Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Alves

Volks apresenta carro que seria mais econômico do mundo: 111 km/l

Recommended Posts

Você é um estudante de engenharia e ainda está batendo prego na parede pra pendurar quadro?

Só por curiosidade, qual o método certo de pendurar quadro? :blink:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só por curiosidade, qual o método certo de pendurar quadro? :blink:

 

Para um engenheiro, é contratar um peão e mandar se virar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Só por curiosidade, qual o método certo de pendurar quadro? :blink:

 

Parafuso. A não ser que o quadro seja muito leve, com os rebocos atuais seu prego abre um rombo na parede e não segura.

 

Mas a analogia é pelo método arcaico mesmo.

 

Se a questão de massa fosse realmente determinante, hoje não teríamos coletes à prova de balas, por exemplo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

abre-acidente-fit.jpgHONDA FIT

 

 

ainterna_acidenterapida1.jpgPASSAT

 

 

ACIDENTE RIBAS CARLI AQUI EM CURITIBA!!!

 

Ano passado (acho) eu relatei aqui um acidente perto de casa... um audi A4 bateu na traseira de um Fit, em alta velocidade. O A4 tava apenas com amassados pequenos, faróis quebrados... mas o capu sequer estava dobrado, sinal que não houve grande recuo do painel frontal.

 

Já o FIT parecia que tinha sido cortado ao meio... simplesmente destruído, o banco traseiro estava na frente do carro, e a motorista foi pro hospital de helicóptero.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Pelo contrário.

 

Num automóvel menor, mais leve e de fabricação mais barata é muito mais fácil pensar em estruturas que distribuam a força de uma colisão, do que num monobloco de 1000kg, que, sozinho, já é muito caro pra se pensar numa aplicação dessas. Um guard rail consegue segurar um automóvel com 10, 20, 30x o seu peso. Você é um estudante de engenharia e ainda está batendo prego na parede pra pendurar quadro?

 

Do que adianta falar nisto e ver o Honda Fit eleito como uma opção segura, quando eu vi, pessoalmente, uma motorista de um que teve o carro INVADIDO por um Audi que sequer passou de meia dúzia de amassadinhos?

 

A tendência (quase imediata) em centros urbanos é a proibição de caminhões, pedágio para camionetes e veículos pesados com apenas um ocupante...

 

Não teremos uma coisa gradativa. Gradativo já deveria estar sendo. O paradigma é velho e, hoje, já se aproxima de TER que se tornar realidade quase que do dia pra noite.

Claro que é gradativo. Você acha que não existem estudos de colisão em um monobloco de 400kg?!

 

E guard-rail não conta. Em um acidente existem duas variáveis, célula intacta (não pode amassar o teto na sua cabeça) e desaceleração.

 

O peso conta MUITO na desaceleração, em um acidente contra outro carro. O carro de maior peso terá uma desaceleração menor e, por isto, sofrerá menos.

 

Só por curiosidade, qual o método certo de pendurar quadro? :blink:

Hoje em dia tem até gancho com dupla face da 3m que pendura... Eu ainda bato prego para quadro leve, parafuso com bucha especial para coisas mais pesadas (espelho, armário, suporte de TV). Eu não moro em dry-wall, apesar da parede ser ruim.

 

 

Parafuso. A não ser que o quadro seja muito leve, com os rebocos atuais seu prego abre um rombo na parede e não segura.

 

Mas a analogia é pelo método arcaico mesmo.

 

Se a questão de massa fosse realmente determinante, hoje não teríamos coletes à prova de balas, por exemplo.

Colete a prova de balas! Ta falando mer**... A massa do colete é a massa do colete + massa da pessoa enquanto a massa da bala é de... Deixa eu pensar, uns 10 gramas?

 

 

 

Ano passado (acho) eu relatei aqui um acidente perto de casa... um audi A4 bateu na traseira de um Fit, em alta velocidade. O A4 tava apenas com amassados pequenos, faróis quebrados... mas o capu sequer estava dobrado, sinal que não houve grande recuo do painel frontal.

 

Já o FIT parecia que tinha sido cortado ao meio... simplesmente destruído, o banco traseiro estava na frente do carro, e a motorista foi pro hospital de helicóptero.

Isso corrobora minha versão. Quanto pesa um fit, quanto pesa um audi!? Fora que o audi tem uma grande chance de ser blindado (adicione peso).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Colete a prova de balas! Ta falando mer**... A massa do colete é a massa do colete + massa da pessoa enquanto a massa da bala é de... Deixa eu pensar, uns 10 gramas?

 

Peraí engenheiro...

 

Quer dizer que você conta TODA a massa da pessoa? A ideia é que a bala empurre a pessoa, é isto?

 

Tem algum conceito errado aí... até pq a bala tem 10g, mas ela não te acerta com 10g...

 

Uma bala de fuzil que atravessa uma parede tem quanto então? uns 1500kg?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso corrobora minha versão. Quanto pesa um fit, quanto pesa um audi!? Fora que o audi tem uma grande chance de ser blindado (adicione peso).

 

Aqui em Brasília praticamente inexistem blindados. Pra vc ter uma ideia, procure por blindados usados à venda no DF... tem grande chance de não achar nenhum.

 

Sem falar que o Audi, se muito, tem 200kg a mais que o Fit.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém chama o Newton para ele explicar suas leis e que F = m.a.

 

Ah sim, e tiro nenhum faz a pessoa voar para trás como nos filmes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém chama o Newton para ele explicar suas leis e que F = m.a.

 

Ah sim, e tiro nenhum faz a pessoa voar para trás como nos filmes.

rpg.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse faz a pessoa explodir e voar por todos os lados, não faz voar somente para trás.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Aqui em Brasília praticamente inexistem blindados. Pra vc ter uma ideia, procure por blindados usados à venda no DF... tem grande chance de não achar nenhum.

 

Sem falar que o Audi, se muito, tem 200kg a mais que o Fit.

Fit: 1000kg

A4: 1500kg.

 

Como o que interessa é a proporção, 50% a mais.

Peraí engenheiro...

 

Quer dizer que você conta TODA a massa da pessoa? A ideia é que a bala empurre a pessoa, é isto?

 

Tem algum conceito errado aí... até pq a bala tem 10g, mas ela não te acerta com 10g...

 

Uma bala de fuzil que atravessa uma parede tem quanto então? uns 1500kg?

EXATO!

 

A ideia é sempre a massa total do sistema (considerando possíveis absorções no meio dele, mas complica um pouco a teoria)

 

Impacto conta a velocidade*massa! E tem o coeficiente de restituição que define a energia perdida neste impacto (por exemplo, dois carros batendo de frente eles podem acabar parados, podem acabar com um dos carros empurrando o outro, no caso de um carro de massa muito menor pode ser que apenas desacelere o grande)

 

A bala te acerta com um impacto considerável apenas por ter velocidade alta, mas você, com uma grande massa, mesmo sem velocidade é capaz de parar uma bala. A ideia do colete a prova de balas é evitar que a bala te perfure, tornando possível a absorção do impacto pelo corpo. Colete nenhum (sozinho) para uma bala. Se der um tiro em um colete sem ninguém estar vestido ele vai sair voando...

 

Atravessar parede é outra história... Primeiro pois a parede é dura, o que faz com que não absorva impactos direito (precisa absorver a energia da bala deformando, para evitar que fure...)

 

Por isso aço absorve melhor do que concreto, afinal ele deforma com o tiro, podendo até refleti-lo (um tiro de 22 em um tanque de guerra é capaz de nem deixar marca)

 

Voltando aos carros... O maior problema de diferenças consideráveis de massa é o seguinte. Supondo dois carros a 60km/h batendo de frente. Se um pesar 2000kg, outro pesar 1000kg vai ser como se o de 2000kg batesse a 40km/h e o de 1000kg batesse a 80km/h em um muro. (Por exemplo, não fiz conta, mas deve ser por ae). Percebe que peso conta MUITO em um acidente?

 

Edit: Continuando te ensinando (algo raro), o que o colete faz é distribuir a pressão da bala (muito alta, ela tem grande impacto aplicado em um ponto pequeno) em uma área maior (afinal o colete não perfura e acaba empurrando seu corpo em uma área grande, fazendo a pressão diminuir a ponto de não te causar danos sérios). MESMO assim uma pessoa que toma tiro de colete pode sair com a região no corpo roxa e dolorida... Mais uma prova de que o colete não para po*** nenhuma, só distribuir a pressão em um nível aceitável para seu corpo parar a bala.

Editado por John2012

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o que o colete faz é distribuir a pressão da bala (muito alta, ela tem grande impacto aplicado em um ponto pequeno) em uma área maior (afinal o colete não perfura e acaba empurrando seu corpo em uma área grande, fazendo a pressão diminuir a ponto de não te causar danos sérios).

 

Extamente.

 

A questão é que é sim possível um carro leve distribuir o impacto de forma a reduzir a absorção. Quem está dentro vai ser acelerado, mas não esmagado.

 

Por isto falei do colete.

 

De qualquer forma, se esta questão fosse TÃO crucial assim, Unos e Audis não poderiam circular na mesma pista, já que o Audi pesa quase o dobro do Uno ou do Ka. Caminhões só circulariam em vias rodeadas de guard rails.

 

A questão não é esta. Pequenas colisões de trânsito não são, nem de longe, o problema. E um city car deste não pegaria estrada, até pq passar do lado de uma carreta na contra-mão seria quase como virar uma pipa.

 

A ideia desse tipo de automóvel é o de, exatamente, virar um carro de uso estritamente urbano, que é o grande problema hoje em termos de poluição e espaço ocupado. Um carro curto como o Smart, por exemplo, pode DOBRAR a capacidade de um estacionamento. Cabem dois numa vaga, ocupando o espaço de um grande sedã.

 

Eu não pensaria duas vezes em pegar um carro de 400kg pra ir pro trabalho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ou você é engenheiro mecânico digno de Nobel ou acredita na conspiração das grandes empresas de petróleo com as montadoras de carro ou se acha mais capaz que engenheiros que projetam Mini, Smart e afins....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo contrário.

 

Se vc me disser que isto é um obstáculo à mesma engenharia que conseguiu colocar um humano no espaço e trazê-lo de volta...

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo contrário.

 

Se vc me disser que isto é um obstáculo à mesma engenharia que conseguiu colocar um humano no espaço e trazê-lo de volta...

Obstáculo para a engenharia não, temos na vanguarda tecnológica carros com autonomia "infinita" já, para uma indústria sim...

 

Se não contar veículos elétricos com painéis solares, temos nas universidades "carros" fazendo 600km/l....

 

Mas... Para a indústria, além do carro ter que ser comprovadamente seguro, leve (alumínio é MUITO mais caro que aço. Se for fazer estrutura com isso a diferença fica mais absurda ainda), com novas linhas de produção (trabalhar alumínio é diferente de aço) precisa ser competitivo...

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas qual é exatamente o problema com a segurança ao seu ponto de vista?

 

Pq acho que não estamos falando a mesma coisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas qual é exatamente o problema com a segurança ao seu ponto de vista?

 

Pq acho que não estamos falando a mesma coisa.

Segurança: Um carro muito leve, da ordem de 1/3 do peso de outros carros de rua podendo chegar a 1/4, significa que qualquer acidente DE FRENTE se tornará MUITO mais grave do que é, realmente. Isso é um empecilho para a segurança pois significa uma desaceleração muito brusca, necessitando de uma cabine muito mais rigída (considerando que qualquer acidente fica mais grave) além de mais itens de segurança como airbags a mais e tal... Isso se traduz em peso, o que opõe o princípio de leve. Carros muito leves tem problemas com acerto de suspensão. Um carro de 400kg está MUITO sujeito a variações. Pense, dois adultos representam quase metade do peso do carro! É como pegar um gol e colocar 5 pessoas + bagagem, o comportamento fica totalmente diferente, além do motor precisar ser calculado para um carro de 600kg.

 

Um motor pesa quanto? 60kg? Conjunto de rodas com pneu? Mais uns 50kg? Já bateu 110kg, faltando acabamento interno, bancos, estrutura, lataria, vidros, reforços, tanque de combustível...

 

Uma MOTO 800cc hoje em dia tem quase 300kg. E nem preciso falar das diferenças entre exigências estruturais de um carro e uma moto, principalmente no quesito segurança.

 

HOJE em dia pensar em um carro seguro, utilizável e produzível de 400kg é utopia. Não temos tecnologia para usar isso em larga escala.

 

Curiosidade, segundo o google trocar peças de aço por alumínio reduz 25% no peso. Ainda é impossível pegar um smart (de 800kg e seguro) e reduzir para menos do que 600kg, mesmo trocando tudo por alumínio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Segurança: Um carro muito leve, da ordem de 1/3 do peso de outros carros de rua podendo chegar a 1/4, significa que qualquer acidente DE FRENTE se tornará MUITO mais grave do que é, realmente. Isso é um empecilho para a segurança pois significa uma desaceleração muito brusca, necessitando de uma cabine muito mais rigída (considerando que qualquer acidente fica mais grave) além de mais itens de segurança como airbags a mais e tal... Isso se traduz em peso, o que opõe o princípio de leve. Carros muito leves tem problemas com acerto de suspensão. Um carro de 400kg está MUITO sujeito a variações. Pense, dois adultos representam quase metade do peso do carro! É como pegar um gol e colocar 5 pessoas + bagagem, o comportamento fica totalmente diferente, além do motor precisar ser calculado para um carro de 600kg.

 

Um motor pesa quanto? 60kg? Conjunto de rodas com pneu? Mais uns 50kg? Já bateu 110kg, faltando acabamento interno, bancos, estrutura, lataria, vidros, reforços, tanque de combustível...

 

Uma MOTO 800cc hoje em dia tem quase 300kg. E nem preciso falar das diferenças entre exigências estruturais de um carro e uma moto, principalmente no quesito segurança.

 

HOJE em dia pensar em um carro seguro, utilizável e produzível de 400kg é utopia. Não temos tecnologia para usar isso em larga escala.

 

Curiosidade, segundo o google trocar peças de aço por alumínio reduz 25% no peso. Ainda é impossível pegar um smart (de 800kg e seguro) e reduzir para menos do que 600kg, mesmo trocando tudo por alumínio.

 

Pense na proposta de uso URBANO. O mesmo uso que se dá pra uma Honda Biz, por exemplo.

 

Lataria... o que eu falei lá atrás. SEM lataria. Digamos aí uma estrutura de alumínio tipo rollcage (ou seja, cheia de travamentos internos) coberta com chapas de PET com carga de fibra de vidro, tecnologia já existente E viável.

 

Possível é sim. Um híbrido com 4 motores elétricos (um por roda, tecnologia já existente) permite correções de estabilidade, com ESP "nativo". Ou seja, falemos em convergência de tecnologias. O motor a combustão apenas gera energia (como em locomotivas) e o distribui aos motores.

 

Suspensão? Existem molas "barril" pra isto. Existem inúmeros meios de ter uma suspensão de carga variável.

 

Ou seja, nada é coisa do além. Possível é sim, plenamente. O quesito segurança... bem... você anda de moto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ando. E sei do risco associado.

 

Aí é que está. O risco SEMPRE existe.

 

Quem não desconfia disto é pq acredita em propaganda enganosa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...