Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
BWernick

D.I.Y 4 6x9 numa camara isobárica

Recommended Posts

galera, o projeto não é meu, mas achei ele incrivel e gostaria de compartilha-lo!

e ai, alguem se arrisca em algo do genero?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

BP4.. tem uma camara central, dois subs de cada lado... a traseira do sub dá numa camara onde tem esses dutozinhos!

Pra ser isobárico, eles trabalham em pull-pull ou push-push.. ou seja, como se estivessem se "cancelando" ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, no vídeo mostra como é =D

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante... mas neste caso o cara deve ter retirado as torres com tweeterss... porém não rende horrores assim...

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante... mas neste caso o cara deve ter retirado as torres com tweeterss... porém não rende horrores assim...

não há torre de tweeters, são subs 6x9.

pra quem quiser dar mais uma olhada nos specs, eu achei bem interessante

http://www.oldschoolstereo.com/2012/02/old-school-polk-audio-c4-subwoofer.html

quem sabe uma hora não faço algo semelhante com 4 de 8" que tenho jogados aqui

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, eu já ouvi falar muito desse lance de subwoofers isobáricos, e apesar de nunca ter visto um sistema desse tocando, o que eu sei é que o rendimento acaba ficando bem abaixo do esperado - afinal, precisa-se aplicar potência pra mover 2 subwoofers, que, no final das contas, estão deslocando o mesmo volume de ar.

Ou seja, a maior vantagem de usar 2 subwoofers - o dobro de superfície de cone - é perdida. Talvez seja um design interessante pra uma época em que as "aranhas" centralizadoras e as suspensões não eram tão resistentes, os motores mais fracos, enfim... Hoje temos subwoofers que excursionam tanto, com suspensões/aranhas tão elásticos e motores tão fortes, que não vejo vantagem em ter um subwoofer "ajudando" o outro.

Editado por Transeunte

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, eu já ouvi falar muito desse lance de subwoofers isobáricos, e apesar de nunca ter visto um sistema desse tocando, o que eu sei é que o rendimento acaba ficando bem abaixo do esperado - afinal, precisa-se aplicar potência pra mover 2 subwoofers, que, no final das contas, estão deslocando o mesmo volume de ar.

Ou seja, a maior vantagem de usar 2 subwoofers - o dobro de superfície de cone - é perdida. Talvez seja um design interessante pra uma época em que as "aranhas" centralizadoras e as suspensões não eram tão resistentes, os motores mais fracos, enfim... Hoje temos subwoofers que excursionam tanto, com suspensões/aranhas tão elásticos e motores tão fortes, que não vejo vantagem em ter um subwoofer "ajudando" o outro.

Lembre que com a isobárica, como o VAS é reduzido, a caixa precisa de exatamente METADE do volume pra produzir o mesmo SPL! Porém, vc usa 2 subs, alimenta 2 subs, ocupa 50% do espaço de 1 sub e o SPL é de 1 sub! Há quem garante que ganha nas baixas também, mas depende do caso!

Compartilhar este post

Link para o post

Lembre que com a isobárica, como o VAS é reduzido, a caixa precisa de exatamente METADE do volume pra produzir o mesmo SPL! Porém, vc usa 2 subs, alimenta 2 subs, ocupa 50% do espaço de 1 sub e o SPL é de 1 sub! Há quem garante que ganha nas baixas também, mas depende do caso!

Perfeito, realmente o ganho é de precisar de metade o "ar", afinal em metade do movimento um subwoofer serve como "suspensão" pro outro.

Como eu mencionei, acho que entrou em desuso porque os subs evoluiram... dentre os atuais, veja o Pioneer T2 (12" com 1000W RMS) tem só 13,6L de Vas.. imagine usar 2 em configuração isobárica: na caixa "ideal" provavelmente mal caberia a própria carcaça dos subs.. rs

Editado por Transeunte

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...