Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Hellmind

Cota de carros do México já foi esgotada

Recommended Posts

A cota de importação de automóveis fabricados no México isenta de imposto, prevista até março do próximo ano, já se esgotou. Segundo aponta aAgência Estado, veículos trazidos do país na América Central já têm de pagar Imposto de Importação de 35%, o que pode tornar inviável sua venda no mercado brasileiro, uma vez que as montadoras não devem repassar o valor da taxa ao valor sugerido dos produtos importados.

A limitação de importação de carros mexicanos está prevista no novo acordo automotivo, que visa equilibrar a balança comercial entre os países, hoje bastante negativa para o Brasil – antes da nova regra Brasil e México importavam e exportavam automóveis entre si livremente sem a cobrança de taxas de importação.

O intuito do novo programa é incentivar a produção no País e priorizar o comércio de carros produzidos na indústria nacional, que têm a vantagem de preços mais baixos. E o setor, prevendo queda nas vendas, já começou a se movimentar. A Ford, por exemplo, já confirmou que produzirá onovo Fiesta hatch em São Bernardo do Campo (SP) e trará do México somente a versão sedã, que menos procura. Já a Nissan, a maior importadora de carros mexicanos, vai inaugurar uma nova fábrica em Resende (RJ) em 2014, onde produzirá ao menos dois dos quatro modelos hoje trazidos daquele país.

A situação da marca japonesa é uma das mais delicadas. A empresa foi forçada a suspender em outubro as importações dos modelos March, Versa, Sentra e Tiida, o que gerou uma enorme fila de espera, especialmente para o compacto March, hoje o carro mais vendido da Nissan no Brasil. A fabricante voltou a trazer os produtos somente em meados de novembro e já fora da cota, o que também obrigou a montadora a repassar o imposto para o valor final dos veículos – os aumentos ficaram entre 2% e 5%.

Segundo o presidente da Nissan, Christian Meunier, se o imposto fosse repassado integralmente, os preços subiriam 10%, mas a fábrica e as concessionárias estão arcando com os custos extras, como revelou a agência. A cota da montadora é de US$ 239 milhões, o equivalente a 35.000 veículos – o montante estourou em apenas 3 meses.

A Honda é outra empresa duramente afetada pelo novo sistema. Com cota de US$ 40,2 milhões, decidiu que só voltará a trazer o utilitário-esportivo CR-V a partir de março, quando entra em vigor nova cota por mais 12 meses.

Já a Fiat reajustou os preços dos modelos 500 e Freemont e optou, desde o início, por mesclar parte da importação dentro da cota e parte pagando o Imposto de Importação. A marca tinha direito a importar US$ 173,8 milhões (cerca de 18 mil carros). A General Motors, que também traz veículos do México, congelou os planos de trazer ainda este ano o utilitário-esportivo Trax, que competiria com onovo Ford EcoSport.

Bom para o México, ruim para o Brasil

A decisão de impor cotas de exportação partiu do governo brasileiro, insatisfeito com o aumento das importações do México, país com o qual tem acordo de livre comércio no setor automotivo. Em 2011, a balança comercial foi negativa em US$ 1,54 bilhão para o Brasil. Desde o estabelecimento do contrato que vale para os dois países, o Brasil exportou US$ 232,6 milhões, o que resulta em déficit de US$ 1,15 bilhão no período.

De 2000 a 2007, o saldo foi positivo para o Brasil. A reversão ocorreu em 2008 e, desde então, o déficit só cresce e mais que dobrou de 2010 para 2011. A cota para 2013 é US$ 1,56 bilhão, vai a US$ 1,64 bilhão em 2014 e volta o livre comércio em 2015, mas o México quer mudar essa regra.

Desde abril, quando a restrição efetivamente entrou em vigor, foram importados US$ 1,387 bilhão em veículos, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). A cota prevista até março de 2013 é de US$ 1,45 bilhão, ou seja, a diferença de US$ 63 milhões foi atingida neste mês.

 

http://carros.ig.com.br/noticias/cota+de+carros+do+mexico+ja+foi+esgotada/5575.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o new fiesta vai ser nacional e advinhem, o preço não vai ser menor

esse é que é o problema

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o new fiesta vai ser nacional e advinhem, o preço não vai ser menor

 

Vai acontecer o de sempre, a Ford vai produzir um 1.0 pelado e vender a partir de R$ 30 mil.

 

Esse modelo completo vai pra uns R$ 40 mil, e a versão 1.6 fica pelo preço que está hoje.

 

Ohhh beleza.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Afinal, um cidadão pode comprar um carro no mexico e trazer sem impostos ou nao? Poderia no caso neh.

Se as montadoras pode, teoricamente o consumidor tambem poderia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não, não pode...

Se pudesse, seria mais fácil buscar na Argentina, que também possui acordo econômico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Afinal, um cidadão pode comprar um carro no mexico e trazer sem impostos ou nao? Poderia no caso neh.

Se as montadoras pode, teoricamente o consumidor tambem poderia

 

Isso que fico puto! Não não pode! Alias nem precisa ir tao longe! Vai na argentina! E vc n consegue comprar! Vc tem q pagar 60% de imposto! + icms !!! fo**!!!

 

As montadoras não! Não pagam imposto e ainda nos vendem como se pagasse!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...