Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
SCent

DAD D-1500 Impressões Gerais

Recommended Posts

Bom pessoal, poucos me conhecem aqui, já faz um bom tempo que frequento o fórum, sempre costumo postar aqui, tenho uma empresa que trabalha com som profissional e outra menor voltada a som automotivo. No momento estou cursando engenharia elétrica. Tenho um bom conhecimento, já testei e utilizei alguns vários equipamentos tanto de som profissional como automotivo, então posso dizer que tenho bons parametros para comparação, apesar de ainda precisar aprender muita coisa neste mundo do áudio.

Recentemente estive procurando e testando alguns amplificadores para um som dia a dia, o objetivo era basicamente um amplificador capaz de fornecer algo em torno de 600-800 watts para um subwoofer de 10 ou 12 polegadas que ficara no porta malas do carro. Na busca de algo diferente do que sempre se usa e já um tanto curioso a um tempo com os amplificador da DAD, fui trocar uma ideia com o Cláudio, que foi sempre muito atencioso. De cara me foi sugerido um DAD700, mas como o valor não era muito diferente, preferi optar por um DAD1500 no dobro da impedância, que já iria me oferecer led clip, corte band pass, enfim, um amplificador que pode-se dizer completo.

Feita a compra, o Cláudio pede alguns dias para a fabricação do amplificador, algo estimado em dez dias, mas para minha surpresa antes do prazo que me foi pedido o amplificador já foi enviado.

Passado pelos nossos correios, recebo um caixa muito bem embalada, revestida de papel pardo, identiicada com meus dados e dados do cláudio, com alguns avisos de frágil. Removendo o papel, se encontra uma caixa de papelão com indicações de "este lado para cima". Abrindo a caixa, o primeiro a se revelar é o manual, simples, impresso em 3 folhas A4, com alguns desenhos, em geral tem todas informações necessárias, mas vou deixar uma critica positiva pro Claudio para fazer um manual "mais bonito". Mais abaixo encontrasse um embrulho farto de uma especie de papel bolha, acho que tinha pelo menos umas 5 ou 6 voltas ao redor do amp, ou seja, o amplificador estava completamente protegido, sem chances de danos no transporte. Tirando o amplificador abaixo ainda se encontra a extesão do led clip, com um fio cinza de 5 metros ou mais, com um led numa ponta e na outra um conector P10 estéreo. Simples e eficiente. Detalhe que ainda no fundo da caixa havia uma placa de isopor.

Confesso que nunca fui muito com a cara dos amplificadores, design não era o forte deles, mas ao desembrulhar o amplificador tive uma grata surpresa,o amplificador é bonito! Muito bonito diga-se de passagem, alguém já tinha comentado aqui no fórum, que a impressão ao ter o amplificador em mãos era completamente diferente, e realmente é! O amplificador é bastante elegante, sem firulas. A pintura é muito boa, os desenhos, adesivos da tampa superior são bem feitos, a serigrafia também é muito bacana, tem as informações essenciais! Os conectores de energia são grandes, aceitando cabos de uma bitola bem alta. Nos meus testes os de 21mm entraram e ainda sobrava espaço caso fosse necessário colocar ainda maiores! Os conectores para o falante são menores, cumprem seu papel muito bem, são fáceis de colocar e remover fios e são resistentes, se eles seguissem o padrão dos conectores de alimentação seria ainda melhor! Entre eles ainda se encontra a saida de clipping, usando um conector P10. Acho curioso o cláudio ter optado por esse tipo de conexão, são largamente usados em som profissional, mas nunca tinha os visto num carro, não que isso seja bom ou ruim, apenas curioso, afinal o plug cumpre muito bem seu papel!

Do outro lado do módulo de potência se encontram as conexões RCA, controle de volume e controles de corte. Os RCA são de qualidade bem acima da média, conexões firmes e passam a impressão de serem bastante resistentes. Agora vamos a melhor parte do amp, o crossover! Sinceramente sempre tive problemas com esses crossover dos amplificadores automotivos, primeiro que tem vários amplificadores que vem com pouquissimas marcações, tem que ficar "adivinhando" em que frequencia você está cortando, outro problema bem comum eram os potênciometros sem precisão nenhuma, um movimento minímo e você bagunçava tudo. Gostei dos potênciometros "de verdade" que o Cláudio empregou nesse amplificador, passam credibilidade, precisão, e realmente foi assim que se comportaram!

Não testei o amplificador no carro, os testes efetuados foram em bancada, com o som do meu quarto. A alimentação não era a ideal, muito longe do indicado, mas já foi o suficiente para o uso. Acionado por uma fonte de 20A ligada em paralelo a uma bateria de 12v 44A, após um segundo ou dois começou a enviar potência para os alto falantes, e um instante depois o led verde ON acendeu! Foi o primero som a sair do meu DAD 1500, tocando full range, sem corte algum, alimentando duas caixas de som Gradiente Master 78 (o pessoal das antigas deve conhecer essas caixas, Woofer 10 + mid + tw). Ouvindo Hotel California dos Eagles, numa versão de alta qualidade que inicia com alguns violões e bateria, a primeira boa surpresa foi quando surgiu o bumbo da bateria. Graves muito firmes, precisos, respondendo sem falhas, nitidos! Já ouvi essas caixas com uma pancada de amplificadores, mas esse aqui me supreendeu pelos graves! Ouvi mais algumas faixas, alguns outros artistas com mais enfase em subgraves, algumas faixas do Dire Straits e a impressão foi a mesma, a vocação desse amp é simples e direta: graves e subgraves.

É um bom amplificador para tocar full range, consegue subir bem até os agudos sem problemas, é um amplificador com resposta flat. Porém teve um pequeno fato que me desagradou um pouco, mesmo com o ganho zerado é possivel escutar um barulho agudo no amp. Esse ruido não aumenta nem diminui ao aumentar ou baixar o ganho, e ocorre tanto com os conectores de sinal desligado como ligados, segundo o Cláudio é uma caracteristica do amp, como ele usa um circuito que favorece graves ele acaba tendo esse problema nos agudos. Ouvindo em um volume médio esse chiado já é completamente encoberto pela música, desaparecendo. Não chega a ser um defeito, se alguém for usar ele para tocar um kit duas vias ia ser problematico, mas quem compra um amp desses jamais usaria assim, vai usar para subwoofers, onde o defeito desaparece completamente. Se colocar ele para alimentar um driver, provavelmente vai ouvir o ruido, mas quem tem drive normalmente não escuta com volume extremamente baixo, portanto, do mesmo modo o probleminha desaparece. Enfim, percebi esse ruido (shhhhhh, tipo ar vazando) porque estou ouvindo o amplificador em casa, em caixas full range de boa qualidade, com volume baixo.

Passando para mais testes, pude testar com um Pioneer 310, com um Selenium Street bass, Bravox UXP e ainda numa T18 com o subwoofer profissional da Selenium 18SW1P. As impressões foram as mesmas, graves fortes, controlados e com bastante extensão! No 310 e no UXP tirei um tempo para testar várias faixas com subgraves frequencias puras. O que posso dizer é que ambos falantes excursionaram com força e de maneira uniforme desde 20hz, abaixo disso a queda é abrupta, mas quem ouve 20hz?

Quero destacar aqui também os controles do crossover, bastante precisos e condizentes com a realidade, se mostraram bem eficientes, dispensando completamente outro crossover!

Mesmo com alimentação insuficiente o módulo se mostrou valente, a tensão se manteve em 12,5 volts mesmo com volume elevado, a tensão despencava quando acendia o clipping, para testar o máximo mesmo do amplificador tocando com um pouco de clipping seria necessário pelo menos o dobro de bateria, acredito que com 80A e um alternador em dia já de para alimentar esse amplificador sem maiores problemas. Quando se deixava acender o clip e a tensão caia, a proteção se mostrava eficiente, acionando imeditamente!

Durante o uso o amplificador se manteve frio o tempo todo, hoje fez um dia quente aqui e mesmo depois de 20 minutos tocando forte, com cliping muito leve o amplificador ficou pouca coisa acima da temperatura ambiente, não passou de 40 graus nos dissipadores.

Bom, estas foram minhas impressões do amplificador, espero que ajude compradores indecisos, pois esse é um produto que tem um custo beneficio muito bom, é um produto justo que comprova a competencia da industria nacional!

Se sobrar algum tempo quero fazer algum video deste amplificador tocando alguma coisa, mesmo que não ajude muito, mas é bom para tirar uma ideia!

Algumas fotos do amplificador:

Geral:

nkme.jpg

Lateral entrada de energia e saida:

z47p.jpg

Lateral entrada de sinal e crossover:

ufxh.jpg

Vídeos:

Vídeo 1: Sweep de frequencias, de 100 até 5hz, subwoofer de 6,5 polegadas 8ohms em free air

http://www.youtube.com/watch?v=9z6UuvKxmPc

Video 2: Sweep de frequencias, 100 até 5hz, woofer street bass 15 polegadas 4ohms, free air

http://www.youtube.com/watch?v=Tqz-OVtaytI

Video3: Música bem conhecida aqui no forum, Bass I love you, volume baixo para não ativar a proteção e até porque simplesmente tudo ao redor no quarto começava a se mexer. Subwoofer Pioneer 310, bobina dupla de 4ohms em paralelo, fechando 2 ohms, caixa de 50 litros, sintonia em 30 e tantos hertz.

http://www.youtube.com/watch?v=sFdAVgh63ag

É isso ai pessoal...

Quero deixar bem claro também que estou fazendo isso de livre e espotânea vontade, só conheço o Cláudio aqui pelo forum, nunca o vi pessoalmente, não estou ganhando absolutamente NADA para postar isso, são simplesmente minhas impressões e opiniões como membro do forum. O único objetivo é agregar informação ao fórum mostrando um bom produto. Desejo sucesso a Digital Audio Designer!

Dúvidas, criticas, sugestões, questionamentos, estou a disposição!

Editado por Som Center
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já testei um DAD3000 antigo no dobro da impedancia e gostei muito para graves também, inclusive deixei meu relato (coisa rarísisma) em algum canto aqui do forum. Grave firme, muito controlado. Por isso também estou estava de olho no 1500 que o Claudio está vendendo nos classificados, vale o preço que se paga.

Editado por Fernandosomzao

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já testei um DAD3000 antigo no dobro da impedancia e gostei muito para graves também, inclusive deixei meu relato (coisa rarísisma) em algum canto aqui do forum. Grave firme, muito controlado. Por isso também estou estava de olho no 1500 que o Claudio está vendendo nos classificados, vale o preço que se paga.

Com certeza vale muito o preço que se paga! Recomendo o 1500 também, amplificador bacana para graves :+1

Compartilhar este post

Link para o post

e o vendedor/fabricante é muito atencioso...

uma dúvida, DAD 1500 X SD 1500.1, levando em conta o preço também, é claro

Editado por STET

Compartilhar este post

Link para o post

Eu fiz isso há 18 meses, muito bom o amp.

http://autoforum.com...howtopic=173331

Opa, não tinha visto teu tópico, de qualquer forma, fica assim mais uma impressão de alguém satisfeito com o amp.

Nunca testei o SD 1500, mas levando em conta o que já usei de outros amps da SD e principalmente o preço, eu iria sem dúvida em um DAD.

Editado por Som Center

Compartilhar este post

Link para o post

dad, só é mais dificil revender

Editado por Fernandosomzao

Compartilhar este post

Link para o post

ja recomendei a alguns tópicos , e volto a falar aqui , tenho e tambem gostei muito do amplificador , toca bunito , grave pesado , eu recomendo , tanto que um amigo esta montando um trio , iria usar sd e acabou indo de dad 3000 , tanto por eu recomendar e tambem porque ele ouviu .

som center disse uma coisa que sempre fiquei pensando mais não cheguei a falar pro cláudio , o manual podia ser mais caprichadinho . mais quanto a isso , veio muito bem embalado e claudio sempre atencioso .

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana seu relato Rodrigo!

tenho curiosidade para conhecer algo da linha do Claudio tambem.. mas ainda não tive oportunidade..

Compartilhar este post

Link para o post

ja recomendei a alguns tópicos , e volto a falar aqui , tenho e tambem gostei muito do amplificador , toca bunito , grave pesado , eu recomendo , tanto que um amigo esta montando um trio , iria usar sd e acabou indo de dad 3000 , tanto por eu recomendar e tambem porque ele ouviu .

som center disse uma coisa que sempre fiquei pensando mais não cheguei a falar pro cláudio , o manual podia ser mais caprichadinho . mais quanto a isso , veio muito bem embalado e claudio sempre atencioso .

Exatamente, o manual tem todas as informações necessárias, não falta um dado, não me deixou na mão em momento algum, é bem ilustrado, mas é relativamente simples, poderia vir num formato de livrinho ou algo assim, já ia dar um up no produto!

Fica a ideia pro cláudio!

Bacana seu relato Rodrigo!

tenho curiosidade para conhecer algo da linha do Claudio tambem.. mas ainda não tive oportunidade..

Olha Gledson, acredito que os outros também sigam a linha, fiquei bem satisfeito!

Compartilhar este post

Link para o post

bom logo logo posto a impressão do dad 3000 em woofer . mais antes não disse

parabéns por abri o tópico e deixa suas impressões , vai ajuda muita gente, seria legal se tivesse um teste de potencia , pra complementar

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um dad3000 e não tenho do que reclamar... É um ótimo módulo por um bom preço...

Tava pensando em trocar por um maior de outra marca mas acho que vou esperar pelo dad6000 :vts :vts

Compartilhar este post

Link para o post

bom logo logo posto a impressão do dad 3000 em woofer . mais antes não disse

parabéns por abri o tópico e deixa suas impressões , vai ajuda muita gente, seria legal se tivesse um teste de potencia , pra complementar

Teste de potência eu vou ficar devendo por dois motivos:

1 - A alimentação atual é inadequada para um teste de potência, teria que ter no minimo o que o manual pede;

2 - Não tenho nenhum multimetro True RMS.

Ainda não posso afirmar com toda certeza, maaaas, pelos testes e comparações com outros amplificadores, o DAD entrega todos os watts que promete sim!

Editado por Som Center

Compartilhar este post

Link para o post

Uso o bass booster da DAD, o meu e um dos primeiros nem adesivo tem, quando comprei não dava nada por ele, quando liguei fiquei imprecionado com o ganho e a linearidade de resposto, o Claudio tá de parabéns pelos produtos de qualidade!

Compartilhar este post

Link para o post

Teste de potência eu vou ficar devendo por dois motivos:

1 - A alimentação atual é inadequada para um teste de potência, teria que ter no minimo o que o manual pede;

2 - Não tenho nenhum multimetro True RMS.

Ainda não posso afirmar com toda certeza, maaaas, pelos testes e comparações com outros amplificadores, o DAD entrega todos os watts que promete sim!

eu acredito entregar mesmo , mais sempre tem aqueles que duvidam . hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Uso o bass booster da DAD, o meu e um dos primeiros nem adesivo tem, quando comprei não dava nada por ele, quando liguei fiquei imprecionado com o ganho e a linearidade de resposto, o Claudio tá de parabéns pelos produtos de qualidade!

o bass booster só to esperando entra uma grana pra comprar um pra mim , to louco pra ver esse trem tocando

Compartilhar este post

Link para o post

Estou com um dad3000, ainda não testei, estou esperando meus subs chegarem dos EUA, fiz um relato no facebook em um grupo que temos com a galera antiga aqui do SPL, postei fotos até da placa com a autorização do Claudio caso alguém quisesse analisar componentes, tb falei do manual , acho que tem uns 3meses que comprei e nunca testei, quero montar o set e testar com ele bem alimentado e depois fazer meu relato.

Compartilhar este post

Link para o post

Show o relato...

Em breve devo tentar montar um Dad 1500 no dobro da impedância com 2 questos de 15"-250 rms , deve ficar show...

Compartilhar este post

Link para o post

Estou com um dad3000, ainda não testei, estou esperando meus subs chegarem dos EUA, fiz um relato no facebook em um grupo que temos com a galera antiga aqui do SPL, postei fotos até da placa com a autorização do Claudio caso alguém quisesse analisar componentes, tb falei do manual , acho que tem uns 3meses que comprei e nunca testei, quero montar o set e testar com ele bem alimentado e depois fazer meu relato.

Cheguei a tirar a tampa dele e dar uma conferida nos componentes... A fonte é bem reforçada, com uma capacitância tremenda! No geral, a placa é muito bem montada, não tem muito o que comentar!

Show o relato...

Em breve devo tentar montar um Dad 1500 no dobro da impedância com 2 questos de 15"-250 rms , deve ficar show...

Essa é uma ideia que eu tenho aqui guardada pro futuro, mas com uns subs de 10 ou 12 :+1

Compartilhar este post

Link para o post

Show aí o "review".

Sempre escutamos bons relatos e comentários dos próprios do Claúdio, eu tô querendo pegar o bass boost, pra usar no meu novo projeto.

Compartilhar este post

Link para o post

Conheci o Claudio pessoalmente pessoa muito bacana, integra e espero usar futuramente os DAD.

Parabéns Claudio.

Compartilhar este post

Link para o post

Conheci o Claudio pessoalmente pessoa muito bacana, integra e espero usar futuramente os DAD.

Parabéns Claudio.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Também tenho um bassbost desse sem o adesivo,

e é muito loco, vc controla o bass de qualquer maneira kk

se ta muito grave vc abaixa um pouco só o bass

se ta pouco vc aperta o "botãozinho do capeta" e o som já se acerta kk

Compartilhar este post

Link para o post

Sem dúvida o próximo up assim que eu instalar o amplificador no carro é um bass boost da DAD para deixar ainda melhor o que já é muito bom!

Dando um up por aqui, postei 3 videos no post principal!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho um DAD1500..., gostei, recomendo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...