Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
tiagomakoto

Xovers passivos...

Recommended Posts

Pois é.. indutores não são muito comerciais não é ?!

Pra montar um xover passivo, os indutores possuem associação em série/paralelo nos mesmos resultados como os resistores !?

Quais os valores de indutores mais comerciais encontráveis ?!

Como vocês lidam com esse problema ?!

:blink:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Geralmente ou o pessoal enrola na marra o indutor ou paga alguem que saiba fazer para enrola-lo.

Associacao de indutores segue as mesmas regras que de resistores, porem pra som automotivo, os indutores tem que ser de nucleo de ar, pq se tiver ferrite ou coisa assim, apesar de permitirem indutores bem menores, o efeito de histerese acaba com a qualidade de som.

Compartilhar este post

Link para o post

www.nenis.com.br

Compartilhar este post

Link para o post

eu na minha humilde opinião acho que o pior problema que envolve indutores é a resistência intrínseca, pq afinal de contas um indutor nada mais é do que um monte de fio de cobre embobinado. daí resulta que pra fazer um indutor, ou vc faz um do tamanho do seu estepe e gasta uma putcha grana com fio de cobre de grosso calibre, ou vc faz um pequeno, cuja resistência vai tirar rendimento do sistema. não vejo como ganhar nesse jogo...

Mogar, onde eu posso ler mais sobre a histerese? sei que xovers com indutores de núcleo de ferrite deixam o som granulado, é esse o efeito?

Compartilhar este post

Link para o post

Histerese eh o efeito da magnetizacao do nucleo. Fica uma magnetizacao residual, que na fase inversa da onda, parte da energia eh gasta para desmagnetizar o nucleo....

Talvez procurando material didatico sobre transformadores vc encontre mais coisa sobre isso. Ateh tenho um material impresso com graficos e etc. Mas pra escanear tudo eh um porre...

Compartilhar este post

Link para o post
ou seja, a magnetização induz distorção, certo?

Nao a magnetizacao propriamente dita, mas sim a magnetizacao residual, pq essa consome energia para ser removida.... E todo entreferro (leia-se, "parte do meio" do indutor) tem um pouco de histerese, soh que no ar eh quase imperceptivel....

Compartilhar este post

Link para o post
Geralmente ou o pessoal enrola na marra o indutor ou paga alguem que saiba fazer para enrola-lo.

Associacao de indutores segue as mesmas regras que de resistores, porem pra som automotivo, os indutores tem que ser de nucleo de ar, pq se tiver ferrite ou coisa assim, apesar de permitirem indutores bem menores, o efeito de histerese acaba com a qualidade de som.

NOssa eu não sabia dessa, eu enrolei um indutor pra corta medios nos sub e enrolei em volta de nucleo de ferrite. Vo tira então o ferrite do necleo e deixar so o carretel de fio.

Compartilhar este post

Link para o post

Spetz, se vc fizer isso o valor do indutor vai cair muito. o núcleo de ferrite serve pra isso, vc consegue um indutor de grande capacidade num tamanho não-indecente, mas dá esse problema da granularidade. eu deixaria como tá.

Compartilhar este post

Link para o post
Spetz, se vc fizer isso o valor do indutor vai cair muito. o núcleo de ferrite serve pra isso, vc consegue um indutor de grande capacidade num tamanho não-indecente, mas dá esse problema da granularidade. eu deixaria como tá.

A ta certo ehehehehe. É que eu vi esse filtro passa baixa numa revista de eletronica velha e segui a risca e fiz, o som ta joinha pra quem não quer nada muito sofisticado. Mas logo sera inutilizado o sub do sistema. É por isso que na sessão do hot topics eu perguntei como melhorar os graves nos Mid E2K, pois irei tirar o sub do sistema, minha mãe não quer mas tbm não abre mão de qualidade.

Atualmente esta numa ligação tri-mode no amplificador Gradiente HPA-550.

1 mid e 1 tweeter ligado normalmente em cada canal com capacitores de 220uF e o sub ligado no bridge com esse indutor que é um passa baixa é o sonzinho atual.

Mas quando eu desligo o sub do bridge sei la veio, os E2k começam a bater bobina por passar exesso de graves, o capacitor parece que so corta quando liga o sub no bridge :banghead

Por isso eu acho que pra controlar essas batidas de bobina so com caixa selada.

Da uma opnião, sera que eskema de bafle funciona mesmo com esse E2K ?

http://stforum.com.br/index.php?showtopic=18517&st=20

Compartilhar este post

Link para o post
alguem tem fotos de construçao de indutores?

Foto eu não tenho mas posso tentar explicar. Vc pode construir um indutor utilizando carretel de estanho de 1Kg vazio. Vc enrola o fio esmaltado em volta desse carrete e pronto, o indutor esta feito :vts

Mas agora pra calcular a indutancia eu não sei como faz o calculo, so sei que a bitola do fio e o numero de espiras influenciam na indutancia.

Editado por Spetz

Compartilhar este post

Link para o post

Para bobinas com várias camadas e com núcleo de ar.

L=[(2D^2)(n^2)]/25(3D+9l+10c)

O resultado é dado em uH para D, l e c em centimetros.

Onde:

D=diametro médio do enrolamento;

d=diametro do fio

l=comprimento do enrolamento

n=mumero de espiras

c=altura do bobinado.

Para um melhor resultado, deve-se ter: 3D=9l=10c

EDIT: Fiz uns desenhos pra facilitar:

FORMULA.gif

desenho.gif

Editado por nepheron

Compartilhar este post

Link para o post
sumiram os desenhos!!!!!

Não sei o q houve, mas recorta e cola em uma nova janela q funciona. MARDITO UOL.

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...