Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Recommended Posts

Nióbio, o metal que só o Brasil fornece ao mundo. Uma riqueza que o povo brasileiro desconhece, e tudo fazem para que isso continue assim.

 

Recebemos do comentarista Mário Assis Causanilhas este artigo sobre o nióbio, sem a menção do órgão de comunicação, site ou blog de onde foi extraído. Por sua importância, decidimos postá-lo aqui na Tribuna da Imprensa, para conhecimento de nossos comentaristas e leitores. (Carlos Newton, editor do blog)

 

Júlio Ferreira

 

A cada vez mais no dia-a-dia, o tema é abordado em reportagens nas mídias escrita e televisiva, chegando a já ser alarmante. Como é possível que metade da produção brasileira de nióbio seja subfaturada “oficialmente” e enviada ao exterior, configurando assim o crime de descaminho, com todas as investigações apontando de longa data, para o gabinete presidencial?

 

Como é possível o fato do Brasil ser o único fornecedor mundial de nióbio (98% das jazidas desse metal estão aqui), sem o qual não se fabricam turbinas, naves espaciais, aviões, mísseis, centrais elétricas e super aços; e seu preço para a venda, além de muito baixo, seja fixado pela Inglaterra, que não tem nióbio algum?

 

EUA, Europa e Japão são 100% dependentes do nióbio brasileiro. Como é possível em não havendo outro fornecedor, que nos sejam atribuídos apenas 55% dessa produção, e os 45% restantes saíndo extra-oficialmente, não sendo assim computados.

 

Estamos perdendo cerca de14 bilhões de dólares anuais, e vendendo o nosso nióbio na mesma proporção como se a Opep vendesse a 1 dólar o barril de petróleo. Mas petróleo existe em outras fontes, e o nióbio só no Brasil; podendo ser uma outra moeda nossa. Não é uma descalabro alarmante?

 

O publicitário Marcos Valério, na CPI dos Correios, revelou na TV para todo o Brasil, dizendo: “O dinheiro do mensalão não é nada, o grosso do dinheiro vem do contrabando do nióbio”. E ainda: “O ministro José Dirceu estava negociando com bancos, uma mina de nióbio na Amazônia”.

 

Ninguém teve coragem de investigar… Ou estarão todos ganhando com isso? Soma-se a esse fato o que foi publicado na Folha de S. Paulo em 2002: “Lula ficou hospedado na casa do dono da CMN (produtora de nióbio) em Araxá-MG, cuja ONG financiou o programa Fome Zero”.

 

As maiores jazidas mundiais de nióbio estão em Roraima e Amazonas (São Gabriel da Cachoeira e Raposa – Serra do Sol), sendo esse o real motivo da demarcação contínua da reserva, sem a presença do povo brasileiro não-índio para a total liberdade das ONGs internacionais e mineradoras estrangeiras.

 

Há fortes indícios que a própria Funai esteja envolvida no contrabando do nióbio, usando índios para envio do minério à Guiana Inglesa, e dali aos EUA e Europa. A maior reserva de nióbio do mundo, a do Morro dos Seis Lagos, em São Gabriel da Cachoeira (AM), é conhecida desde os anos 80, mas o governo federal nunca a explorou oficialmente, deixando assim o contrabando fluir livremente, num acordo entre a presidência da República e os países consumidores, oficializando assim o roubo de divisas do Brasil.

 

Todos viram recentemente Lula em foto oficial, assentado em destaque, ao lado da rainha da Inglaterra. Nação que é a mais beneficiada com a demarcação em Roraima, e a maior intermediária na venda do nióbio brasileiro ao mundo todo. Pelo visto, sua alteza real Elizabeth II demonstra total gratidão para com nossos “traíras” a serviço da Coroa Britânica. Mas, no andar dessa carruagem, esse escândalo está por pouco para estourar, afinal, o segredo sobre o nióbio como moeda de troca, não está resistindo às pressões da mídia esclarecida e patriótica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cada notócia nova que leio é mais uma tristeza, pior ainda é que eu compartilho algo assim no meu facebook e ninguém se interessa em conhecer, mas se eu posto uma mulher pelada ou um carro legal, todo mundo olha...

 

 

Mas eu não desisti ainda de ter um país melhor, quem sabe um dia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade, é assunto antigo!

 

Mas, o que podemos fazer? --' complicado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Importante divulgar isso sempre! Afinal, "o mal só pode persistir enquanto se disfarçar de bem". A ignorância do povo no Brasil é que faz durar tanta desigualdade. Agora, parando de filosofar, apesar de estar no "geral" o em que essa questão do Nióbio se relaciona com automóveis? Raciocinemos. Quanto pagamos pelo litro da gasolina, quanto pagamos em peças de reposição, em pneus, nosso automóveis são caros, em outros países teríamos carros muito melhores. Assim, se o país tivesse menos corrupção, contrabando, se as riquesas do país revertessem em redução do custo de vida, no caso do Nióbio (favor ler o artigo ou olhar o video para entender melhor) se fosse explorado pelo Governo Federal e exportado a preços justos, o país teria milhoes, bilhoes a mais para investir no país, ganharíamos mais, teríamos menos stress, poderíamos trabalhar menos, e poderíamos ter coisas sem despertar inveja no outros, ou mesmo sem nos sentir mal por passar de carro ou bem vestidos por pessoas menos afortunadas.

 

Quem se interessa por automóveis, com o tempo, começa a se interessar por outros assuntos relacionados, faz parte do amadurecimento e do apredizado cultural.

Editado por fabcogo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

de qualquer forma pertence ao governo... Igual se vc encontrar petróleo em seu terreno, vira propriedade do governo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na realidade, se há uma exploração comercial, quem explora vende pelo preço que quer...

 

Até agora não entendi muito a controvérsia. As informações são muito desencontradas.

 

Se a exploração é permitida a empresas privadas, não entendo o pq da culpa do governo, corrupção, assalto às nossas riquezas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...