Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Alves

Veja avaliação do Fox BlueMotion 1.0 com novo motor de 3 cilindros

Recommended Posts

AVALIAMOS O VW FOX BLUEMOTION 1.0 COM NOVO MOTOR TRÊS CILINDROS

Versão econômica estreia o novo propulsor que equipará o up! e demais compactos da marca com preço inicial de R$ 32.590

por JULIO CABRAL

 

fox-1.0-bluemotion-62.jpg

VOLKSWAGEN FOX 1.0 BLUEMOTION 2014 (FOTO: DIVULGAÇÃO)

 

Olhe bem para esse Fox. Você está vendo mais do que a versão BlueMotion, mas é necessário abrir o cofre (do motor) para ver a principal novidade: o novo três cilindros EA211 1.0 12V. Se não faz segredo do motor, a versão não entrega a sua missão dupla. O seu objetivo vai além de introduzir um novo conceito de motorização aos clientes. Ele é a anteprima da mecânica do novo up! que será lançado em setembro. Ao contrário das pré-estréias do cinema, esse aqui cobra um preço pelo ingresso: são R$ 750 a mais do que o cobrado pelo quatro cilindros convencional (de R$ 31.840), o que dá R$ 32.590 pedidos pelo Fox BlueMotion duas portas e R$ 34.090 pelo quatro portas. Quem quiser conferir essa nova atração em grande circuito, fique tranquilo que a espera não será tão longa. A VW jura que o motorzinho não será aplicado em breve a outros modelos, mas isso é jogo de fumaça e espelhos.

 

GALERIA DE FOTOS

Pouco importam as intenções, o negócio é ver como se comporta a mecânica. Aquele batido termo downsizing cai bem ao Fox BlueMotion. Afinal, essa versão contava com o conhecido EA111 1.6 de 104 cv. Diminuiu um bocado, não apenas na litragem, como também no número de cilindros. O novo tricilíndrico é um pequeno cumpridor: comparado ao antigo 1.0 (que continua em linha) gera 75 a 82 cv de potência a 6.250 rpm e 9,7 e 10,4 kgfm de torque a 3 mil rpm, contra 72/76 cv a 5.250 rpm e 9,7/10,6 kgfm a 3.850 rpm da outra opção – que continua em linha. O motorzinho feito em São Carlos (SP) exige mais giro para entregar a potência máxima, porém entrega o torque em rotação menor e tem comandos de válvulas variáveis para ter pique sem ter que se esgoelar.

 

fox-1.0-bluemotion-63.jpg

 

Melhor do que os números frios é a maneira como se comporta. O motor cresce de giro liso, equilibrado graças ao uso de contrapesos no virabrequim e aos coxins bem dimensionados (até para ajudar a encaixar o pequeno 1 litro no espaço que sobra à sua volta). O prazer de dirigir é complementado por retomadas seguras. A transmissão alongada em 10% não inibiu a agilidade e estabiliza o giro a 3.800 rpm a 120 km/h. Para economizar, há mudanças aerodinâmicas que incluem pneus mais estreitos, grade do motor com abertura restrita e spoiler, o que garantiu 0.33 de Cx contra 0.35 de antes. Outros implementos ajudam a economizar, exemplo da assistência eletro-hidráulica que garantiu ainda um corte de 1,6 kg no peso.

 

O pacote de particularidades mecânicas do motorzinho dá um parágrafo: 24 kg mais leve (o modelo é 29 kg mais leve que o convencional no total), o tricilíndrico incorpora soluções para maior suavidade e economia como balacins roletados, duplo circuito de arrefecimento, polias de acionamento com desenho trioval (o que garante maior estabilidade das correias), coletor de escape integrado e sistema de partida auxiliar que aquece o etanol antes da injeção para dispensar o tanquinho (o primeiro 1.0 do tipo).

 

fox-1.0-bluemotion-20.jpg

 

A direção eletro-hidráulica é bem calibrada e a suspensão foi retrabalhada para compensar o desconforto que poderia ser causado pelos pneus 175/70 aro 14 (de baixa resistência ao rolamento) calibrados com altos 36/34 psi, sem perder muito em estabilidade e dando-lhe a capacidade de rodar mais de 1.721 metros se jogado em ponto-morto a 120 km/h, contra 1.133 metros do jogo convencional. Ainda há praticidades como a ausência de tanquinho.

 

O modelo não tinha ar-condicionado, o que aumentaria o consumo no uso cotidiano. Curiosamente, o carro avaliado tinha itens sofisticados como volante multifuncional e sensores de estacionamento traseiros com gráfico no sistema de som, porém a chave do tipo canivete (de série) não incorpora telecomando. Além da chave, de série o BlueMotion traz direção assistida, computador de bordo e freios ABS e duplo airbag.

 

Abastecido com gasolina, o Fox não foi testado no padrão da Autoesporte (com etanol). Foram 7,4 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada, mas durante o lançamento em condições de menor tráfego chegamos a 17,6 km/l a 20,8 km/l entre cidade e estrada. A aceleração aos 100 km/h se deu em 15,4 s contra 13,5 s divulgados. É pelo menos 16% mais eficiente, segundo a marca. Com isso, antecipa a tendência de maior eficiência energética que será cobrada pelo programa Inovar-Auto. Além de antecipar as novidades do próprio fabricante, claro.

 

foxmotor.jpg

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

7,4km/L na gasolina ? prefiro uma blazer v6 :legal:

Ai fica a dúvida: dessa vez estão falando a verdade ou na real o negócio vai fazer uns 6km/L? :blink:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

7,4 km/l o corsa faz com gasolina batizada e freio de mão puxado! :vts :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

7,4 km/l o corsa faz com gasolina batizada e freio de mão puxado! :vts :vts

andando de boa a 200km/h neh ?

 

Corseira envenenado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E em comparação com o 3 cilindros da kia/hyunday ? que também gera 80cv (1.0)...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

andando de boa a 200km/h neh ?

 

Corseira envenenado

KKKKK

Não, à 200km/h o Corseira envenenado faz uns 6km/l, com o ar ligado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Empurram carro 3 cilindros que gasta mais que 8 cilindros. Ai é só colocar supercalotas e fica tudo certo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

que bosta,

carro nesse preço e sem ar condicioanado... pqp

 

7,4 km/l ?????????? tá loko????

nao ví vantagem nenhuma nesse motorzim...

 

bom q talvez a retífica fique mais barato, já q tem 1 cilindro a menos kkkkk.

Se seguir o padrão desses vw de ultimamente, já é bom pensar no preço da retífica e incluir no orçamento de manutenção preventiva kkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho legal a proposta do motor. Sò é burrice introduzí-lo no Fox.

 

O fox 1.0 é um paquiderme. Consegue ser mais lerdo do que o Fiesta endura que eu tinha, com meros 45cv.

 

A VW vai queimar o motor antes que ele realmente mostre ao que veio. O fox deveria sair com motorização mínima 1.4, ou então repensar questões como peso.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

7,4km/L na gasolina ? prefiro uma blazer v6 :legal:

 

Hauahauahauahuahaua

 

Prefiro uma ranger rover! Hahahahahha

 

Pqp! Blue motion fazendo 7 km/l? E ainda tem 1 cilindro a menos? Vai p pqp vw!

 

Pq não acabam com essa mer** de flex? Quem sabe esse motor não poderia pelo menos fazer 8km/l hauahauahauahua

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prazer de dirigir? Num fox? UHuhuhauhauihauiha

 

Nem me venha falar de motor...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

KKKKK

Não, à 200km/h o Corseira envenenado faz uns 6km/l, com o ar ligado.

 

Com os vidros abertos e com o set trio "tocando alto!!" :vts

Editado por cmpicolo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho legal a proposta do motor. Sò é burrice introduzí-lo no Fox.

 

O fox 1.0 é um paquiderme. Consegue ser mais lerdo do que o Fiesta endura que eu tinha, com meros 45cv.

 

A VW vai queimar o motor antes que ele realmente mostre ao que veio. O fox deveria sair com motorização mínima 1.4, ou então repensar questões como peso.

 

:+1

 

inova de um lado e caga do outro...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho legal a proposta do motor. Sò é burrice introduzí-lo no Fox.

 

O fox 1.0 é um paquiderme. Consegue ser mais lerdo do que o Fiesta endura que eu tinha, com meros 45cv.

 

A VW vai queimar o motor antes que ele realmente mostre ao que veio. O fox deveria sair com motorização mínima 1.4, ou então repensar questões como peso.

 

:+1

No up! pode ser bem interessante esse motor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Este motor 3 cilindros iniciou na Towner que era 0.8 ou 0.9

 

Depois Kia Picanto

 

Depois HB20

 

 

Agora VW Fox

 

 

Será uma nova tendencia de mercado? Mas o consumo não melhorou em nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Este motor 3 cilindros iniciou na Towner que era 0.8 ou 0.9

 

Depois Kia Picanto

 

Depois HB20

 

 

Agora VW Fox

 

 

Será uma nova tendencia de mercado? Mas o consumo não melhorou em nada.

só pode ser para baixar custo a preço de vibração no carro..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

só pode ser para baixar custo a preço de vibração no carro..

 

Mas ja puseram muito contrapeso no eixo e fizeram um coxim para motor "bombado", quero ver daqui a 3 anos esse coxim estourado, o custo dele! Hahahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Mas ja puseram muito contrapeso no eixo e fizeram um coxim para motor "bombado", quero ver daqui a 3 anos esse coxim estourado, o custo dele! Hahahaha

 

Logo logo nego monta alguma alternativa com coxim de AP... :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...