Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

silvinho

[GM Meriva] Um SQ Básico 100% D.I.Y.

Recommended Posts

Postado em (editado)

Este é um projeto por bem dizer, básico, não viso o máximo em qualidade, nem tão pouco participar de campeonatos, ou ter os melhores equipamentos possíveis. Apenas busco um som mais "interessante" para o dia-a-dia, coisa que um kit 2 vias já não proporciona a muito tempo. Vamos lá:

Carro: Meriva Maxx 1.8 - 2007

Itens já comprados e em mãos:

HU: Pioneer Deh-880Prs

TW: JL C5 (4Ohms)

Full: Tang Band W3-1318sa (8Ohms)

Woofer: Peerless SLS 6,5 (8Ohms)

Sub: Questo Audio 12" 2+2

24 Plugs RCA Nakamichi 24K

2 Terminais Garfo Nakamichi 24K

4 Plugs Banana Nakamichi 24K

4 Conectores para Banana/Garfo 24K (Binding Post)

Porta Fusíveis / Divisor Phoenix Audio

Bateria Aux 100A

Relê 40A para bateria auxiliar

Fotos de algumas das coisas em mãos

Itens a serem comprados:

2 SD600.4 (3-way dianteiro)

1 SD700.1 2Ohms (Sub)

Rolo de cabo Santo Angelo SC30 para fabricar os RCA

Cabo para todos os falantes e sub;

Bom, vamos por partes. Sei que 880Prs não faz 4-way, apenas 3-way, mas não atende o que será o meu sistema mas para isso bolei uma forma de "forçar" um 4-way sem grandes perdas.

Saída High: Ficará dedicada para o TW, já que os cortes possíveis são: HPF de: 1.25k—1.6k—2k—2.5k—3.15k—4k—5k—6.3k—8k—10k—12.5k (Hz)

Pretendo cortar em 8k se casar bem com o full já que até os 8k o full é bem linear.

Saída Mid: Ficará dedicada para o Full, já que os cortes LPF são possíveis nos mesmos valores do HPF da saída High, e os HPF são: 25—31.5—40—50—63—80—100—125—160—200—250 (Hz)

Pretendo deixar o full de 200 ou 250Hz até o TW, então deve ser 6,3K ou 8K provavelmente.

Saída Low: Aqui que entra a jogada de tentar forçar um 4-way. No caso, vou deixar ela em 250Hz LPF, e ela irá servir tanto para o sub como para o Woofer. No caso, vou mesclar junto com os cortes dos amplificadores (SD600.4 e SD700.1) já que ambos fazem corte LPF e HPF variáveis, para fazer o ajuste correto. Vou fazer Y na saída Low do player, e irei utilizar 1 bridge para cada um dos woofers (SD600.4) e o 700.1 100% dedicado para o sub, em 4ohms, algo na casa dos 560Wrms.

Os contras deste ajuste é que eu perco parte da regulagem de TA para os woofers, e principalmente, perco o ganho independente entre os woofers, para fazer casar direitinho o LD com o LE no banco do motorista. Porém, ao meu ver, isto tem mais influência nas altas frequências, que é aonde o full vai tocar, e nele eu tenho regulagens plenas sobre tudo. Perco também a regulagem de fase para o woofer e para o sub mas ainda assim, creio que será um sistema muito satisfatório. Posso tentar compensar a questão do ganho nos woofers com o duplo EQ de 16 bandas, isso já da um tapinha a menos no LE aonde deverá ser atenuado.

Antes que venham a me criticar, sim, irei fazer usando amplificadores SD, coisa que todos falam que não combinam em nada com um SQ, mas eu não busco o máximo e quero manter o custo baixo, e quero mostrar que é possível sim ter um som de qualidade utilizando classe D e nacional ainda por cima. Tenho vantagem por ser um sistema 4-way o que irá amenizar um pouco isso eu creio.

No decorrer do projeto irei postando as fotos e tudo o que está sendo feito e vou atualizando todos os links aqui no primeiro post para as fotos, assim não vou deixar posts reservados para postar as fotos. Será tudo corrido, e um tópico bem longo.

Etapa 1: Instalação da HU: Concluída - Ver fotos:

Etapa 2: Big 3: Em processo - Parte 1 - Parte 2

Editado por silvinho
Postado em

Etapa 1: Instalação da HU:

Aqui foi o começo, como veio o chicote do 880Prs, mesmo sendo um player praticamente novo, o chicote tava essa nhaca ai. Detalhe que a fiação estava invertida entre Direita e Esquerda. Como por enquanto vou ficar usando os falantes originais, resolvi refazer tudo nos conformes para não ter problemas. Apenas deixei o mute de fora porque odeio isso. Inclusive o fio de iluminação foi instalado, e detalhe, toda vez que abre-se a porta do motorista, o rádio ascende, e após 10seg quando a luz interna é apagada, o player também apaga. Apenas os dois botões giratórios que se iluminam. Chique demais.

DSC01360_zps15a6f0eb.jpg

DSC01361_zpsb032851a.jpg

DSC01362_zps4efd458b.jpg

DSC01364_zps12274516.jpg

DSC01366_zps440b3418.jpg

DSC01367_zps7256b330.jpg

DSC01369_zps1293967b.jpg

DSC01370_zps16ad57eb.jpg

DSC01371_zpsd6a29a68.jpg

DSC01237_zps51f95d1f.jpg

DSC01238_zps2cdf891c.jpg

DSC01239_zps01d1f1bb.jpg

Postado em (editado)

Já q está disposto a usar 3 amp`s, eu trocaria um dos seus 4 canais por um 2 canais + forte que tenha by-pass nos RCA, assim como nos Fosgates. Daí vc precisaria ligar apenas o RCA do amp Mono (curto de 1m) nesse By-pass do 2 canais. Dessa forma não precisa sacrificar o T.A. e não usa cabo Y

Low-> amp 2ch

Mid-> amp 4ch

High->amp 4ch

Ex de um amp q tem By-pass nos RCA`s (Pass Thru)

modulo-automotivo-rockford-fosgate-1000watts-rms-t1000-4-ad_MLB-F-3287706695_102012.jpg

Editado por Alex_84
Postado em

Agora, o início do Big 3.

Por enquanto, estou apenas fazendo o negativo. No caso, farei um pouco diferente de como a grande maioria está acostumado a fazer. Eu vou fazer uma "rede" de negativos. Sairão 2 cabos da bateria para o primeiro ponto, aonde um terminará ali, e o outro fará uma ponte para o segundo ponto de aterramento, do chassi, que por sua vez será ponte para o aterramento do motor. Estou fazendo isso apenas pelo fato de achar "interessante", nada pensado em melhor resultado, ou coisas do gênero.

As "pontes" serão feitas dentro dos terminais, ou seja, ambos os cabos ficarão dentro e serão soldados, ou seja, sem emendas e sem usar diversos terminais também. Por isso de fazer pontes entre os negativos.

DSC01246.jpg

DSC01247.jpg

DSC01248.jpg

DSC01250.jpg

DSC01252.jpg

DSC01255.jpg

DSC01256.jpg

DSC01257.jpg

DSC01258.jpg

DSC01259.jpg

DSC01260.jpg

DSC01261.jpg

Postado em

Já q está disposto a usar 3 amp`s, eu trocaria um dos seus 4 canais por um 2 canais + forte que tenha by-pass nos RCA, assim como nos Fosgates. Daí vc precisaria ligar apenas o RCA do amp Mono (curto de 1m) nesse By-pass do 2 canais. Dessa forma não precisa sacrificar o T.A. e não usa cabo Y

Low-> amp 2ch

Mid-> amp 4ch

High->amp 4ch

Sacrifico o TA sim, pois mesmo utilizando o TA em um by-pass, o módulo irá fazer a "média do sinal" a qual será atrasada por um dos lados, o qual trará uma resposta diferente para o sub. Como disse, eu quero fazer com amplificadores SD, para manter o baixo custo e utilizar um amplificador classe D nacional e de baixo consumo. Se eu for pegar um Fosgate da vida, o consumo será muito maior, e pelo fato de meus woofers serem 8ohms, eu teria que ter um módulo realmente muito parrudo em 4ohms para ter força e um bom headroom para eles. Não quero que nenhum ampli trabalhe no talo, e sim com muita folga.

Eu não vou usar cabo Y, eu vou fabricar os RCA, ou seja, nada mais será que fazer mais uma solda em cada fio. Não serão emendas, ou conexões a mais. As regulagens da forma que tu está falando serão exatamente as mesmas, a única coisa que pela tua forma, tira o "Y" do cabo original e faz um by-pass. TA e ganho se mantém exatamente os mesmos uma vez que serão feitos pelo player e não pelo amplificador.

Postado em

Fala Silvinho, estou gostando muito do que estou vendo. Pelo visto temos mais user caprichoso nos trabalhos. Estarei acompanhando pra ver o andamento deste projeto. Inicialmente , parabens.

• Upvote 1
Postado em (editado)

Cortou a laser os cabos ? rsrs , fiquei curioso , usou o que para cortar ?

Acompanhando!

Editado por P-mAV
Postado em

Fala Silvinho, estou gostando muito do que estou vendo. Pelo visto temos mais user caprichoso nos trabalhos. Estarei acompanhando pra ver o andamento deste projeto. Inicialmente , parabens.

Obrigado, sempre gostei de fazer com calma todas as coisas. E como não tenho pressa, e já tenho a HU instalada com os falantes originais (são triaxiais) da pra curtir um som enquanto isso.

Cortou a laser os cabos ? rsrs , fiquei curioso , usou o que para cortar ?

Acompanhando!

Laser? Que isso, bom e velho estilete. Nada de alicate pra ficar mascando os fios. Apenas ir passando aos poucos que vai tranquilo, da pra cortar perfeito e sem cortar nenhum "fiozinho".

Fiz uma guia com fita isolante para cortar reto e meti o estilete com muita calma, sem pressa.

Alex, eu já tive um P450.4 e vendi, sei como funciona o Pass Thru, o Carlos da SD comentou comigo, nada mais é que um Y interno no amplificador. Entendo eu, que essa "derivação" deve ser feita antes do sinal chegar no CI do ampli, assim tu mantem o sinal de entrada. Y por Y, prefiro muito mais manter o meu projeto, fazendo solda direto nos fios, economizo nos plugs RCA e é menos fios pra lá e para cá.

No mais, obrigado a todos.

Postado em

Muito massa, acompanhando.

Pretendo fazer meu carro todo DIY, já que a loja de renome da cidade vizinha fez um serviço pra lá de porco no carro de um amigo, além de ter cobrado uma fortuna.

Postado em

Muito massa, acompanhando.

Pretendo fazer meu carro todo DIY, já que a loja de renome da cidade vizinha fez um serviço pra lá de porco no carro de um amigo, além de ter cobrado uma fortuna.

Concordo, já vi loja de nome aqui na cidade isolar fios com fita crepe!!! Usar fio 1,5mm² saindo do módulo e tudo bonitinho, e emendando na fiação original do carro atrás do rádio.

Nunca levei carro meu em loja de som, e nunca irei levar na vida.

Postado em (editado)

Rapaz,

Se isso for um SQ básico, quero um basicão no meu carro, rsrsr.

Equipamentos top's.

Parabéns.

Obrigado.

Basico? basico é o meu hahahaha

Acompanhando!!

Respondendo a ambos, básico no sentido e não usar processador, cabo óptico, amplificadores AB, nada de alpine, focal, e afins...

São todos itens acessíveis, baixo custo, boa parte é usado (o 3way é 100% usado), mas foco na instalação para tirar o máximo de rendimento, tudo devidamente calculado e ajustado.

Editado por silvinho
Postado em

Concordo, já vi loja de nome aqui na cidade isolar fios com fita crepe!!! Usar fio 1,5mm² saindo do módulo e tudo bonitinho, e emendando na fiação original do carro atrás do rádio.

Nunca levei carro meu em loja de som, e nunca irei levar na vida.

Fizeram isto no meu Carro, exatamente da forma como Descreveu, quando fui desmontando e vendo a M e r d a que tinha sido feita, a raiva foi grande por pensar que paguei por isto!

Também tenho um tópico na galeria :legal:

Parabéns, acompanhando :legal:

Postado em

Fizeram isto no meu Carro, exatamente da forma como Descreveu, quando fui desmontando e vendo a M e r d a que tinha sido feita, a raiva foi grande por pensar que paguei por isto!

Também tenho um tópico na galeria :legal:

Parabéns, acompanhando :legal:

Eu vi o teu tópico. Pois é, é tenso essas lojas

Postado em

Pronto, terminei a primeira parte do cabo que será destinado ao negativo da bateria / chassi e motor do BIG 3:

Os mais antigos devem se lembrar, mas a solda foi feita novamente no fogão, porém dei o acabamento na micro retífica e com espaguete. Falta apenas fazer a última ponte.

DSC01374.jpg

DSC01375.jpg

DSC01376.jpg

DSC01377.jpg

DSC01382.jpg

DSC01384.jpg

DSC01385.jpg

DSC01386.jpg

DSC01387.jpg

DSC01388.jpg

DSC01389.jpg

DSC01391.jpg

DSC01392.jpg

Postado em

Silvio,

Já chegou a escutar os SDs 600.4 em kit, com este mesmo mesmo perfil seu?

O meu Fosgate deu problema e terei que voltar a usar os SD 250.2. Mas quando havia trocado o digital pelo AB, a diferença foi notória, quanto a suavidade, detalhamento e a qualidade dos médios e agudos, sou bem chato neste ponto.

E estou receoso em voltar a utilizá-los, mas como mudei o kit, antes era um Hertz, vou testar novamente.

Se puder me responder, fico grato.

Postado em

Silvio,

Já chegou a escutar os SDs 600.4 em kit, com este mesmo mesmo perfil seu?

O meu Fosgate deu problema e terei que voltar a usar os SD 250.2. Mas quando havia trocado o digital pelo AB, a diferença foi notória, quanto a suavidade, detalhamento e a qualidade dos médios e agudos, sou bem chato neste ponto.

E estou receoso em voltar a utilizá-los, mas como mudei o kit, antes era um Hertz, vou testar novamente.

Se puder me responder, fico grato.

Vamos por partes.

1º: Não ouvi o 600.4 em kit do mesmo perfil, até mesmo porque, existe modismos, principalmente na AF, e pessoal só busca Fosgate, Focal, JL, ARC, Hertz e afins para SQ. Quando falei ano passado em SD para SQ meteram a boca em mim que ia ficar lixo e não sei mais o que.

2º: O SD250.2 e SD600.4 são amplificadores 100% diferentes. Ambos são classe D, mas o projeto é 100% diferente. Não tem como fazer nenhum tipo de comparação entre eles. Pode ver o custo de um SD400.4 e um SD600.4 que tu verá, a diferença é muito grande, o tamanho do amplificador também, isso tem vários motivos, não só um aumento de 200W de potência.

3º: Um amplificador AB, consome muito mais energia que um D, e uma bateria de 100A não seria possível mais, além de ter menor força, o que trabalharia mais no limite, e normalmente tamanhos elevados, além de custo, o consumo como já foi dito, e principalmente, volta ao modismo de SQ no Brasil.

Novamente, querer comparar um amplificador D, nano como o 250.2, o qual nem de longe tem foco em uma resposta de qualidade, e sim apenas tocar um sistema de áudio com tamanho e consumo reduzidos, com outro classe D de projeto 100% distinto e principalmente, com um Fosgate classe AB é meio que sacanagem.

O SD 600.4 oscila em 400Hz pelo que a SD me informou, enquanto os nanos, oscilam acima disto. Todo amplificador classe D oscila.

Como eu disse, não busco o máximo, nem tão pouco custos elevados e quero dar um voto de confiança e mostrar que é possível fazer um som plenamente agradável e voltado para o SQ com amplificadores SD. Justamente por isto que estou com os 600.4 no projeto e não com o 400.4, por ser um projeto mais elaborado do 600.4, ele vai diminuir essa diferença entre o modismo de marcas que existe muito aqui ao meu ver.

Depende muito também de como está configurado o sistema, se é kit passivo, ativo, a faixa que o amplificador terá de amplificar também influencia, principalmente em questão de distorção por causa da sobreposição.

Postado em

O sub será colocado onde?

Eu preferia mesmo manter as tres vias activas ou a fazer as quatro vias faria entre médio e tweeter caso eles ficasse juntinhos porque isso vai ficar uma confusão tendo diferentes TA para cada woofer e o sub receber informaçao de dois TA diferentes..

Postado em

Vamos por partes.

1º: Não ouvi o 600.4 em kit do mesmo perfil, até mesmo porque, existe modismos, principalmente na AF, e pessoal só busca Fosgate, Focal, JL, ARC, Hertz e afins para SQ. Quando falei ano passado em SD para SQ meteram a boca em mim que ia ficar lixo e não sei mais o que.

2º: O SD250.2 e SD600.4 são amplificadores 100% diferentes. Ambos são classe D, mas o projeto é 100% diferente. Não tem como fazer nenhum tipo de comparação entre eles. Pode ver o custo de um SD400.4 e um SD600.4 que tu verá, a diferença é muito grande, o tamanho do amplificador também, isso tem vários motivos, não só um aumento de 200W de potência.

3º: Um amplificador AB, consome muito mais energia que um D, e uma bateria de 100A não seria possível mais, além de ter menor força, o que trabalharia mais no limite, e normalmente tamanhos elevados, além de custo, o consumo como já foi dito, e principalmente, volta ao modismo de SQ no Brasil.

Novamente, querer comparar um amplificador D, nano como o 250.2, o qual nem de longe tem foco em uma resposta de qualidade, e sim apenas tocar um sistema de áudio com tamanho e consumo reduzidos, com outro classe D de projeto 100% distinto e principalmente, com um Fosgate classe AB é meio que sacanagem.

O SD 600.4 oscila em 400Hz pelo que a SD me informou, enquanto os nanos, oscilam acima disto. Todo amplificador classe D oscila.

Como eu disse, não busco o máximo, nem tão pouco custos elevados e quero dar um voto de confiança e mostrar que é possível fazer um som plenamente agradável e voltado para o SQ com amplificadores SD. Justamente por isto que estou com os 600.4 no projeto e não com o 400.4, por ser um projeto mais elaborado do 600.4, ele vai diminuir essa diferença entre o modismo de marcas que existe muito aqui ao meu ver.

Depende muito também de como está configurado o sistema, se é kit passivo, ativo, a faixa que o amplificador terá de amplificar também influencia, principalmente em questão de distorção por causa da sobreposição.

Valeu pela resposta,

Em relação ao modismo, realmente existe e é bem forte por aqui, o que mais se encontra são pessoas indicando equipamentos que viram por fotos, ou ainda, nem sabe o que são.

Já no comparativo direto, não sabia que existia esta diferença enormes nos projetos, não pegando por base apenas o tamanho do amplificador, mas de forma geral, talvez isto compensasse esta sensação, ou até sanasse, a sensação da diferença entre um D e um AB.

Em relação ao Fosgate, não o comprei por modismo e realmente pela qualidade de audio, é um amplificador de 240 Wrms, mas que toca muito bem.

Agora, em relação à oscilação, não entendo muito bem já que sou analista de sistemas, mas o que uma oscilação mais alta ou baixa influencia diretamente na qualidade de um amplificador.

Se achar que estou desvirtuando o tópico, pode até me enviar um MP, mas achei o teu projeto interessante, tanto pela proposta, quanto pela estrutura que está sendo utiizadada.

Postado em

O sub será colocado onde?

Eu preferia mesmo manter as tres vias activas ou a fazer as quatro vias faria entre médio e tweeter caso eles ficasse juntinhos porque isso vai ficar uma confusão tendo diferentes TA para cada woofer e o sub receber informaçao de dois TA diferentes..

O sub será colocado no estepe em caixa selada de 38,4L brutos.

Sobre o TA, não será usado TA para o woofer. O pronto primordial em qualquer sistema, e o que mais se nota, é nas frequencias mais altas, ou seja Full e TW, então eles são os que precisam da maior precisão no sistema. Preciso de ajsute preciso de TA e ganho entre full e TW, ainda mais por serem componentes diferentes de marcas e sensibildiades diferentes.

Valeu pela resposta,

Em relação ao modismo, realmente existe e é bem forte por aqui, o que mais se encontra são pessoas indicando equipamentos que viram por fotos, ou ainda, nem sabe o que são.

Já no comparativo direto, não sabia que existia esta diferença enormes nos projetos, não pegando por base apenas o tamanho do amplificador, mas de forma geral, talvez isto compensasse esta sensação, ou até sanasse, a sensação da diferença entre um D e um AB.

Em relação ao Fosgate, não o comprei por modismo e realmente pela qualidade de audio, é um amplificador de 240 Wrms, mas que toca muito bem.

Agora, em relação à oscilação, não entendo muito bem já que sou analista de sistemas, mas o que uma oscilação mais alta ou baixa influencia diretamente na qualidade de um amplificador.

Se achar que estou desvirtuando o tópico, pode até me enviar um MP, mas achei o teu projeto interessante, tanto pela proposta, quanto pela estrutura que está sendo utiizadada.

Fato, sei da qualidade de fosgate e tudo mais, não foi com relação a isso que eu me referi, mas muitos pensam que SQ só se obtém utilizando estes modismos.

Sobre oscilação, não sei explicar a fundo, mas tem haver com instabilidades, oscilações mesmo.

Postado em

Só as frequencias subsónicas é que nao são direcionais, Os 250 ainda sao bastante importantes para o TA, eu diria que dos 80 para cima o é. Acho que é mais importante ter TA nos woofers do que nos tweeters por ex, se em sistema de duas vias já é assim quanto mais num sistema de 3 vias onde os tweeters só tocam a partir das 8k

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...