Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Lucas Henrique

Som ruim, será que é a caixa ?

Recommended Posts

Postado em

Voltando aqui no tópico, fiz uma simulação no winisd, e a velocidade do ar esta em 0,42m/s, então acho que o problema é o duto não é ?

Simulei com um duto de 4" na mesma freqüência a velocidade do ar caiu para 0,27m/s e com 2 dutos de 3" caiu para 0,10m/s, e tudo isso na mesma freqüência.

O ideal então seria eu trocar o duto ?

Qual seria a melhor opção, 1 de 4" ou 2 de 3" ?

Postado em (editado)

troca logo a caixa por uma maior :banghead .

Não quero trocar a caixa, quero caixa pequena para não ocupar espaço na mala.

E acho que o problema não seja a caixa, e sim a velocidade do ar no duto, pois na antiga caixa que eu tinha tocava muito bem e também era caixa pequena de 30 e pocos litros !

Editado por Lucas Henrique
Postado em (editado)

Não quero trocar a caixa, quero caixa pequena para não ocupar espaço na mala.

E acho que o problema não seja a caixa, e sim a velocidade do ar no duto, pois na antiga caixa que eu tinha tocava muito bem e também era caixa pequena de 30 e pocos litros !

Pourra véio, deixa de ser teimoso homi ! :vts

Antes você tinha um subwoofer nessa caixa.......agora você tem um woofer (sim, tem as caracteristicas de woofer )

E woofer pede caixa maior.

Não tem jeito, ou volta pro sub que tinha antes ou troca a caixa.

PS: só sintonia de duto não faz milagre :legal:

PS2 : 30 litros é volume pra subwoofer de 10" só pra ter uma idéia.

Editado por rick demolidor
Postado em

Pourra véio, deixa de ser teimoso homi ! :vts

Antes você tinha um subwoofer nessa caixa.......agora você tem um woofer (sim, tem as caracteristicas de woofer )

E woofer pede caixa maior.

Não tem jeito, ou volta pro sub que tinha antes ou troca a caixa.

PS: só sintonia de duto não faz milagre :legal:

PS2 : 30 litros é volume pra subwoofer de 10" só pra ter uma idéia.

Cara, mais o problema é que ta soprando.

Faz o seguinte, só me responda qual é melhor, duto de 4" ou 2 de 3" e depois deixa que me viro aqui :P

Pq de caixa não vou trocar, não to tendo dinheiro no momento.

Postado em

eu tenho uma caixa pra um 308 ela deve ter uns 42 litros pelo que eu calculei, e já alonguei o duto fiz de tudo, e o rendimento mudou muito pouco. o jeito vai ser fazer uma com 55 litros pra dar a grave que eu quero.

acho que pode mexer o duto mas vai mudar pouco.

Postado em

eu tenho uma caixa pra um 308 ela deve ter uns 42 litros pelo que eu calculei, e já alonguei o duto fiz de tudo, e o rendimento mudou muito pouco. o jeito vai ser fazer uma com 55 litros pra dar a grave que eu quero.

acho que pode mexer o duto mas vai mudar pouco.

O grave ta bom dentro do carro o problema é que ta soprando, então quando eu abro a mala se ouve mais o vento do que o grave, por isso quero mudar o duto, porém não sei se coloco 1 de 4" ou 2 de 3".

Postado em

eu sei que 2 dutos de 3 da um pouco mais que um duto de 4, se eu não me engano dois dutos de 3 equivalem a 1 duto de 4,2 polegadas algo assim. não muda muito,

vê o que fica mais fácil de tu colocar na caixa.

Postado em (editado)

Melhor adicionar mais um de 3" pra aumentar a sintonia dela e não deixa-los muito longo se o foco é som "externo".

Vai ter que fazer testes para aproveitar a caixa.

(Um teste bobo aqui: Retire o duto e deixe sem e veja como fica externo) - é só um teste.

Agora dando continuidade:

Uma caixa pequena tende a ter uma pancada mais precisa pra fora dependendo do projeto pois a resposta é mais rápida e a vazão do ar também (+ seco) o duto sendo duplo tu aumenta essa pegada e a sintonia dela sobe também. Caixa mais picuda pode ficar mais legal pro que tu procura, mas tem que testar, sem testar não tem como saber como vai ficar.

Eu particularmente acho caixa menores melhor de pegada pra som externo e caixa maior (pegada maior em subgrave) - mas sinceramente? Som automotivo é teste atrás de teste, as vezes uma coisa sem noção faz um resultado milagroso que ninguém espera.

E aumenta esse corte de 63hz para 80hz ou 100/125hz.

Boa sorte :legal:

Editado por dihzinhow
Postado em

Irei colocar mais um de 3" , mas dessa vez comprei duto profissional fiamon.

Mm6uBHG.jpg

Dizem que são bons e acabam com o sopro.

Eles tem 25 cm de comprimento, simulei no Winisd com 2 dutos de 3" e 25cm de comprimento e a velocidade do ar ficou em 0,11ms e sintonia da caixa em 50Hz mais ou menos (se me lembro bem), creio q irá melhorar, quando eu ver na pratica eu posto os resultados aqui.

Postado em

Player Pioneer DEH 1750.

EQ:

8Khz +3

80Hz 0

250Hz -2

800Hz 0

2,5Khz +3

Loudness: Mid

HPF cortando em 63Hz

Na parte de voz estava usando um CL500 mais vendi hoje pois vou comprar um SD250.2, mas por enquanto o Driver ta ligado direto no fio.

Mas na configuração que estava no player e modulo mas com a outra caixa que eu tinha, tocava bem, só depois que troquei a caixa que ficou assim, creio que a freqüência da caixa esteja muito baixa, mais eu não consigo calcular naquele site do Autosom.net pq da erro de Java :/

Eu não sei os eu player, mas o meu DEH-X3780UI eu achei ele manco de Equalização!

Tenta deixar a Equalização assim:

80Hz entre 0 e +3

250Hz entre 0 e +4

800Hz entre 0 e +6

2,5KHz entre 0 e +2

8KHz do seu gosto.

Nos meus sets antigos eu usava um Street Bass prata de 12" 250W com caixa de 70 litros e dois dutos de 4"x10cm e fazia os cortes por um Stetsom STX-62 (subsônico em 50Hz e Low-pass em 500Hz), os graves iam longe de mala aberta e o player na época era o Sony CDX-GT707DX que é meio manco para SPL pesado e Trio.

Essa sua caixa aí pode está mal projetada também! Verifique mais uma vez como está o LPF do amplificador.

Postado em

O LPF do AMP eu vou aumentando até ouvir um pouco de voz e ai paro.

Mas vc n acha que se eu colocar outro duto irá melhorar ?

Pois eu vi uns videos desse street que ele toca bem pra fora e não excursiona quase nada, já o meu está excursionando muito !

Postado em

Street bass novo é um woofer, e woofer pede caixas com volume muito maior pra tocar decentemente.

34~35 litros dutada , é volume pra subwoofer 10" em dutada.

Um subwoofer 12" em dutada pede no mínimo 45 litros e vai até 50~55.

Reduzir volume de caixa pra se jogar grave pra fora se faz quando usa SUBwoofer , e Pioneer cara preta 12" toca com 45 litros dutada pra jogar pra fora.

Como que um woofer vai tocar com 34 litros ???????????????

Manolo, todos os Selenium Street Bass são Woofers! Os antigos só tem a borda e a centragem móvel como se fosse um subwoofer. Eu tenho um Street Bass Prata o 12w2a. Não tem nada de subwoofer. Mesmo com caixa enorme, de mala fechada é um woofer, só toca graves pancadão, com a diferença que com uma caixa maior que a recomendada, os graves se estendem mais abaixo dos 60Hz. Mas Street Bass com caixa muito grande bate bobina fácil!

Postado em

O Rick demolidor estava dizendo para eu aumentar a caixa e dizendo que não ia adiantar eu fazer outro duto, mas fui teimoso e fiz outro duto de 3" e agora o problema está resolvido.

Voltou a tocar lindamente pra fora.

Obrigado a todos que se opuseram à ajudar.

Postado em

O Rick demolidor estava dizendo para eu aumentar a caixa e dizendo que não ia adiantar eu fazer outro duto, mas fui teimoso e fiz outro duto de 3" e agora o problema está resolvido.

Voltou a tocar lindamente pra fora.

Obrigado a todos que se opuseram à ajudar.

Opuseram à ajudar ?

Não lhe entendi , sinceramente......

A prática que tenho me dizia pra aumentar a caixa.

Agora , como som é algo totalmente subjetivo, varia o gosto de pessoa para pessoa, o que é "lindamente" pra um pode não ser para outro.

Se está feliz , é o que importa.

Abraço

Postado em (editado)

Desculpe, quis dizer "se puseram". :P

Mas não pense que estou te criticando, só quis dizer que não segui os conselhos dos mais experientes e fiz uma coisa por conta e risco e acabou dando certo.

Mas é isso ai, se estou feliz é oq importa.

Abraços, vlw'

Editado por Lucas Henrique

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...