Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Tedddy

Duvida Paredinha de Som

Recommended Posts

Boa noite pessoal, ja possuo som automotivo a algum tempo e estou decidindo partir pra um projeto mais audacioso rsrs. Não sei se muitos conhecem, mas aqui no nordeste as Paredinhas de Som sao muito comuns ( nao passam de sons de medio porte em carretinhas). Queria sugestoes de equipamentos a utilizar para explorar ao maximo o rendimento do som. Tenho pretensao de um sistema 4 vias ( grave, medio-grave, medio-agudo e agudo ). Alem dos equipamentos tenho duvida sobre quantidades, já que quero com 2 graves de 18" gostaria de saber a quantidade maxima de Médios, Drivers e Tweeters a colocar sem ficar muito desproporcional, lembrando que o ritmo predominante sera forró onde os Médios fortes reinam. Outra duvida é se graves na vertical rendem mais que na horizontal. Agradeço desde já, é muita duvida kk. (segue fotos de exemplares para ilustrar)

post-79926-0-49185300-1436831836_thumb.jpg

post-79926-0-00856800-1436831854_thumb.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Daqui de aju! Que milagre não correr pra 'Douglas' (loja famosinha daqui) e tacar um monte de falante QVS/SW uhasuhhusauhasuhuhas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkk Busco algo que me agrade e que fuja da mesmice... de qualquer forma sugestoes? ^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda vou colocar mais dúvidas.

 

Eu tenho vontade de montar uma paredinha dessas. Eu gosto desses trios compactos, mas com boa eficiência. Dentro dessa proposta, poderia pensar em algo parecido com os 02 sistemas e as possíveis variações.

 

A caixa com as 03 T18, poderia variar para TS18.

 

Depois continuo os comentários sobre as variações, mas no meu caso, não usaria Stw.

 

Para essa combinação com 08 médios, poderia usar o 612Mg. Uma varia desse mesmo projeto, poderia usar apenas a primeira fila de médios, ou seja, apenas 04 unodades, mas desta feira com o MG 1600.

 

 

TS 18

Vx9YM6Q.jpg

 

1801

bxMsCNb.jpg

 

Trio 1

i1HwTND.jpg

 

 

Trio 2

HlBvaQE.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tinha tara de montar uma dessas, porém, simulando P.A.!

 

Faria 2 ou 3 graves, empilhados na vertical.

 

E do lado deles, uma linha de méddios de 12" e outra de guias de onda! Bem no estilo Line Array mesmo, pra assustar a galera com tamanha qualidade!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essas paredinhas sao o que busco tamanho médio e capacidade de som de grande porte. Quanto a arrumacao estava pensando em 2 graves 18 pol (sds 2.7,tornado 5000) 6 medios (achei interessante a disposicao de 3 de cada lado dos graves), mas ai vem e quanto as altas como ficariam? Esses guias de onda sao realmente efetivos? Já vi a 1801 tocando com target 3k o grave vai longe mas seco a ts nunca ouvi de perto mas dizem q nao joga tao longe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fcoelhogomes nao tenho boas referencias quanto a sistemas compostos apenas por TI entao é territorio desconhecido para mim, os melhores sistemas que já vi sao compostos por fenolicas + stw. Minha opcao por 2 graves se deve a amplificacao, quanto aos médios quero quantidade suficiente para suprir ambientes como sitios e chacaras do interior. o MG612 é sucesso por aqui e facil de encontrar ja o MG1600 tem fama de tocar bonito mas nao ser tao resistente

Editado por Tedddy

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou te dar uma sugestão:

1- 2xSDS 2k7 18pol/4ohms + caixa LT(Linha de Transmissão DAD)+DAD D-6000.2(=SPL134dbs)(50Hz á 100hz))......ar livre

2- 4x Over LA400-8ohms+ (DAD) D-3000.2 (caixa cornetada)(100hz á 1khz)

3- 2xD-405 + (DAD)D-700.2( 1K á 5K)

4- 2xST400(ou similar) + (DAD) D-700.1( 5K acima)

5- 1 Crossover 4 vias

6- 2 baterias Moura MF220

7- 1 Fonte 100A(se precisar)

 

Fiação e barramentos adequados...

Se fizer tudo direto, vaqi tocar top!

 

hand26

Editado por DAD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao conhecia os modulos DAD, mas pesquisei e tive boas referencias com certeza sera uma opcao pro meu sistema. Emprestei uma grana a um amigo e como pagamento ele está me dando alguns equipamentos sao eles: 1 D405, 1 st400, 1 SDS 2.7k 18", Fonte jfa 100A ( modelo novo, é menor que a turbo parece ser otima ), bateria freedom 115Ah, banda ice 2500, banda voxer 800 rms 4 canais. Até o momento foi isso, pretendo aproveitar o maximo possivel esses equipamentos mas se nao tiver outra opcao posso troca-los, o q acham?

Editado por Tedddy

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fcoelhogomes nao tenho boas referencias quanto a sistemas compostos apenas por TI entao é territorio desconhecido para mim, os melhores sistemas que já vi sao compostos por fenolicas + stw. Minha opcao por 2 graves se deve a amplificacao, quanto aos médios quero quantidade suficiente para suprir ambientes como sitios e chacaras do interior. o MG612 é sucesso por aqui e facil de encontrar ja o MG1600 tem fama de tocar bonito mas nao ser tao resistente

 

Sim quanto ao Driver Fenólico + Stw, contra Ti, vai do gosto e eu não interfiro nesse ponto. Falei no Ti, se fosse montar um sistema para mim.

 

Quantos aos médios, existe uma série de opções, alguns com respostas com melhor atuação nos médios mesmo e outros com bom rendimento nos médios-graves. Vai do gosto. Como é forró, o principal estilo, o que atua melhor nos médio-grave seria o escolhido.

 

Assim como tem médios com potência nominal alta, tem outros com potência nominal mais baixa. Claro que os médios com nominal mais alta tem um timbre bastante interessante, já outros já tendem a escolher com boa atuação na faixa dos médios mesmo, com boa reprodução na faixa de voz.

 

As escolhas tem influência no consumo final, pois de maior nominal, necessitam de amplificadores mais potentes, já que o grave tende a exigir bastante.

 

Eu teria dúvidas entre escolher os médios com boa eficiência e sensibilidade alta x os sensibilidade intermediária, mas com nominal mais alta.

 

Eu até acho que os médios amplificadores classe A/B ficam melhor, mas algumas pessoas achamque isso é desnecessário.

 

Uma coisa é certa, tenderia a escolher entre os de melhor sonoridade e nesse caso o Omega Drive tem surgido como boa proposta, mas o Snake ainda é a referência mais antiga e conhecida.

 

Não sei se a combinação desses estilos no mesmo sistema traria algum problema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei de ouvir a paredinha de um amigo tocando sao 2 target 3k 18" na 1801, 4 mg612 na capetinha, 4 d405 e 2ti 7200 Toca demais!! Bem dentro do q pretendo e aproveitaria os equipamentos q ja possuo. De qualquer forma a mistura de fenolica + ti ainda nao me gera confianca, escutei tocando achei bacana mas no caso da paredinha ele substituiu 4 st400 por 2 ti 7200 e segundo o dono esta tocando mais e melhor. Fiquei tentado a partir pra essa combinacao pelo custo beneficio.

 

Até agora decidido ja tenho que serao 4 mg612 numa banda 2500

a fonte vai ser uma jfa de 100A

Tera um px1 ja q o stetsom 2448 nao me inspira tanta confianca

Modulo para o grave sera um 5000 ou 6500

Comprar outra sds ou substituir por target 3k ja q o foco é forro, mas tudo vai depender do andar da carruagem

Banda 8.4 para as altas

Algo em torno de 400A de bateria

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Teddy, se quiser ouvir "ti" sem fenólica, me avisa. Tenho 4x18" + 4x12"+ 2 ti... toca pra 1.200 pessoas com folga!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Teddy, se quiser ouvir "ti" sem fenólica, me avisa. Tenho 4x18" + 4x12"+ 2 ti... toca pra 1.200 pessoas com folga!

seu set esta em carretinha?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essas carretinhas com 2~3 graves podem ser de 1 eixo? ou pelo peso e segurança, melhor 2 eixos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok bloom, to na correria por causa das aulas, mas assim que puder quero ver sim tocando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Trick pode ser usado sim em carretinhas de 1 eixo, desde que bem feitas. Todos conhecidos meus que possuem paredinhas com 2 graves usam carretinhas de 1 eixo bem feitas, mas claro q de 2 eixos é preferivel

Editado por Tedddy

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já estou com a SDS 2.7 de 18" em maos alto falante parrudo, e bem resistente acho q vou desistir da target 3k e comprar outro SDS.

 

 

Os 2 modulos Banda estao novinhos e ainda na garantia, sao o 2500 (medio grave- 4mg612) e o 800 4 canais (voz-4 ou 6 drivers).

 

 

Pesquisei sobre a DG 18" vi alguns videos q me agradaram por ser uma caixa q da um grave encorpado, falei com o diogenes q me sugeriu a mesma por fornecer uma grave "aveludado". E ai o q acham vou de DG 18, TS18 ou a boa e velha 1801?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se precisar tenho 2 SDS 2.7k paradas, qualquer coisa, inbox!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou dá uma sugestão.

2- SDS 2.7Na Caixa Euclides +Soundigital 5000.1 a 2Ohms os AF entre 50Hz e 100Hz

4- Over 400-8ohms+ 1 Soundigital 3000.1 a 2 Ohms(100hz á 1khz)

2- Drivers Over 9950ti+ 1 Soundigital 700.1 a 2 Omhs (1K à 5K )

1- Crossover Jfa 5 vias

2- Baterias moura clean 170 amps

1- Fonte usina 120 amps

1-megacapacitor 10Farad

Amigo tenho dois drivers desses OVER 9950ti e já batir 8 405 trio com facilidade esse é o maior e melhor driver do mercado nacional, fala muito mesmo. sem duvida vc vai ficar surpreso com esse driver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok bloom, qualquer coisa falo sim.

 

 

Italo fiquei curioso em relacao a esse driver, bater 8 d405 trio ocupando menos espaço.. Tem algum video tocando? To muito curioso mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vejo muitos ainda usando corte LPF de 80hz ou 100hz para Trio elétrico querendo subgrave principalmente LPF em 80hz (até no LPF em 100hz terá perda no bumbum) deve ser evitado nas músicas ao vivo, pois aonde fica o bumbum da bateria e o maior peso (bumbum sofreria com a frequência de transição entre as duas vias). Por isso se querem subgrave para trio, melhor trabalhar com mais pares e utilizado corte derivado do projeto abrangendo as músicas do quer gosto pessoal querendo mais subgrave, terá melhor resultado musicalmente como db tendo melhor aproveitamento para Sistema Trio Elétrico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tedddy, Não tenho video! mais você pode buscar no Youtube que vc vai achar, Fábio Bonatti da SomSc, tem uma melhor explicação, agora eu te garanto que vc com 2 OVER 9950TI vai para 8 D405 e umas 16 a 22 D250X, a OVER 9950 ti é o melhor driver do Brasil, vc não vai se arrepender. Vai no site da SOmSc para vc tirar suas duvidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não força! Eu diria que NO MAAXIMO 4 D405, com muita sorte! rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho e posso te dizer que é muito forte ! Agora 8 d405 com duas 9950? Nem sonhando. Não vá muito por vídeos, ouça ao vivo pq o marketing acaba influenciando muito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...