Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
julianonicoletti

[Nissan Sentra 2.0] 3 vias + Sub + AudioSigma(entra JL HD)

Recommended Posts

Puxa, gostei bastante. As colunas estão flocadas?

Estou ansioso para começar a instalação do meu Sentra, mas ainda estou esperando algumas coisas chegarem. O meu é mais velho e tem o computador de bordo no local daquele porta-trecos no centro do painel. E tudo passa pelo rádio. Vai dar trabalho.

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nando, eu diria que o timbre está um pouco melhor, principalmente nas altas. O SB Acoustics é extremamente nítido, fiquei impressionado pois nunca tinha ouvido um ring radiator.

Nas baixas o seu ainda está melhor, a porta do Sentra não tem ajudado, os graves embolam um pouco mesmo com todo o tratamento. E é claro, o seu sub está muito mais presente, o meu falta em algumas passagens, mas estou exigindo demais do pobre NAR 10" em selada num Sedan.. hehehe...

Agora palco, foco de imagem estão bem parecidos. Tenho muito que ajustar ainda, acredito que consigo melhorarar um pouco mais. Ontem desci e fiz alguns ajustes, inclusive alguns que vc sugeriu (aumentar o LP do midbass) e melhorou alguma coisa. O balance coloquei mais próximo do esperado e pareceu melhorar também...

Enfim, são tantos ajustes que as possibilidades são infinitas, por isso vou testando poucas coisas de cada vez, para não me perder... heheheh...

Crawling, flocadas vc se refere ao tecido?? Sim... (acho que sim, Wagner poderá responder melhor..kkkk).

vai fazer 3 vias tb?? O próximo passo que farei são os baffles dos midbass. Atualmente tem uma base de plastico e em cima está o MDF parafusado ao mid. Vou fazer todo o conjunto de MDF.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou fazer 4 vias, como tinha no Corsa. Mas nem abri a porta para ver como é ainda.

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Nando, eu diria que o timbre está um pouco melhor, principalmente nas altas. O SB Acoustics é extremamente nítido, fiquei impressionado pois nunca tinha ouvido um ring radiator.

Nas baixas o seu ainda está melhor, a porta do Sentra não tem ajudado, os graves embolam um pouco mesmo com todo o tratamento. E é claro, o seu sub está muito mais presente, o meu falta em algumas passagens, mas estou exigindo demais do pobre NAR 10" em selada num Sedan.. hehehe...

Agora palco, foco de imagem estão bem parecidos. Tenho muito que ajustar ainda, acredito que consigo melhorarar um pouco mais. Ontem desci e fiz alguns ajustes, inclusive alguns que vc sugeriu (aumentar o LP do midbass) e melhorou alguma coisa. O balance coloquei mais próximo do esperado e pareceu melhorar também...

Enfim, são tantos ajustes que as possibilidades são infinitas, por isso vou testando poucas coisas de cada vez, para não me perder... heheheh...

Crawling, flocadas vc se refere ao tecido?? Sim... (acho que sim, Wagner poderá responder melhor..kkkk).

vai fazer 3 vias tb?? O próximo passo que farei são os baffles dos midbass. Atualmente tem uma base de plastico e em cima está o MDF parafusado ao mid. Vou fazer todo o conjunto de MDF.

Aumentar o LP do mid seria subir o corte ?

Por quê ?

Quanto ao tecido, já tinha falado com o wagner pois queria algo assim também, mas acabei desistindo, é flocado mesmo, mas ele mesmo disse que varia tanto o nome quanto o próprio tecido, mais ou menos peludo (risos), dependendo do lugar.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Aumentar o corte do midbass porque o fullrange não desce 200Hz.

Juliano, o grave embolado é CLÁSSICO em qualquer carro. Isso porque a porta ressona em certas frequencias do médio-grave. Experimenta usar o EQ paramétrico com um BW de 0,6 atenuando por volta de 4dBs, vai experimentando frequências entre 60 e 120Hz. Tenho certeza que você vai encontrar uma frequencia de centro que vai eliminar essa emboleira do grave.

Aliás... EQ paramétrico né. Chupa BitOne!

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Aumentar o LP do mid seria subir o corte ?

Por quê ?

Quanto ao tecido, já tinha falado com o wagner pois queria algo assim também, mas acabei desistindo, é flocado mesmo, mas ele mesmo disse que varia tanto o nome quanto o próprio tecido, mais ou menos peludo (risos), dependendo do lugar.

Abs.

Opa!

Então o tecido é o tecido flocado, também conhecido como forro de teto, veludo... e como o Murilo citou, a "altura" dos pelos varia conforme fabricante. É um tecido que estica bastante mas tem as suas "dificuldades" para trabalhar com ela!! (modo de passar cola, secagem, a colagem em sí ... e bastante paciência! ) rsrs

Oh Juliano, já tá reguladinho???

Meio paradoxal, eu monto uns set's com equipamentos tops, porém nem chego a escutar direito...!!!!! hehehhe

Compartilhar este post

Link para o post

Então Murillo, como o Nando comentou, a preocupação é essa, de que os fountek não descam adequadamente até 200hz em colunas. Sei que em caixas do tipo BR eles descem, mas no ambiente carral talvez não. Tentei procurar um arquivo wav ou flac com diversas frequencias para testar mas não achei.

Nando, boa dica de tentar no eq melhorar o "embolamento". Vou tentar. O EQ paramétrico é impressionante... sem falar que não usei 1/2 da capacidade correto??

Wagner, estou ajeitando o set ainda. Mas vou abusar da ajuda nos encontros para tentar melhorar...

Compartilhar este post

Link para o post

hehehe... Bocotte, certeza que vc iria curtir o PM. Discreto como vc gosta né??? E extremamente prático. Próximo passo é uma caixa lateral de fibra para o sub... aí sim ficará totalmente discreto.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera,

Estou usando os seguintes cortes:

Sub - 26hz hp 48db/8ª e 56hz lp 24db/8

midbass - 50 24db/8 e 300hz 24db/8

midrange - 200hz 24db/8 e 4800hz 24db/8

tw - 5000 12db/8

Alguém com experiencia nesse FR89 pode dar algum pitaco para acabar com uma frequencia sobressalente, não sei especificar o frequencia, mas é comum em vocais femininos, em notas mais altas.

Acham importante o vocal ficar praticamente todo no midrange?

Compartilhar este post

Link para o post

Como ficou a transição na parte de graves ?

24db no slope parece BEM abrupto, ficou bem encaixado ?

Depois de fuçar MUITO nos cortes, percebi que não adianta se prender muito a valores, e usar a mesma frequência de corte entre um sub e um mid, usar o mesmo slope, por exemplo, etc...

Compartilhar este post

Link para o post

Galera,

tw - 5000 12db/8

Alguém com experiencia nesse FR89 pode dar algum pitaco para acabar com uma frequencia sobressalente, não sei especificar o frequencia, mas é comum em vocais femininos, em notas mais altas.

Cara, isto é normal em falantes pequenos... pode mexer no EQ entre uns 8 e 10khz, deve estar por aí. Fica um médio vivo e irritante, não?

Compartilhar este post

Link para o post

Galera,

tw - 5000 12db/8

Agora que vi... você está cortando baixo o mid.

Bem, vou te dar um passo-a-passo pra acertar isso aí.

Desliga o sub, desliga o médio grave e desliga o tweeter. Deixe SÓ o full tocando, sem corte algum.

Suba o volume e vá acertando o HP dele, até achar um volume alto em que ele não esteja distorcendo. Pode usar slope alto aqui, 3a ordem talvez...

Quando o full estiver tocando legal, vá subindo o nível do tweeter. A princípio, 2a ordem em 10Khz, alto mesmo. Experimente cortar o midrange nessa faixa e vá variando os cortes, slopes e níveis até achar um jeito de fazer com que o tweeter apenas complete o que esse falantinho não der conta. Use um slope baixo pro mid, 1a ou 2a ordem. Não se preocupe em fazer os cortes coincidirem, eles jamais irão coincidir.

Quando esse par estiver 100%, ligue o midbass e vá encaixando-o. Faça-o descer até onde ele consegue, sem medo.

Só então ligue o sub e proceda seu acerto.

Compartilhar este post

Link para o post

Show o acabamento do porta-malas e as colunas, perfeitas mesmo!!! Curti também o rack do amp, pensei muito em fazer assim qdo tinha o Pallas, mas tive medo por conta do calor de Cuiabá; acho que esta é a posição mais discreta e segura para os amps pra quem tem carro sedan!!

Acompanhando aqui, e curtindo, Juliano! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Então Murillo, como o Nando comentou, a preocupação é essa, de que os fountek não descam adequadamente até 200hz em colunas. Sei que em caixas do tipo BR eles descem, mas no ambiente carral talvez não. Tentei procurar um arquivo wav ou flac com diversas frequencias para testar mas não achei.

Nando, boa dica de tentar no eq melhorar o "embolamento". Vou tentar. O EQ paramétrico é impressionante... sem falar que não usei 1/2 da capacidade correto??

Wagner, estou ajeitando o set ainda. Mas vou abusar da ajuda nos encontros para tentar melhorar...

My friend, não arranque os cabelos! Baixa esse programa, ele gera a frequência que você quiser. Aliás, isto é extremamente útil para achar a ressonância maldita das portas!

http://www.trueaudio.com/rta_down.htm

Galera,

tw - 5000 12db/8

Fico encafifado com isso, de onde vcs tiram esses números mágicos? 26Hz para 56hz? Não faria mais sentido 26 para 52, assim fechando 1 oitava musical redonda?

Uma forma que eu uso para acertar o corte do mid é o seguinte: Gero um sinal que eu sei que ele responde em amplitude máxima, por exemplo, 800Hz. Daí vou gerando outros tons mais baixos, 700, 600, 500, 400, 300... A hora que eu perceber que ele não responde na mesma amplitude, que do ponto encontrado para baixo ele só "diminui", é o ponto que deve ser cortado. Por exemplo, se ele responder normal até 250Hz e de 250Hz pra baixo ele começar a ficar fraco, eu corto em 300Hz. Assim tenho a garantia de que não ficar um buraco na junção com o midbass.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Kleber, vou tentar nesse final de semana. Como vou finalizar as baubos, encaixarei um tempo entre o período de secagem. E gostei do seu fluxo de trabalho. Acho que isso melhora em muita coisa. Eu comecei a mexer um pouco em cada falante e no final nem lembrava onde estava, como estava melhor...

Mas quando vc diz que estou cortando baixo o mid, é o midrange correto??

Nando, eu lá sei o que é uma oitava musical?? kkkk... não tenho conhecimento nenhum dessa parte, apenas sou orelhudo e tento ajustar no zouvido....kkkk...

Com esse programinha vai ser excelente para esse problema de ressonancia das portas, e ainda verificar a capacidade do full em descer.

Murilo, por incrível que pareça, a transição entre midbass e sub está excelente. Aliás, nem percebo que o sub está tocando. Os GM dão conta muito bem do recado, apenas falta aquela pressão sonora que o sub completa. Mas o grave para algumas passagens está devendo, principalmente essa pressão. O Sentra é terrivel para sub no PM, ainda mais um NAR de 250w em selada. Já está nos planos uma dutada com um JL 10w3v3 ou RE Audio SRX.

Edit: Nando, ontem fiquei procurando um gerador e achei esse outro aqui:

http://www.nch.com.au/tonegen/

Demo vale por 30 dias, mas só desinstalar e instalar novamente....

Editado por julianonicoletti

Compartilhar este post

Link para o post

hehehe... Bocotte, certeza que vc iria curtir o PM. Discreto como vc gosta né???

Sim. Simples, porém este está elegante e de muito bom gosto! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

agora que vi o tópico!

cara, muito bom o serviço

conheço esses full, não precisa de tweeter, mas se tu quis.... rsrsrs

com os recursos de processador que tu tens então, é teta de fazer qquer coisa com ele

sobre o que tu falou do FR89 ser meio "saidinho", faz um notch "simulado" aí no processador

0,33mH/8,2uF/4,7Ohm

é só usar o Google e descobrir a frequência dele

se quer um bom gerador de tons, usa o que tem nesse programa aqui http://acousticcalculator.software.informer.com, que é free

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu bocotte,

Cristiano, lembrando das suas considerações, testei sem tw, mas não me acostumei, faltou aquela "arejada" no som, ele pareceu um pouco "fanho"... hahahha... Claro que não tentei puxar pelo equalizador, foi apenas um teste despretensioso, já que os tws já estão instalados.

Tentei googlear e não consegui nada sobre o notch. Inclusive tenho os componentes desse notch que vc me passou. Mas nunca cheguei a monta-lo... heheheh... vão para o Bazar.

Sobre o gerador, valeu a ajuda. Apenas completando para quem quiser baixar, a senha para instalar é 001-002-003

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sinceramente nunca vou usar um fullrange sem tweeter. Não adianta, o full não tem a mesma velocidade nos agudos de um tweeter. Pode até responder, mas é o que o Juliano falou, não fica aberto e arejado.

Juliano, o TrueRTA é freeware na versão "Stage 1", que é mais do que suficiente para gerar tons apenas. :)

Compartilhar este post

Link para o post
Não adianta, o full não tem a mesma velocidade nos agudos de um tweeter. Pode até responder, mas é o que o Juliano falou, não fica aberto e arejado.
é, fulls nunca não vão se comportar como tweeters na região onde o tweeter foi feito pra tocar...

Compartilhar este post

Link para o post

Só um detalhe...

o corte desse FULL está muito baixo...recomendo 300hz

nos TB eu testei em 160 / 200 / 250 (foi o maximo que meu player ia)

e quanto mais baixo for o corte, fica uma ressonancia chata em voz feminina (maria rita por exemplo)

no mais quero ouvir esse set...o meu não regulei de acordo ainda por causa do tempo...nem nas eq eu mexi para voce ter ideia...ahahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Diego, fiz testes com frequências, e realmente, em 200hz ele não responde quase nada. Testei 230, 250, 300 e todas essas frequencias ele responde tão bem quanto 800hz. Deixei em 235hz em 24db. E o midbass subindo até 300hz. E tocando as frequencias fixas não senti essa ressonancia em vocais. Tenho Maria Rita gravado e testei para ver...

Gostei dos resultados. Seguindo recomendação da galera, subi o corte LP do full para 8500 em 12db e o tw a partir de 9000hz. Ficou bem legal, o tw só entra pra dar aquela "aerada" no som.

Dei uma matada em algumas frequências de ressonância do midbass (aproximadamente 70, 80 e 88hz, verificados pelo NCH Tone Generator), coisa de 2 e 3db.

O som ficou redondo, com uma alteração que o Nando fez no software melhorou ainda mais. Uma calculadora para o TA e balance, basta colocar as distâncias dos falantes até o seu nariz e pronto. Ficou perfeito, tudo entrou no palco como mágica... kkkk....

Editado por julianonicoletti

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...