Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
andrevm

SQ de entrada com ótimo custo x benefício

Recommended Posts

Colegas,

Permitam-me compartilhar com vocês o novo sisteminha SQ que instalei no carro da mamãe...gostei muito do resultado e acredito que seja uma ótima sugestão para quem procura "custo x benefício" e precisa de espaço. O valor total do set ficou abaixo dos R$1500 e o som me agradou bastante. Assim como muitos aqui do fórum, eu estava curioso para conhecer subwoofer de 8" da NAR Audio e arrisquei a compra...não me arrependi! O subzinho manda muito bem e preencheu o Fox com aquele som característico dos subs NAR que a maioria por aqui aprecia. O kit 2 vias JBL também me impressionou pelo preço...som muito cristalino e agudos suaves com os tweeters atenuados em -6db. Confiram os detalhes do set, algumas fotos e um vídeo do set em ação:

Head Unit

Pioneer DEH-6300UB

http://www.pioneerelectronics.com/PUSA/Car/CD-Receivers/DEH-6300UB

Amplificador

Rockford Fosgate Punch 4.6x

http://pt.scribd.com/doc/8547128/Manual-Rockford-Fosgate-23-26x-and-46x-Ampli...

Kit 2 vias

JBL GTO-608C (6")

http://www.jbl.com/PT-BR/Products/Paginas/ProductDetails.aspx?PID=GTO608C

Subwoofer

NAR Audio 0804-SW-2 (8" em caixa selada de 10 litros)

http://naraudio.com.br/component/virtuemart/sub-woofer/nar-audio2012-08-15-19...

Cabos RCA

Knukonceptz Karma SS 4 canais/4 metros

http://www.knukonceptz.com/productDetail.cfm?prodID=KARSS4.4M

Cabos power

Knukonceptz Kolossus Flex 4 Gauge

http://www.knukonceptz.com/productDetail.cfm?prodID=KFX4BK

Porta fusível

Knukonceptz In-Line Mini-ANL

http://www.knukonceptz.com/productDetail.cfm?prodID=FH-44

Fotos:

8261725102_ccac472cf0_c.jpg

8261724980_0cff685f5f_c.jpg

8260654469_d5cfa81055_c.jpg

8261724634_cd80492a00_c.jpg

8261724794_4aa6cd42f3_c.jpg

8260654055_d948e11c7d_c.jpg

8260654211_b57f55d073_c.jpg

8261723692_50ef796b0a_c.jpg

8260653343_c96325f6bf_c.jpg

8260653525_4b8fdd23e2_c.jpg

8261723196_fd09fb9925_c.jpg

8261723004_9e865c308f_c.jpg

8261722784_85219a9c49_c.jpg

8260652629_6715133db9_c.jpg

Vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=Fiy_mdrgppo

Espero que gostem! Sintam-se à vontade para comentar, sugerir e criticar!

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo sistema!

Set simples e eficiente! Meu primeiro set era parecido, player Pioneer da época, 4.6x e sub NAR-1.

Compartilhar este post

Link para o post

òtimo CxB. me diz uma coisa: como se comportam o mid e o tw desse jbl? mid é acornetado, desce bem? tw se sobressai demais, tem que atenuar, é metalico...estava pensando em pegar um desse no py, ta bem barato lá.

Compartilhar este post

Link para o post

òtimo CxB. me diz uma coisa: como se comportam o mid e o tw desse jbl? mid é acornetado, desce bem? tw se sobressai demais, tem que atenuar, é metalico...estava pensando em pegar um desse no py, ta bem barato lá.

"agudos suaves com os tweeters atenuados em -6db"

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu galera! Só tive esse final de semana para instalar e ouvir um pouco do set (moro em outra cidade), portanto, não posso dar muitos detalhes ainda. Quanto ao kit 2 vias, a primeira impressão é boa...a voz é muito presente e, inicialmente, os tweeters se sobressaíram e ficam cansativos, mas com a atenuação de -6db eu fiquei satisfeito...não chegam a ser SUAVES, mas não incomodam e mid e tweeter ficaram bem equilibrados entre si. Tive a impressão que os tweeters descem mais que os do meu kit Helix E62C, o que me deu a sensação de um palco mais alto, com a voz vindo de frente...provavelmente, o corte do JBL é mais baixo. O midbass é difícil julgar pelas condições (porta sem tratamento)...os médios são muito presentes, mas acho que não chegam a ser "acornetados". Quanto aos médio-graves e graves ficaram um pouco ausentes pq a porta do Fox é ruim pra som e não fiz nenhum tipo de tratamento...seria injusto fazer qualquer comparação com o meu midbass Helix na porta do Polo, que é OUTRA coisa. De maneira geral, eu fiquei muito satisfeito com o JBL...considerando que ele custa quase a metade do Helix E62C, apresentou uma relação custo x benefício bem mais interessante.

Editado por andrevm

Compartilhar este post

Link para o post

Fala André!!!

Cara projeto simples e eficiente! Show de bola! Parabéns

Agora me diz, o que achou do sub? como ele se comporta nessa caixa selada de 10 litros, toca forte? pq estou em dúvida entre o NAR 8" e o de 10"...

Abrass

Compartilhar este post

Link para o post

só faltou dizer qual é o cabo speaker

se não pedir muito, detalhe os custos tb

Esqueci! :pirou:

Nos cabos dos falantes eu dei uma economizada e utilizei os nacionais Tiaflex de 2,5mm que eu já tinha guardado em casa.

Vamos aos custos:

Pioneer DEH-6300UB: R$300 (aproximadamente, comprado no Paraguai há mais tempo)

Amp RF 4.6x: R$300 (usado, único dono, nunca fuçado, lacre de garantia de 1998)

Kit 2 vias JBL GTO608C: R$300

Subwoofer NAR Audio 0804-SW-2: R$170

Caixa selada em MDF 15mm: R$60

Cabos RCA Knukonceptz Karma: R$50

Cabos Power Knukonceptz Kolossus 4 gauge: R$60

Cabos Speaker Tiaflex 2,5mm: (não sei dizer, estavam guardados há muito tempo)

Porta fusível Knukonceptz: R$20

Total: R$1260

Considerando os cabos Tiaflex e o frete de alguns componentes, gastamos em torno de R$1350.

Compartilhar este post

Link para o post

Que sirva de exemplo pr quem quer fazer um set de baixo custo

Eu só substituiria o player por um Sony, e não conheço esses cabos Tiaflex, mas li que são legaia pra um set de entrada

Parabéns

Compartilhar este post

Link para o post

Fala André!!!

Cara projeto simples e eficiente! Show de bola! Parabéns

Agora me diz, o que achou do sub? como ele se comporta nessa caixa selada de 10 litros, toca forte? pq estou em dúvida entre o NAR 8" e o de 10"...

Abrass

Valeu Leo!

Eu gostei bastante do sub! Tenho o NAR 10SW2 de 10" 180w no Polo, mas sabemos que um comparativo entre subs diferentes em carros diferentes não seria muito fiel...prefiro não entrar nos detalhes pra não falar besteira, mas o resultado do NAR de 8" no Fox foi bastante satisfatório. A diferença que percebi foi principalmente na pressão sonora, maior no de 10", obviamente. Musicalmente, achei bem parecidos...ambos são ótimos. Se a sua prioridade é qualidade e não pressão (e não tem um carro grande), vale a pena o de 8" devido ao espaço ocupado...minha caixa ocupa umas 4 vezes o espaço dessa que fiz pro Fox, e o resultado ficou bem parecido. Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Que sirva de exemplo pr quem quer fazer um set de baixo custo

Eu só substituiria o player por um Sony, e não conheço esses cabos Tiaflex, mas li que são legaia pra um set de entrada

Parabéns

Hoje eu compraria um Kenwood eXcelon KDC-x495...depois que comprei o meu não consigo mais pensar em outro pelo fato de ser o que equilibra melhor a qualidade de áudio e a usabilidade/conectividade e navegação USB. O Pioneer é bom de usar (não tanto quanto o Kenwood), mas não é tão bom no áudio. Clarion e Alpine são excelentes no áudio, mas um lixo para usar. O Kenwood tem um bom áudio e é excelente para usar...é o único no qual consegui conectar um HD de 200gb e navegar nas pastas tranquilamente, muito prático.

Compartilhar este post

Link para o post

Finalmente alguém q ao invés de aparecer perguntando sobre um set com bom CxB (quase ñ tem tópico assim... [^] ), preferiu mostrar! Parabéns! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu galera! O estímulo foi exatamente o ótimo resultado alcançado com um investimento relativamente baixo...acho difícil um set SQ tocar tão bem por menos dinheiro do que foi investido neste. Já estou indicando pra um amigo e recomendo a todos que querem algo nessa linha, porém, conforme o CristianoLO sugeriu, compensa trocar esse HU Pioneer por um Sony ou Kenwood eXcelon dos mais simples...

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei.

Quando quiser dar um up, trate as portas, dá uma boa encorpada no médio grave e nas percussões em geral.

Pra testar se o mid gritando muito, acornetado, sei lá como chamam, eu gosto de usar since i've been loving you do led zeppelin por causa da voz e da guitarra.

A guitarra e a voz não devem estar estridentes no refrão, mesmo em um volume alto (empolgante, não ensurdecedor e distorcido).

Se tiver acesso à um RTA, ajuda... só passar um pinky noise (aquele chiado irritante). Eu usei o aplicativo da JL pra iphone/ipod touch, quebra um galhão.

Compartilhar este post

Link para o post

amigo ta de ´ parabéns.

só uma duvida? por que você não colocou a tweeter no lugar original da coluna?

Compartilhar este post

Link para o post
acho difícil um set SQ tocar tão bem por menos dinheiro do que foi investido neste.

ahhhh se todos que pedem dica pensassem assim... daqui a pouco vão estar pedindo "como eu monto um set SQ com R$500?" rsrsrs

como eu sempre digo: dá pra seguir os princípios do SQ, mas nem sempre chegar no resultado

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei.

Quando quiser dar um up, trate as portas, dá uma boa encorpada no médio grave e nas percussões em geral.

Pra testar se o mid gritando muito, acornetado, sei lá como chamam, eu gosto de usar since i've been loving you do led zeppelin por causa da voz e da guitarra.

A guitarra e a voz não devem estar estridentes no refrão, mesmo em um volume alto (empolgante, não ensurdecedor e distorcido).

Se tiver acesso à um RTA, ajuda... só passar um pinky noise (aquele chiado irritante). Eu usei o aplicativo da JL pra iphone/ipod touch, quebra um galhão.

Valeu pelas dicas, Murillo. Quando possível, farei o teste do Led Zeppelin que vc sugeriu. Não to ligado no RTA, do que se trata?

Compartilhar este post

Link para o post

amigo ta de ´ parabéns.

João, a ideia era instalar no lugar original, mas o espaço é ridículo...o tweeter do Fox tem menos de 1cm de profundidade enquanto o JBL é parrudinho...quando desmontei a coluna vi que não teria a menor chance de caber. O lado bom é que os tweeters ficaram mais bem direcionados dessa forma.

Compartilhar este post

Link para o post

amigo ta de ´ parabéns.

com certeza pelo direcionamento...

Compartilhar este post

Link para o post

João, a ideia era instalar no lugar original, mas o espaço é ridículo...o tweeter do Fox tem menos de 1cm de profundidade enquanto o JBL é parrudinho...quando desmontei a coluna vi que não teria a menor chance de caber. O lado bom é que os tweeters ficaram mais bem direcionados dessa forma.

e eu que pensava que ali vinha um baita tweeter original! :o vi uma coluna da saveiro desmontada, e parecia ter ate uma 1tw1.

Compartilhar este post

Link para o post

RTA é uma sigla pra Real Time Analyser

Ele faz um gráfico (igual de um equalizador) sobre o que está sendo tocado. E o pinky noise é um ruído que toca todas as frequencias ao mesmo tempo na mesma intensidade. Assim, voce pode atenuar as frequencias que aparecem com picos no gráfico do RTA (se for por volta de 1khz a 2khz, que era no meu caso, a guitarra fica muito extridente no solo daquela música, a voz também, quando o robert plant sobe muito). O interessante é a reposta estar plana, sem picos nem vales, os vales são mais complicados de resolver.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...