obra, fora caixa e rack.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro ?

 

Sim....o custo operacional de uma loja, salário dos funcionários, luz, aluguel, iptu, água, encargos trabalhistas, telefone, tributos, honorários da contabilidade, etc,etc etc etc etc etc etc etc etc etc etc etc etc etc etc etc

 

E o principal: A mão de obra especializada de quem vai instalar, que se for boa pode-se cobrar o quanto quiser.

 

Fora ainda a responsabilidade da loja em ressarcir o cliente em algum dano ocorrido na montagem/desmontagem do carro. Lembro que 4 anos atrás, uma presilha original do forro de porta do Golf custava coisa de 6 dilmas.

 

Não, não sou instalador e nem tenho loja de acessórios , mas sei o tamanho do trabalho (adepto do DIY há mais de 20 anos ) e o tamanho das despesas em ter uma empresa e/ou negócios.

 

É só a minha opinião.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Caro ?

 

Sim....o custo operacional de uma loja, salário dos funcionários, luz, aluguel, iptu, água, encargos trabalhistas, telefone, tributos, honorários da contabilidade, etc,etc etc etc etc etc etc etc etc etc etc etc etc etc etc etc

 

E o principal: A mão de obra especializada de quem vai instalar, que se for boa pode-se cobrar o quanto quiser.

 

Fora ainda a responsabilidade da loja em ressarcir o cliente em algum dano ocorrido na montagem/desmontagem do carro. Lembro que 4 anos atrás, uma presilha original do forro de porta do Golf custava coisa de 6 dilmas.

 

Não, não sou instalador e nem tenho loja de acessórios , mas sei o tamanho do trabalho (adepto do DIY há mais de 20 anos ) e o tamanho das despesas em ter uma empresa e/ou negócios.

 

É só a minha opinião.

 

+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Assim... se for ver o valor em questaoo eh mto dinheiro, mas acho q vc levou lah provavelmente por ser um profissional com certo nome ja.... e assim seu trabalho nao deve ser ruimm... afinal cada um cobra o q acha que vale seu trabalho...

EUU... particularmente sou adepto tbm ao DIY... sei q da bastant trabalho fazer uma instalação bem feita... e tem a responsabilidade do cara, em d repente quebrar algo... q ppr mais cuidado q tome, esta sujeito a essas coisas... e sao equipamentos caross...

 

Entao resumindoo... ou paga e joga a bucha na mao de alguem p ter quem cobrar depois.....

 

Ou se tiver Conhecimento, Tempo, Ferramentas e Experiência suficiente, faça você mesmo... e seguraa as bucha q vier a acontecer..

Editado por jeferson3482

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

So completando o postt...

 

Euu nao pago nunca esse valor p instalar um som... metoo as cara e vamo q vamo.. mass ja quebrei algumas coisas fznd issoo... kkkk

Editado por jeferson3482

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Assim... se for ver o valor em questaoo eh mto dinheiro, mas acho q vc levou lah provavelmente por ser um profissional com certo nome ja.... e assim seu trabalho nao deve ser ruimm... afinal cada um cobra o q acha que vale seu trabalho...

EUU... particularmente sou adepto tbm ao DIY... sei q da bastant trabalho fazer uma instalação bem feita... e tem a responsabilidade do cara, em d repente quebrar algo... q ppr mais cuidado q tome, esta sujeito a essas coisas... e sao equipamentos caross...

 

Entao resumindoo... ou paga e joga a bucha na mao de alguem p ter quem cobrar depois.....

 

Ou se tiver Conhecimento, Tempo, Ferramentas e Experiência suficiente, faça você mesmo... e seguraa as bucha q vier a acontecer..

Assim... se for ver o valor em questaoo eh mto dinheiro, mas acho q vc levou lah provavelmente por ser um profissional com certo nome ja.... e assim seu trabalho nao deve ser ruimm... afinal cada um cobra o q acha que vale seu trabalho...

EUU... particularmente sou adepto tbm ao DIY... sei q da bastant trabalho fazer uma instalação bem feita... e tem a responsabilidade do cara, em d repente quebrar algo... q ppr mais cuidado q tome, esta sujeito a essas coisas... e sao equipamentos caross...

 

Entao resumindoo... ou paga e joga a bucha na mao de alguem p ter quem cobrar depois.....

 

Ou se tiver Conhecimento, Tempo, Ferramentas e Experiência suficiente, faça você mesmo... e seguraa as bucha q vier a acontecer..

 

Não da pra pensar em "segura a bucha"!

 

Você tá levando seu carro pra instalarem seus equipamentos e esperando que seja tudo instalado com carinho e cuidado, seja eles qual forem, não está levando já com pensamento que vai ficar uma mer** e que seu carro ou algum equipamento vai sair danificado.

 

Desde a minha primeira instalação DIY, nunca quebrei ou danifiquei nada em meu carro ou em carro de amigos, tem certas coisas que é só prestar atenção e ter a ferramenta certa para não fazer cagada!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Absurdo esse preço, chega a ser ate exploração!!!

Despesa operacional toda empresa tem, e ja estamos carecas de sabe que o custo no Brasil e alto e tra lá lá!!!

O que não é justo é o instalador querer sanar todo seu gasto em um ou dois dias de trabalho!!! O valor cobrado ta mais para ganancia e oportunismo na tentativa de faturar o máximo possível sobre uma única prestação de serviço!! Se o "estalador" usar como argumento que tem de cobrar alto pelo fato de te garantir o risco na instalação, diga que a ele que tem de voltar a trabalhar como ajudante e aprender a fazer o serviço de maneira otimizada afim de amenizar os possíveis erros e danos (puro papo de ludibriadores)!!

 

A opinião do pessoal justifica o fato de hoje em dia no Brasil um pedreiro ter uma renda maior do que Engenheiro Civil!! O que a negada cobra o povo paga!! :pirou::banghead

 

Uma montagem parecida com o seu, foi feito no meu Civic e ficou em R$ 600,00 ha menos de 2 meses atrás na loja mais conceituada na cidade onde moro, mas no meu caso, usei caixa de fibra lateral que eu forneci. Por conta do instalador ficou baffle das portas, rack para fixação do amplificador atras do banco traseiro, cabo de 21mm para alimentação, cabos dos falantes. Tudo muito bem feito sem nada de gambiarras e encaixes mal feitos, foram gastos quase 2 dias para finalizar.

Traz seu carro pra ca e tenho quase certeza que gastara menos de R$ 1.000,00 e ficara muito satisfeito com o resultado.

 

 

 

Pessoal, hoje fui orçar para instatalar meu set, o carro é um Passat Variant e o equipamento em questão é o seguinte:

 

Central Multimedia Eonon (plug and play, há necessidade apenas de passar as entradas usb, aux e ipod no porta luvas).

Kit 3 vias PPi (nos locais originais que inclusive é 3 vias), baffle (anel de madeira) se faz necessário.

Amplificador 5 canais PPi (será necessário um suporte, porém não é necessário rack).

Subwoofer Alpine em caixa dutada (há necessidade de fazer a caixa).

Possuo os cabos RCA.

É necessário todos os fios e cabos de alimentação.

Me cobraram R$ 2200 e fiquei estarrecido, Tinha expectativa de algo em torno de 1300.

 

 

Como vocês avaliam os orçamentos das lojas e instaladores? Como saber se é justo ou se o valor está acima?

Profissionais da área por favor, fiquem livre para comentar.

 

Se quiserem indicar locais ou instaladores em Sào José dos Campos - SP agradeço.

 

Abraços a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não esquece que teu carro é importado e com eventuais peças de reposição caras, se ele dizer algumas mer**.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Absurdo esse preço, chega a ser ate exploração!!!

Despesa operacional toda empresa tem, e ja estamos carecas de sabe que o custo no Brasil e alto e tra lá lá!!!

O que não é justo é o instalador querer sanar todo seu gasto em um ou dois dias de trabalho!!! O valor cobrado ta mais para ganancia e oportunismo na tentativa de faturar o máximo possível sobre uma única prestação de serviço!! Se o "estalador" usar como argumento que tem de cobrar alto pelo fato de te garantir o risco na instalação, diga que a ele que tem de voltar a trabalhar como ajudante e aprender a fazer o serviço de maneira otimizada afim de amenizar os possíveis erros e danos (puro papo de ludibriadores)!!

 

A opinião do pessoal justifica o fato de hoje em dia no Brasil um pedreiro ter uma renda maior do que Engenheiro Civil!! O que a negada cobra o povo paga!! :pirou::banghead

 

Uma montagem parecida com o seu, foi feito no meu Civic e ficou em R$ 600,00 ha menos de 2 meses atrás na loja mais conceituada na cidade onde moro, mas no meu caso, usei caixa de fibra lateral que eu forneci. Por conta do instalador ficou baffle das portas, rack para fixação do amplificador atras do banco traseiro, cabo de 21mm para alimentação, cabos dos falantes. Tudo muito bem feito sem nada de gambiarras e encaixes mal feitos, foram gastos quase 2 dias para finalizar.

Traz seu carro pra ca e tenho quase certeza que gastara menos de R$ 1.000,00 e ficara muito satisfeito com o resultado.

 

Vou ressaltar o meu primeiro Post nesse tópico "Cada um cobra o que acha justo em seu trabalho. Cabe ao cliente decidir se vai querer ou não!

 

Se não quer o trabalho da loja, vira as costas e vai embora, não fica de mimimi, eu não dou o direito de ninguém colocar preço no meu trabalho!

Se ta achando esse valor caro, vem visitar a Rally Som em Curitiba!

 

Se o engenheiro Cível ta ganhando menos que Pedreiro, sinal que não valeu de nada tudo o que ele estudou, aliás, tá ganhando menos que um "Mero" Pedreiro :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dombroski, concordo em partes com sua opnião pois apesar de nao ser comerciante, tenho conciencia que sempre devemos buscar a maior lucratividade possível em nossos negócios, mas isso esta muito longe de ser justo!!! "Justo" é exatamente o que o autor do topico esta questionando sobre o valor cobrado, talvez seja esse ponto que vc não tenha intendido.

Acredito que pela possivel fama que tenha sua loja, vc consiga filtrar seus clientes pelo preço e mesmo praticando valor acima da media, consiga se manter no mercado. Ao meu ver, não ha nada errado em agir assim, mas desta forma, esta muito longe de ser justo na determinaçao do valor da sua mão de obra.

Nao quero que me veja como arrogante, mas o serviço de instalador de som é algo muito basico, nao se faz necessario estudo especifico, não é preciso utilizar ferramentas ou dispositivos caros para se realizar a tarefa, basta um pouco de experiência, força de vontade, zelo para desmontar peças sem danificar e capricho para finalizar a montagem.

 

Voltando ao exemplo de nosso amigo Orakulo, estipulo que nao se gaste mais de R$ 400,00 em materiais no seu projeto, o restante do valor cobrado será diluído entre lucro e dispesas operacionais, dispesas e lucro que deveriam ser diluídas entre os vários serviços que serão executados pela loja, mas....

Num pais onde quase 70% da população vive com uma renda abaixo de R$ 2.000,00 praticar valores de serviço como mencionado pelo autor do topico é completamente injusto.

 

Vou ressaltar o meu primeiro Post nesse tópico "Cada um cobra o que acha justo em seu trabalho. Cabe ao cliente decidir se vai querer ou não!

 

Se não quer o trabalho da loja, vira as costas e vai embora, não fica de mimimi, eu não dou o direito de ninguém colocar preço no meu trabalho!

Se ta achando esse valor caro, vem visitar a Rally Som em Curitiba!

 

Se o engenheiro Cível ta ganhando menos que Pedreiro, sinal que não valeu de nada tudo o que ele estudou, aliás, tá ganhando menos que um "Mero" Pedreiro :(

Editado por Kiko

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos colocar na ponta do lápis de quanto eu cobraria:

 

Começar com peças.

Caixa para 1 subwoofer R$450,00 (10 ou 12 polegadas)

Cada par de Bafle de madeira R$80,00, precisaria de 2 pares (R$160,00)

Cabo de energia Prysmiam 16mm² R$18,00 metro, no seu carro usa-se quase 10 metros entre positivo e negativo (R$180,00)

Porta Fusivel de boa qualidade R$90,00

Suporte para Amp R$150,00 (mais que simples)

 

Mão de Obra

Desmontar portas R$100,00

Instalação do amplificador tendo que, remover todos os bancos para passar os fios, encontrar passagem do fio positivo em local adequado, desmontar "soleiras" plásticas R$200,00

Instalação da Central Multimidia R$250,00

 

Total: R$1580,00

 

Considerei uma instalação simples e com o que descreveu.

Sem personalizar porta malas ou algo parecido.

Uso de fios de falantes "normais"

 

Algumas considerações e reafirmando o que muitos já disseram.

 

Cada um sabe o que cobra pois, se quebrar algo conhece o valor de cada peça. Cada técnico é responsável e muita coisa esta envolvida, por exemplo, se quebrar uma soleira (muito comum) gasta-se no minimo R$300,00, se riscar o seu porta livas ao remover o banco R$400,00, e assim por diante.

 

A instalação da central multimidia é cobrada pelo conhecimento Técnico e o risco de se desmontar o painel, se por uma falta de atenção removemos o conector do airbag, ligamos a chave, precisamos de um VAS para apagar a luz do painel do carro pois vai acusar erro, mais gasto,

 

Se desmontar a porta e ao monta-la o cliente reclamar de barulho, mais tempo "perdido" para investigar e, se for defeito no falante é prejuízo para o lojista pois, o cliente não vai querer pagar mão de obra.

 

Tem muitos pontos que eu poderia colocar aqui, riscos envolvidos e tempo de trabalho, tudo isso tem que ser levado em consideração, principalmente se o cliente quer que tudo isso seja instalado "rápido".

 

Se achou caro, procure outro e faça um novo orçamento.

 

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei fechado co o pessoal da Nascar aqui em São José dos Campos que patrocina e eventualmente compete no Fest Car Show, eles são bem conhecidos na região.

 

Valor? R$ 890.

 

Justo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Normalmente quem leva carro em instalador não costuma ter discernimento (NÃO AFIRMO SER O CASO DO AUTOR DO TÓPICO) para julgar se o

 

serviço foi executado corretamente e/ou sequer tem tempo para executar ele próprio a instalação.

 

Se não tem tempo, deixa o carro no instalador e não tem como acompanhar se houve esmero, zelo ou não durante o trabalho.

 

Diante do exposto anterior........Como vai dizer que foi justo o preço ? Só com base no valor cobrado ?

 

Não existe esse negócio de justo ou injusto, vivemos em um sistema capitalista.

 

Cada um é cada um......o que é justo para esse não é para o outro.......

 

Justo ou dentro do universo de preços que deseja pagar ?

 

É só o meu ponto de vista.......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Baseando-se no primeiro caso, aí não teria o que ser feito, numa situação onde o cliente seria digamos um rico burro, pagaria o valor cobrado sem questionamentos, pois sem refencias próprias, não teria capacidade para julgar o justo, do oportunista. Inclusive até compraria todos os equipamentos na própria loja, pois quem tem dinheiro, não iria perder tempo analisando preços e equipamentos que se encaixariam nas suas pretensões, optaria tudo pelo mais fácil.

Acredito que pelas experiências impiricas ou não, o autor tem capacidade de julgar o justo do injusto, senão, não teria ficado estarrecido com o valor cobrado e agendaria a execução do serviço sem pestanejar. Rsrs

 

 

Normalmente quem leva carro em instalador não costuma ter discernimento (NÃO AFIRMO SER O CASO DO AUTOR DO TÓPICO) para julgar se o

 

serviço foi executado corretamente e/ou sequer tem tempo para executar ele próprio a instalação.

 

Se não tem tempo, deixa o carro no instalador e não tem como acompanhar se houve esmero, zelo ou não durante o trabalho.

 

Diante do exposto anterior........Como vai dizer que foi justo o preço ? Só com base no valor cobrado ?

 

Não existe esse negócio de justo ou injusto, vivemos em um sistema capitalista.

 

Cada um é cada um......o que é justo para esse não é para o outro.......

 

Justo ou dentro do universo de preços que deseja pagar ?

 

É só o meu ponto de vista.......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Baseando-se no primeiro caso, aí não teria o que ser feito, numa situação onde o cliente seria digamos um rico burro, pagaria o valor cobrado sem questionamentos, pois sem refencias próprias, não teria capacidade para julgar o justo, do oportunista. Inclusive até compraria todos os equipamentos na própria loja, pois quem tem dinheiro, não iria perder tempo analisando preços e equipamentos que se encaixariam nas suas pretensões, optaria tudo pelo mais fácil.

Acredito que pelas experiências impiricas ou não, o autor tem capacidade de julgar o justo do injusto, senão, não teria ficado estarrecido com o valor cobrado e agendaria a execução do serviço sem pestanejar. Rsrs

 

O cara não precisa ser rico e nem burro, basta ter previamente determinado um orçamento para o projeto e muito menos burro por não dominar o

 

assunto em questão.

 

As experiências empíricas ? Redundante demais isso não ? rsrs

 

Volto a repetir.......em um sistema capitalista não existe o justo ou injusto, existe o que cada um está disposto e/ou pode pagar por produtos e serviços.

 

Abraço :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como eu havia comentado, estimava um valor para a montagem na esfera que entendo como sendo justo pelo serviço a ser executado abaixo de R$ 1000,00

 

"Preço justo"

 

 

Acabei fechado co o pessoal da Nascar aqui em São José dos Campos que patrocina e eventualmente compete no Fest Car Show, eles são bem conhecidos na região.

 

Valor? R$ 890.

 

Justo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma calça jeans de R$ 35,00 é justo o preço ? Para quem ?

 

E uma outra de alguns milhares de reais ? O preço é injusto ? Para quem é ?

 

A questão aqui está dentro de ciências econômicas e não mais na questão de som automotivo.

 

É só onde eu queria chegar......

 

EDIT: Nessa época de crise, onde tem gente vendendo o almoço pra comprar o jantar, tão pegando qualquer serviço nem que seja pra executar de qualquer jeito depois.

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Normalmente quem leva carro em instalador não costuma ter discernimento (NÃO AFIRMO SER O CASO DO AUTOR DO TÓPICO) para julgar se o

 

serviço foi executado corretamente e/ou sequer tem tempo para executar ele próprio a instalação.

 

Se não tem tempo, deixa o carro no instalador e não tem como acompanhar se houve esmero, zelo ou não durante o trabalho.

 

Diante do exposto anterior........Como vai dizer que foi justo o preço ? Só com base no valor cobrado ?

 

Não existe esse negócio de justo ou injusto, vivemos em um sistema capitalista.

 

Cada um é cada um......o que é justo para esse não é para o outro.......

 

Justo ou dentro do universo de preços que deseja pagar ?

 

É só o meu ponto de vista.......

 

Justo dentro do trabalho e tempo que leva para execução. Basta dizer que o carro entrou de manhã e saiu a tarde.

 

Não é nenhum projeto megalomaniaco. Apenas um kit 3 vias nos locais originais, utilizando baffers, instalação de uma central plug and play, no qual ele apenas precisa passar cabo usb e ipod no porta luvas, um amplificador 5 canais (sem hack), Um caixa trapezoidal de 35 litros em mdf.

 

Não há fibra envolvida, não hack envolvido, não há DSP, não há tratamento de portas.

 

Ou seja, para mim justo. Porém cada um puxa a sardinha para o seu lado, não é mesmo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma calça jeans de R$ 35,00 é justo o preço ? Para quem ?

 

E uma outra de alguns milhares de reais ? O preço é injusto ? Para quem é ?

 

A questão aqui está dentro de ciências econômicas e não mais na questão de som automotivo.

 

É só onde eu queria chegar......

 

EDIT: Nessa época de crise, onde tem gente vendendo o almoço pra comprar o jantar, tão pegando qualquer serviço nem que seja pra executar de qualquer jeito depois.

 

Não faz sentido comparar bens de consumo com serviço.

 

No caso da calça jeans há uma série de fatores que vão desde design, passando por materias, percepção da marca e de preço.

 

Em uma instalação como a minha não há design e não há percepção pelo serviço (há pelo equipamento), é básica, nem o amplificador ficará a mostra. É diferente de um projeto em que o dono do carro quer assoiciar o visual ao equipamento Nesse caso há fibra, acrilico, madeira, luz e etc...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...