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marcelomoti

Tutorial: Big 3 (otimizando o terra do carro) versão 2014

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  O meu medo é se aumentar a voltagem já que tá carregando muito bem mas se passar de 14,5v fica tenso e não espero milagre e tudo que ajude é bem vindo mesmo que seja pouco.

 

só passa de 14.5v se o regulador do alternador não estiver bom.. ou caso use baterias 16v no carro..

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O meu medo é se aumentar a voltagem já que tá carregando muito bem mas se passar de 14,5v fica tenso e não espero milagre e tudo que ajude é bem vindo mesmo que seja pouco.

Só passa de 14,5 se seu alternador tiver com problema

 

Funcionando normalmente ele só vai até os 14,4

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Galera, alguém aí já fez esse procedimento em um Gol G5?? No caso devo usar cabos de alimentação de som?

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Volks atual é fácil de fazer.

 

Cabo automotivo [daquele famigerado vermelho] fazendo circuitos principais no cofre do motor, é fria! Além de ser molenga demais, o silicone do isolamento tende a ressecar e fadigar fácil com vibrações e fricções com outros componentes. Minha opinião, cabo elétrico é o melhor pra essa finalidade: é certificado pelo Inmetro, logo tem pureza no cobre e não mente no diâmetro declarado.

 

Eu fiz com cabo mackflex de 25mm com duplo isolamento: http://www.cobremack.com.br/cabos-eletricos/cabos-flexiveis-mackflex/cabo-eletrico-mackflex-nax/

 

https://goo.gl/photos/jhNZZ4Kru6Vya6ky7

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Vou ficar atento a esse detalhe de cabeamento. Alguém tem fotos de onde foi ligado a fiação???

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Volks atual é fácil de fazer.

 

Cabo automotivo [daquele famigerado vermelho] fazendo circuitos principais no cofre do motor, é fria! Além de ser molenga demais, o silicone do isolamento tende a ressecar e fadigar fácil com vibrações e fricções com outros componentes. Minha opinião, cabo elétrico é o melhor pra essa finalidade: é certificado pelo Inmetro, logo tem pureza no cobre e não mente no diâmetro declarado.

 

Eu fiz com cabo mackflex de 25mm com duplo isolamento: http://www.cobremack.com.br/cabos-eletricos/cabos-flexiveis-mackflex/cabo-eletrico-mackflex-nax/

 

https://goo.gl/photos/jhNZZ4Kru6Vya6ky7

Achei desse cabo NAX em minha cidade, R$12,50 o metro, vou providenciar logo o big3. Chega de farol variando tensão com o som ligado.

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Volks atual é fácil de fazer.

 

Cabo automotivo [daquele famigerado vermelho] fazendo circuitos principais no cofre do motor, é fria! Além de ser molenga demais, o silicone do isolamento tende a ressecar e fadigar fácil com vibrações e fricções com outros componentes. Minha opinião, cabo elétrico é o melhor pra essa finalidade: é certificado pelo Inmetro, logo tem pureza no cobre e não mente no diâmetro declarado.

 

Eu fiz com cabo mackflex de 25mm com duplo isolamento: http://www.cobremack.com.br/cabos-eletricos/cabos-flexiveis-mackflex/cabo-eletrico-mackflex-nax/

 

https://goo.gl/photos/jhNZZ4Kru6Vya6ky7

Exatamente, cabos para uso industrial/residencial são muito melhores que esses lixos que o pessoal vende para som automotivo.

Recentemente troquei o cabo de alimentação do meu som, utilizei cabo 16mm para máquina de solda, que o pessoal conhece como "soldaflex".

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Exatamente, cabos para uso industrial/residencial são muito melhores que esses lixos que o pessoal vende para som automotivo.

Recentemente troquei o cabo de alimentação do meu som, utilizei cabo 16mm para máquina de solda, que o pessoal conhece como "soldaflex".

 

Então, fica uma dúvida que me apareceu aqui: seria o caso de usar também cabos elétricos residenciais/industriais na ligação do amplificador aos falantes? Já que eles tem um teor 100% de cobre ou não tem nada a ver uma coisa com outra?

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Então, fica uma dúvida que me apareceu aqui: seria o caso de usar também cabos elétricos residenciais/industriais na ligação do amplificador aos falantes? Já que eles tem um teor 100% de cobre ou não tem nada a ver uma coisa com outra?

Pode utilizar sim, e recomendo fortemente. São os que eu utilizo. Uso 1,0mm² ou 1,5mm² pro kit duas vias, e 2,5mm² para o sub. Se o sub for mais forte pode usar 4,0mm². Uso sempre preto e vermelho pro canal direito, e preto e branco para o esquerdo. Mas tem que ser os flexíveis normal, não o rígido.

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Pode utilizar sim, e recomendo fortemente. São os que eu utilizo. Uso 1,0mm² ou 1,5mm² pro kit duas vias, e 2,5mm² para o sub. Se o sub for mais forte pode usar 4,0mm². Uso sempre preto e vermelho pro canal direito, e preto e branco para o esquerdo. Mas tem que ser os flexíveis normal, não o rígido.

 

Bom saber disso, aqui em minha cidade temos uma loja que vende material elétrico de primeira qualidade, tudo certificado pelo InMetro e de ótima procedência. 

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Bom saber disso, aqui em minha cidade temos uma loja que vende material elétrico de primeira qualidade, tudo certificado pelo InMetro e de ótima procedência. 

O cobre é de melhor qualidade, e acaba saindo mais barato que os cabos para uso automotivo.

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O cobre é de melhor qualidade, e acaba saindo mais barato que os cabos para uso automotivo.

 

Bom para alimentação é tranquilo mesmo

Até para o sub uso de 4 mm (2 para positivo e 2 para negativo)

 

Mas para parte do kit 2 vias, é uma boa pergunta

será que afeta muito a qualidade do som? Chegou testa com algum outro para comparar?

 

Que acabei usando um 2,5 mm melhor que achei para cada lado do meu kit mesmo, por estética e por acaba

sendo mais pratico para passar o fio e marca + e -

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Bom para alimentação é tranquilo mesmo

Até para o sub uso de 4 mm (2 para positivo e 2 para negativo)

 

Mas para parte do kit 2 vias, é uma boa pergunta

será que afeta muito a qualidade do som? Chegou testa com algum outro para comparar?

 

Que acabei usando um 2,5 mm melhor que achei para cada lado do meu kit mesmo, por estética e por acaba

sendo mais pratico para passar o fio e marca + e -

 

Acredito que não afete a qualidade do som. O condutor sendo de cobre e com bitola adequada, ta perfeito.

2,5mm para o kit duas vias esta excelente, da e sobra heheh.

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Fiz um BIG 2 por enquanto no meu carro.

Falta da bateria para o alternador shy.gif

Teria fotos cmpicolo? Pergunto pois também tenho um G5 e estou com dúvida de onde fica o positivo da bateria para o alternador e do bloco do motor para o chassis...

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Volks atual é fácil de fazer.

 

Cabo automotivo [daquele famigerado vermelho] fazendo circuitos principais no cofre do motor, é fria! Além de ser molenga demais, o silicone do isolamento tende a ressecar e fadigar fácil com vibrações e fricções com outros componentes. Minha opinião, cabo elétrico é o melhor pra essa finalidade: é certificado pelo Inmetro, logo tem pureza no cobre e não mente no diâmetro declarado.

 

Eu fiz com cabo mackflex de 25mm com duplo isolamento: http://www.cobremack.com.br/cabos-eletricos/cabos-flexiveis-mackflex/cabo-eletrico-mackflex-nax/

 

https://goo.gl/photos/jhNZZ4Kru6Vya6ky7

Sabe me dizer qual seria o positivo da bateria para o alternador e do bloco do motor para o chassis??? Comprei um cabo identico ao que você falou (NAX 25 mm) e já esstou com todo o material só fiquei em duvida nessa parte.

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Esse final de semana eu fui averiguar os aterramentos de dois Focus que tenho aqui. Um modelo 2006 duratec e outro 2015. 

 

o 2006 não estava chegando tensão adequada nos amplificadores que ficam no porta malas e eu percebia que o ventilador do ar condicionado alterava velocidade quando acelerava o carro.

 

Verifiquei alguns pontos. 

 

Com o carro desligado e depois ligado.

Tensão na bateria. 

Tensão entre positivo bateria e chassi.

Tensão entre positivo bateria e motor

Tensão entre positivo bateria e alternador. 

Tensão entre positivo bateria e chassi porta malas. 

 

E descobri que tive alteração significante entre tensão no terra do alternador. 

 

Então pensei que que o terra do motor poderia estar deficiente, já que o terra do alternador é no motor. Refiz o cabeamento, não resolveu.

Então passei um cabo de terra novo do polo negativo do alternador até negativo da bateria. Assim ficou resolvido. Melhorei o aterramento entre bateria e chassi/motor também e assim ficou totalmente resolvido.

 

O problema era entre aterramento do alternador e motor. 

 

No Focus mais novo, eu estava com problema de estalos ao ligar o carro e de ruídos eletromagnéticos.

 

Fiz o mesmo procedimento anterior desta vez com o carro ligado. E constatei que a tensão medida entre os polos da bateria era menor do que a tensão medida entre positivo da bateria e chassi. 

 

Então parti pro cabo que faz o aterramento da bateria no chassi, tirei limpei, lixei a lata. lixei os parafusos e bingo. Tensões corretas, eliminando todos os ruídos e estalos ao ligar o carro. Como eu já tinha comprado um cabo para refazer tudo, aproveitei e puxei um negativo da bateria direto para o aterramento do porta malas, o que ajudou mais um pouco.

 

Detalhe para o Focus 2015, praticamente novo com baixa km, também precisando de uma manutenção no aterramento. Detalhe que este problema não deixava chegar a tensão suficiente na bateria, fazendo com que a recarga fosse também deficiente, podendo acarretar uma troca de bateria prematura. 

Editado por geovanesantos33
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