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Marcos Yamacita

[ Ford Fiesta Rocam - SQPL ] Projeto D'ela

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To começando a pensar em passar o meu para frente com 10 meses de uso e 8k km .....

 

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To começando a pensar em passar o meu para frente com 10 meses de uso e 8k km .....

 

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Carro é sorte, antes de pegar esse Fiesta eu tinha um Ka e meu pai tinha um Fiesta sedã 1.6 e nunca tivemos problemas com esses motores Rocam mas esse novo ta difícil.

 

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Com aquela lista acima e sabendo que você já sofreu também, eu vendia.

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Com aquela lista acima e sabendo que você já sofreu também, eu vendia.

 

Pior e que gostei do bixinho mas já falei q na próxima ele pega o beco, essa semana tava de olho num Kia Sportage 2.0 2009 mas os 5 anos me fizeram desistir, ando precisando de um carro mais alto q aguente o asfalto podre do Hellcife

 

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bão... tive 2 rocam's, um Focus 2005 que peguei com 5k km e vendi com uns 23k... troquei termostática (plástica, ainda não era a eletronica do flex) e óleo/filtros só. Do carro troquei tbem escape e cilindro mestre de embreagem que, pra azar, não era igual ao do Fiesta (80 reais), mas alemão e custava quase 500... de resto, nada. Tive um Fiesta 10/11 1.6 tbem, mas nem conta pq. negociei ele com 4k km ou algo assim... e um amigão tem uma Eco 2005/6, 1.6, que tá beirando os 110k km. Este trocou até agora termostática (eletronica) 2x, velas/cabos/bobinas, bomba d'agua, mangueiras de água, óleo e filtros de praxe, e embreagem 2x. O motor em sí é robusto pacaray, o que dá problema são os 'agregados'.

 

Agora, tenho a impressão de que os Rocams mais novos, por algum motivo, dão mais zica mesmo. Tirando a termostática que dá problema em ambos (defeito de projeto), não lembro de tta coisa dando tilt nos antigos.

 

abs,

Ricardo.

Editado por RiQuati

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bão... tive 2 rocam's, um Focus 2005 que peguei com 5k km e vendi com uns 23k... troquei termostática (plástica, ainda não era a eletronica do flex) e óleo/filtros só. Do carro troquei tbem escape e cilindro mestre de embreagem que, pra azar, não era igual ao do Fiesta (80 reais), mas alemão e custava quase 500... de resto, nada. Tive um Fiesta 10/11 1.6 tbem, mas nem conta pq. negociei ele com 4k km ou algo assim... e um amigão tem uma Eco 2005/6, 1.6, que tá beirando os 110k km. Este trocou até agora termostática (eletronica) 2x, velas/cabos/bobinas, bomba d'agua, mangueiras de água, óleo e filtros de praxe, e embreagem 2x. O motor em sí é robusto pacaray, o que dá problema são os 'agregados'.

 

Agora, tenho a impressão de que os Rocams mais novos, por algum motivo, dão mais zica mesmo. Tirando a termostática que dá problema em ambos (defeito de projeto), não lembro de tta coisa dando tilt nos antigos.

 

abs,

Ricardo.

 

Parece que a termostatica é o ponto mais crítico desse motor, se precisar trocar novamente colocarei uma de alumínio. Mesmo dando esses problemas eu gosto do carro, é relativamente confortável.

 

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Parece que a termostatica é o ponto mais crítico desse motor, se precisar trocar novamente colocarei uma de alumínio. Mesmo dando esses problemas eu gosto do carro, é relativamente confortável.

 

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Sim... e é complicado achar outro que ofereça o mesmo em conforto/desempenho nesta faixa de preços. Os últimos Rocams à venda eram a melhor relação custo x benefício do mercado - um carro 1.6 com ar/dh/trio/bags/abs por 35k, espaçoso e bom de dirigir ainda por cima - nesta faixa, hoje, não tem nada nem próximo, talvez o Sandero 1.6, mas já parte de 42k.

 

Não sabia que tem termostática com caixa em alumínio para ele, achei que todas eram plásticas. Acho que é o que mais dá defeito mesmo, o restante é desgaste natural (embreagem, bomba d'agua, mangueiras, etc); tiro por base a Eco do meu amigo, que acompanhei dos 40k (km inicial) até agora (110k km), dono cuidadoso mas que exige bastante do carro em viagens e roda muito no dia-a-dia.

 

abs,

Ricardo.

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Sim... e é complicado achar outro que ofereça o mesmo em conforto/desempenho nesta faixa de preços. Os últimos Rocams à venda eram a melhor relação custo x benefício do mercado - um carro 1.6 com ar/dh/trio/bags/abs por 35k, espaçoso e bom de dirigir ainda por cima - nesta faixa, hoje, não tem nada nem próximo, talvez o Sandero 1.6, mas já parte de 42k.

 

Não sabia que tem termostática com caixa em alumínio para ele, achei que todas eram plásticas. Acho que é o que mais dá defeito mesmo, o restante é desgaste natural (embreagem, bomba d'agua, mangueiras, etc); tiro por base a Eco do meu amigo, que acompanhei dos 40k (km inicial) até agora (110k km), dono cuidadoso mas que exige bastante do carro em viagens e roda muito no dia-a-dia.

 

abs,

Ricardo.

 

O motor é bem valente mesmo Ricardo. Tenho que sacar o dinheiro novamente pra podermos marcar pra ir pegar os Questo contigo.

 

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bão... tive 2 rocam's, um Focus 2005 que peguei com 5k km e vendi com uns 23k... troquei termostática (plástica, ainda não era a eletronica do flex) e óleo/filtros só. Do carro troquei tbem escape e cilindro mestre de embreagem que, pra azar, não era igual ao do Fiesta (80 reais), mas alemão e custava quase 500... de resto, nada.

eu não consigo entender como num carro de 23kKm se troca essas coisas

depois o pessoal fala mal de Marea...

[^]

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eu não consigo entender como num carro de 23kKm se troca essas coisas

depois o pessoal fala mal de Marea...

[^]

 

A termostática é de praxe nos Rocams, Cristiano, erro de projeto, esta foi barata até. Já o escape e o cilindro mestre sim, estes eu fiquei (mal) impressionado - o cilindro era alemão (!) e custava 480 reais, só tinha na css (nenhuma loja vendia, nem na net), enquato o cilindro equivalente do Fiesta custava 80 reais original na Ford (mas não encaixava)... o escape idem, carro com 2 anos de uso e estava podre o abafador intermediário, ao menos foi barato (120 reais), nunca entendi pq. O Focus era um carro delicioso de dirigir e muito economico, mas as peças 'exclusivas' dele eram bem mais caras que da concorrência (golf, astra, stilo); já o Fiesta tinha as peças dentro da média do segmento (e hoje, até abaixo do preço médio para um carro equivalente).

 

Eu ainda insisti e uns anos depois tive por uns 3 meses um 'new' focus, o mk2. Peças ainda mais caras, difíceis e exclusivas... já do New Fiesta as peças foram tranquilas, até estranhei (ainda + sendo importado, o mexicano teve de trocar uma pá de coisas qdo caiu o telhado nele - capô, teto, retrovisor, lanterna, farol, acabamentos quase todos), preço condizente e, pasme, elas existiam na css! Nunca entendi - o Focus feito bem alí na Argentina não tinha peças, demoravam a eternidade pra chegar e eram caríssimas; o Fiesta mexicano tinha peças à vontade e a preço 'normal' (pelo menos para comprar, digo - consertos em garantia me deram uma canseira master, tipo a substituição da coluna de direção, que demorou 8 meses pra vir).

 

Na minha humilde opinião, a Ford hoje vale muito para carros simples - Ka, Fiesta. Passou disso, começa a encrenca com peças e preços, progressivamente...

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O motor é bem valente mesmo Ricardo. Tenho que sacar o dinheiro novamente pra podermos marcar pra ir pegar os Questo contigo.

 

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opa, tranquilo Marcos, sem problemas. Tão guardados aqui, do mesmo jeito que vieram... qdo puder, estiver + tranquilo, me avisa e vemos isso. :legal:

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Pessoal, vou usar um par de tweeter Vifa XT25TG30-04 no lugar dos originais do kit Focal, minha dúvida é: Preciso instalar ele virados somente pra mim ou posso deixar cruzando no console central?

 

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Pessoal, vou usar um par de tweeter Vifa XT25TG30-04 no lugar dos originais do kit Focal, minha dúvida é: Preciso instalar ele virados somente pra mim ou posso deixar cruzando no console central?

 

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DEVE instalar um virado PRA CADA ORELHA tua

não pro meio da tua cabeça, PRA DENTRO DA TUA ORELHA

essa linha XT da Vifa é muito boa, mas peca por ser extremamente direcional, tirando isso, toca lindamente pelo custo envolvido

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DEVE instalar um virado PRA CADA ORELHA tua

não pro meio da tua cabeça, PRA DENTRO DA TUA ORELHA

essa linha XT da Vifa é muito boa, mas peca por ser extremamente direcional, tirando isso, toca lindamente pelo custo envolvido

 

Mas isso não acaba implicando numa qualidade pior de "palco" pra que está sentado no banco do passageiro?

 

Na verdade eu fiz a pergunta por ter TOC e ficaria meio complicado a estadia dentro do carro com os tweeters "tortos" pasmafaute

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sim, quem está no banco do passageiro perde por completo o palco

mas este tipo de comprometimento deve ser pensado em nível de projeto, não de execução!

tweeters muito direcionas tem vantagens e desvantagens

vantagem: adeus reflexões, tu vai ouvir ELE, praticamente nenhum envolvimento do som dele com o habitáculos (principalmente vidros), o que melhora muito o foco e definição

desvantagem: acho que já percebeu...

 

olha aqui a curva de resposta do tweeter

XT25TG30-04-freq.png

 

aqui a medição feita pela Zaph Audio em 0, 15 e 30 graus

offaxis-xt25.gif

 

coloca eles ON ORELHAXIS pra ti, depois vai virando eles e identifica qual abertura tu deu pra ficar como tu gostaria

se tu conseguir manter dentro desses 15° acho que rola, mais que isso já prejudica muito a resposta, sério, muito mesmo, a ponto de sentir o tweeter morrer por completo no top end

uma variação de 6dB o ouvido já tem muita dificuldade de perceber, algumas literaturas dizem que psicoacusticamente não se percebe uma diferença de sinal de -6dB em relação a outro, ou seja, quando tiver um som tocando lá pelos 15kHz, tu já não está mais percebendo ele

dependendo de como

 

claro que isso é um ponto de partida, a tua altura e posição do banco vão causar uma variação bem grande nisso tudo, pode dar muito certo e pode dar muito errado

espero que dê muito certo!

[¨]

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sim, quem está no banco do passageiro perde por completo o palco

mas este tipo de comprometimento deve ser pensado em nível de projeto, não de execução!

tweeters muito direcionas tem vantagens e desvantagens

vantagem: adeus reflexões, tu vai ouvir ELE, praticamente nenhum envolvimento do som dele com o habitáculos (principalmente vidros), o que melhora muito o foco e definição

desvantagem: acho que já percebeu...

 

olha aqui a curva de resposta do tweeter

XT25TG30-04-freq.png

 

aqui a medição feita pela Zaph Audio em 0, 15 e 30 graus

offaxis-xt25.gif

 

coloca eles ON ORELHAXIS pra ti, depois vai virando eles e identifica qual abertura tu deu pra ficar como tu gostaria

se tu conseguir manter dentro desses 15° acho que rola, mais que isso já prejudica muito a resposta, sério, muito mesmo, a ponto de sentir o tweeter morrer por completo no top end

uma variação de 6dB o ouvido já tem muita dificuldade de perceber, algumas literaturas dizem que psicoacusticamente não se percebe uma diferença de sinal de -6dB em relação a outro, ou seja, quando tiver um som tocando lá pelos 15kHz, tu já não está mais percebendo ele

dependendo de como

 

claro que isso é um ponto de partida, a tua altura e posição do banco vão causar uma variação bem grande nisso tudo, pode dar muito certo e pode dar muito errado

espero que dê muito certo!

[¨]

 

Encomendei suportes para os Vifa com o Vinícius_MB, acho que assim ficará mais fácil e pratico de acertar o direcionamento deles. Eu também espero que dê muito certo!

 

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uia... tá ficando legal... vifa XT!!! Curioso pra saber do resultado (e pra ouvir depois também)!! :legal:

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Bom, só pra dar uma sobre vida ao tópico, fui demitido de serviço portanto estou sem data para começar a montagem do som. Ainda falta ir pegar com o Ricardo o par de Questos e ainda comprar todo o cabeamento para os módulos e sub.

 

Enquanto isso para não ficar sem nada no carro eu instalei oq tinha parado aqui em casa, boa parte do meu som antigo:

 

Kit 2 vias Helix B62c - porta tratada;

Subwoofer JL 10WXv2-4 - caixa dutada de 32L;

Modulo Blaupunkt EMA455 - tocando kit + sub em bridge.

 

E como é bom ter um sonzinho, mesmo que básico, no carro. Tava andando só com os falantes OEM ligados direto no DVD Pioneer AVH2450BT e era sofrido.

 

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Beleza Marcos!!!

 

ixi... tenso ficar parado nesta temporada de fim de ano!! Boa sorte na procura do próximo trampo!!

 

Chegou a testar o VIFA? Fiquei curioso, muita gente fala bem deste tweeter... destes residenciais tive o seas H1189, espetacular, melhor que qualquer automotivo que eu tenha ouvido. A hora que montar, tou na fila pra ouvir!! :legal:

 

Tou a pé ainda, tentando negociar o próximo quatimóvel - no momento, dependendo de carona, busão, táxi pra tudo, bolso esfolado já. Acho que já ví uns 20 usados, hj quase fechei num Fit 2012 com 11k km, mas tinha gente na fila e perdi a chance... idem para dois Ceratos muito novos, e um Civic 2008 de primeiro dono. Pelo jeito vou de Sandero 1.6 msm, lutando pra chegarem num preço 'comprável'.... andei hj e lembra muito o Fiesta Rocam - 1.6 8v, torque, espaço, câmbio, embreagem, freios, muito parecido mesmo.

 

abração,

Ricardo.

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ixi... tenso ficar parado nesta temporada de fim de ano!! Boa sorte na procura do próximo trampo!!

 

Chegou a testar o VIFA? Fiquei curioso, muita gente fala bem deste tweeter... destes residenciais tive o seas H1189, espetacular, melhor que qualquer automotivo que eu tenha ouvido. A hora que montar, tou na fila pra ouvir!! :legal:

 

Tou a pé ainda, tentando negociar o próximo quatimóvel - no momento, dependendo de carona, busão, táxi pra tudo, bolso esfolado já. Acho que já ví uns 20 usados, hj quase fechei num Fit 2012 com 11k km, mas tinha gente na fila e perdi a chance... idem para dois Ceratos muito novos, e um Civic 2008 de primeiro dono. Pelo jeito vou de Sandero 1.6 msm, lutando pra chegarem num preço 'comprável'.... andei hj e lembra muito o Fiesta Rocam - 1.6 8v, torque, espaço, câmbio, embreagem, freios, muito parecido mesmo.

 

abração,

Ricardo.

 

Ainda não instalei não. To com o set que está a venda nos classificados no carro agora. Como to sem grana pensei em instalar em 2 fases: Começando com a parte de voz que seria o Focal/Vifa + Arc e depois partir para a parte de graves com os Questos + Alpine. Mas pode deixar que assim que instalar te aviso pra vc escutar.

 

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Bom, hj aproveitei que estava atoa em casa e fiz um big 2 pq faltou fio para aterrar a bateria. Ja fiz pensando em quando for instalar o próximo set mas deu uma boa equilibrada no sistema elétrico do fiesta. Ah, tive uma surpresa agradável, vi enquanto fazia o serviço que o alternador original é de 110A e achei bom demais para um popular 1.nada

 

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Bom, hj aproveitei que estava atoa em casa e fiz um big 2 pq faltou fio para aterrar a bateria. Ja fiz pensando em quando for instalar o próximo set mas deu uma boa equilibrada no sistema elétrico do fiesta. Ah, tive uma surpresa agradável, vi enquanto fazia o serviço que o alternador original é de 110A e achei bom demais para um popular 1.nada

 

Não teve fotos ? Acho o compartimento do motor uma bela bosta de mecher se tiver fotos me daria uma boa luz

 

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Eu não tirei mas amanhã tiro algumas e posto aqui. Mas não tem segredo, so tire a caixa do filtro de ar e terá um espaço para trabalhar.

 

- Negativo da bateria para o chassis - Não fiz ainda.

- Positivo da bateria para o alternador - Ok

- Chassis para o motor - Ok

 

Leia mais: http://autoforum.com.br/topic/196018-tutorial-big-3-otimizando-o-terra-do-carro-versao-2014/#ixzz3IRET6OwX

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Editado por Marcos Yamacita

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