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Tratamentos Acústicos

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Opinião minha, a Bam da focal me parece ser um EVA mais mole com cola,

 

Ja usei DLS, Seladim e Monwank essa ultima parece uma seladim com marca, ruim de mais e mole solta se puxar com uma facilicade imprecionante

 

temos agora STP e Silent Coat vendidas oficialmente no país,

 

STP ja conheço muito bom, melhora sim a resposta acustica do carro, Silent Coat "FALARO" que é bom.

 

Ainda mais se aplicado no teto, da muito diferença, para os descretes basta criar coragaem e aplicar para ver,

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Em relação ao Bam da Focal posso dizer que depois que cola é muito difícil solta-lá, ela é feita para absorver e no meu carro também serviu para isolamento acústico, como disse antes gostei muito do resultado.

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PRA FAZER DIY o melhor mesmo sao as de marca..

 

as mantas comuns sao amis dificeis de aplicar e mais facilde dar problema se mal aplicado.. (ja vi muuuitos casos no foum de manta descolando e fodendo maquina de vidro)

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Quais são as quantidades para forrar 2 portas do Novo Uno Sporting e quais as médias de preço da STP, Silent Coat, DLS, e BAM da Focal?

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Dando uma olhada na Focal BAM, percebi que a função dela é bem diferente de uma manta real. É uma folha de alumínio com espuma...

 

bam-2.jpg

 

Logo, em termos de aplicação, é bem diferente também. Ela é para ABSORÇÃO, não para isolamento, visto que para isolamento é preciso agir em duas frentes: adicionar massa à superfície (para que ela mesmo se torne mais inerte) e, em seguida, absorver as vibrações. Coisa que o misto de manta + feltro betumado fazem.

 

Olhando o site da STP também, dá pra notar que existem várias linhas, uma similar à BAM, da linha de absorção sonora, outra com a mesma função da tradicional manta asfáltica, da linha de absorção de vibrações. A Biplast 20 tem quase 1kg por metro quadrado! E existe a linha de isolamento acústico, que é feita de... MANTA ASFÁLTICA! Chega a 3kg por metro quadrado.

 

Ou seja, olhando as particularidades de cada produto, é mais importante discutir a aplicação que a marca ou modelo em si.

 

I ae Klebao blz!

 

As mantas da STP sao a base de borracha butilica no caso da Silver(2mm de espesura e 3kg por m2) e da Gold(2,3mm de espessura e 4 kg por m2), ambas com camada de aluminio externo, a Vizomat que e a base de betume(2mm de espessura e 2,7 kg por m2) e a bomb que contem um sanduiche constituido de betume, borracha butilica e camada de aluminio externa(4,2mm e 6kg por m2) .

Alguns pontos fortes dessas mantas e que tem resistencia termica especificada em -45 e +85 graus centigrados, nao proliferam fungos, sao atoxicas e mantem as suas propiedades acusticas em uma maior amplitude de temperatura.

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Falando em isolamento, alguém já viu como fica o som num carro blindado ??? Eles reforçam toda Lataria, será que fica bom?

 

 

 

(null)

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Qual seria a de melhor custo-benefício dessas pras portas, a BAM ou uma das STP?

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Entrando nesse assunto de facilidade de aplicação...

 

Ok, as mantas de marca são mais faceis de se aplicar. Mas e as autoadesivas e asfalticas? como fica a aplicação delas? a asfaltica deve ser derretida quando ja estiver na porta? ou ficamos com o soprador em cima dela por um tempo e depois com luvas para nao se queimar colocamos essa camana na porta?

 

Até que ponto é valido colocar manta em todas as chapas da porta?

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Nunca fiz tratamento acustico em portas, mas como estamos no dia a dia fuçando nelas constantemente, me surpreendo com o rendimento das portas do VW Golf por exemplo. Se vc retirar os forros de porta, vai ver que há uma chapa de ferro que recobre a porta toda, isolando completamente a parte dianteira da traseira do falante. Em se tratando de rendimento do mid, principalmente pros figuras ai que falam em descer até 60Hz e tals, é o mais importante na minha opinião, selar completamente o compartimento da porta transformando ela em uma caixa acústica. Internamente, toda porta entra água. Por isso, ela vem de fabrica com graxa ou outro lubrificante pra evitar corrosão. Pra aplicar manta, deve ter que retirar isso. Se aplicar o feltro junto, que vai absorver bastante água, piora ainda mais a situação. Pra quem troca de carro todo ano, fo... Mas pra quem fica um tempo com o carro, pode ser um problema!

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Tenho muito interesse em fazer este tratamento. Tenho um Corsa Hatch 2011, já desmontei as portas mas fico com dúvida em relação a parte mais interna da porta(sem ser o lado com buracos, o que fica depois do vidro). Como eu tenho acesso pra colocar manta por lá? É passando a manta entre os buracos e colando lá atrás ou dá pra desmontar tudo e colar de uma vez?

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I ae Klebao blz!

 

As mantas da STP sao a base de borracha butilica no caso da Silver(2mm de espesura e 3kg por m2) e da Gold(2,3mm de espessura e 4 kg por m2), ambas com camada de aluminio externo, a Vizomat que e a base de betume(2mm de espessura e 2,7 kg por m2) e a bomb que contem um sanduiche constituido de betume, borracha butilica e camada de aluminio externa(4,2mm e 6kg por m2) .

Alguns pontos fortes dessas mantas e que tem resistencia termica especificada em -45 e +85 graus centigrados, nao proliferam fungos, sao atoxicas e mantem as suas propiedades acusticas em uma maior amplitude de temperatura.

 

Pois é. Eu só substituiria manta asfáltica por uma dessas STP mais pesadas.

 

Vi na internet muita foto de "referência", usando a BAM como reforço de peças de plástico.

 

Seria mais interessante fazer isto colando camadas de notas de 5 reais. Ficaria mais resistente, ao menos. :vts

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KLB se você for ver o preço desse EVA da Focal cai para trás

Quem busca uma solução de verdade em tratamento acústico na usa BAM

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pra mim a bam parece servir melhor como fonoabsorvente do que isolamento acustico... para isso acho que a dynamat cumpre melhor o papel

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Solução de verdade? Já vi projetos bem sérios que utilizaram o Bam na parte interna e Dynamat ou soundkill Stinger na externa, espero que quem esteja opinando tenha testado o produto, pois crucificação na base do achismo é a pior coisa para este fórum.

 

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Galera eu fiz (na verdade paguei pra fazer) tratamento no meu carro, portas dianteiras e assoalho com STP silver + STP Splen. No meu carro anterior eu não tinha feito nada, quando fui fazer neste pesquisei um pouco, e como tenho intenção de ficar com este carro por no mínimo 4 anos não queria me incomodar com manta soltando, colando no vidro...

Na questão de isolamento não tenho como comparar pois está foi a primeira vez que faço. O ruído externo ficou muito mais baixo, mas em contra partida o ruído de plástico no interior do carro começou a me chamar mais atenção (meu carro é um palio g4).

 

Como citaram várias marcas tudo vai de o que vc procura. No meu caso como pretendo ficar um bom tempo com o carro, o valor gasto diluído nestes 4 anos compensam ao meu ver, lógico que isso vai de pessoa para pessoa.

 

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Solução de verdade? Já vi projetos bem sérios que utilizaram o Bam na parte interna e Dynamat ou soundkill Stinger na externa, espero que quem esteja opinando tenha testado o produto, pois crucificação na base do achismo é a pior coisa para este fórum.

 

RJ não é achismo não, o proprio fabricante diz que não é um tratamento acustico, como discutir isso???

 

ja que vc falou de projetos serios cite 1, eu estava vendo emma em varias partes do mundo e em nenhum eu vi a utilização desse produto como tratamento acustico

 

aqui no Br é muito caro como eu disse e não tem a finalidade de tratamento acustico

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rjrmottal, eu tenho dynamat no carro, pela segunda vez, e ja usei e ouvi bam tanto como fonoabsorvente como para vedaçao do carro inteiro.

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Ótimo tópico!

 

Mais além das mantas convencionais, podemos comentar sobre outros tipos de tratamentos, que é o caso do feltro. Funciona realmente? Sempre usei ela colada no forro de portas, sempre junto com a manta na lata.

 

Ao invés de colocar manta na tampa traseiras, seria vantajoso troca-la por aquelas espumas "casca de ovo", a qual encontramos em studios?

 

Em meu apartamento existe um isolamento acústico com isopores entre uma parede e outra, tanto no chão quanto em paredes e percebesse que diminui o barulhos típicos, varrendo o chão, quando cai algo, mulheres andando com salto entre outros. Sendo assim, isopor pode ser usado como tratamento acústico nos veículos?

 

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Boa noite pessoal, só vi agora esse tópico.

 

Aqui não é o local para falarmos das diferenças e qualidades das mantas STP, mas vamos falar um pouco da teoria do tratamento acústico.

 

Basicamente, a idéia dos produtos da STP, é utilizar um conjunto de 2 materiais diferentes, para podermos isolar os ruídos de baixa frequência, assim como também os ruídos de média e alta frequência.

 

Antes de tudo, o tratamento acústico é feito para tornar o carro mais silencioso, mais confortável e, quando o cliente for instalar um som de alta qualidade, ter uma plataforma muito mais propícia para atingir um ótimo resultado.

 

Primeiramente, a "manta" (no nosso caso oferecemos opções a base de betume, borracha butílica, e também a terceira opção seria uma combinação das 2, como o Jurandir já falou), vai ajudar a isolar os ruídos de baixa frequência (suspensão, por exemplo). Com adição de peso na lata, a frequência de ressonância irá baixar, ou seja, será muito mais difícil, para que haja qualquer vibração na lata.

 

Nada pior que ter aquele barulho da tampa do porta-malas vibrando, por exemplo, quando utilizamos um subwoofer. Acaba ficando fácil localizar que os graves estão vindo do porta-malas, o que não é nosso objetivo.

 

Depois da aplicação da manta, o ideal seria usar uma espuma acústica para podermos isolar os ruídos de média e alta frequência. Nesse caso, geralmente, existem duas opções no mercado, espumas de célula aberta e espumas de célula fechada. A primeira opção será superior, porém tem o problema de reter água, o que impossibilita utilizar esse produto em alguns locais do carro.

 

Qualquer dúvida que possam ter, estou a disposição.

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RJ não é achismo não, o proprio fabricante diz que não é um tratamento acustico, como discutir isso???

 

ja que vc falou de projetos serios cite 1, eu estava vendo emma em varias partes do mundo e em nenhum eu vi a utilização desse produto como tratamento acustico

 

aqui no Br é muito caro como eu disse e não tem a finalidade de tratamento acustico

 

Concordo que para isolamento acústico existem produtos melhores, já vi combinações de dynamat com BAM e Soundkill (produto que pouco ouvi falar aqui) com BAM, em 01 carro nos USA e Australia, se achar posto depois.

 

Eu dividiria em 02 partes - Isolamento e Potencialização dos falantes, no 1 caso eu não usaria BAM mas no segundo com certeza.

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Em termos de potencialização de alto-falantes, quando falamos em midbass, a STP tem um produto muito interessante que é o STP Crystal. Ele funciona como uma lente acústica, que dispersa as ondas traseiras do alto-falante, deixando o som mais nítido.

 

Fizemos vários testes, inclusive com alto-falantes originais, e a diferença é muito fácil de ser notada.

 

Em termos de competição, como foi citado, a STP é usada em mais de 70-80% dos carros do EMMA Europa e Ásia, por exemplo, sendo que mais de 90% dos primeiro colocados, utilizam STP. Essa é uma estatística da própria organização.

 

Nos Estados Unidos, não sei informar, até porque a STP chegou lá faz menos de 2 anos, e a IASCA/USACI/MECA não possuem esse tipo de controle/estatística. Mas lá ainda tem várias outras marcas muito fortes como Dynamat, Second Skin, Rammmat, Roadkill, entre outras.

 

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Motta seguinte a BAM se me lembro foi nos apresentada durante o campeonato da Koyama e o Reynaldo na ocasião disse que a proposta pricinpal seria a aplicação atras dos alto-falantes,

 

como o Diogo mencionou a STP tem a Crystal que tem a mesma proposta ser aplicada atras dos falantes

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entre as marcas nacionais, pra fazer um DIY

 

essa ciplak é a melhor? ou seladin mesmo?

 

se for para usar manta asfaltica eu usaria da ciplak....

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