Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Recommended Posts

Postado em

Falaí Alan! Que bom que curtiu meu amigo! Sempre tem coisas a serem melhoradas depois que fica pronto. Agora com esse upgrade já começo a ver um monte de coisinhas possíveis, que passaram batidas no início. Devagar e sempre vou melhorando...

Em breve serão trocados os seguintes itens

-módulo: Audiophonic 800.4 (vai pra venda) => DAT EX5

-cabos de força: Shok Reference 4 AWG => Shok Classic 0 AWG

-Cabo subwoofer: Shok 12 AWG => Knukonceptz 10 AWG

-Coaxiais do tampão: em busca de bons 5" ou 6", fortes e baratos para substituir os originais.

:legal:

Postado em

Falaí Alan! Que bom que curtiu meu amigo! Sempre tem coisas a serem melhoradas depois que fica pronto. Agora com esse upgrade já começo a ver um monte de coisinhas possíveis, que passaram batidas no início. Devagar e sempre vou melhorando...

-Coaxiais do tampão: em busca de bons 5" ou 6", fortes e baratos para substituir os originais.

Show ! seria legal se vc pudesse fazer um video, do som atual e outro depois dos UPs, seria interessante, ver a comparaçao !

• Upvote 1
Postado em

Realmente precisa desses coaxiais? Larga os originais atenuados mesmo. Senão atrapalha o palco na frente!
Postado em
Realmente precisa desses coaxiais? Larga os originais atenuados mesmo. Senão atrapalha o palco na frente!

Pois é amigo, meio fora do contexto mas fez falta na última viagem. Vou explicar melhor: com gente no banco de trás (mãe, sogra, etc) não dá pra deixar o sub ligado, e os coaxiais do tampão não tocam bem e não casam com o set na frente. Mesmo atenuando o sub e deixando os coaxiais originais em conjunto com o kit tocando, fica muito diferente. E com o sub desligado também.

Aí parti pra essa ideia de pôr uns coaxiais melhores lá, pra quando for o caso desligar o sub e deixar só os 4 falantes ligados, deixando de lado o palco temporariamente.

Ia trocar o sub também, mas o que encontrei não consegui fechar negócio. Agora vou esperar aparecer o que quero: JL Audio 12W3v3-2. Se souber de algum em bom estado e com preço me avisa.

Postado em

Ia trocar o sub também, mas o que encontrei não consegui fechar negócio. Agora vou esperar aparecer o que quero: JL Audio 12W3v3-2. Se souber de algum em bom estado e com preço me avisa.

Beleza!

• Upvote 1
Postado em

Pois é amigo, meio fora do contexto mas fez falta na última viagem. Vou explicar melhor: com gente no banco de trás (mãe, sogra, etc) não dá pra deixar o sub ligado, e os coaxiais do tampão não tocam bem e não casam com o set na frente. Mesmo atenuando o sub e deixando os coaxiais originais em conjunto com o kit tocando, fica muito diferente. E com o sub desligado também.

Aí parti pra essa ideia de pôr uns coaxiais melhores lá, pra quando for o caso desligar o sub e deixar só os 4 falantes ligados, deixando de lado o palco temporariamente.

Uai, desliga o sub?

Não dá pra regular o volume dele pelo player?

Postado em
Trocar esse player aí... Hehehehe :P

Hehehe, bem que eu queria... Andei namorando um 80PRS, mas Dilminha me fez voltar à razão e manter esse simples, pelo menos por enquanto.

Postado em
EDIT: Estou sempre pra comentar e esqueço, como eu gosto da tua cidade, desde que me entendo por gente passo as férias de verão aí (nem vou contar quantos verões huahauhuah).

Lugar bonito demais, a região dos lagos mata a pau ! Inveja de você que vive aí . Abraço

Perdão amigo, acabei me distraindo e não comentei a respeito do que disse acima...

A Região dos Lagos é um lugar maravilhoso pra passar férias e curtir o verão, principalmente na adolescência, rsrs. Lendo o que escreveu eu me encaixo na história, já que também vivi a adolescência por aqui, entre Búzios e Cabo Frio. Bom demais!! Faz tempo que não aparece por aqui? Quando vier avisa!

Postado em (editado)

DAT EX5 instalado e tocando! Superou minhas expectativas! Achei que melhorou o detalhamento dos médios e agudos, e os graves ficaram mais macios e encorpados, do jeito que eu desejava.

RrOFTSK.jpg

5AqneSr.jpg

Próximos ups:

-substituição do cabo de alimentação 4 AWG (Shok Reference Pro) pelo 0 AWG (Shok Classic).

-substituição do cabo speaker 16 AWG pelo 12 AWG, ambos Shok Classic.

-substituição do cabo do sub Shok 12 AWG pelo 10 AWG Knu.

-RCA Technoise Serie 800 pro sub.

-coaxiais no tampão (ainda não comprado).

Editado por LFelipe
Postado em

Felipe,

Me conta o que você sentiu no quesito "força bruta" ( no bom sentido é claro rsrs) do Club para o EX.

Muita coisa ou o ganho foi principalmente em qualidade ?

Abraço

Olha Rick, eu senti uma boa diferença! Vou tentar te explicar a minha percepção.

Com o EX5, tive que diminuir um pouco o ganho em comparação ao 800.4, e uma das portas (com a mega camada de espuma + eva no forro) começou a vibrar em músicas com grave mais acentuado. Com o Audiophonic, usava o sub cortado pelo player em 100Hz e com ganho +6 (vai de -6db a +6db) pra dar um grave bacana lá no banco da frente. Tentei inverter a fase por um tempo, o que elevava mais o palco e trazia o grave mais pra frente, mas acabava matando subgraves. Então desisti...

Agora, pra dar o mesmo grave e com mais qualidade, passei o corte pra 80Hz e 0 de ganho. Fechou! :legal:

O kit tá cortado em 63Hz e ainda tô acertando o ganho.

Postado em

Muito show Felipe o ex5!! sua pretençao de mudança de cabos é devido ao aumento de potencia ? (desculpe minha ignorancia)

Exatamente Alan! Quando fiz o calculo de todo o sistema, decidi usar essas bitolas devido a grana estar contada, mas já sabendo que se fizesse qualquer upgrade seria necessário mudar. Então chegou a hora, rs...

Parabéns pelos equipamentos, capricho e riquezas nos detalhes !!!!

Muito obrigado Ronald! :legal:

Consegui documentar bastante a instalação pra compartilhar com os colegas aqui. Como não encontrei muita informação didática de como fazer DIY no Voyage especificamente, postei tudo o que consegui e tentei transcrever a experiência. Estou aos poucos aprendendo um pouquinho por aqui e na internet.

À propósito, dei uma olhada no tópico do seu Civic...que belo trabalho hein!!! Sou muito detalhista e sou fã de quem sabe compartilhar. Meus parabéns! :rever1:

Postado em (editado)

Pergunta: tem quantos metros desse cabo speaker antigo 16awg aí? Eu me interesso por ele

Falaí vizinho! Tenho um pedaço de 4m sem uso e o restante ainda tá no carro(acho que uns dois pedaços de uns 5m). Qualquer coisa manda MP!

72dOIcG.jpg

Editado por LFelipe
Postado em

Tem um pedaço de madeira atras do carpete onde está o modulo? Caso seja madeira, e como vc fixou a madeira? Achei bem legal, me deu uma ideia isso

Postado em

Tem um pedaço de madeira atras do carpete onde está o modulo? Caso seja madeira, e como vc fixou a madeira? Achei bem legal, me deu uma ideia isso

Isso mesmo meu caro, um rack de MDF (atrás do módulo é vazado pra ventilar), coberto de carpete cinza e com umas fitas de velcro pra fixar na lateral. Não é perfeito como eu gostaria, mas deu pro que eu queria. :legal:

Postado em

Isso mesmo meu caro, um rack de MDF (atrás do módulo é vazado pra ventilar), coberto de carpete cinza e com umas fitas de velcro pra fixar na lateral. Não é perfeito como eu gostaria, mas deu pro que eu queria. :legal:

Entendi, vlw pela explicação
Postado em

Exatamente Alan! Quando fiz o calculo de todo o sistema, decidi usar essas bitolas devido a grana estar contada, mas já sabendo que se fizesse qualquer upgrade seria necessário mudar. Então chegou a hora, rs...

Muito obrigado Ronald! :legal:

Consegui documentar bastante a instalação pra compartilhar com os colegas aqui. Como não encontrei muita informação didática de como fazer DIY no Voyage especificamente, postei tudo o que consegui e tentei transcrever a experiência. Estou aos poucos aprendendo um pouquinho por aqui e na internet.

À propósito, dei uma olhada no tópico do seu Civic...que belo trabalho hein!!! Sou muito detalhista e sou fã de quem sabe compartilhar. Meus parabéns! :rever1:

Muito obrigado brother !!! :)

• Upvote 1
Postado em (editado)

Fim de semana passado resolvi pôr a mão na massa e fiz algumas alterações no sistema.

-Instalei os novos coaxiais (em substituição aos originais) que agora estão amplificados e agradaram muito;

-Troquei o amp de lugar para otimizar o espaço no porta malas, evitando também arranhões e esbarradas no amp;

-Substituí cabo positivo e terra por 0 AWG (usava 4 AWG);

-Substituí cabo speaker por 12 AWG (usava 16 AWG);

-Instalei o controle de ganho do amp.

Mudei também a arrumação dos cabos no carro. Antes os RCAs vinham pelo meio (sobre o túnel) e os speaker pelo lado direito (passageiro).

Agora o positivo, remoto e o fio do controle de ganho passam pela esquerda (como era antes), speaker pelo meio e RCAs pela direita, evitando ao máximo que fiquem próximos.

Fotos:

Instalação dos coaxiais

uHPDMZ.jpg

Bancos do carona e traseiros removidos

5FY1pa.jpg

Cabos RCA passados pelo lado direito do carro (lado do motorista), chegando ao módulo sem cruzar com outros cabos

5Fjoyt.jpg

Cabos speaker pelo meio do carro, indo para a esquerda e se juntando aos cabos de força próximo ao módulo

AVYJkg.jpg

Cabos organizados por baixo do carpete, antes de terminar a ligação no módulo.

Yiii2S.jpg

O amp instalado no local que eu queria, depois de 2 dias e 1/2 de trabalho lento e chuva. Depois de pesquisar um pouco, li algumas opiniões em outros fóruns sobre o risco de diminuir a vida útil do amplificador quando se instala ele invertido, parafusado de cabeça pra baixo no tampão. A teoria diz que o calor acumulado na placa de circuitos tende a diminuir drasticamente a performance e a vida útil do amp. Pensando nisso, instalei ele na posição normal, apoiado num suporte que eu mesmo fiz em MDF. E pra prevenir danos à essa chapa de MDF que suporta o amp, colei uma camada de EVA no fundo. Notem os 2 buracos para o amp "respirar" melhor e trabalhar bem.

FpsVqV.jpg

6E0ijO.jpg

Olhando de pé, na minha altura normal, o amp fica "stealth", invisível.

o9IoFZ.jpg

E por fim, uma foto do controle de ganho na parte inferior do painel, próximo à caixa de fusíveis.

UQEQdq.jpg

PS: Tapei o LED do controle de ganho com um pedaço de fita isolante, pois é muito forte e incomoda a longo prazo.

Editado por LFelipe
  • Upvote 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...