Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Mogar

Cuidado com a famosa F3

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, tenho visto mta gente falando da frequencia F3 de uma caixa de som, soh que desconsiderando o pico.

Pela definicao, a F3 eh a frequencia onde a resposta eh de -3dB em relacao ao maximo, e nao em relacao a "situacao estavel", ou seja, eh -3dB em relacao ao pico.

Nao eh pq no grafico aparece -3dB que eh a F3, blz ?

flws.

Postado em

humm!!! eu pensava errado intao! :D

Valeuz Mogar!!! :legal:

oa...

pra tirar a duvida... oq realmente significa a F3 ?!

thipo... ja ouvi falar que eh a frequencia na qual quase nao se escuta mais o falante...

Postado em

oa...

thipo... ja ouvi falar que eh a frequencia na qual quase nao se escuta mais o falante...

:+1

sempre considerei F3 em relação a F0( = sensibilidade)

entaum pq em softwares (como winisd) aparece uma linha d outra cor em -3db???

:unsure:

Postado em

oa...

Aproveitando o embalo...estava simulando no bassbox e cheguei na parte onde temos F1 F2 oq é isso ?

Postado em
Pessoal, tenho visto mta gente falando da frequencia F3 de uma caixa de som, soh que desconsiderando o pico.

Pela definicao, a F3 eh a frequencia onde a resposta eh de -3dB em relacao ao maximo, e nao em relacao a "situacao estavel", ou seja, eh -3dB em relacao ao pico.

Nao eh pq no grafico aparece -3dB que eh a F3, blz ?

flws.

Mogar... F3 = -3 dB do F0... e não do pico... o pico é + aulguma coisa do que F0

O fato é que tem caixas por ai com 5 , 6 dB de pico.. ai fica brabo mesmo de dizer que F3 é aonde não se tem reprodução util mais...

[]

Sandro

Postado em

Bom, eh que pelo menos em eletronica se usa o termo frequencia de corte a frequencia que tem -3dB em relacao ao valor maximo (pelo menos foi o que meu professor de eletronica falou em aula), e F3 eh muitas vezes chamada de frequencia de corte em audio.

No caso, -3dB em audio eh quando comecamos a perceber de forma significativa uma queda de volume. O limiar do ouvido humano eh perceber variacoes da ordem de 1 dB. 3dB eh a mesma coisa que se vc tem 2 subs, desligar 1 deles mantendo a potencia enviada a este.

Postado em
Bom, eh que pelo menos em eletronica se usa o termo frequencia de corte a frequencia que tem -3dB em relacao ao valor maximo (pelo menos foi o que meu professor de eletronica falou em aula), e F3 eh muitas vezes chamada de frequencia de corte em audio.

No caso, -3dB em audio eh quando comecamos a perceber de forma significativa uma queda de volume. O limiar do ouvido humano eh perceber variacoes da ordem de 1 dB. 3dB eh a mesma coisa que se vc tem 2 subs, desligar 1 deles mantendo a potencia enviada a este.

Você tá certo !!! mas estamos falando de função de transferencia e não de SPL não é Isso ?

Se considerarmos SPL sem -3 dB do máximo

[]

Sandro

Postado em
Você tá certo !!! mas estamos falando de função de transferencia e não de SPL não é Isso ?

Eu pelo menos encaro o grafico de spl como uma funcao de transferencia entre energia e intensidade sonora, o que no fundo nao estah errado.

Postado em

Eu pelo menos encaro o grafico de spl como uma funcao de transferencia entre energia e intensidade sonora, o que no fundo nao estah errado.

Existe o grafico de função de tranferncia e o GRafico de SPL,

O Segundo depende da potencia o primeiro não...

Se for aplicando mais e mais potencia, vai ver o valor de pico aumentando em relação aos demais .. A função de tranferência é a masma pra qualçquer potência

[]

Sandro

Postado em

O que eu estou falando eh do grafico de ganho que esses softwares geralmente tem. Pq pelo menos no winisd, tem grafico de ganho, spl e fase.

O grafico de spl eh soh um grafico "shiftado" (nao arranjei expressao melhor) em relacao ao de ganho.

Postado em

achei esse topico no baú....

e aí, chegaram num acordo?

particularmente, sempre achei q F3

é a frequencia de -3db em relacao a 0dB no grafico de resposta de frequencia do sub ao ar livre...

Postado em
achei esse topico no baú....

e aí, chegaram num acordo?

particularmente, sempre achei q F3

é a frequencia de -3db em relacao a 0dB no grafico de resposta de frequencia do sub ao ar livre...

è o caso em que os dois estão certos, mas olhando coisas diferentes..

F3 de tranferencia é - 3dB de F0´e é isso o mais comum

Como o mogar disse com propriedade, se a caixa tiver 6 dB de pico, tudo que estiver abaixo de 3 dB vai ter uma atenuação importante, mais isso vale pra dB SPL e não tranferência..

[]

Sandro

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...