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Baterias para trio - AGM? Estacionária? Convencional?

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Pessoal, to ajudando um amigo com um trio relativamente simples, e quanto a bateria... o que tá sendo consenso atualmente?

 

AGM, Estacionária, Convencional...

 

O que mais rola para trio, animar churrasco por umas horas mesmo, nada de competição!

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eu posso ta falando bobeira, mais alguem pode explicar pq uma bateria AGM de 100A por exemplo consegue segurar um modulo mais potente que uma bateria comum de 100A ?

 

pelo menos isso sao os relatos que leio, mais afinal, as duas nao sao 100A? a diferença nao teria que ser apenas na duraçao do som tocando?

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eu posso ta falando bobeira, mais alguem pode explicar pq uma bateria AGM de 100A por exemplo consegue segurar um modulo mais potente que uma bateria comum de 100A ?

 

pelo menos isso sao os relatos que leio, mais afinal, as duas nao sao 100A? a diferença nao teria que ser apenas na duraçao do som tocando?

 

Se as duas tem a mesma amperagem, ambas vão ter a mesma autonomia, o que muda é que a AGM tem uma maior taxa de descarga, isto é, consegue suportar um consumo maior, por exemplo, enquanto uma convencional de 100A suporta uma carga de 10A mantendo a tensão a 12v, uma bateria AGM consegue manter a mesma carga a 12,5v, o que no caso do som, dá um ganho a mais, fazendo com que os amplificadores consigam manter uma maior potencia... Valores apenas para meios de explicação...

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Eu acho o seguinte, depende , se o cara tiver espaço, pq pagar 1000 num AGM de 120~150a, se com isso, ele coloca 450a de bateria normal?

agora, se for por falta de espaço, eu ia de AGM tbm.

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eu posso ta falando bobeira, mais alguem pode explicar pq uma bateria AGM de 100A por exemplo consegue segurar um modulo mais potente que uma bateria comum de 100A ?

 

pelo menos isso sao os relatos que leio, mais afinal, as duas nao sao 100A? a diferença nao teria que ser apenas na duraçao do som tocando?

 

não é a AGM de 100 que é demais.. e sim a acido-chumbo que são ruins mesmo..

entao entre elas, a tecnologia das AGM é bem superior.. dando a impressão que dão o "dobro" de carga..

mas isso é ilusorio..

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eu posso ta falando bobeira, mais alguem pode explicar pq uma bateria AGM de 100A por exemplo consegue segurar um modulo mais potente que uma bateria comum de 100A ?

 

pelo menos isso sao os relatos que leio, mais afinal, as duas nao sao 100A? a diferença nao teria que ser apenas na duraçao do som tocando?

 

Isso não existe. AGM de 100A/h tem a mesma capacidade nominal que uma chumbo-àcida de 100A/h, o que muda são os valores de pico (que nem sempre a AGM leva a melhor).

 

Se a bateria tem 100A/h não importa do que ele seja feita ela sempre terá 100A/h de capacidade nominal (pico é outra coisa).

 

Cada bateria tem sua especificação, nem sempre a AGM leva a melhor, tem que ler o datasheet de cada bateria para saber qual realmente é melhor em cada sistema específico.

 

Mas em questão de durabilidade as do tipo AGM e do tipo gel sempre terão vantagem sobre as chumbo-ácido.

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Pessoal, to ajudando um amigo com um trio relativamente simples, e quanto a bateria... o que tá sendo consenso atualmente?

 

AGM, Estacionária, Convencional...

 

O que mais rola para trio, animar churrasco por umas horas mesmo, nada de competição!

 

Para trio quase sempre as estacionárias são a melhor pedida. Em trio o importante é a autonomia, e as estacionárias (em geral) foram feitas para isso, ser carregadas e descarregadas constantemente.

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vamos ver se entendi, entao basicamente a AGM consegue por exemplo suprir os picos dos graves com uma voltagem mais alta?

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vamos ver se entendi, entao basicamente a AGM consegue por exemplo suprir os picos dos graves com uma voltagem mais alta?

 

Em geral sim, mas nem sempre.

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Tem outro detalhe: As AGM suportam melhor descarga profunda, enquanto numa chubo-ácida isso diminui sua vida útil.

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Para trio quase sempre as estacionárias são a melhor pedida. Em trio o importante é a autonomia, e as estacionárias (em geral) foram feitas para isso, ser carregadas e descarregadas constantemente.

cara to usando um freedom 115ah estacionaria,curti demais tem uma boa autonomia e parece recarregar

mais rápido que as convencionais...

acho um otimo cxb.

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Vai de Agm

Editado por --hz

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cara to usando um freedom 115ah estacionaria,curti demais tem uma boa autonomia e parece recarregar

mais rápido que as convencionais...

acho um otimo cxb.

e por esse motivo que gostava da minha agm ela recarrega mais rapido.

subsonico tem um user vendendo no classificados uma agm por 400 pila seria uma boa pedida.

cara as que conheco agm

sao as!

xs power 3100 ''recomendada pelo forum todo, e tbm por mim''

a freedom tambem sao boas.nada a reclamar

sartunia nunca testei mais dizem que sao top

moura muito top

optima yellon top a azuk tbm e boa boa d+

newmax muito boa

haze power muito boa essa tenho um colega que tem ela 4 anos e funfa de boa.

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Fala Sub, acho que a sua pergunta ja foi respondida acima, mais minha opiniao: Se tiver dinheiro sobrando vai nas AGM mesmo, caso contrario pode ir nas estacionarias mesmo (eu tenho uma freedom) que sao um otimo custo beneficio;

 

flw

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As AGM então são melhores?

 

Agora, por exemplo, entre 300Ah em baterias convencionais, e 200Ah em AGM, pra trio é mais negócio 300Ah em convencionais? Para autonomia, não pico!

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Isso não existe. AGM de 100A/h tem a mesma capacidade nominal que uma chumbo-àcida de 100A/h, o que muda são os valores de pico (que nem sempre a AGM leva a melhor).

 

A AGM sempre leva a melhor. A diferença é que as baterias roubadas de torres de celular se popularizaram, e estas são ESTACIONÁRIAS. Estacionárias não tem muita capacidade de fornecer corrente, portanto quem quer usar estacionárias AGM pode pensar em PELO MENOS 50% da capacidade recomendada para baterias comuns (arranque sem tecnologia AGM). Estacionárias comuns então, podem pensar em 2, 3x a capacidade, senão é a mesma coisa de não ter bateria... a queda de tensão vai ser alta. Usar megacapacitor é sempre uma opção válida quando se fala em estacionárias, pois melhora a resposta aos picos de corrente.

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Isso não existe. AGM de 100A/h tem a mesma capacidade nominal que uma chumbo-àcida de 100A/h, o que muda são os valores de pico (que nem sempre a AGM leva a melhor).

 

Se a bateria tem 100A/h não importa do que ele seja feita ela sempre terá 100A/h de capacidade nominal (pico é outra coisa).

 

Cada bateria tem sua especificação, nem sempre a AGM leva a melhor, tem que ler o datasheet de cada bateria para saber qual realmente é melhor em cada sistema específico.

 

Mas em questão de durabilidade as do tipo AGM e do tipo gel sempre terão vantagem sobre as chumbo-ácido.

 

Entendido! Mas... falando agora de prática, e não de teoria:

 

Vi um som na Showcar que usava uma Optima de ~35ah... e tocava um Taramps 3k5 com 2x18' pro grave, um t2k com 3 médios de 10' ou 12'.. e drivers + tweeters... e chegou a tocar umas 2 horas NO TALO só com essa bateria até os amps desarmarem por subtensão!

 

E agora? Explica essa! rsrsrs

 

 

obs.: Tô falando o que VI, não o que "contam"!!! Eu vi a tal bateria sob o capô do uno... e não tinha nenhuma outra bateria!

 

Outra coisa engraçada... essa mesma bateria, de ~35ah que desarmou os amps após 2h tocando alto.. bastou deixar uns 15 minutos com o som parado, que ela já conseguiu dar a partida no carro!

 

Explica essa [2] rsrs

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As AGM então são melhores?

 

Agora, por exemplo, entre 300Ah em baterias convencionais, e 200Ah em AGM, pra trio é mais negócio 300Ah em convencionais? Para autonomia, não pico!

 

Sim. Ah representa o tempo que ela leva para se descarregar. Independente da tecnologia, quanto maior, melhor.

 

Lembrando que baterias tracionárias (comuns) não suportam ciclos de descarga, enquanto as estacionárias são feitas para ciclos profundos de descarga.

 

Só não queira recarregar uma estacionária descarregada direto no alternador... manda a bateria pro saco RAPIDINHO.

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As AGM então são melhores?

 

Agora, por exemplo, entre 300Ah em baterias convencionais, e 200Ah em AGM, pra trio é mais negócio 300Ah em convencionais? Para autonomia, não pico!

 

não.. 200amp de agm irão dar coro em 300amp de acido chumbo..

só nao ira acontecer isso se for baterias muito boas.. tipo uma Moura Clean da vida.. mas mesmo assim iria de agm.

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A AGM sempre leva a melhor. A diferença é que as baterias roubadas de torres de celular se popularizaram, e estas são ESTACIONÁRIAS. Estacionárias não tem muita capacidade de fornecer corrente, portanto quem quer usar estacionárias AGM pode pensar em PELO MENOS 50% da capacidade recomendada para baterias comuns (arranque sem tecnologia AGM). Estacionárias comuns então, podem pensar em 2, 3x a capacidade, senão é a mesma coisa de não ter bateria... a queda de tensão vai ser alta. Usar megacapacitor é sempre uma opção válida quando se fala em estacionárias, pois melhora a resposta aos picos de corrente.

 

Kléber, muitas baterias de torre de celular são AGM, mas nem sempre. Não existe um padrão nisso. Tem empresa de telecomunicação que utiliza baterias do tipo gel, outras utilizam baterias do tipo AGM, outras utilizam estacionárias de chumbo-ácido mesmo (Moura Clean, Freedom...).

 

E nem sempre AGM tem pico maior que chumbo-ácida, depende da construção da bateria, da disposição das placas e vários outros fatores... Tem baterias AGM de 150Ah no mercado nacional que tem 1000 amperes de pico enquanto a maioria das baterias automotivas (chumbo-ácidas) tem mais de 1500 amperes de corrente de pico. Bateria automotiva é feita só para isso, alta capacidade de pico, são baterias para dar arranques em carros e caminhões e em pico elas tem que ser muito boas.

 

Por isso eu afirmo novamente que nem sempre o pico de uma bateria AGM é maior que do o pico de uma bateria automotiva de mesma capacidade. Nunca dará para afirmar qual é melhor só pelo tipo, tem que ver o manual ou datasheet para avaliar qual é melhor para cada utilização.

Editado por LucasGYN

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Entendido! Mas... falando agora de prática, e não de teoria:

 

Vi um som na Showcar que usava uma Optima de ~35ah... e tocava um Taramps 3k5 com 2x18' pro grave, um t2k com 3 médios de 10' ou 12'.. e drivers + tweeters... e chegou a tocar umas 2 horas NO TALO só com essa bateria até os amps desarmarem por subtensão!

 

E agora? Explica essa! rsrsrs

 

 

obs.: Tô falando o que VI, não o que "contam"!!! Eu vi a tal bateria sob o capô do uno... e não tinha nenhuma outra bateria!

 

Outra coisa engraçada... essa mesma bateria, de ~35ah que desarmou os amps após 2h tocando alto.. bastou deixar uns 15 minutos com o som parado, que ela já conseguiu dar a partida no carro!

 

Explica essa [2] rsrs

 

1- A corrente consumida por amplificadores tocando música não é constante, não dá para dizer a autonomia de uma bateria pela potência do amplificador. Então isso aí pode acontecer tranquilamente, até em volume alto, mas sem clip, pois é quando o amplificador clipa que o consumo de corrente aumenta demasiadamente.

 

2- Depois de 15 minutos parada a bateria só estabilizou sua tensão novamente e isso foi o suficiente para dar partida no carro.

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As AGM então são melhores?

 

Agora, por exemplo, entre 300Ah em baterias convencionais, e 200Ah em AGM, pra trio é mais negócio 300Ah em convencionais? Para autonomia, não pico!

 

Para ter mais autonomia 300Ah "convencionais" é a escolha certa. Mas escolha marcas boas, tem baterias no mercado que dizem ter capacidades que não condizem com a realidade.

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isso eu tambem fico muito na duvida ainda, uma bateria agm 155ah-R$1399(+frete), uma c/a comum 170ah R$350

e ae, 155ah agm, ou 680ah c/h??

sahuashusahsa

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Na duvida ,pode ir de moura clean , tem uma de 170a slim 1800a de pico e com preço muito bom.'R$600 nova no ML"

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