Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
soranzo

Ajuda com corte de medio grave 10" SEM crossover

Recommended Posts

Galera é o seguinte, estou precisando de uma ajuda a respeito de corte do Oversound 450W10 de 150 WRMS, de 10 polegadas...

Tenho uma SD250.2 full pra tocar o par, que serao utilizados para cobrir o buraco de frequencia entre os 18 e os TI.. estou montando este trio a muito tempo entao tudo tem saido aos poucos, e no momento nao tenho como gastar em crossover... entao me disseram que pra este fim poderia tocar em full que nao tem nenhum problema ja que ele servira pra tocar medio grave...

isto procede ??

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que vai tocar vai, mas não com qualidade, também achei o módulo fraco.

Faz um esforço e compra um crossover, para um trio com qualidade o uso de um crossover é imprescindível.

Compartilhar este post

Link para o post

sei que quanto a qualidade, talvez ele distorça um pouco nas altas.. meu medo maior na verdade é quanto a excursao, sera que em full ele nao ultrapassaria o xmax facilmente?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não vai ultrapassar o xmax.

Tenho um par de Eros E-310H e ele toca parado, não excursiona praticamente nada.

Uso crossover, mas mesmo que não tivesse, acho que não ultrapassaria o xmax.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera é o seguinte, estou precisando de uma ajuda a respeito de corte do Oversound 450W10 de 150 WRMS, de 10 polegadas...

Tenho uma SD250.2 full pra tocar o par, que serao utilizados para cobrir o buraco de frequencia entre os 18 e os TI.. estou montando este trio a muito tempo entao tudo tem saido aos poucos, e no momento nao tenho como gastar em crossover... entao me disseram que pra este fim poderia tocar em full que não tem nenhum problema ja que ele servira pra tocar medio grave...

isto procede ??

Para atuação de médios é recomendado corte entre 150 a 200Hz e isso não é regra. Cada caso é um caso.

Se fosse por exemplo falantes de 12", alguns modelos poderia fazer corte até abaixo dos 100Hz. Já que existe o modelo SD que tem corte, faria o Corte HPF Fixo em 80Hz.

Já que o valor de potência aplicado será menor do que a potência nominal, acho que daria para fazer o corte HPF nos 80Hz, mas deixaria o ganho do SD bem baixinho para não mandar distorção.

Fontes:

http://www.oversound.com.br/produtos/alto-falantes/steel-line/450w-10/

http://www.soundigital.com.br/produtos/amplificadores/sd250-1d/

Outra solução, seria encomendar um Crossover passivo, que não é muito caro, pois a potência suportada é baixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Usa capacitor então , para saber qual consute a tabela em www.automsom.net na seção de artigos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu faria um corte com capacitor a uns 150hz @6db/oitava. Aos 100hz mais ou menos teria uma atenuação de 3db.

Compartilhar este post

Link para o post

Com capacitor tem que cortar mais alto , na casa dos 250hz

Compartilhar este post

Link para o post

entao.. mas eu gostaria que desse um bom medio grave tambem.. sera que cortando em 250 hz nao ficaria muita voz?

Compartilhar este post

Link para o post

Se a caixa for selada e bem pequena, tipo uns 5L pode deixar full que não ultrapassa o xmax não.

Editado por LucasGYN

Compartilhar este post

Link para o post

Se a caixa for selada e bem pequena, tipo uns 5L pode deixar full que não ultrapassa o xmax não.

Queima rapidinho com corte baixo numa caixa dessa :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Queima rapidinho com corte baixo numa caixa dessa :legal:

Porquê queimaria?

O que causa queima é excesso de potência ou distorção e o que causa dano mecânico é sobreexcursão.

As caixa seladas tem características de a partir de uma dada frequencia o falante não excursionar mais, por exemplo, se o woofer de 10" excurcionar o maximo dele em 80Hz abaixo disso ele continuará excursionando sempre o mesmo, seja em 5hz ou em 80Hz.

Na verdade 5L foi um chute, depende dos parâmetros mas é média é entre 3 e 6L.

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz um woofer de 10" numa selada minuscula tocando 80hz ? bate bobina que faz barulho , se não bater em pouco tempo a bobina vai fritar por compressão .

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz um woofer de 10" numa selada minuscula tocando 80hz ? bate bobina que faz barulho , se não bater em pouco tempo a bobina vai fritar por compressão .

Semana passada queimei um Eros E-310H, o ganho do cross estava topado no médio-grave, no grave estava menos da metade, no médio-agudo estava quase no mínimo, o corte do médio-grave estava de 200hz a 500hz.

Esse E-310H é mais para médio-agudo, o xmax é de apenas 1mm, se não me engano.

Estou comprando um par de MG 1400 para tocar em uma Stetsom 2k5.

Compartilhar este post

Link para o post

e entao pessoaL? duvida ainda maior agora até na litragem dos woofers =/ pesquisei MUITO aqui no forum sobre caixas de pw3, que sao parecidos.. e a media eh de uns 15 litros cada woofer... da pra usar isso ai nos over?

Editado por soranzo

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é o ponto, Arthur. Como a caixa é minuscula e selada o woofer excursiona muito pouco e não bate bobina. E como não vai aplicar nem a potência nominal não queima também.

Agora se for uma caixa selada recomendada que deve ter entre 10 e 15L o woofer não vai suportar tocar nem uns 150Hz e vai sobreexcursionar.

Caixa selada tem essa vantagem, chega num ponto que o falante não excurciona mais, já a dutada quanto mais baixa a frequência abaixo da sintonia mais o falante excursiona.

Mas só dei a ideia de colocar em caixa minúscula e sem corte pois ele não quer aplicar muita potência (e quer gastar pouco)...

Compartilhar este post

Link para o post

agora entendi amigo.. ^^

Editado por soranzo

Compartilhar este post

Link para o post

caso queira calcular o valor do capacitor... ta ai C= uF Fc= Hz Z = ohms

Formula:

C= [ 0,159 : (Fc x Z)] x 1000000

Editado por Miquim

Compartilhar este post

Link para o post

caso queira calcular o valor do capacitor... ta ai C= uF Fc= Hz Z = ohms

Formula:

C= [ 0,159 : (Fc x Z)] x 1000000

Bem lembrado e para ficar mais prático ainda use uma calculadora on-line:

http://www.the12volt.com/caraudio/crosscalc.asp#ccc

-> O diagrama existe na própria página do cálculo.

Ahh sim, como provavelmente não vai achar um valor de capacitor (valor comercial) exato de acordo com o cálculo, compre sempre com um corte acima.

Para isso, se for adotar os 150Hz, basta calcular alguns valores a mais (160, 170, 180 ou 200hZ), para ver se acha algum valor comercial.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem lembrado e para ficar mais prático ainda use uma calculadora on-line:

http://www.the12volt...osscalc.asp#ccc

-> O diagrama existe na própria página do cálculo.

Ahh sim, como provavelmente não vai achar um valor de capacitor (valor comercial) exato de acordo com o cálculo, compre sempre com um corte acima.

Para isso, se for adotar os 150Hz, basta calcular alguns valores a mais (160, 170, 180 ou 200hZ), para ver se acha algum valor comercial.

uma duvida aqui... um corte de 12db de 80 hz, seria mais ou menos igual um corte de uns 200 hz com capacitor? na pratica o falante se comportaria mais ou menos da mesma forma, visto que o corte12db é mais eficiente...

Compartilhar este post

Link para o post

Com capacitor tem que cortar mais alto , na casa dos 250hz

:legal:

Se possível, coloque capacitores (corte de 6db/oitava) com uma capacitância de 1/5 do desejado para melhorar a qualidade do conjunto ou melhor duas oitavas além da freqüência de corte que escolher. abraço

Compartilhar este post

Link para o post

:legal:

Se possível, coloque capacitores (corte de 6db/oitava) com uma capacitância de 1/5 do desejado para melhorar a qualidade do conjunto ou melhor duas oitavas além da freqüência de corte que escolher. abraço

certo.. qual capacitor me recomendaria??

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...