Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
avukte

Benchmarking: quando a referência é usada às avessas

Recommended Posts

Vc vai sempre dizer isso e eu sempre vou discordar :vts Tem trocentos estudos que comprovam que reduzem mortos e feridos sim. Não tem como contestar que um carro com ABS e controles eletrônicos de estabilidade e etc. são mais seguros... Mais seguros não significam nem indestrutíveis e nem à prova de acidentes, simplesmente dotados de dispositivos para minimizar as chances de danos aos ocupantes em caso de acidente (airbags), minimizar a possibilidade da perda de controle (ABS, TSC, ESP, etc.) e mais recentemente tentando atuar quando o motorista falha (mudança de faixa, frenagem preventiva, alerta de ponto cego, não funcionar sem o cinto acoplado, etc...).

 

Mas que de nada adianta sem a infraestrutura no mínimo decente é verdade.

 

O negócio das estrelas é deixar os testes cada vez mais rígidos. Sempre que aparecer uma tecnologia nova no mercado vão incorporar isso no modelo 5 estrelas pra servir de referência nos testes, os que mais se aproximarem do ideal de segurança vão ganhando mais estrelas, é bem simples na verdade...

 

Ano que vem quando o alerta de mudança de faixa, o sistema de frenagem preventiva automática forem obrigatórios não vai fazer tanta diferença mas hoje os modelos que tem isso com certeza já saem na frente na hora desses testes.

 

Os testes também viram um atributo e diferencial dos carros querendo ou não. A VW foi a primeira que eu me lembro de usar isso no marketing dela aqui no Brasil. Pode ser que não, mas tenho certeza que muita gente deve estar começando a ouvir falar nisso só agora e vai começar a prestar mais atenção, mesmo que inconscientemente, se carro X ou Y foi bem ou mal num teste de colisão.

 

Pois é, eu penso parecido, embora concorde com alguns pontos do Kléber, essencialmente quando ele afirma que esta obrigatoriedade do AB2+ABS agora é uma forma de o governo se eximir dos seus deverer básicos em infra e fiscalização no trânsito. Isso eu também acho

 

Todavia, eu me considero uma pessoa educada no trânsito, mas mesmo assim quero o carro mais seguro possível, pra mim, e pela minha família. ou seja, me preocupo com os OUTROS que estão na via, e que a existência destes itens de segurança pode ser a diferença entre sair ileso/deficiente/morrer.

 

Exemplo. Amigo meu do trampo aqui comprou recentemente uma outlander usada. Saiu de férias tem umas 2 semanas e em viagem com a esposa na BR101, um caminhão no sentido contrário literalmente rodou na frente dele (não soube me explicar como, ainda tá meio traumatizado) e ele tentou escapar pelo acostamento, mas não deu e a traseira do caminhao acertou a lateral dele, fazendo a outlander rodar, cair no desnivel da pista (quase uma barranco) e capotar 6 vezes! Abrindo TODOS os airbags

 

A esposa saiu completamente ilesa. Ele teve a perna esquerda (na altura do joelho) quebrada devido à pancada lateral do caminhão (não sei se tivesse AB de joelho se ajudaria) mas fora isso saiu inteiro.

 

ele mesmo me disse: NUNCA mais carro sem no mínimo 6 bolsas. Não havia nada que ele pudesse fazer pra evitar, pois estava no lugar errado na hora errada. Mas os itens o ajudaram e a sua esposa a saírem vivos e inteiros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Capotar 6 vezes e não se fazer nada é sorte, o airbag vai proteger na primeira pancada.

 

Mas voltando ao assunto do tópico, independente do que o governo oferece em termos de estradas, a referência na elaboração de um novo produto deveria ser nivelada por cima, claro que sempre dentro da faixa de preço. Não adianta comparar carro de R$ 30 mil com carro de R$ 100 mil que vão ter muita diferença de custos de projeto e produção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem dúvidas que um carro com várias bolsas é mais seguro em um capotamento. Mas a gente tem que obrigar o governo a investir na malha viária para que os acidentes sejam preveníveis.

 

É complicado porque as pessoas enxergaram como totalmente positiva a medida da obrigação do airbag. Pra quem consome, realmente foi bom, pois agora você tem airbag e ABS até no modelo pé de boi. Mas isto jamais pode ser entendido como medida válida de segurança. Eu atravesso uma das rodovias mais perigosas do DF todo dia pra ir pra casa. Já sofri um acidente lá e toda semana presencio alguns outros, alguns BEM sérios. A rodovia é reconhecidamente a mais perigosa do DF. E nada é feio. Absolutamente NADA. Uma duplicação, guard rails, acostamentos, acessos bem sinalizados e etc já resolveriam a maior parte deles, pois a maioria é causada por ultrapassagens e por gente que entra na pista sem olhar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Capotar 6 vezes e não se fazer nada é sorte, o airbag vai proteger na primeira pancada.

 

Mas voltando ao assunto do tópico, independente do que o governo oferece em termos de estradas, a referência na elaboração de um novo produto deveria ser nivelada por cima, claro que sempre dentro da faixa de preço. Não adianta comparar carro de R$ 30 mil com carro de R$ 100 mil que vão ter muita diferença de custos de projeto e produção.

 

Aí volta a questão do projeto nacional ser feito, na maioria das vezes, pensando naquele cara que não sabe de nada, que se importa mais com uns leds e uma roda de liga leve do que com um controle eletrônico de estabilidade.

 

Pior que segurança ser tradada como luxo, é carro em faixas de preço premium não oferecerem nada... e ainda ter gente comprando!

 

Sem dúvidas que um carro com várias bolsas é mais seguro em um capotamento. Mas a gente tem que obrigar o governo a investir na malha viária para que os acidentes sejam preveníveis.

 

É complicado porque as pessoas enxergaram como totalmente positiva a medida da obrigação do airbag. Pra quem consome, realmente foi bom, pois agora você tem airbag e ABS até no modelo pé de boi. Mas isto jamais pode ser entendido como medida válida de segurança. Eu atravesso uma das rodovias mais perigosas do DF todo dia pra ir pra casa. Já sofri um acidente lá e toda semana presencio alguns outros, alguns BEM sérios. A rodovia é reconhecidamente a mais perigosa do DF. E nada é feio. Absolutamente NADA. Uma duplicação, guard rails, acostamentos, acessos bem sinalizados e etc já resolveriam a maior parte deles, pois a maioria é causada por ultrapassagens e por gente que entra na pista sem olhar.

 

Aí é pra fudê mesmo.

Já fiquei puto com as estradas de minas quando fui pra uberlândia recentemente, e me falaram que essas eram as melhores que tinham no estado...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, demanda latente é um problema. Não é fato de estar doido pra comprar. Quando você está com muita fome, quase passando mal, você quer primeiro RESOLVER seu problema. Gastar mais 1 hora pra chegar a um restaurante chique só faz parte do seu planejamento se você for muito burro.

 

Então primeiro as pessoas vão resolver seu problema imediato de carência de transporte. Primeiro a NECESSIDADE, depois a VONTADE e por fim o DESEJO. A maioria fica eternamente na necessidade. Alguns resolvem investir na vontade. E outros, um dia, vão poder realizar o desejo. E não há nada de errado em viver só de necessidade ou chegar ao desejo. Um automóvel é apenas um bem de consumo, como absolutamente qualquer outro bem de consumo.

 

 

 

 

 

Eu mesmo sou completamente CONTRA a obrigatoriedade agora. Ainda mais usando o argumento de que "carros mais seguros" (NÃO EXISTE CARRO SEGURO, MINHA GENTE!) vão "reduzir mortes". Não vão.

 

Nosso problema aqui é INFRAESTRUTURA. Pessoas morrem porque acidentes ocorrem por problemas de engenharia de tráfego, sinalização, segurança viária e falta de fiscalização. ALGUNS morrem porque não tinha ABS no carro. Quantos? Quase ninguém. Não é o ABS quem vai evitar o acidente. Ele vai te fazer parar antes. Mas daí a dizer que o cara morreu porque não tinha ABS é burrice. Se ele precisou usar o freio dentro da curva, ele morreu por casualidade ou pelo próprio erro.

 

Airbag torna um carro tão seguro que bastou mudar a forma do teste e os modelos cinco estrelas viraram "ruins".

 

PRIMEIRO a Europa resolveu seu problema de infraestrutura. Depois ela resolveu reduzir danos e mortes a partir de meios de segurança ativa nos carros.

Sim. 3% no caso do airbag. Uma campanha eficaz e fiscalização quanto ao uso do cinto de segurança (especialmente o traseiro) pode chegar a quase 45%.

 

E aí, quem tem que vir primeiro?

 

O ABS veio. Mas e o cinto, cadê? Nunca vai vir enquanto o discurso estiver tão bizarramente invertido. Enquanto a solução da refeição continuar a ser a sobremesa, a gente mai morrer com caganeira.

 

Discordo quando vc diz que a efetividade é pouca, mas concordo plenamente que a ordem das coisas está invertida, o governo com isso joga o onus das mortes nas montadoras, que por sua vez para cumprir a exigência cobra do cliente...

 

Já falei várias vezes aqui o absurdo que eu acho de a BR 277 que corta o PR inteiro não ser duplicada, ela passa por 4 das maiores cidades do estado que é o etrceiro em competitividade no Brasil, um estado rico, que contribui bastante pro PIB com produtos agrícolas já que é isso que vem segurando a onda ainda... a estrada é cheia de curvas mal projetadas que jogam o carro pra fora, passagens em nível onde todo ano morre gente das cidades pequenas e ninguém faz nada.... um absurdo... isso que eu estou falando de uma estrada considerada ÓTIMA para os padrões do Brasil...

 

Citando novamente esses videos que vejo do EUA, dá até vergonha.... lá o cara roda 5000 milhas de costa a costa com o mesmo padrão de estrada, e paga 1 dólar e pouco num único pedágio...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei la, eu acho legal o esp, mas não deixaria de comprar um carro que não tivesse o equipamento.

 

Abs + airbag desde a saveiro surf que tive, sempre tenho em meus carros...

 

Esp eh muito legal e eu vi funcionar (piscar luzinha e o carro continuar a escorregar), dirigindo no gelo na california... Lá nos eua e europa, isso eh indispensável, apesar de no brasil, as chuvas e estradas péssimas favorecem a aquaplanagem, mas creio que isso seja mais "culpa dos pneus" que falta de esp...

 

 

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é questão de forçar a obrigatoriedade, é questão do que podemos conseguir, realisticamente. É muito mais fácil o governo concordar em dar uma canetada e tornar obrigatório o ESP no Brasil do que resolver todo o problema de infraestrutura do país. Abdicar de um objetivo não trata resultados no outro...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei la, eu acho legal o esp, mas não deixaria de comprar um carro que não tivesse o equipamento.

 

Abs + airbag desde a saveiro surf que tive, sempre tenho em meus carros...

 

Esp eh muito legal e eu vi funcionar (piscar luzinha e o carro continuar a escorregar), dirigindo no gelo na california... Lá nos eua e europa, isso eh indispensável, apesar de no brasil, as chuvas e estradas péssimas favorecem a aquaplanagem, mas creio que isso seja mais "culpa dos pneus" que falta de esp...

 

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

Rapha, ninguém se importa até ter que fazer uma manobra brusca na estrada...

ESP não é só pra piso sem aderência como muita gente imagina, o teste do alce é o exemplo mais claro.

Imagina o teste do alce na vida real na chuva, numa pista simples, etc...

Não é brincadeira não

 

Outro troço ridículo que ajuda bastante a evitar engavetamento é aquele sistema de ligar o pisca alerta em caso de freada brusca em que o abs entre em ação.

Aconteceu comigo, achava besta mas se viesse alguém atrás com certeza seria útil.

Não é questão de forçar a obrigatoriedade, é questão do que podemos conseguir, realisticamente. É muito mais fácil o governo concordar em dar uma canetada e tornar obrigatório o ESP no Brasil do que resolver todo o problema de infraestrutura do país. Abdicar de um objetivo não trata resultados no outro...

 

Eu diria ainda que é mais fácil isso aparecer nos carros através da canetada do que por uma demanda do mercado...

Ve lá se não tá vendendo novo fit, novo corolla a rodo sem nada disso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Enquanto isso a saveiro cross, vem com esp, hill control, e etc...

 

Esse esquema de ligar o alerta, acho irado! Lembro de um carro que tive ou minha mae teve que fazia isso, não sei qual... Hehehehe

 

 

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Enquanto isso a saveiro cross, vem com esp, hill control, e etc...

 

Esse esquema de ligar o alerta, acho irado! Lembro de um carro que tive ou minha mae teve que fazia isso, não sei qual... Hehehehe

 

 

Enviado via AutoForum Mobile App

O DS3 faz, será que não foi o C3?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O DS3 faz, será que não foi o C3?

 

O 208 sei que faz... A luz de freio ao invés de só acender fica piscando e se o carro vier a parar o alerta liga automaticamente.

 

Mas tem vários outros modelos de outras marcas que tem isso também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O DS3 faz, será que não foi o C3?

 

Deve ser Xan :vts

 

Mamae já está no 3º C3, o atual, eh esse novo com teto sei la o que, DRL, e muitas etc... Heueheueheu

 

 

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...