Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
OnTheMind

SET Residencial x Automotivo x DIY

Recommended Posts

Saudações.

Estou criando esse tópico para compartilhar um projetinho que há tempos tenho em mente e agora resolvi executar.

Trata-se de um som misto, literalmente, que serve tanto para uso residencial quanto automotivo.

Minha principal motivação para esse projeto foi o fato de não poder entrar com o carro no quintal de casa, onde rola um churrasquinho básico todo fim de semana, e ficamos limitados ao som de um micro-system portátil de 6RMS. E também várias outras situações, principalmente onde automóvel não entra, em que falta um som legal prá acompanhar o divertimento (só gambiarras).

Já tenho um trio na mala, mas quando precisar, posso tirar minha caixa "oficial" e levar essa nova, que cabe em qualquer porta-malas, bastando conectar a bateria e os RCAs, tudo muito fácil.

Por se tratar de um equipamento que vai ser levado prá lá e prá cá, resolvi forrar com carpete, que é bem resistente, e colocar cantoneiras de plástico e alumínio que tinha sobrando em casa para proteger de eventuais pancadas, e gostei muito da aparência final... lembra até aquelas caixas profissionais que levam equipamentos de shows.

O único incoveniente é que o CD Player perde as configurações quando a fonte é desligada, já que o sistema não possui bateria. Mas isso não chega a incomodar pois na prática eu ligo o sistema, configuro rapidinho (já tenho em mente o que é necessário mexer), e fica o dia todo sem problema... e quando estiver na mala esse problema não ocorre, já que além de estar conectado à bateria, ainda uso o aparelho do prório carro. De qualquer forma, estou vendo a possibilidade de instalar uma bateria de no-break (12V, 7A) para resolver esse detalhe, mas ainda não decidi se vale mesmo a pena.

Ficha técnica:

- Fonte Estabilizada Calyton 50A;

- CD Player Pioneer DEH-2450UB;

- Módulo Soundigital SD250.2D;

- Super Tweeter Selenium ST200;

- Driver Fenólico Selenium D200;

- Woofer Selenium 10PW3;

- Módulo Soundigital SD400.1D @ 2Ohms;

- Subwoofer Pioneer TS-W309D4;

- Minha primeira caixa DIY com as seguintes especificações:

- Material: Compensado de 15mm (Pena que não pude usar MDF)

- Altura x Largura x Profundidade: 80cm x 42cm x 38cm

- Espaço reservado para player, módulos e fonte

- Ventilação forçada com cooler de 12cm

- Câmara inferior com volume de 51,87L brutos para o SUB

- Um duto de 4" com 42cm aproximadamente

- Sintonia de aproximadamente 31Hz ou 51Hz (desencaixando o tubo de PVC)

- Câmara central com volume de 27,14L brutos para o MG + DRV + ST

- Dois dutos de 2" x 10cm

- Sintonia de aproximadamente 58Hz

Por enquanto é isso, mais prá frente vou providenciar um vídeo do set trabalhando.

Seguem as fotos que lembrei de tirar no decorrer processo de construção:

somres01.jpg

somres02.jpg

somres05.jpg

somres06.jpg

somres07.jpg

somres08.jpg

somres09.jpg

somres10.jpg

somres11.jpg

somres12.jpg

somres13.jpg

somres14.jpg

somres15.jpg

somres16.jpg

somres18.jpg

somres19.jpg

somres20.jpg

somres21.jpg

somres22.jpg

somres23.jpg

somres24.jpg

somres25.jpg

somres26.jpg

somres27.jpg

somres28.jpg

somres29.jpg

somres30.jpg

somres31.jpg

somres32.jpg

somres33.jpg

Valews. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mês que vem vou montar algo assim pra mim, mas bem mais simples. Já tenho uma horn com 2 woofers de 8" que fala MUITO alto. Mas é muito ruim de transportar, agora com a caixa na mala, ela não entra mais. Tem 1m x 0,4 x 0,4.

O que vou fazer é algo pequeno, tipo os lendários "boombox", ou seja, um portátil mais potente. Vou comprar um desses players da Multilaser que não tem CD, só rádio e USB/cartão de memória, e ligar 4 falantes de 5" nas amplificadas. Uma fonte a transformador de 7A (já tenho) e uma bateria de 12V x 7Ah e pronto. Autonomia pra mais de 1h sem tomada, e potência suficiente pro que pretendo.

Quanto ao seu aí, ficou bem legal, muito bem montado. Um amigo tem uma caixa trio com 1 308 num pyramid, e toca BEM alto em local fechado.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

to pensando em fazer o mesmo com o meu medio grave que ta aqui abondonado. Já que vai ficar pra "titia" ele, pensei em fazer algo residencial.

Alias parabens, ficou muito bacana!

depois faz um vídeo tocando

Compartilhar este post

Link para o post

pqp curti demais,parabens

no futuro quero fazer algo semelhante....bem no futuro.rs

essa fonte é boa?

ps:set bem parecido ao que tenho no carro rsrs :mac1

edit: sdzim ta tocando bem o 10pw3+st200+d200?

Editado por DanielFerreira

Compartilhar este post

Link para o post

Mês que vem vou montar algo assim pra mim, mas bem mais simples. Já tenho uma horn com 2 woofers de 8" que fala MUITO alto. Mas é muito ruim de transportar, agora com a caixa na mala, ela não entra mais. Tem 1m x 0,4 x 0,4.

O que vou fazer é algo pequeno, tipo os lendários "boombox", ou seja, um portátil mais potente. Vou comprar um desses players da Multilaser que não tem CD, só rádio e USB/cartão de memória, e ligar 4 falantes de 5" nas amplificadas. Uma fonte a transformador de 7A (já tenho) e uma bateria de 12V x 7Ah e pronto. Autonomia pra mais de 1h sem tomada, e potência suficiente pro que pretendo.

Quanto ao seu aí, ficou bem legal, muito bem montado. Um amigo tem uma caixa trio com 1 308 num pyramid, e toca BEM alto em local fechado.

Lá no início estava pensando em quatro 6x9 num módulo com fonte p/ tocar com o celular... mas sabe como é: O tempo foi passando e fui aprimorando a idéia. Chegou um ponto em que percebi que se colocasse apenas as 6x9, logo iria querer um sub, depois um driver... iria acabar dando mais trabalho p/ ficar casando cada peça adicional. Aí resolvi fazer já completo, de uma únca vez, com SUB, MG, DRV, ST e Player.

to pensando em fazer o mesmo com o meu medio grave que ta aqui abondonado. Já que vai ficar pra "titia" ele, pensei em fazer algo residencial.

Alias parabens, ficou muito bacana!

depois faz um vídeo tocando

Faz mesmo, é uma boa, estou gostando de ter essa sonzera em casa.

Pode deixar que faço um videozim em breve.

pqp curti demais,parabens

no futuro quero fazer algo semelhante....bem no futuro.rs

essa fonte é boa?

ps:set bem parecido ao que tenho no carro rsrs :mac1

edit: sdzim ta tocando bem o 10pw3+st200+d200?

Na verdade, naquele tópico seu, eu também tinha colocado uma foto do set de meu primo... me inspirei nele pois me surpreendeu muito.

O SD250 é valente... tá tocando bem o 10PW3 em um canal, mas é aquela velha história: p/ ficar equilibrado têm que regular balance e fader, senão a corneta encobre tuto, já que o SD não têm ganho independente por canal.

Sobre a fonte, é bastante caseira... pelo que entendi, o fabricante compra uma caixa plástica padrão (sem ser personalizada nem específica p/ o projeto) abre os buracos com uma furadeira, pois percebe-se claramente que são manuais, e instala o circuito e acessórios. Apesar disso, está servindo muito bem, sem baixar quase nada a tensão, que é estabilizaa em 14,4V e bem reguada... mais até que a minha dB Sound 50A que tenho no carro, que às vezes sobe até 14,8V.

Só não gostei mesmo dos bornes de saída... são muito frágeis. Se não tiver cuidado pode quebrar os contatos metálicos.Mas da forma que instalei não corre esse risco. Deveriam ser como as outras fontes, que coloca o cabo denro e aperta.

Valews. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola !

Curti mesmo , muito bem elaborado o projeto e a montagem foi super caprichada.

Eu (sugestão) procuraria um jeito de colocar duas telas de proteção nos falantes aí .....festa, bebida, bebum, lambanças kkkkkkkk

Ah, pra completar a segurança , um pendrive tipo "nano" que tem aos montes no mercado livre.

Parabéns pelo trampo !

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bacana! Projeto muito versátil!

Parabéns, belo trabalho!

Abrçs

Compartilhar este post

Link para o post

pqp muito show de bola msm!

espero um dia eu consiga fazer um lance assim pra animar um churras pq descarregar a bateria e ficar dando chupeta eh fo**!

+ faz um video ae pra noix!

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola !

Curti mesmo , muito bem elaborado o projeto e a montagem foi super caprichada.

Eu (sugestão) procuraria um jeito de colocar duas telas de proteção nos falantes aí .....festa, bebida, bebum, lambanças kkkkkkkk

Ah, pra completar a segurança , um pendrive tipo "nano" que tem aos montes no mercado livre.

Parabéns pelo trampo !

Valews Rick, vou pensar no caso das telas, mas acho a maioria feias d+.

O pendrive eu já tenho um leitor de cartão bem pequeno.

Muito bacana! Projeto muito versátil!

Parabéns, belo trabalho!

Abrçs

Versatilidade é a palavra de ordem nesse caso.

pqp muito show de bola msm!

espero um dia eu consiga fazer um lance assim pra animar um churras pq descarregar a bateria e ficar dando chupeta eh fo**!

+ faz um video ae pra noix!

Mais prá frente vou fazer sim.

Editado por OnTheMind

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens, adorei o trampo, é algo que pretendo fazer tbm um dia; So uma coisa, pq vc nao usa a saida amplificado do player para alimentar o ST e o drive e o Sd250 pro woofer, assim talvez fique mais equilibrado o som, bom é so uma ideia hehehheheheheh

flw e parabens pelo projeto mais uma vez;

Compartilhar este post

Link para o post

Showw, curti muito.

Dava pra fazer pra vender por ae hehehehe

Agora posta uns videos desse trem ae!!

Compartilhar este post

Link para o post

MUITO bacana, isso pra uma pescaria ou churrasco é excelente!

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns Pelo Trampo :legal:

Valews.

Parabens, adorei o trampo, é algo que pretendo fazer tbm um dia; So uma coisa, pq vc nao usa a saida amplificado do player para alimentar o ST e o drive e o Sd250 pro woofer, assim talvez fique mais equilibrado o som, bom é so uma ideia hehehheheheheh

flw e parabens pelo projeto mais uma vez;

Já pensei em fazer isso sim... tá na minha lista de testes.

Showw, curti muito.

Dava pra fazer pra vender por ae hehehehe

Agora posta uns videos desse trem ae!!

Coming Soon.

MUITO bacana, isso pra uma pescaria ou churrasco é excelente!

Pescaria eu não curto, mas churrasco é praticamente todo fim de semana... é "mal" de família. Inclusive minha esposa essa semana se "retou" com isso, e disse que a gente faz tanto churrasco que não tem a mesma graça de "combinar" um bom churrasco cm a galera. Mulher é um caso sério, se não fizesse também reclamava disso kkkkkkkkkkkkk.

Compartilhar este post

Link para o post

cara ficou muito file esse seu projeto ''caixao pancadao''.hehehehhe brincadeira;

se fosse eu so trocava o pioneer e colocava um eros 312lc

Compartilhar este post

Link para o post

bacana velho até eu que não curto som pra fora achei bem legal

deve estar com um peso danado né?

Compartilhar este post

Link para o post

cara ficou muito file esse seu projeto ''caixao pancadao''.hehehehhe brincadeira;

se fosse eu so trocava o pioneer e colocava um eros 312lc

Optei pelo 309 por render em espaço aberto muito bem pelo que custa. Esse projeto é baseado em outro que ajudei a montar e me agradou d+.

bacana velho até eu que não curto som pra fora achei bem legal

deve estar com um peso danado né?

Tá pesado mesmo, P/ carregar a caixa sem por meio metro de lingua prá fora, só com duas pessoas. Por isso coloquei as alças na lateral... cada um segura em um lado e já era.

Compartilhar este post

Link para o post

que tal uma dessa amigo http://produto.merca...a-e-nobreak-_JM ai mantem o player configurado tranquilamente ela é barata e bem pequena

ps: se for usar uma bateria dessa o ideal seria a fonte estar a 13.8 pra não ferver a bateria

Editado por Andretti

Compartilhar este post

Link para o post

que tal uma dessa amigo http://produto.merca...a-e-nobreak-_JM ai mantem o player configurado tranquilamente ela é barata e bem pequena

ps: se for usar uma bateria dessa o ideal seria a fonte estar a 13.8 pra não ferver a bateria

Estou avaliando essa possibilidade. Mas antes vou tentar outras opções, como pilha 12V (Controle remoto), 4 baterias de celular 3,6V em série (Tenho três em casa, vou ver se consigo outra). Já testei bateria de 9V e não funcionou.

qual foi o custo da fonte e do projeto inteiro?

Só a fonte custou R$ 318,00 + frete

Tudo ficou por volta de R$ 1.400,00

Editado por OnTheMind

Compartilhar este post

Link para o post

ficou bem bacana qual ta sendo o esquema de ligação do sd25? faz um vídeo, pra mostrar pra galera!

Compartilhar este post

Link para o post

ficou bem bacana qual ta sendo o esquema de ligação do sd25? faz um vídeo, pra mostrar pra galera!

Orra, um vídeo? rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o vídeo é p/ mostrar o som tocando e não a ligação do SD250 rsrsrsrs

Editado por OnTheMind

Compartilhar este post

Link para o post

tinha maior vontade de fazer um som desses pra dentro de casa mas so que preciso trocar os meus woofer do carro e colocar medio grave, ai e froide,

mais ficou bacana posta ai um video!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...