Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Rodrigo Kalanascovic

[Discussão] Até onde é dispensável o uso de subwoofer?

Recommended Posts

Kala, não li tudo, mas vi que comentou sobre o Alpine SPX177A no começo.

Tenho um e te digo, com portas bem tratadas, acho que dispensa uso de sub por um tempo. No VTR mesmo estando direto no player OEM e sem as portas estarem tratadas ainda, impressiona!

Bah, mas aí é porque você tá "impressionado" com a troca dos auto falantes. :vts

Até onde eu acompanhei seu tópico as portas não estão nem tratadas ainda.

Seria diferente se você tivesse com o set pronto e desligasse o sub e falasse "pô, até que não faz falta sem o sub".

Enquanto eu digitava o que eu escrevi eu tava no carro ouvindo as músicas que eu falei, com e sem sub.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem um mid old school que desce bagarai (FS: 39hz) tanto em porta quanto em pezinho com pouco volume: Fosgate RFA-64 (6"). Tem um user vendendo 2 pares nos classificados. ;)

Já usei MBquart dos antigos, da série QM, e tb já usei German-Maestro Concept e Status, mas atualmente estou usando o RFA-64 e, por enquanto, estou sem sub.

Compartilhar este post

Link para o post

Bah, mas aí é porque você tá "impressionado" com a troca dos auto falantes. :vts

Até onde eu acompanhei seu tópico as portas não estão nem tratadas ainda.

Seria diferente se você tivesse com o set pronto e desligasse o sub e falasse "pô, até que não faz falta sem o sub".

Enquanto eu digitava o que eu escrevi eu tava no carro ouvindo as músicas que eu falei, com e sem sub.

Não é impressão, Murilo... O mid tem uma pegada boa mesmo! Quem tem sempre fala bem. :vts

Ele não dá a pressão de um sub, mas já fica bem interessante.

Nos tempos de Parati, eu tinha aqueles mids Gradiente em pezinhos selados de 7L, usei um bom tempo assim, sem sub. Me "satisfazia".

EDIT: esqueci de comentar, meu antigo kit era um MB Quart QSD216 (alemão), tão comentado e adorado por muitos, então alguma base de "bons mids", eu tenho.

Editado por Vinícius MB

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, vamos lá...

Até que ponto se vive sem sub? Só depende de você.

Sem ele você pode até ter graves, mas não tem impacto algum. Pra mim FALTA. Em casa, pelas medidas do ambiente, já se vive muito bem sem sub. No carro fica chocho, por melhor que seja o mid. Isto sem falar que só em pezinhos que dá pra pensar em ter graves na frente... nas portas o acoplamento com o ambiente já não ajuda. Tem que ficar o mais próximo do chão possível. Abaixo do painel é ainda mais desejável.

Não sei como estão esses MBQuart novos. Se ainda seguem os antigos, a pegada nos graves é boa (sem chance pra abuso, pq eles peidam com vontade!) MAS os médios são broxantes. Sério... pelo menos pra mim, pro meu nível de exigência com os médios, os MBQuart que ouvi/tive até hoje são uma decepção nos médios. Sujos e artificiais. Já o SPX eu gostei bastante, achei que ele apresenta o que realmente se espera de um duas vias.

Compartilhar este post

Link para o post

Não mudaram muito não Kleber. Batem forte, com pegada e descem bem (nada excepcional). Mas os médios são fracos. E ainda no caso do Epic cortam o midbass alto, em 4khz...

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente o Fosgate Audiophile que o Alves comentou, toca bem baixo ! Tive o de 5" em pezinhos de 4,6 litros e descia muito, mas claro: para usá-los como subs, depende do tipo de música, e volume que costuma ouvir no dia a dia ...

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém ja teve ou escutou o Helix RS 806 competition ?

Sent from my iPhone using Tapatalk

Eu já tive. Ótimo mid. Não desce até o inferno, como os MBquart ou o Fosgate q citei, mas desce o suficiente e tem bons médios. Eu usava com tw Scan-Speak Illuminator.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já tive. Ótimo mid. Não desce até o inferno, como os MBquart ou o Fosgate q citei, mas desce o suficiente e tem bons médios. Eu usava com tw Scan-Speak Illuminator.

Eu tenho um par Zerado aqui ! Vou usar com os twt Hertz do kit mlk, empurrados por um VRX , Hu Alpine d310. Com um bom tratamento acho que vai ficar bem legal !

Sent from my iPhone using Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

Sobretudo eu ainda acho que é questão de se acostumar sem sub, tipo (na minha opinião) se você tem um kit-componente com 100w rms ou mais que dessa pelo menos a 40Hz você já consegue se acostumar sem sub.

Uma coisa que eu já vi em projetos é remover o sub (se existe) e adicionar mais 1 midbass (na porta da frente é claro), que é o caso deste vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=lqfzQCQ_dt0

Editado por Maurício.Fabbris

Compartilhar este post

Link para o post

Eu to com o MB GermanMestro SV6509 Status só pra grave e médio grave.

Da pra usar tranqüilamente sem sub, mas falta spl. Só usaria sem sub, se não tivesse espaço mesmo.

Enviado do meu Motorola Startac usando o Tapatalk 2

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveito pra perguntar dos kits ovais, como os Eclipse, Boston Acoustics e Infinity (não sei se escreve assim).

Alguém já ouviu? Tem mesmo o prometido SPL a mais que os irmãos redondos?

Compartilhar este post

Link para o post

KIT 2 vias ou até 3 vias é complicado ficar sem sub...até dá, mais a falta é bem nitida.

Ja tive os mids fosgates T162-S, eles nos pezinhos rendiam muito bem...dava até pra arriscar ficar sem sub...mais nunca terá uma pegada forte abaixo de 50hz.

Se voce quiser montar 3 vias, recomendo a usar os JLs 6w3 nos pezinhos ou doorpods (pedem 5L em selada apenas)

eu uso eles como MIDS...tocando de 40hz a 250hz...ai sim...dispensa sub maior sem problemas...

mal se percebe quando eu desativo o Alpine de 12" no PM...a unica diferença é que o Alpine da um pouco mais de preenchimento...

mais da pra viver sem sub maior sem problemas...na verdade, se eu desligar o sub alpine e dizer pra voce que está tocando, voce acredita...pq toca bem forte os 6w3

recomendo.

Compartilhar este post

Link para o post

KIT 2 vias ou até 3 vias é complicado ficar sem sub...até dá, mais a falta é bem nitida.

Ja tive os mids fosgates T162-S, eles nos pezinhos rendiam muito bem...dava até pra arriscar ficar sem sub...mais nunca terá uma pegada forte abaixo de 50hz.

Se voce quiser montar 3 vias, recomendo a usar os JLs 6w3 nos pezinhos ou doorpods (pedem 5L em selada apenas)

eu uso eles como MIDS...tocando de 40hz a 250hz...ai sim...dispensa sub maior sem problemas...

mal se percebe quando eu desativo o Alpine de 12" no PM...a unica diferença é que o Alpine da um pouco mais de preenchimento...

mais da pra viver sem sub maior sem problemas...na verdade, se eu desligar o sub alpine e dizer pra voce que está tocando, voce acredita...pq toca bem forte os 6w3

recomendo.

Claro né Diego, desligando o Alpine vc passa a ter 2 subs apenas, com ele ligado são 3... hahahah....

Ignorante os seus jl em pezinhos, no seu caso, definitivamente não precisaria do alpine, você só tem porque é viciado num SPL... hahahhaa...

Compartilhar este post

Link para o post

sem dúvida vai de gosto!! os kits citados descem bem mas sempre tem quem quer mais rs...

Compartilhar este post

Link para o post

Claro né Diego, desligando o Alpine vc passa a ter 2 subs apenas, com ele ligado são 3... hahahah....

Ignorante os seus jl em pezinhos, no seu caso, definitivamente não precisaria do alpine, você só tem porque é viciado num SPL... hahahhaa...

Hahahha.. É que são tão pequenos que nem da pra imaginar que são subs, pra mim são uns mids com esteróides... Hahahahha

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente, agente consegue se acostumar com muita coisa. A grande maioria das pessoas se acostuma com uma sistema que toca entre 100 e 10k oem do carro mesmo. A grande maioria do pessoal de SQ se contenta com um som que toque de 50 a 14K, muitas vezes sem se dar conta disso.

Eu pessoalmente fico contente e faceiro com um sistema que toque de 30 a 16k. E pra tocar isso eu preciso de subwoofer e preciso montar meu tweeter on axis (15º off no máximo).

Se pra vc 50~14K é o suficiente, então vc pode se acostumar sem sub e com as altas offaxis.

Compartilhar este post

Link para o post

Dê uma olhada nos Midbass da Scan-Speak, Dayton Reference e SB Acoustics... Todos esses tem midbass com FS lá em baixo.

O meu midbass tem FS de 47hz, mas eu fui testando ele, e o HPF ideal para ele depois de amaciado é 31hz.

Ou seja, ele desce bem pra caramba, eu uso subwoofer, mas já cheguei a ficar um tempo sem subwoofer e som ficava extremametne definido, só faltava aquele SPL inchando o carro....

Compartilhar este post

Link para o post

O Diego comentou sobre 2 vias e 3 vias.

Acho que até no caso do 3 vias seja mais fácil conseguir ficar sem sub. Como por exemplo, suando aqueles "subs/mids" que ele mesmo usa. Só que pelo corte alto, vai perder subgrave... cobertor curto, não adianta...

e também entra a questão de se subgrave em um set mais simples será necessário...

Eu uso os meus German Maestro agora mais amaciados e eles tocam muito bem, descem forte até 50hz +- e depois começam a perder força. Até da pra levar, mas para quem está acostumado COM subwoofer, ficar sem é muito ruim. parece que falta algo na música...

Mas sou suspeito para falar, já que sou adepto do SQPL...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...