Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Viepper

Novo recorde de preparação motor 4cc = AP

Recommended Posts

Homocinetica da Ducato, é a mesma das Mareas 2.0 Turbo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O bloco da Amarok deve ser muito mais resistente que o de um AP comum.

 

 

O problema é que se nao tiver chao pra tudo isso, acaba sendo mais "devagar" que carros mais fracos (+tracao) nos 201 e 402metros

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os carros da Turbo - A que usam esta configuração temcontrole de tração, mesmo assim estão passando perto dos 300km/h no final do 402 mts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Baboo, a questão é simples

Homocinetica da Ducato, é a mesma das Mareas 2.0 Turbo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O bloco da Amarok deve ser muito mais resistente que o de um AP comum.

 

 

O problema é que se nao tiver chao pra tudo isso, acaba sendo mais "devagar" que carros mais fracos (+tracao) nos 201 e 402metros

 

Os recordistas da turbo A, que viram 8,6s nos 402m já passaram dos 1000cvs há algum tempo já. Os carros da motorfort mesmo não aparecem nesses recordes de dinamômetro por que testam em outros lugares, mas temos algo em torno de 1300, 1400 cavalos nos AP bloco e virabrequim de amarok (95,5mm de curso), cabeçote pode ser o 16v ou 20v.

Sobre o Marea de 1200cvs, é na roda? Tem o gráfico do dinamômetro? Acredito que o 5 cilindros do Marea tem muito potencial, até por ter 5 cilindros e poder ser aumentado até 2.6 litros. Mas 1000 cavalos em um 5 cilindros 2,1L esse brinquedo aqui já possuía em 1986, e olha que era para brincar na terra, e não nos 1/4 de milha:

1986-audi-quattro-s1-e2-pikes-peak-003.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O bloco da Amarok é mais alto? As bielas dele sao 159mm?

 

 

 

Esta marea é da Bordin MotorSport que fica no Sul; eles montaram um Fiat Coupe apenas pra Track Day com 700cvs em um motor Fivetech 2.5; lembro que os 1200cvs da MWT era potencia bruta e nao nas rodas em um motor 2.1

 

 

 

Existe algumas preparacoes pro Fivetech com aumento de cilindrada pra 2.8!

 

Até pesquisei em preparar a minha 2.4, passando pra 2.5 forjada e turbina série GT30 e interccoler, mas passou fácil dos R$12.000,00 :(

isso pra ter 500cv pra uso na rua.

 

Antes eu curtia muito arrancada, mas com a chegada de track day, me apaixonei, e até pretendo montar um carro pra mim destinado a isto apenas, talvez um Gol quadradinho ou Corsa Wind.

 

 

Mas irei começar pelo Kart mesmo...

 

 

 

 

Lembro que a BMW tinha um 4cil 1.6 Turbo de 1500cv na F1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A BMW turbo era um monstro! E usava cabeçote copia dos motores Cosworth. Eu acredito muito no potencial dos Fivetech e sei que podemos chegar a cavalarias astronômicas com eles. Mas temos que ter sim orgulho dos nossos APs, já que é um desenvolvimento brasileiro, que mesmo sem os recursos gringos de peças e maquinário, desenvolvemos um motor comum a ponto de rivalizar em potência com motores que foram desenhados para serem esportivos, como o 4G63 da Mitsubishi, o K20 Honda e afins, usando um bloco comum. Falando nisso, o bloco da Amarok é baixo, mas os preparadores os usam em conjunto com o vira cursado de 95,5mm pela sua resistência, e a relação R/L mais alta com as bielas curtas de 144mm faz com que o motor tenha mais torque em baixa comparado ao "blocão" de 259mm de altura e bielas de 159mm. Na Turbo-A, que usa slicks, o carro sai com mais força.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O motor AP é ótima pra preparar, pelo baixo custo, disponibilidade de peças, e diversas receitas de sucesso!

 

E ainda aliado aos quadradinhos de baixo peso...

 

 

Não sou anti-AP, pois ja tive 2 turbos e pretendo ter outro futuramente pra diversao. Sou contra a babaquice que vemos no Youtube, as Tribos:

 

AP x Fivetech x Opala/Omega 6cil

 

 

 

O unico problema que nao utilizaria um carro com motor AP no cotidiano, seria a falta de conforto... O mais completinho deles é o Santana.

 

 

 

 

(Tenho um vizinho de 73 anos que tem um Gol Copa quadrado deade 0km, ja estou de olho...)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Antes eu curtia muito arrancada, mas com a chegada de track day, me apaixonei, e até pretendo montar um carro pra mim destinado a isto apenas, talvez um Gol quadradinho ou Corsa Wind. Mas irei começar pelo Kart mesmo...

Pra trackday, eu imagino com um Ka XR motor 1.6 ou com um zetec 1.8 haha, deve ser bacana, é pequeno, digamos que leve, rodas nas extremidades e eixo curto, deve ter boa agilidade, sonho com um nesse naipe.

Editado por Viepper

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra TD / diversão, eu montaria um Fiestinha MK4 (o "triste"). Tem bom espaço pra swap (o que o Ka não tem), radiador superdimensionado, ótimo comportamento... Enfiaria um Zetec turbo (ou até mesmo um AP "Ford" com câmbio do XR3), baixaria um pouco, com amortecedores trabalhados, com umas rodas 14 de ferro e nada mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O antigo carro do Daud, o Astra, já não tinha mais de 1000cv? Eu acho que sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já sim, a barreira dos 1000 cvs no motor já era uma coisa meio comum na arrancada. Inclusive dizem as lendas sussurradas aqui e ali que o primeiro AP com 1000cvs no motor era a Saveiro Força Livre do Carlos Amboni:

hqdefault.jpg?feature=og

Dizem que era um 1.7 que virava mais de 10.000 RPMs e isso em 2004! E que o mesmo, que era o terror da FLD, parou por que na época simplesmente não havia bloco que aguentava 3 ou 4 puxadas. Não tinha "bloco de amarok" nem "bloco de bora" na época. Cambio então era pensar que já estava desbanguelando...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bloco de Bora é diferente do Golf 2.0?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que eu saiba 4 cilindros em linha pode ser sem problemas ser representado por 4cc...

 

Mas c.c. é a abreviação de cilindrada e inclusive em alguns estados c.c. aparece como abreviação no licenciamento, mesmo a escrita cilindrada ter sido abolida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bloco de Bora é diferente do Golf 2.0?

Os blocos do EA 888 (Golf MK4, Bora e Polo 2.0) são os mesmos, e são também evoluções do EA 827 2.0 (AP 2.0 bloco baixo). Tem como diferenciais uma resistência maior, o acionamento da bomba de óleo por corrente já que não tem mais distribuidor que acionava a mesma, e local do posicionamento do sensor da roda fônica se não me engano. De resto é idêntico aos AP 2.0 antigos nacionais, inclusive em diametro, curso, fixação, e afins. Chamam o EA 888 de "bloco de Bora" por que foi o único motor disponível para o mesmo no Brasil, e para diferenciar do bloco alto dos Golf mk3 2.0 e dos Gols GTi 16v, que usam as bielas de 159mm. O de Amarok, até onde sei usa as bielas de 159mm (iguais as do Golf mk3 2.0, ou seja, blocão) mas com maior curso, de 95,5mm e menor diâmetro dos cilindros, 81mm. Se tem alguma outra diferença para os EA 827 e EA 888 em termos de bomba de óleo e afins eu não sei, mas imagino que não.

Editado por Battousai

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estes motores EA 8v tbm tem a mesma configuracao de cabecotes? Da pra utilizar coletores e comandos do AP?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, são intercambiáveis. Da para usar com pouquíssimas adaptações (basicamente o retorno do óleo do cabeçote moderno é um pouco maior que os blocos APs antigos, então tem que tampar uma parte e as vezes usar prisioneiros no lugar de parafusos para prender o cabeçote no bloco) qualquer cabeçote dos EA 827 8v fluxo normal, cruzado, 16v, 20v, diesel 8v e diesel 16v serve de um no outro. Dá para fazer uma salada legal! kkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Enfim um topico com embasamento técnico! Parabens betossai e babalu! :legal:

 

 

Enviado do meu DS3 que anda mais que WRX, STi, Golf GTi, Fusca TSi, Jetta TSi, e fica somente 3s atrás do Audi S3 e AGORA, dá coro no CAMARO V8 e esculacha o camaro V6 usando Tapatalk agora di grátis

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se eu montar um AP pra mim vai ser na receita da velha guarda:

 

Cabeçote 8v fluxo unilateral mas preparado

Comando 272 ou 49g mesmo

Carburador 3e ou Weber 40

Coletor pulsativo no Farol

SEM intercooler

Turbina KKK 24 ou 27

Motor 1.9

E booster com pressão lá nas alturas!!!

 

 

E cambio 1 e 2 PX, de 3 a 5 PS e talvez diferencial do Versailes

 

 

 

 

Receita velha e de muito sucesso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pq carburador se já tem fueltech? pandoo e etc?

 

Pq o cara é da "Velha Guarda", e quer dar pau em pivete de orbital 17 gomão socado no chão...

 

UAEHEUHAEUHAE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Carburador no APzão rlz!

Eu quero montar um chevettão para track days, usando um AP 2.0 com pistões de 85mm da falcon (60reais cada com aneis!), conjunto rotativo (vira, volante, embreagem e engrenagem dianteira) balanceado, cabeçote original só tirado os defeitos, idem para o coletor de adm, uma weber 44 ou 3E (as webers da empi estão muito baratas!), comando pouca coisa mais alto que um 49G ou 26BE para girar até 6500rpm uteis com torque, e 4x1 bem feitinho. Estimo 150cvs no motor, com durabilidade infinita e com muita alegria! Um Chevette relativamente aliviado, com pneus 225/645/13 slicks, uma suspensão bem feita com buchas de PU, amortecedores e molas um pouco mais rígidos será um Setup muito barato (com o valor do carro chuto uns 10k para montar isso), e que deve acompanhar muita coisa boa numa pista.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o cabeça dura com a tecnologia hein kkkkkkkkkkkk

 

Pq o cara é da "Velha Guarda", e quer dar pau em pivete de orbital 17 gomão socado no chão...

 

UAEHEUHAEUHAE

 

mas quer dar pau com outro ap de orbital UASUHASUHAUHAS

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Carburador no APzão rlz!

Eu quero montar um chevettão para track days, usando um AP 2.0 com pistões de 85mm da falcon (60reais cada com aneis!), conjunto rotativo (vira, volante, embreagem e engrenagem dianteira) balanceado, cabeçote original só tirado os defeitos, idem para o coletor de adm, uma weber 44 ou 3E (as webers da empi estão muito baratas!), comando pouca coisa mais alto que um 49G ou 26BE para girar até 6500rpm uteis com torque, e 4x1 bem feitinho. Estimo 150cvs no motor, com durabilidade infinita e com muita alegria! Um Chevette relativamente aliviado, com pneus 225/645/13 slicks, uma suspensão bem feita com buchas de PU, amortecedores e molas um pouco mais rígidos será um Setup muito barato (com o valor do carro chuto uns 10k para montar isso), e que deve acompanhar muita coisa boa numa pista.

 

pô legal hein, eu tenho esse sonho de pobre também (não leve para o pessoal, mas é nossa realidade no brasil, juntar 10k não é fácil, e na hora de gastar da pra nada).

 

eu já tinha pensando nuns carros, e esqueci da vantagem de usar um chevette, bem pensado mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pô legal hein, eu tenho esse sonho de pobre também (não leve para o pessoal, mas é nossa realidade no brasil, juntar 10k não é fácil, e na hora de gastar da pra nada).

 

eu já tinha pensando nuns carros, e esqueci da vantagem de usar um chevette, bem pensado mesmo.

Que nada, sei muito bem qual a realidade no Brasil, enquanto com o mesmo valor lá nos eua nego anda de Silvia Turbo nós andamos de Chevettão! kkkkkkkkkkkk

Mas enfim, o Chevette sempre foi um carro lembrado pela sua dinâmica, leveza e agilidade. Unindo um carro com essas características a um motor barato, relativamente barato de construir e manter, potente e que com essa preparação que citei acima casando perfeitamente com a transmissão original, é receita de sucesso em TDs. Eu até pensei em um Ka 1.6, já que com um pouco mais de investimento teremos um carro muito bom, mas o Chevettão fala ao coração com a tração traseira. E mais, se observamos as corridas de subida de montanha na Europa, veremos que há vários Chevettes iguais aos nossos, mudando apenas a carroceria que lá é mais usada a cupê, que não foi fabricada aqui.

Acho que a dupla dinâmica dos TDs de baixo custo são o Chevette e o Ká, com menção honrosa ao Uno e os VW BX. Todos com algumas modificações podem proporcionar muita diversão. Aliás, lembrei de um meio renegado, o Escort AP 1.8. Diz a lenda que nas corridas de turismo no Brasil eram muito mais rápidos que os VW em curva devido a construção de sua suspensão, mas perdiam para os VW por causa do APzãum treiskilemei que na época já dominavam as corridas.

Para vocês terem uma noção da diferença, leiam esse relato do Bob Sharp sobre o campeonato de marcas e pilotos quando eram turbo:

http://autoentusiast...sa-da-ford.html

"O Luizinho colocou o motor na Kombi cabine dupla Diesel do departamento de Competições e o levou para o CPQ, um percurso de poucos minutos. Lá chegando descarregou o motor, despertando curiosidade da turma da Ford, como seria natural. Quando o Luizinho entrou na sala do dinamômetro que deveria usar teve um choque: em vez do dinamômetro elétrico, última palavra, da Volkswagen, era um antigo, hidráulico, de balança, com braço e peso deslocável como o dos açougues...Pior, era em libras em vez de quilogramas, teria que fazer continhas....

 

Em meio à instalação do motor no dinamômetro, perguntas dos "fordianos" sobre o motor AP 1600, como era, que potência esperava ser tirada, essas coisas normais de papo técnico. Quando o Luizinho falou em 250 cv notou expressões de descrédito do pessoal da Ford, pois até então o máximo que haviam visto num motor CHT preparado era 130 cv. Inclusive, o Luizinho viu um jogado num canto da sala.

 

Motor instalado, posto em funcionamento, temperaturas atingidas e estabilizadas, carga aplicada, e o Luizinho abriu o acelerador todo. Para quê...o braço da balança se moveu com violência até o batente, com o forte barulho característico de ferro batendo. Quem estava perto arregalou os olhos, aquilo jamais havia acontecido com um motor CHT, o braço chegar ao batente e ser necessário deslocar o peso para poder ler a força exercida pelo motor!

 

Naquele dia, feitas as contas de libra para quilogramas e lida a rotação, o motor foi desligado depois de dar 252 cv a 5.800 rpm e 32,8 m·kgf a 4.000 rpm com 1,2 bar de pressão.

 

O motor era tão brutal que após três horas de pista o câmbio completo precisava ser trocado por novo e o velho, sucateado. Caso o piloto acelerasse sobre uma lavadeira e houvesse degrau após ela, o tranco levava as engrenagens da marcha utilizada a debulhar completamente. Da Curva do Sol, no circuito antigo, até a Curva do Sargento, se o piloto acelerasse tudo, ficavam marcas no asfalto de roda patinando — em 5ª e última marcha, com pneus slick 175/50-13!"

 

Um conselho que dou à aqueles que querem montar um carro de Track Day rápido e barato, sugiro estudarem os carros das marcas e pilotos da década de 80. Ainda temos muuuuuuuuitos carros dessa época por ai dando sopa, a preços módicos, fáceis de serem preparados, e com peças ainda disponíveis. Garanto que vão ter muitas horas de diversão.

Editado por Battousai

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a cicatriz, escort, é uma opção também, o modelo "sapão" (europeu) eu acho interessante, até aqui em frente de casa esses dias tinha um prata, xr3, pra vender por 3~4mil hehe.

 

mas o chevette eu não tinha pensando nele mesmo, até porque nem sabia que dava para por motor ap fácil assim nele, e um carro com essas características e tração traseira é muito bom. enfim, opções nós temos, falta é o dinheiro mesmo.

 

 

claro, se fosse na europa ou américa, eu pegava uma bmw L6 ou V8, depenava, escape, filtro, chip, e ta feito, carrão top a preço de gol box aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para se adaptar um AP num Chevette, basicamente se precisa de uma flange entre o motor e o câmbio, bomba de óleo, cárter e pescoço do filtro de óleo do Logus AP 1.8 ou 2.0, e uma embreagem hibrida, com o plato do AP, e disco e rolamento do Chevette. Facil, rapido e barato. O coletor de escape não me lembro se serve mas acho que sim. Se o motor for tirado de um Logus/Pointer carburado basicamente é colocar a flange que custa uns 300 reais e andar. Dependendo do preço que se pagar no motor e na mão de obra do mecânico, sai por menos de 2 mil reais, um motor 1.8 colocando um 49G (tucho mecanico) ou 26BE (Hidraulico), taxa e 4x1 bate 120cvs no motor, contra no máximo 80 do original. Acredito em 0 a 100 na casa dos 9s. Dependendo do investimento busca até DS3 na pista heim! :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...