Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Recommended Posts

Postado em (editado)

Eu morava em São Paulo, na Vila Matilde e após casar em janeiro deste ano, me mudei para Campinas. Passado alguns meses, eu na rodovia de boa e acende a luz de injeção e o carro falhou um pouco, mas logo ficou normal, mas com a luz de injeção acesa acusando algo de errado.

O consumo ficou elevado, o normal dela é 9,5km/l cidade e logo começou a ficar em 5km/l; procurei diversos mecânicos pra passarem o Scanner no meu carro...

Nenhum quis apenas conectar o Scanner no carro, todos queriam tirar um $$$ a mais, alguns queriam limpar bicos, trocar velas etc... :pirou: outros dizendo que o carro estava fora de ponto e que deveria trocar a correia dentada... :banghead sendo que eu mesmo faço a maioria das manutenções de meus carros em casa mesmo.

Enfim... Meu problema era Sensor MAF apenas (ainda era original de fábrica - 12 anos)

Eu partilho da idéia que achar um BOM Mecânico e Pedreiro são missões quase impossíveis...

Me arrisquei e comprei pelo ML o Scanner ELM 327 OBD II. Tive alguns problemas em configurar a porta do Notebook, e tbm de descobrir que os carros da Fiat não se comunicam com a maioria dos Programas de Scanner gratuitos da internet; então através de um usuário do Clube do Marea, consegui o Aplicativo da Fiat!

Meu carro é 2.4 20v e usa injeção Bosch ME 3.1 e este motor só existiu aqui no Brasil, nos outros países a Marea é 2.0 20v mas com a mesma injeção da 2.4 brasileira, por isto no software preciso achar a versão que utiliza a mesma central.

3g83.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Nesta foto eu ainda não havia configurado o idioma corretamente.

Quem tiver a fim de comprar um deste pode mandar bronca, pois funciona perfeitamente!

Vc consegue ver qual sensor está com defeito, testar outros sensores, ver gráfico de funcionamento do motor, ver a KM real do veículo, apagar erros, etc!

Editado por Baboo
Postado em

Quando instalar sua caixa na Blazer, utilize ela sem manta, e depois coloque a manta e sentirá uma pequena mas notável diferença.

ja instei!!!!!!!! mas acho que vou mudar a caixa!!!!unu4enyr.jpg

ficou com cara de "trio eletrico"!!!!!

enviado do S3 do único hetero HOMEM do fórum

Postado em

Eu morava em São Paulo, na Vila Matilde e após casar em janeiro deste ano, me mudei para Campinas. Passado alguns meses, eu na rodovia de boa e acende a luz de injeção e o carro falhou um pouco, mas logo ficou normal, mas com a luz de injeção acesa acusando algo de errado.

O consumo ficou elevado, o normal dela é 9,5km/l cidade e logo começou a ficar em 5km/l; procurei diversos mecânicos pra passarem o Scanner no meu carro...

Nenhum quis apenas conectar o Scanner no carro, todos queriam tirar um $$$ a mais, alguns queriam limpar bicos, trocar velas etc... :pirou: outros dizendo que o carro estava fora de ponto e que deveria trocar a correia dentada... :banghead sendo que eu mesmo faço a maioria das manutenções de meus carros em casa mesmo.

Enfim... Meu problema era Sensor MAF apenas (ainda era original de fábrica - 12 anos)

Eu partilho da idéia que achar um BOM Mecânico e Pedreiro são missões quase impossíveis...

Me arrisquei e comprei pelo ML o Scanner ELM 327 OBD II. Tive alguns problemas em configurar a porta do Notebook, e tbm de descobrir que os carros da Fiat não se comunicam com a maioria dos Programas de Scanner gratuitos da internet; então através de um usuário do Clube do Marea, consegui o Aplicativo da Fiat!

Meu carro é 2.4 20v e usa injeção Bosch ME 3.1 e este motor só existiu aqui no Brasil, nos outros países a Marea é 2.0 20v mas com a mesma injeção da 2.4 brasileira, por isto no software preciso achar a versão que utiliza a mesma central.

Nesta foto eu ainda não havia configurado o idioma corretamente.

Quem tiver a fim de comprar um deste pode mandar bronca, pois funciona perfeitamente!

Vc consegue ver qual sensor está com defeito, testar outros sensores, ver gráfico de funcionamento do motor, ver a KM real do veículo, apagar erros, etc!

Baboo esse scan funciona em qq carro? especificamente honda 95

Vc pegou o BT, wifi ou USB?

Abrçs :legal:

Postado em

Baboo esse scan funciona em qq carro? especificamente honda 95

Vc pegou o BT, wifi ou USB?

Abrçs :legal:

Pesquisa no Honda Club se teu carro é VAG Com ou ELM, pois sei que maioria dos carros acima de 96 são ELM. O meu é USB+ Wi-fi pra usar no iPhone

Postado em

Pesquisa no Honda Club se teu carro é VAG Com ou ELM, pois sei que maioria dos carros acima de 96 são ELM. O meu é USB+ Wi-fi pra usar no iPhone

Valeu!

Vou dar uma pesquisada la.

:legal:

Postado em

Já trocou? Eu acompanho o canal do ADG e pelo o que ele comenta, este sensor custa uma bica.

Postado em (editado)

Já trocou? Eu acompanho o canal do ADG e pelo o que ele comenta, este sensor custa uma bica.

O ADG viaja nos preços, ele era do Clube do Marea, mas dava muito de sabichão por lá...

Ele diz em algum vídeo dele que a MAF da marea custa R$3.000,00

Esta peça é a mesma pra Audi A3/A4, Passat 1.8T, Golf Gti 1.8T, Marea e alguns outros carros.

Se vc pegar um catálogo verá que diversas peças dos carros são a mesma de outros.

A MAF original na Fiat R$900,00, a mesma peça bosch em loja de auto-peças R$470,00.

Comprei uma paralela por R$140,00 e ta funcionando normal desde março!

Editado por Baboo
Postado em

O ADG viaja nos preços, ele era do Clube do Marea, mas dava muito de sabichão por lá...

Ele diz em algum vídeo dele que a MAF da marea custa R$3.000,00

Esta peça é a mesma pra Audi A3/A4, Passat 1.8T, Golf Gti 1.8T, Marea e alguns outros carros.

Se vc pegar um catálogo verá que diversas peças dos carros são a mesma de outros.

A MAF original na Fiat R$900,00, a mesma peça bosch em loja de auto-peças R$470,00.

Comprei uma paralela por R$140,00 e ta funcionando normal desde março!

É o que eu desconfiava. Não tem como negar que ele entende muito de Marea, mas ele é o tipo de pessoa que só vê as coisas de duas maneiras: o jeito dele ou o jeito errado. Eu acompanho o canal pois ele comenta alguns vícios de manutenção, mas quando ele começa com aquela gordisse de falar "faca na caveira", desligo o computador e vou dormir. Sem falar de atitudes boçais de ficar criticando clientes por exemplo que levam as próprias peças para a manutenção

Postado em

Ele ganha em cima das peças! O cara colocou um video que vai comprar uma BMW 0km, e direto vai para os EUA, com uma oficina pequena...

Imagina o valor do trampo dele.

Postado em

a MAF da 2.o T não custa quase isso? pelo menos comprada na concessionária sim

Paga isso quem é besta... No próprio CDM tem gente vendendo em um valor bem mais em conta.

Postado em

Pessoal sei que estou devendo muitas fotos de como esta o andamento do projeto...

Mas ja instalei o player, amp mono e o sub JL

A melhor posicão que encontrei e que me rendeu melhores subgraves foi com o Sub voltado pra frente do carro, mas mesmo assim a tampa do PM vibra muito e a placa parece que vai voar longe!

Retrovisor interno e externos tremendo mais que tudo, e no transito o pessoal olhando feio pra mim por causa do grave...

E isto tudo com os teóricos 500rms@4ohms do BBuster!

Tive problemas com o MegaCapacitor SSL 10f...

O mesmo parece estar em curto, testei com um fusivel entre o borne + e cabo positivo e o fusivel queima no mesmo instante e com o som Desligado.

Desmontei ele e nao vi nada errado...

Comprei no PY e nunca usei.

Alguma dica???

Postado em

Pessoal sei que estou devendo muitas fotos de como esta o andamento do projeto...

Mas ja instalei o player, amp mono e o sub JL

A melhor posicão que encontrei e que me rendeu melhores subgraves foi com o Sub voltado pra frente do carro, mas mesmo assim a tampa do PM vibra muito e a placa parece que vai voar longe!

Retrovisor interno e externos tremendo mais que tudo, e no transito o pessoal olhando feio pra mim por causa do grave...

E isto tudo com os teóricos 500rms@4ohms do BBuster!

Tive problemas com o MegaCapacitor SSL 10f...

O mesmo parece estar em curto, testei com um fusivel entre o borne + e cabo positivo e o fusivel queima no mesmo instante e com o som Desligado.

Desmontei ele e nao vi nada errado...

Comprei no PY e nunca usei.

Alguma dica???

Parabéns pelo projeto.

Você fez a carga do capacitor antes de ligar ele no sistema? Pois quando ele está descarregado ele se comporta como um curto-circuito.

http://autosom.net/artigo.asp?cod=74

[]'s

Postado em

Parabéns pelo projeto.

Você fez a carga do capacitor antes de ligar ele no sistema? Pois quando ele está descarregado ele se comporta como um curto-circuito.

http://autosom.net/artigo.asp?cod=74

[]'s

Valeu!!!

Cara, eu abri o MC novamente e por incrível que pareça, os terminais + e - estavam encostando na carcaça cromada... Isolei os mesmos com isolante e funcionou uma Blz!!!

Carreguei ele com uma lâmpada de 21w, demorou pouco mais de 2 minutos para chegar na voltagem da bateria.

Já aproveitei, e desliguei (plugue) os Leds do MC, estava muito Xuning e deixei apenas o voltímetro ligado.

Postado em

Amigos, logo logo postarei mais fotos, mas não o projeto não teve muitas mudanças... :(

Esta a seguinte configuração atual:

Bateria 80a/h

Cabo positivo 50mm 5metros

Negativo 35mm 1metro

Remote 6mm

Player Pioneer 5080ub

2 fulls 5x7" originais (um lixo)

2 tweeters no painel (originais do carro, até que são bonzinhos)

Tudo ligado na saída amplificada do Player e com corte Hi-pass 100hz

Amplificador BBuster 4500D

RCA Monster 201xln

Subwoofer JL áudio 12W6

Caixa 46L brutos e duto 4" x 28cm Fs38,71hz

O que falta instalar (já possuo)

Megacapacitor SSL 10Farads

Big 3 com Cabos de 70mm

Segundo passo:

Manta asfáltica nas 4 portas e Feltro por dentro dos acabamentos (tampas) das portas

Manta e Feltro no Teto

Terceiro passo:

Elaborar e construir os pezinhos selados

Construir a fixação AJUSTAVEL dos vasinhos dos Fulls Vifa que ficarão sob o painel, assim vou regulando conforme quiser, e não fico preso a uma única posição.

Quarto passo:

Construção dos RCAs

Elaboração e Construção dos Crossover dos Mid-Bass e Full-Ranges

Quinto Passo (TALVEZ...):

Substituir o 12W6 por 2 Kicker S15L5 em caixas seladas; estes já possuo, mas fico com receio do resultado não ser tão bom em selada e com apenas 1.500rms do Bbuster.

Quem tiver opiniões, sugestões e dicas serão muito bem vindas!!! :)

Postado em

Amigos, estava olhando o manual do 12w6 e lá recomenda uma caixa dutada de 63,7 litros e 2 dutos de 2"x35cm

Mas no momento não tenho muito tempo para iniciar uma nova caixa...

A minha tem exatos 46,268Litros internos; mas o W6 ocupa 2,4 litros, o que me sobraria apenas 43,8 litros e isto sem descontar o duto de 4" ainda.

Sei que a caixa acaba sendo muito pequena e não esta rendendo nada em subgraves profundos... :(

Mas estou pensando em diminuir o duto e deixar com uma pegada mais forte no SPL, com pico alto lá pelos 60-65hz.

O que acham???

Postado em (editado)

Será que não rola de tentar deixar plana até uns 40Hz?

Vou ver o que faço... Experimentar umas 3 opções de duto para ver o me agrada mais. Deixar um sintonizado mais baixo e com menos pico, este com 28cm e um outro com pico forte lá pelos 60hz.

Mas a minha inclinação esta muito forte em colocar os 2 Kicker 15" em seladas recebendo os 1.500rms mesmo.

Cristiano, preciso de um Help!

Baixei o manual dos Fulls Vifa e lá mostra no gráfico que ele vai bem de 200hz até 8khz, podendo chegar a 10khz ON-axis mas com decaimento.

hvc2.jpg

f5h2.jpg

Por isto pensei em colocar os Fulls Vifa até 8khz e pra cima disto os meus Selenium 1TW1 (que a partir de 16khz tbm começam a apresentar decaimento na curva).

Tenho um par de Cross Protheus 2•ordem (12db/8), com corte em 5khz @4ohms e com atenuação de 3db para o tweeter.

As bobinas do cross são 0.18mH e esta com 5,8uF de capacitores de polipropileno.

ec5a.jpg

Pensei em alterar para corte em 8khz, mas a questão é que os Fulls são 8ohms e os Tweeters 4 ohms.

Como o amplificador ira enxergar esta impedância? 2,67ohms?

Editado por Baboo
Postado em (editado)

Cristiano, estava utilizando aquela sua calculadora e cheguei a estes resultados:

Hi-pass

Tw 4ohms

2,25uF (aquele cap laranja 225J)

0,18mH

7908hz

Linkwitz-Riley

Low-Pães

Full 8ohms

2,25uF (mesmo cap laranja)

0,18mH (bobina que já tenho no cross)

7908hz

Chebyshev

Os cortes estão legais, e neste caso eu iria apenas retirar os caps 475J e 105J e colocar os 225J que já tenho.

Estou pensando em colocar apenas corte hi-pass de 1 ordem nos fulls com cap de 50uF já soldado na entrada positiva do crossover.

O que acha?

Editado por Baboo
Postado em

Eu ia te sugerir essa troca do cap por outro de 2.2uF

Pode ser que case, só testando, pois o decaimento do full vai ser Chebychev e do tweeter LR

O resto dos cortes teu sistema não faz? Acho melhor o ativo entre mid e full

Postado em (editado)

Eu ia te sugerir essa troca do cap por outro de 2.2uF

Pode ser que case, só testando, pois o decaimento do full vai ser Chebychev e do tweeter LR

O resto dos cortes teu sistema não faz? Acho melhor o ativo entre mid e full

Cara, meu player não faz este Monte de cortes não...

Mas estou pensando em comprar outro amp pra tocar somente os Mid-Bass, estou pensando em um Punch 400.4

Pois tanto Mid-Bas quanto Fulls são 8 ohms e o Morpheus libera apenas 100rmsx2 @4ohms, e em 8ohms será apenas 50rms.

E deixarei o Morpheus somente para os fulls+tweeters, mas o Morpheus não possui nenhum corte e nem controle de ganho :(

Editado por Baboo
Postado em

Se tu não2 curte um tweeter mais saidinho tem que cuidar bem a sensibilidade dele, tem que fazer casar, senão vai te arder os ouvidos

Eu testaria o ful num angulo que fique perto do indicado na curva rosa e só usaria um cap pra cortar o tweeter BEM lá no alto, tipo 16k

Postado em

Cristiano, estou testando tudo dentro do meu escritório.

Morpheus ligado numa fonte ATX e recebendo sinal diretamente da placa do PC com um cabo RCA>P2

Os vasinhos com os fulls Vifa estão em cima da mesinha do PC e totalmente direcionados para mim (on-axis), e vou te dizer:

Não senti nenhuma falta de tweeter até agora! Pelos gráficos, a linha preta on-axis me dá uma boa resposta até 10khz, e eu gostei muito assim!

Vou dispensar o uso de tweeters neste primeiro momento.

Irei deixar Mid-Bass Dayton em pezinhos on-axis e fulls Vifa acima do painel e on-axis.

Estou fazendo corte de 1 ordem com capacitor 47uF, em 423hz.

Mas é um teste apenas antes de fazer o crossover definitivo.

Quero ver o casamento de mid+full em 200hz, 400hz, 500hz, 600hz e 800hz.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...