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Alves

Gasolina com 27% de etanol não faz mal

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Gasolina com 27% de etanol não faz mal

 

Estudo aponta que não houve alteração significativa nos veículos testados com nova mistura

 

 

gasolina.jpg

Tiago Queiroz/Estadão

 

 

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a Anfavea, concluiu nesta quinta-feira (30) que não há nada que impeça o uso da gasolina com 27,5% de etanol. O relatório produzido pela entidade foi entregue ao Governo Federal com 85% dos testes realizados até o início do mês, e aponta que não houve alteração significativa nos veículos testados em comparação aos resultados dos testes anteriores.

 

As marcas Fiat/Chrysler, Ford, Chevrolet, Caoa Hyundai, Toyota, Volkswagen e Honda participaram dos testes. Ainda segundo a entidade, o aumento de consumo verificado foi da ordem de 1% a 2% em relação à mistura de 25%. "Com base nos ensaios realizados até o momento, não foram encontradas evidências que impeçam o uso da gasolina com 27,5% de etanol para os veículos aqui avaliados, desde que o combustível comercializado possua as mesmas características daquele enviado pela Petrobras para estes ensaios."

 

No estudo foram testados os aspectos de dirigibilidade, partida a frio e a quente, temperatura do catalisador; emissões e consumo de combustível, durabilidade em campo e testes de bancada.

 

ENTENDA O CASO

 

A partir do dia 16 de março passou a valer o aumento do porcentual de etanol na gasolina vendida no País, fruto de medida sancionada pela presidente Dilma Rousseff em "socorro" ao setor sucroalcooleiro, que precisa escoar a produção. O porcentual subiu de 25% para 27%.

 

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), recomenda o uso da gasolina premium nos modelos movidos apenas pelo combustível mineral. Consideravelmente mais caro, esse produto manteve os 25% de etanol na mistura.

 

 

Fonte: http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/carros,gasolina-com-27-de-etanol-nao-faz-mal,24220,0.htm

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Escoar a produção de álcool? Com esse preço de 2,00/L?

Aff...

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Pra falar a vdd pago 1,89 SP/capital...e acho muito caro.

Lembro que uns 7 anos atrás paguei 0,99/L.

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Esses usineiros tem a mãe na zona !

 

Quando o açucar tá com preço bacana pra exportar........phoda-se o mercado interno de combustíveis.

 

Agora esse papo de escoar a produção ? Baixa essa bosta de preço por litro na bomba ! Aqui tá R$ 2,70 ou mais.

 

Mas calma, em pouco tempo a gasolina terá 27,5 % de gasolina em sua composição.

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Esses usineiros tem a mãe na zona !

 

Quando o açucar tá com preço bacana pra exportar........phoda-se o mercado interno de combustíveis.

 

Agora esse papo de escoar a produção ? Baixa essa bosta de preço por litro na bomba ! Aqui tá R$ 2,70 ou mais.

 

Mas calma, em pouco tempo a gasolina terá 27,5 % de gasolina em sua composição.

Geralmente os usineiros já tem contratos firmados, aí eles devem fornecer uma quantidade x de álcool... Pelo menos a maioria deles que utiliza grana de BNDES e outros financiamentos públicos...

 

Sem falar no maquinário diferente pra produção do açúcar...

Editado por Murimob

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Geralmente os usineiros já tem contratos firmados, aí eles devem fornecer uma quantidade x de álcool... Pelo menos a maioria deles que utiliza grana de BNDES e outros financiamentos públicos...

 

Sem falar no maquinário diferente pra produção do açúcar...

 

É fato Murilo,

 

Mas a matéria prima não é mesma não ?

 

Quando sobem o preço alegando entressafra ou safra fraquinha , mas continuam bombando forte na exportação de açucar ?

 

EDIT: Essa quantidade X a ser fornecida deve ser um miséria (voce conhece os critérios de seriedade e coerência de nosso país ) para hidratado e a maior parte deve ser anidro para o batizado da gasolina.

Editado por rick demolidor

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E aquelas marcas que não possuem modelos flex...

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E aquelas marcas que não possuem modelos flex...

 

Sorte que tenho um fire, que aguenta até 50% de etanol tranquilamente.

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É fato Murilo,

 

Mas a matéria prima não é mesma não ?

 

Quando sobem o preço alegando entressafra ou safra fraquinha , mas continuam bombando forte na exportação de açucar ?

 

EDIT: Essa quantidade X a ser fornecida deve ser um miséria (voce conhece os critérios de seriedade e coerência de nosso país ) para hidratado e a maior parte deve ser anidro para o batizado da gasolina.

 

Sim, concordo com você. De fato essa conversinha deles é bem mal contada... Mas uma boa parte dos empreendimentos que plantam cana hoje são usinas de etanol que, apesar se usarem a mesma matéria prima, não tem outro tipo de ligação com a produção de açúcar. Aí nessa conta entra também a produção de energia das termelétricas (que a maioria pertence às usinas de álcool) que apesar de estarem produzindo muito, estão todas fodidas por não terem como parar produção... E quem paga a conta no final disso tudo? Precisa nem falar né? Rs...

Editado por Murimob

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Sorte que tenho um fire, que aguenta até 50% de etanol tranquilamente.

Acho q aguenta até 100%.

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Testaram em carros que são 100% gasolina?

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Testaram em carros que são 100% gasolina?

cRaro q ñ.

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Testaram em carros que são 100% gasolina?

 

Pelo que entendi não, porque continuam falando pra usar a podium.

 

Aqui tô usando a normal e deu nada, mas..

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Pelo que entendi não, porque continuam falando pra usar a podium.

 

Aqui tô usando a normal e deu nada, mas..

 

Usar podium pus quê ?

 

Podium tem arco igual as outras , porém tem maior quantidade de octanas.

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Usar podium pus quê ?

 

Podium tem arco igual as outras , porém tem maior quantidade de octanas.

Pq é mais cara!

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E aquelas marcas que não possuem modelos flex...

 

Dá nada, a BMW mesmo está certificando o funcionamento dos motores novos até 30% de álcool.

 

No tempo do carburador ainda tinha drama. Hoje é mimimi mesmo.

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Dá nada, a BMW mesmo está certificando o funcionamento dos motores novos até 30% de álcool.

 

No tempo do carburador ainda tinha drama. Hoje é mimimi mesmo.

Só dos novos?

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Usar podium pus quê ?

 

Podium tem arco igual as outras , porém tem maior quantidade de octanas.

 

Não, manteve os 25%.

 

Na moto estou usando a premium da ipiranga, 25% também é 93 octnas, mas aí é por causa da taxa de compressão que aumentei. Mas poderia usar maior proporção de etanol também, mas além da partida a frio fica mais fo** regular o carburador. Se variar a mistura toda abastecida.

 

 

Dá nada, a BMW mesmo está certificando o funcionamento dos motores novos até 30% de álcool.

 

No tempo do carburador ainda tinha drama. Hoje é mimimi mesmo.

 

Ok, estragar não vai, mas que o motor não foi projetado para um melhor rendimento com essa mistura isso é verdade.

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Ok, estragar não vai, mas que o motor não foi projetado para um melhor rendimento com essa mistura isso é verdade.

 

Seria problema se com álcool a gasolina precisasse atrasar ponto. É o inverso.

 

Muitos desses motores já trabalham tendo que controlar o ponto por conta da nossa gasolina. Não vejo razão pra dizer que o desempenho foi prejudicado.

 

Agora, se vc tá num V8 antigo com taxa de 8,algumacoisa ou até 7 alto, aí, de fato, vai perder desempenho mesmo.

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Seria problema se com álcool a gasolina precisasse atrasar ponto. É o inverso.

 

Muitos desses motores já trabalham tendo que controlar o ponto por conta da nossa gasolina. Não vejo razão pra dizer que o desempenho foi prejudicado.

 

Agora, se vc tá num V8 antigo com taxa de 8,algumacoisa ou até 7 alto, aí, de fato, vai perder desempenho mesmo.

 

taxa 9~9,5 em média dos carros a gasolina, realmente acha que apenas mudando o ponto de ignição vai conseguir ter o mesmo desempenho (cv) de uma mistura mais rica e melhor comprimida? ok, o desempenho (cv) pode até manter, porque no caso agora são 2% de variação, e a injeção consegue se virar e manter o desempenho, os bicos dão conta de boa, então injetando mais deve dar alguma compensação satisfatória.

 

mas o rendimento (km/L) ai já diminui, não tem milagre, arruma de um lado e caga em outro.

 

só que o problema não são 2% a mais apenas, já são 27% no total, não é passar de 10 pra 12, mas sim de 25, que já era muito, ficou 27 que é mais ainda...

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taxa 9~9,5 em média dos carros a gasolina, realmente acha que apenas mudando o ponto de ignição vai conseguir ter o mesmo desempenho (cv) de uma mistura mais rica e melhor comprimida? ok, o desempenho (cv) pode até manter, porque no caso agora são 2% de variação, e a injeção consegue se virar e manter o desempenho, os bicos dão conta de boa, então injetando mais deve dar alguma compensação satisfatória.

 

mas o rendimento (km/L) ai já diminui, não tem milagre, arruma de um lado e caga em outro.

 

só que o problema não são 2% a mais apenas, já são 27% no total, não é passar de 10 pra 12, mas sim de 25, que já era muito, ficou 27 que é mais ainda...

 

Hoje em dia os carros que trabalham perto de 10 já usam knock sensor e costumam usar o sinal dele pra corrigir o ponto.

 

Claro que a eficiência cai, mas 2 ou 3% de álcool não vão mudar o funcionamento.

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Hoje em dia os carros que trabalham perto de 10 já usam knock sensor e costumam usar o sinal dele pra corrigir o ponto.

 

Claro que a eficiência cai, mas 2 ou 3% de álcool não vão mudar o funcionamento.

 

sim, isso concordo, mas só que já estamos em 27%.

 

falta pouco para 1/3.

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