Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
-_nando-_

Amplificador BOSS Phantom - Fotos dele aberto.

Recommended Posts

Para mim é gostar de ser enganado, sabendo que não é verdade e mesmo assim comprar, eu vejo como sadismo com o próprio "bolso"

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fernando me tira uma duvida recorrente aqui no forum

imaginemos que eu pegue um amplificador meia boca como esse que você comprou e queria transforma-lo

em algo como um supra sumo da qualidade de audio hoje SERIA POSSÍVEL?

FAZER COM QUE ESSE AMP ABAIXO tenha o MESMO DESEMPENHO OU MESMO SUPERAR O ACIMA COM ESSA ESTRUTURA?

5598096993_f9127f33f0_b.jpg

5598096811_36bbb1cf87_b.jpg

Como diria o Jack Estripador, vamos por partes. [¨]

Melhorar a SONORIDADE de um ampli é mais fácil do que melhorar a potência. Isso porque a potência está diretamente relacionada a aspectos físicos do amplificador que não podem ser mudados, tais como, espessura das trilhas das placas, terminais, espaço disponível para capacitores, toroids, etc.Já a sonoridade está mais relacionada com a qualidade dos componentes e alguns pontos do projeto que podem ser mais facilmente mudados.

1- Melhorar Timbre e resposta de frequência: Primeira coisa é trocar os Op-amps. RC4558 FEDE na minha opinião. Um NE5532 é show de bola, se quiser ir além, pode usar um mais chique, como um OPA2134 por exemplo. Nesse ampli da foto, o encapsulamento dos operacionais não ajuda, mas é possível fazer uma plaquinha adaptadora para os novos op-amps.

Verificar e possivelmente trocar alguns capacitores de acoplamento AC, isto é, os capacitores que estão "no caminho do som". Tem os do sistema de crossover / preamp, o de entrada da secção amplificadora de potência e não menos importante, o de feedback. Estes influenciam diretamente no som. Nada de exageiros, bons capacitores poliester resolvem, é sempre um upgrade em relação aos eletrolíticos. Uma marca que eu gosto e não é cara é WIMA (vermelhinhos).

Transistores de saída: Se forem "lentos" como os TIP36 por exemplo, há quem diga que o som perde imagem, detalhamento, etc. Talvez seja válido trocá-los por transistores mais rápidos. Eu nunca cheguei a fazer isso para saber se dá resultado.

Melhorar relação sinal ruído (SNR): Filtros e reguladores. Primeira coisa, para alimentar os op-amps, é necessário tombar a voltagem da fonte para + e - 15V. Nos amplis isso é feito com diodo zener e resistor, por economia. Um upgrade seria usar um LM337 / LM338, o que é um grande exageiro, mas são reguladores que tem rejeição de ruído de até 80 decibéis! Isso tira todo o ripple da fonte.

Normalmente nos amplis, a saída da fonte chaveada (dos diodos retificadres) vai direto para os transistores de potência. Isso é OK dada a topologia da fonte e a frequência de operação. Acredito que um filtro LC (indutor capacitor) no meio do caminho seja uma boa adição. Não cheguei a fazer testes para ver se realmente existe um benefício...

Agora existem outras coisas que influenciam e não podem ser mudadas. Por exemplo, o layout da placa. Por exemplo, se a placa do ampli é de uma camada só, não há nada que possa ser feito. Quando a placa é assim, o terra fica mais susceptível a loops e o circuito fica mais vulerável a ruído.

Enfim, dá pra melhorar, sempre dá. Mas milagre não existe! Eu acho que só vale a pena se o upgrade for sem compromisso e não dispendioso. Por exemplo, eu me contentaria em trocar os operacionais e os principais capacitores e só. Tentar transformar uma coisa que não foi projetada para essa finalidade em algo realmente bom pode acabar sendo perda de tempo e dinheiro.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim é gostar de ser enganado, sabendo que não é verdade e mesmo assim comprar, eu vejo como sadismo com o próprio "bolso"

Concordo... Eu fui burro de acreditar nas specs do BOSS. :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pelas informações Nando, dentre estas mesmas tudo que você citou sendo possível fazer objetivando uma melhoria na questão de qualidade

você faria com um amp desses que custa em media uns US$ 100,00

Outro ponto ja vi diversos comentarios que com "alguns" ups como os que você mencionou seria possivel fazer com que um amp de US$ 100,00

tocar igual ou ate mesmo melhor que um que custa 8000,00 euros

um exemplo este abaixo

Magnitola-Avtozvuk_95173_Thesis_2.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pelas informações Nando, dentre estas mesmas tudo que você citou sendo possível fazer objetivando uma melhoria na questão de qualidade

você faria com um amp desses que custa em media uns US$ 100,00

Outro ponto ja vi diversos comentarios que com "alguns" ups como os que você mencionou seria possivel fazer com que um amp de US$ 100,00

um exemplo este abaixo

Magnitola-Avtozvuk_95173_Thesis_2.jpg

claro reginaldo, vc usou o amp errado de ex..

o amp milagroso é o pyramid roxinho :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

claro reginaldo, vc usou o amp errado de ex..

o amp milagroso é o pyramid roxinho :legal:

Mas o que eu postei hoje é a ultima batata do pacote, vendido nas lojas como sendo a revolução em termos de qualidade

insuperável,

e se você fizer "alguns" ups ele é "o melhor amp do mundo"

Compartilhar este post

Link para o post

Não pelo preço e nem pela marca, mas isso é impossível porque o ampli de 8mil euros foi concebido desde o zero para ser top. O que seria possível é arrancar TUDO FORA que tem dentro de um ampli barato, fazer ele totalmente novo por dentro, aí sim seria um "pega trouxa" rs. Mas modificar um circuito existente e esperar milagre é ilusão.

Compartilhar este post

Link para o post

sem essa disparidade de preço, é possível que um xing que custe seus 200,00 ~ 250,000 toque igual ou melhor que um de "marca" custanto 700,00 ~ 900,00??

ex: BB1600GL X Focal Solid 4

já ouvi alguns comentários aqui no fórum que o BB toca igual... até melhor pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

sem essa disparidade de preço, é possível que um xing que custe seus 200,00 ~ 250,000 toque igual ou melhor que um de "marca" custanto 700,00 ~ 900,00??

já ouvi alguns comentários aqui no fórum que o BB toca igual... até melhor pasmafaute

cara montei um solid 4 e te falar cara.. me surpreendi com o amp..

pro brasileiro so presta oq eles conseguem comprar...

Compartilhar este post

Link para o post

Mano...Milagre não existe. Um coisa concebida pra ser fuderosa é uma coisa. Agora gambiarrar outra pra tentar ser fuderosa são outros 500...E não chega aos pés do top.

Compartilhar este post

Link para o post

gente.. desculpa a sinceridade..

mas esse assunto já não deu o que tinha que dar?

sem querer ser chato.. mas já sendo..

Compartilhar este post

Link para o post

Honestamente prefiro não opinar sobre isso. Isso porque eu não tenho propriedade para falar, nunca desmontei nenhum dos dois amplis. pasmafaute

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Mano...Milagre não existe. Um coisa concebida pra ser fuderosa é uma coisa. Agora gambiarrar outra pra tentar ser fuderosa são outros 500...E não chega aos pés do top.

Mas tem os amps que são vendidos com a imagem de pica das galaxias... e se vc abrir vai ver que são projetos para enganar os leigos... e eu acho que é nesse ponto que o bicho pega...

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que nem tudo concebido pra ser top é de fato concebido pra ser top... O que é o mais comum no mercado.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas tem os amps que são vendidos com a imagem de pica das galaxias... e se vc abrir vai ver que são projetos para enganar os leigos... e eu acho que é nesse ponto que o bicho pega...

Na verdade o ponto mesmo é o seguinte

A propaganda enganosa induziu o Fernando ao erro

Mas como ele é um cara que tem conhecimento técnico de sobra, descobriu da pior forma possível que foi enganado

e veio a "publico" mostrar que ele foi mesmo engando e esta alertando os demais a não caírem no "conto do vigário"

agora se é um cara que não manja de nada, era capaz de vir aqui e dizer que o amp é bom e propagar uma informação errada

isso acontece muito no forum, pena muitos não quererem ver

Mininu SD você gosta de ser enganado?! tem algo contra a publicação da verdade?! não entendi seu posicionamento ante o assunto,

que é uma coisa que vem sendo constantemente difundida pelo forum "informação errada, propaganda enganosa"

abçs

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho que o assunto fica massante e enjoativo quando alguém toma partido de alguma marca! se for um negócio debatido sem "amor", dá pra se chegar a uma opinião mais embasada e tal, um negócio mais concreto e não apenas julgar pela marca estampada.

o tema é interessante!

isso que o janderstyle disse eu concordo, o cara (principalmente em fórum) coloca o equipamento baratinho dele lá no céu, e tudo que for mais caro é superfaturado! eu leio isso quase todo dia! kkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade o ponto mesmo é o seguinte

A propaganda enganosa induziu o Fernando ao erro

Mas como ele é um cara que tem conhecimento técnico de sobra, descobriu da pior forma possível que foi enganado

e veio a "publico" mostrar que ele foi mesmo engando e esta alertando os demais a não caírem no "conto do vigário"

agora se é um cara que não manja de nada, era capaz de vir aqui e dizer que o amp é bom e propagar uma informação errada

isso acontece muito no forum, pena muitos não quererem ver

Mininu SD você gosta de ser enganado?! tem algo contra a publicação da verdade?! não entendi seu posicionamento ante o assunto,

que é uma coisa que vem sendo constantemente difundida pelo forum "informação errada, propaganda enganosa"

abçs

SEM ESTAR TOMANDO partido de ninguém , vou fazer umas colocações também.....

No caso do Boss , SIM trata-se de propaganda enganosa pois é FATO que quantidade de potência divulgada NÃO É ENTREGUE, é UMA COISA CONCRETA E TOTALMENTE OBJETIVA

Agora, dizer como toca o amp Boss , se toca do meu agrado , do seu agrado, do agrado do vizinho , do agrado do amigo do primo do parente da vizinha.........NÃO CONFIGURA PROPAGANDA ENGANOSA, uma vez que trata-se de valor SUBJETIVO , o qual é tem valor pessoal único e exclusivo de cada um.

Na primeira situação voce tem um juízo de realidade e na segunda um juízo de valores .

Abraço :)

Compartilhar este post

Link para o post

abçs

pelo contrario amigo..

disse isso por se tratar de um assunto ja bastante debatido.. ou no caso, algo que já não é mais novidade para ninguém..

com isso acabam acontecendo "farpas" entre usuários.. coisa que quase sempre é prejudicial ao forum..

eu acho que o assunto fica massante e enjoativo quando alguém toma partido de alguma marca! se for um negócio debatido sem "amor", dá pra se chegar a uma opinião mais embasada e tal, um negócio mais concreto e não apenas julgar pela marca estampada.

concordo..

o problema é que eh um assunto ja amplamente debatido.. zoado.. e escrachado..

sou contra qualquer politica que leve um usuário ao erro.. tanto que ja fui taxado disso ou daquilo por pensar muitas vezes de forma diferente de alguns usuários (vide o Guto, mesma situação)..

acho que pode ser feito algo para melhorar o equipamento.. mas o problema é o que vem por trás.. principalmente por detentores dos mesmos..

PS: sem farpas com ninguém ok amigos.. a ideia realmente é apenas debater..

Compartilhar este post

Link para o post

Tá virando pré-peruca?

Compartilhar este post

Link para o post

E o pior é quando junta uma legião de baba ovo fazendo essa propaganda.

Compartilhar este post

Link para o post

E o pior é quando junta uma legião de baba ovo fazendo essa propaganda.

e os leigos compram hein... ( não que eu seja mais esperto que ninguém... ) :banghead :banghead :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...