Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RafaCa

Regulando roadstar + 2 e2k 6+6 caixa sublitrada

Recommended Posts

Bem galera, estou com uma caixa de 27,75 litros para cada e2k6+6 e uma roadstar 1200-d trabalhando em 1.5 ohms e com um megacapacitor de 1farad, os alto-falantes estão invertidos e posicionados p/ cima e quatro 6x9 pionner no tampão empurradas por um banda 4.8

Estou com dúvidas na regulagem do sub, como a caixa está sublitrada não sei qual comprimento de duto utilizar, no momento estou ulizando um duto de 4'' com joelho para cada alto-falante, pois a caixa é muito rasa.

Gostaria também de algumas dicas de como regular aqueles controles da roadstar, tem alguns que nem sei pra q servem tipo o subsonic.

 

Ajudem-me o sub ainda não tah batendo legal.

 

Também estou em dúvida se devo ligar os 6x9 em passa-alta ou em flat.

 

Vejam a foto pra entenderem melhor o que estou falando.13.jpg

nessa foto os 6x9 ainda eram uns bomber e só havia uma banda 9.8 tocando tudo, e somente um endurance estava invertido.

 

OBS: 27,75 é o volume da caixa sem descontar duto e alto-falante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bem galera, estou com uma caixa de 27,75 litros para cada e2k6+6 e uma roadstar 1200-d trabalhando em 1.5 ohms e com um megacapacitor de 1farad, os alto-falantes estão invertidos e posicionados p/ cima e quatro 6x9 pionner no tampão empurradas por um banda 4.8

Estou com dúvidas na regulagem do sub, como a caixa está sublitrada não sei qual comprimento de duto utilizar, no momento estou ulizando um duto de 4'' com joelho para cada alto-falante, pois a caixa é muito rasa.

Gostaria também de algumas dicas de como regular aqueles controles da roadstar, tem alguns que nem sei pra q servem tipo o subsonic.

 

Ajudem-me o sub ainda não tah batendo legal.

 

Também estou em dúvida se devo ligar os 6x9 em passa-alta ou em flat.

 

Vejam a foto pra entenderem melhor o que estou falando.13.jpg

nessa foto os 6x9 ainda eram uns bomber e só havia uma banda 9.8 tocando tudo, e somente um endurance estava invertido.

 

OBS: 27,75 é o volume da caixa sem descontar duto e alto-falante.

Sele a caixa... tape os dutos... Nesse volume é o que dá pra fazer....

 

Ou tire um sub e use a caixa pra um so com dutos...

Menor volume dutado que fica bom é 47 l...

 

[]

 

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com a caixa selada irei perder subgrave? Quais as melhorias com a caixa selada?

 

outra coisa, o vidro que praticamente isola os endurance atralham?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
como ta os 6x9 numa cixa??? bem melhor q ao ar livre?

os 6x9 não estão vedados na caixa, os ímas deles estão vazando para baixo, tipo assim a parte debaixo da caixa deles tem quatro buracos pra passar os ímas mas estou pretendendo veda-los e fazer um duto grande que passe no centro e por toda caixa deles, para que o grave possa vazar para o interior do carro. Pois acho que o vidro esta abafando o grave pois o unico espaço disponivel pra vazar são os dutos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Com a caixa selada irei perder subgrave? Quais as melhorias com a caixa selada?

 

outra coisa, o vidro que praticamente isola os endurance atralham?

Quando vc nao tem litragem suficiente, dutar a caixa acaba atrapalhando em vez de ajudar, e ai vc tem respostas melhores com selada....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Com a caixa selada irei perder subgrave? Quais as melhorias com a caixa selada?

 

outra coisa, o vidro que praticamente isola os endurance atralham?

OPA !! tem um vidro alí ? Não tinha notado... bonito mas atrapalha sim... o Vidro vibra muito..

 

Podemos tentar transformar o trem numa band pass de 4.a ordem... vai ajudar BASTANTE !

 

Fazendo uma moldura de MDF e colocando ACRÍLICO de 20 MM e selando os falantes

 

Assim ficaria com a caixa atual como câmara ventilada de 27,75 com duto de 4 polegadas por 17,5 cm e uma câmara traseira SELADA de 26 L livres (já descontado o sub)

 

Ficaria MUITO legal !!!

 

 

A Caixa selada vai tocar melhor que essa bass reflex toda errada que você tem hoje, essa band pass vai tocar BEM mais.

 

[]

 

Sandro

Editado por sepacheco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Com a caixa selada irei perder subgrave? Quais as melhorias com a caixa selada?

 

outra coisa, o vidro que praticamente isola os endurance atralham?

OPA !! tem um vidro alí ? Não tinha notado... bonito mas atrapalha sim... o Vidro vibra muito..

 

Podemos tentar transformar o trem numa band pass de 4.a ordem... vai ajudar BASTANTE !

 

Fazendo uma moldura de MDF e colocando ACRÍLICO de 20 MM e selando os falantes

 

Assim ficaria com a caixa atual como câmara ventilada de 27,75 com duto de 4 polegadas por 17,5 cm e uma câmara traseira SELADA de 26 L livres (já descontado o sub)

 

Ficaria MUITO legal !!!

 

 

A Caixa selada vai tocar melhor que essa bass reflex toda errada que você tem hoje, essa band pass vai tocar BEM mais.

 

[]

 

Sandro

Sepacheco, gostei da idéia!!,

 

gostaria de mais detalhes, o que vc quer dizer com selar os alto-falantes?

seria isola-los na parte superior, tipo dividir a câmara traseira?

 

como seria essa moldura de MDF, seria a tampa superior da câmara traseira?

 

o acrílico ficaria melhor que o vidro atual de 13mm?

 

valeu pela atenção!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Com a caixa selada irei perder subgrave? Quais as melhorias com a caixa selada?

 

outra coisa, o vidro que praticamente isola os endurance atralham?

OPA !! tem um vidro alí ? Não tinha notado... bonito mas atrapalha sim... o Vidro vibra muito..

 

Podemos tentar transformar o trem numa band pass de 4.a ordem... vai ajudar BASTANTE !

 

Fazendo uma moldura de MDF e colocando ACRÍLICO de 20 MM e selando os falantes

 

Assim ficaria com a caixa atual como câmara ventilada de 27,75 com duto de 4 polegadas por 17,5 cm e uma câmara traseira SELADA de 26 L livres (já descontado o sub)

 

Ficaria MUITO legal !!!

 

 

A Caixa selada vai tocar melhor que essa bass reflex toda errada que você tem hoje, essa band pass vai tocar BEM mais.

 

[]

 

Sandro

Sepacheco, gostei da idéia!!,

 

gostaria de mais detalhes, o que vc quer dizer com selar os alto-falantes?

seria isola-los na parte superior, tipo dividir a câmara traseira?

 

como seria essa moldura de MDF, seria a tampa superior da câmara traseira?

 

o acrílico ficaria melhor que o vidro atual de 13mm?

 

valeu pela atenção!

Bem imagine que vai colocar uma caixa selada com duas câmaras de 26 l encaixada sobre sua caixa atual folmando um L

o vidro não é adequado, pois com as pressões geradas dentro da caixa ele vai espatifar.... o ideal é que fosse tudo de MDF, mas ai perderia a estetica do seu porta malas... logo dá pra fazer duas janelas com acrilico MAIS GROSSO que conseguir pra continuar com o efeito.. dá até pra iluminas cada câmara com 4 leds de alto brilo em cada azuis.. vai ficar bonito e funcional. Hoje tá bonito .. mas os graves não rendem não é ?

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bem imagine que vai colocar uma caixa selada com duas câmaras de 26 l encaixada sobre sua caixa atual folmando um L

o vidro não é adequado, pois com as pressões geradas dentro da caixa ele vai espatifar.... o ideal é que fosse tudo de MDF, mas ai perderia a estetica do seu porta malas... logo dá pra fazer duas janelas com acrilico MAIS GROSSO que conseguir pra continuar com o efeito.. dá até pra iluminas cada câmara com 4 leds de alto brilo em cada azuis.. vai ficar bonito e funcional. Hoje tá bonito .. mas os graves não rendem não é ?

 

[]

 

Sandro

Ela tem uma barrinha de neon azul pra gabinete, que tem uma chave que alterna entre acesa o tempo toda ou luz rítmica... hehehe

Tá bonito, mas ta tocando mais ou menos, tipo, já tira o retrovisor central do lugar, dispara alarmes e tal... mas acho que pelo equipamento que tem no carro poderia tocar muito mais...

 

Nessa band-pass os alto-falantes continuariam a tocar invertidos?

 

Ahh, eu tava pensando em prolongar os dutos provisoriamente, ouvi falar de uma teoria de que quanto menor a caixa maior o duto, procede? Qual comprimento devo usar com o joelho?

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bem imagine que vai colocar uma caixa selada com duas câmaras de 26 l encaixada sobre sua caixa atual folmando um L

o vidro não é adequado, pois com as pressões geradas dentro da caixa ele vai espatifar.... o ideal é que fosse tudo de MDF, mas ai perderia a estetica do seu porta malas... logo dá pra fazer duas janelas com acrilico MAIS GROSSO que conseguir pra continuar com o efeito.. dá até pra iluminas cada câmara com 4 leds de alto brilo em cada azuis.. vai ficar bonito e funcional. Hoje tá bonito .. mas os graves não rendem não é ?

 

[]

 

Sandro

Ela tem uma barrinha de neon azul pra gabinete, que tem uma chave que alterna entre acesa o tempo toda ou luz rítmica... hehehe

Tá bonito, mas ta tocando mais ou menos, tipo, já tira o retrovisor central do lugar, dispara alarmes e tal... mas acho que pelo equipamento que tem no carro poderia tocar muito mais...

 

Nessa band-pass os alto-falantes continuariam a tocar invertidos?

 

Ahh, eu tava pensando em prolongar os dutos provisoriamente, ouvi falar de uma teoria de que quanto menor a caixa maior o duto, procede? Qual comprimento devo usar com o joelho?

 

[]'s

Sim continuam n mesma posilção que estão hoje... so que em volta deles vai a caixa selada..

 

Sim o duto mais longo baixa a frequencia de sintonia da caixa, o que abranda o pico deixando a caixa mais musical.

 

Melhor duto seria de 4 polegadas por 65 cm pra esse volume.. mas a caixa já é pequena, enfiar essa trapizonga lá dentro.....

 

Mexer na atual e tapar os dutos...

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sandro, se algum material fosse propiciar perda de rendimento comparando materiais de mesmas espessuras este material seria o acrilico...o vidro é mais rigido que o acrilico, ele não é nenhum pouco "maleavel". Compare o quesito RIGIDEZ dos materiais nestatabela ALém disso o vidro é bem mais barato que o acrilico...

Amigão, seu vidro esta preso como? Qual o tamanho da janela de vidro? Esta vibrando muito?

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
sandro, se algum material fosse propiciar perda de rendimento comparando materiais de mesmas espessuras este material seria o acrilico...o vidro é mais rigido que o acrilico, ele não é nenhum pouco "maleavel". Compare o quesito RIGIDEZ dos materiais nestatabela ALém disso o vidro é bem mais barato que o acrilico...

Amigão, seu vidro esta preso como? Qual o tamanho da janela de vidro? Esta vibrando muito?

abraços

Coloque uma chapa de vidro numa caixa dessas e ouvirá tumm crash...

Não putorta a pressão.. porque acha que fidros a prova de bale e de câmaras de pressurização (avioes por exemplo) são ensanduixados com pexiglass ? o Vidro te resistencia torsional baixa

 

Bata numa chapa de vidro e ouvirá teeemmm bata numa chapa de acriclico e ouvira toc.

 

Explicado o porque de não usar vidro ?

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigão, se o vidro realmente n aguenta a variação de pressao por que ele nao espafou ainda? Nunca viu uma BP utilizando vidro ao invés de acrílico? Ja posto um link p/ vc dar uma olhada...deixe-me axar

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
amigão, se o vidro realmente n aguenta a variação de pressao por que ele nao espafou ainda? Nunca viu uma BP utilizando vidro ao invés de acrílico? Ja posto um link p/ vc dar uma olhada...deixe-me axar

abraços

Já... de VIDRO LAMINADO já de vidro temperado.... não.

 

Oje o vidro dele tem só função estética, não é parede de uma caixa...

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
sandro, se algum material fosse propiciar perda de rendimento comparando materiais de mesmas espessuras este material seria o acrilico...o vidro é mais rigido que o acrilico, ele não é nenhum pouco "maleavel". Compare o quesito RIGIDEZ dos materiais nestatabela ALém disso o vidro é bem mais barato que o acrilico...

Amigão, seu vidro esta preso como? Qual o tamanho da janela de vidro? Esta vibrando muito?

abraços

Esse vidro está dentro de uma cava no compensado lateral, ele entra bem justo, não há folga. Num estou com as medidas dele em mãos, mas vou providenciar.

Ele é bem resistente, eu tinha outro gol que deu perca total numa batida frontal e o vidro continuou intacto. :)

 

 

Sepacheco, os alto-falantes estão tocando com a polaridade invertida, com a band-pass essa polaridade deve continuar invertida?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
sandro, se algum material fosse propiciar perda de rendimento comparando materiais de mesmas espessuras este material seria o acrilico...o vidro é mais rigido que o acrilico, ele não é nenhum pouco "maleavel". Compare o quesito RIGIDEZ dos materiais nestatabela ALém disso o vidro é bem mais barato que o acrilico...

Amigão, seu vidro esta preso como? Qual o tamanho da janela de vidro? Esta vibrando muito?

abraços

Esse vidro está dentro de uma cava no compensado lateral, ele entra bem justo, não há folga. Num estou com as medidas dele em mãos, mas vou providenciar.

Ele é bem resistente, eu tinha outro gol que deu perca total numa batida frontal e o vidro continuou intacto. :)

 

 

Sepacheco, os alto-falantes estão tocando com a polaridade invertida, com a band-pass essa polaridade deve continuar invertida?

Depende... tem que testar as duas polaridades pra ver qual soa melhor... geralmente vai ficar melhor empurrando pra dentro da câmara ventilada.

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Depende... tem que testar as duas polaridades pra ver qual soa melhor... geralmente vai ficar melhor empurrando pra dentro da câmara ventilada.

 

[]

 

Sandro

Sepacheco, se eu usasse o vidro, pra ver até onde ele aguenta? vc acha que ficaria bom, ou o vidro tiraria a acústica da caixa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

continua com a msm opinião...ja ovui BP com chapa d vidro 15mm e ele não fez tumm crash...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Depende... tem que testar as duas polaridades pra ver qual soa melhor... geralmente vai ficar melhor empurrando pra dentro da câmara ventilada.

 

[]

 

Sandro

Sepacheco, se eu usasse o vidro, pra ver até onde ele aguenta? vc acha que ficaria bom, ou o vidro tiraria a acústica da caixa?

como já tem o vidro pode tentar mas faz uma divisória no meio..

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...