Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
blOom

Reforçando travamento de caixa já pronta, rola?

Recommended Posts

Tentarei ser breve!

Minha caixa tá com um leve vibramento no tampo traseiro. Como a caixa já tá pronta, resolvi fazer um reforço feito pelos luthiers, pra reforçar instrumentos sem aumentar demasiadamente o peso:

bracing.png

(eis um dos melhores violões do mundo!)

Enfim, essas barrinhas transversais evitam que o tampo vibre demasiadamente e talz...

...no trio, será que isso seria útil!

Sei que, como RUIM não vai ser, já mandei fazer as travessas coladas e BEM parafusadas na caixa! Quando tiver o resultado, posto pra vcs!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então.. mas a dele, ele fez um travamento foodaastico, praticamente segurando as quatro paredes da caixa!

Daí aquele SPL todo sem nenhuma perda! A caixa é uma ROCHA!

No caso do meu, não rola de fazer similar, pois a caixa já tá pronta, parafusada (já tenho ela a quase 1 ano)...

...porém, essa vibração na parte traseira dela, em altos volumes, me tira pelo menos 1db nos graves, certeza!

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz algo parecido com a câmara do falante nas minhas W-horn' s ficou muito bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Dá pra reforçar a caixa com algumas barrinhas de ferro no formato de "L" e fazer furos e parafusar elas nos cantos da caixa na parte interna.

Compartilhar este post

Link para o post

Dá pra reforçar a caixa com algumas barrinhas de ferro no formato de "L" e fazer furos e parafusar elas nos cantos da caixa na parte interna.

Isso que eu ia falar , sempre fiz isso nas minhas caixas por não conseguir com facilidade ($$$) MDF acima de 15mm.Usava para prender prateleira mesmo , mas da pra cortar umas cantoneiras e fazer...

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz com muitas travas não compromete a litragem? e outra qual a madeira usada MDF ou Compensado naval ?

Creio que todas as travas juntas não somem nem 1 litro!

Entre a perda do volume interno e a diminuição na vibração, é algo válido!

Não entedi bem!

Apesar de que, a maior bronca não está nos cantos! Mas no centro do tampo!

Compartilhar este post

Link para o post

eu já usei em compensado umas travas nos cantos e duas fileiras de prego e bastante cola uma pra tampa da caixa e oura pro reforço e fiz um x na tampa traseira infelizmente não tenho fotos, mas foi uma alternativa boa e a caixa ficou uma rocha. já pra mdf troca-se o prego por parafusos q fica bom e barato.

Compartilhar este post

Link para o post

eu já usei em compensado umas travas nos cantos e duas fileiras de prego e bastante cola uma pra tampa da caixa e oura pro reforço e fiz um x na tampa traseira infelizmente não tenho fotos, mas foi uma alternativa boa e a caixa ficou uma rocha. já pra mdf troca-se o prego por parafusos q fica bom e barato.

prego? tem alguem que usa prego??

rapaz.. aqui eh grampo e parafuso.. prego ninguem usa não..

eu pra garantir.. ja fiz minha caixa com chapa dupla de 18mm pra nao ter problemas de vibração..

Compartilhar este post

Link para o post

Como a minha atual caixa dos GTK era uma caixa para 4 UpGrade. Quando diminui ela fiz um reforço com compensado de 15mm x 6cm de altura no tampo superior.

Mesmo com o som no talo a caixa não vibra. Óbvio que se você colocar a mão vai sentir ela tremer né?!

Já vi uma caixa com 2 Cobras 5k de 15" andar dentro da mala só pela vibração das paredes. Imagina o quanto de db's estava perdendo :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

essas travas de madeira nao aumentam as ondas estacionarias?

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez ? mais a diferença é tão minima que usando MP3 é IMPOSSIVEL perceber a diferença.

@topic

Bloom acho que fica bom sim , mais faria com as pontar terminando em L pra parafusar nas tampa laterais.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa, vou fazer também, mas com filetes no sentido de guiar as ondas ate o duto no topo da caixa :legal:

Editado por Miquim

Compartilhar este post

Link para o post

De maneira alguma eu recomendo grampos em caixas. Talvez com parafuso fique um pouco melhor, mas não é legal.

Já tivemos exemplos de empresas de sonorização aqui da cidade e a caixa não segurou depois do primeiro evento e ainda por cima choveu nesse dia. Podem imaginar a satifação que os caras ficaram depois disso?

O prego ainda mantém maior rigidez da caixa em relação ao grampo, que tem mais profundidade mais superficial do que o prego.

O marceneiro que eu mando fazer minhas caixas, case para as mais diversas finalidades e olha que ele é marceneiro que faz caixas direto e não serviços diversos.

Raramente pega outro tipo de móvel.

Ele não usa nem parafuso (só prego) e nunca ninguém reclamou das caixas dele. Ele faz caixas para bandas, empresas de sonorização e tal.

No caso do Bloom cujo projeto é bem crítico (SDS 2.7 com cerca de 3000w na zurelha, rs rs), deve ser bem reforçada mesmo e de cara mandaria fazer com reforços e senão com chapas de madeira dupla.

Nem precisava mas mandei fazer uma caixa com reforços e lendo o livro do Vance, ele recomenda que os reforços não devem ser simétricos, ou seja, preso na metadade da altura e na metade da largura, mas tem de ser assimétricos, fora dos centro horizontal e vertical, justamente para evitar as ondas estacionárias tão bem citadas por um dos nosso colegas.

Se fosse o Bloom, tentaria ver se era possível retirar um das faces das caixas e teria mais liberdade para acrescentar os reforços.

O marceneiro em conjunto comigo, decidimos usar dessas madeiras que se faz telhado, aqui se chama de perna manca, mas como o Brasil é bem grande, pode ser que exista outra designação.

Essa madeira é bem resistente e pesada também. Ela é usada para a sustentação das ripas (seguram as telhas) e para fazer as treliças do telhado. Nessas casas de campos, é mais comum de ver.

Não precisa ter um perfil tão grande (acho que no máximo 3.5 x 3.5cm), já dá um bom travamento. Talvez retire de 1 a 3litros, desde que o projeto da caixa não seja tão crítico. Há falantes por exemplo, que pelo fato de aumentar ou retirar esse voluem, não altera sintonia da caixa (se BR).

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que todas as travas juntas não somem nem 1 litro!

Entre a perda do volume interno e a diminuição na vibração, é algo válido!

Não entedi bem!

Apesar de que, a maior bronca não está nos cantos! Mas no centro do tampo!

http://www.engenhariacivil.com/dicionario/mao-francesa é isso aqui que queria dizer.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tambem sempre pensei dessa forma, por isso sempre usei mdf acima de 18mm, mas quando a potencia é muita não tem jeito tem que ter um bom travamento pra não vibrar mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

eu pra garantir.. ja fiz minha caixa com chapa dupla de 18mm pra nao ter problemas de vibração..

Pois lhe digo e confirmo eu só uso prego e também só uso compensado 18 ou 20mm. dá trabalho mais acho mais confiável que grampo.

minha humilde opinião

Compartilhar este post

Link para o post

Não que prego não segure, mas com parafusos é bem mais seguro, uma caixa bem feita com parafusos + cola dificilmente vai trabalhar, ceder...

Compartilhar este post

Link para o post

Compensado de 36mm peso do caramba, vale mesmo a pena???

Se colocasse um de 18mm e na parte interna um de 10mm somando seria 28mm ficaria mais leve e traria um resultado atisfatório???

Compartilhar este post

Link para o post

Uso compensado reflorestado de 20mm ou naval de 15-18mm , vai muito bem e numca tive problemas com vibração.

O correto mesmo é usar uma boa cola , tipo cola Taco , os pregos servem apenas para segurar enquanto a cola não seca , acreditem depois de colado só na marreta .

No mdf não tem jeito , é parafuso e ponto , prego em mdf não rola .

Compartilhar este post

Link para o post

mdf = cola misturado com serragem e parafuso, NÃO passa nem tico d mosquito, fica VEDADÍSSIMO, ahshahhasas por dentro ainda da pra passar silicone nas juntas do mdf

Editado por ADILSONBP

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...