Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

okaharaleo

[Fiat Punto Essence Skydome] Reformulação do Set para ScanSpeak

Recommended Posts

Postado em

Pra resumir, agradeço a resposta de TODOS!

Ontem depois de pensar com calma resolvi fazer o seguinte.

Vou esperar os Mids Revelator chegar, vou instalar da melhor forma possível, isso se couber na profundidade da porta, senão vou ter que fazer doorpods, pezinhos no Punto sem chance, as alavancas de abertura do capô e da tampa de combustível fica ali no pé.

Bem, vou seguir as dicas dos colegas de uma forma ou de outra, pois primeiro vou tentar acertar, realmente talvez eu esteja com muita pressa de atingir um resultado satisfatório, eu só estranho porque de cara achei que tocaria MUITO melhor que o projeto anterior, não foi o que aconteceu.

Bom, ficando ruim, vou eliminar o midrange e transformar em 2 vias mesmo, e por enquanto ativo, não acertando dessa forma vou correr atrás de confeccionar um croossover, mesmo não ficando bom, dái não sei o que fazer, provavelmente desistir e partir pro residencial mesmo.

Pode ser que alguns estejam achando que é frescura minha, ontem até tentei gravar um vídeo pra ver se conseguia demonstrar o que está ruim, mas a camera não vai captar e vai parecer pior do que está, kkk.

Eu sei que voz como da Diana Krall, em algumas músicas que tem bastante violão e baixo ressona pra kct, as músicas que melhor tocam no meu carro são músicas eletrônicas e isso acho que se deve ao fato do sub encobrir possíveis deficiências, blues como B.B King e Eric Clapton, nem coloco pra tocar, porque desanima mais ainda.

Eu gastei + ou - 15k nesse Set, pra alguns pode ser pouco, pra mim foi uma pedrada, pra mim foi a tentativa de não economizar e atingir o melhor dentro do que eu podia gastar, e está ruim, não ruim no sentido Hi End, Hi-Fi, ruim de não estar agradável de se ouvir, nunca busquei fidelidade máxima, o que estava buscando era um nível aproximado, um misto de qualidade e som pra curtir mesmo, aquele que faz vc sorrir quando gosta mesmo, assim como aconteceu quando ouvi pela primeira vez um Alpine 9855.

Não sei se alguém entende o que estou falando, kkkkk.

Eu entendo o que você tá falando.

Quando eu tava com um JBL 1004, um morel tempo de 5", o mesmo JL 12w3 que uso hoje a última coisa que mudei foi a HU. Coloquei o 9855 e aí sim comecei a ver o que era SQ e a diferença que fazia ter mais opções de ajustes.

Eu acho que é uma boa estratégia a sua. Eu levaria ainda pra algum profissional experiente dar uma olhada e regular depois que colocar os mids novos. Algum lojista veterano mesmo, nem que tenha que fazer uma viagemzinha pra isso.

Não sei se você faz isso, mas quando for regular salva outro preset de memória e vai comparando o que você acha melhor ou pior. Mas nunca mudando tudo de uma vez, faz 3 presets mudando apenas cortes até achar o que mais agrada. Depois mais presets pra achar o melhor TA. Depois mais presets pra equalização (hoje to usando sem equalização nenhuma...)

E assim vai... se brincar de ajustar for uma brincadeira chata e que te estressa, deixa pra um macaco veio do SQ fazer rs.

Postado em

Será que eu sou o único ser que gosta de 3 vias???

Eu tb gosto de 3 vias.

Não vejo motivo pra tanto terrorismo q o pessoal costuma fzr nessa configuraçãp. Mas, cada um, cada um.

Uma curiosidade foi no set do guilhermefkn do Palio, qd ele mudou de kit 2 vias p/3 vias. E era com um L3SE. Mudou poquíssimo, porém os midbass scan estavam em pezões de 12 litros on-axis, by Maruo Som.

Postado em

Eu tb gosto de 3 vias.

Não vejo motivo pra tanto terrorismo q o pessoal costuma fzr nessa configuraçãp. Mas, cada um, cada um.

Uma curiosidade foi no set do guilhermefkn do Palio, qd ele mudou de kit 2 vias p/3 vias. E era com um L3SE. Mudou poquíssimo, porém os midbass scan estavam em pezões de 12 litros on-axis, by Maruo Som.

Tem esse carro no fórum ? Fiquei curioso.

Postado em

Eu tb gosto de 3 vias.

Nesse ponto que ia chegar Alex:

Japa, se os midbass estão rendendo pouco cortados tão baixo (acho que 200 e pouco né?!?!) imagina num 2 vias em que ele terá que subir até uns 3k ou mais??? Praticamente todo o vocal masculino e uma parte do feminino irá para o midbass. O exemplo que o Alex citou é perfeito para 2 vias, em pezão e direcionado. Não, não necessariamente um 2 vias bom precisa ser assim, mas pelo menos para o Sentra, que o midbass fica na porta, quase onde repouso o pé esquerdo, ficava bem ruim ter algum palco acima do volante.

Quando vc cita baixo com ressonancia, só posso pensar no forro da porta ou alguma outra parte móvel do carro vibrando, seja pelo midbass ou pelo sub.

Já quando fala que violão (depende da nota) pode ser algo no midrange ressonando. Talvez um midrange não bem fixado. Ou algo na coluna....

Isso tudo tem que ser descartado antes de culpar os pobres "transdutores"... hehehe....

Postado em

Nesse ponto que ia chegar Alex:

Japa, se os midbass estão rendendo pouco cortados tão baixo (acho que 200 e pouco né?!?!) imagina num 2 vias em que ele terá que subir até uns 3k ou mais??? Praticamente todo o vocal masculino e uma parte do feminino irá para o midbass. O exemplo que o Alex citou é perfeito para 2 vias, em pezão e direcionado. Não, não necessariamente um 2 vias bom precisa ser assim, mas pelo menos para o Sentra, que o midbass fica na porta, quase onde repouso o pé esquerdo, ficava bem ruim ter algum palco acima do volante.

Quando vc cita baixo com ressonancia, só posso pensar no forro da porta ou alguma outra parte móvel do carro vibrando, seja pelo midbass ou pelo sub.

Já quando fala que violão (depende da nota) pode ser algo no midrange ressonando. Talvez um midrange não bem fixado. Ou algo na coluna....

Isso tudo tem que ser descartado antes de culpar os pobres "transdutores"... hehehe....

Estou meio bêbado mas concordo.

Postado em

Eu já ouvi sets duas vias com midbass nas portas e palco devidamente posicionado.

Ninguém disse o contrário, mas um 3 vias é mais "fácil" (atenção para as áspas). Ainda mais depois de ter feito toda uma instalação pensando assim.

Postado em (editado)

Caramba, acho q tem algo de errado ai!

tem algo falhandoem coisas basicas!

Corte do amp funcionando e cruzando c o corte do p99 e principalmente o BAFLE mal feito sem falar no ganho baixo do amplificador baixo ou ate mesmo inversao de polaridade!

O pessoal compra o melhor midbass e depois faz bafle comprido como um tunel, ai trava mesmo o falante, gente, bafle tem q ser aberto, que nem cone de cachorro doente na cabeça pra abrir o fulxo de ar!!!

Editado por martillitodeoro
Postado em

Caramba, acho q tem algo de errado ai!

tem algo falhandoem coisas basicas!

Corte do amp funcionando e cruzando c o corte do p99 e principalmente o BAFLE mal feito sem falar no ganho baixo do amplificador baixo ou ate mesmo inversao de polaridade!

O pessoal compra o melhor midbass e depois faz bafle comprido como um tunel, ai trava mesmo o falante, gente, bafle tem q ser aberto, que nem cone de cachorro doente na cabeça pra abrir o fulxo de ar!!!

Fiquei curioso... pode ilustrar o certo e o errado?

Postado em

Fiquei curioso... pode ilustrar o certo e o errado?

É simples, se tiver fechando o cone do midbass tem que lixar pra ficar em formato cônico.

Assim não prejudica:

PICT0123.jpg

Pra um mais parrudo que não caiba na porta sem um baffle maiorzão, talvez seja necessário adaptar o formato do baffle.

Não sei se foi por isso que fizeram isso, mas serve como ilustração:

P1000074.jpg

Postado em

É simples, se tiver fechando o cone do midbass tem que lixar pra ficar em formato cônico.

Assim não prejudica:

PICT0123.jpg

Pra um mais parrudo que não caiba na porta sem um baffle maiorzão, talvez seja necessário adaptar o formato do baffle.

Não sei se foi por isso que fizeram isso, mas serve como ilustração:

P1000074.jpg

A segunda opcao ilustra bem, sendo q o falante deve ser instalado ña parte pequena, e a parte q abre vai ña lata, so q no carro nao e so isso porque se vc precisa trazer o mid p frente por causa da profundidade vc precisaría um bafle cono o de metal so q mais alta, porem c o mesmo formato, ou seja, um cone!

Importante tbm vai ser cortar a lata pro buraco original ficar Maior, porq se nao q q adianta?!!!

Postado em

Legal....realmente eu não sabia disso... E por sorte os meus bafles nunca fechavam o cone...

Enviado de meu LT26i usando Tapatalk

Também nunca passei muita dificuldade com isso não. Depende da porta do carro mesmo.

Os baffles que eu usei sempre foram pequenos (em espessura).

Postado em (editado)

Eu já ouvi sets duas vias com midbass nas portas e palco devidamente posicionado.

Chegando atrasado ma... o teu antigo sistema é um belo exemplo

Editado por oscar adriano
Postado em

Desculpem a ignorancia, mas não entendi como é errado e como é certo.

Digamos que alguém precise de um baffle grande, maior que 5cm, ele não pode ser fechado até a lata?? Deve ser vazado?

Pergunto principalmente porque no Sentra o "baffle" é grande (não é bem um baffle, mas o falante fica uns 5 cm distante da lata, devido ao tamanho do forro da porta.

Postado em

No caso de ser em cone, a parte com menos diametro fecha na borda do mid e com maior diametro é fixada na porta. Dessa maneira "abre" o mid. Claro que o burado da porta deve acompanhar.

Postado em

Excelente explicacao!!!

Antes de comprar meu 18W, pensei em comprar um WU igual ao seu, mas ao ver que tem que ter um BAITA cone pra colocar na porta eu desisti. Esse mid não é pra qualquer um. O cara que instala esse mid não sabe brincar de montar som. HAHAHAH

Postado em

Seguinte.

Por sugestão do João(martillitodeoro), fiz as seguintes modificações;

Na parte de baixo do Genesis, existe duas configurações que podem ser mudadas.

Uma é impedância do Sub e outro é do Crossover, pois bem, na impedância estava correto, porém no Crossover estavam ligados, ou seja, estava tocando em conjunto com o cross do P99.

Aqui ressalto o seguinte: ainda em fase de testes, o Set mudou da agua para o vinho, muito mais detalhado, e ressonando MUITO menos.

E isso tudo eu fiz sozinho, haahhahahahahaha. É coisa besta, mas eu não sou de e nunca fui de mexer nos amplis, pra mim aquilo lá é um monstro de 07 cabeças. Sou bem burro nisso na verdade, kkkkkkk.

Acho q daqui pra frente é que começa os verdadeiros ajustes.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...